Alberto Dines afirma no Observatório da Imprensa que, em relação à colisão do Boeing da Gol com o jato Legacy, os veículos de comunicação apresentaram um desempenho vergonhoso, com exceção da Folha de S. Paulo. Lembra que o ministro Waldir Pires, da Defesa, conduziu a apuração das causas do acidente “de forma, no mínimo, leviana”, para não prejudicar Lula, então candidato à reeleição à Presidência. Para tanto, o ministro contou “com a cumplicidade de grande da mídia que, mais uma vez, veiculou acusações infundadas emitida por autoridades sonsas e/ou irresponsáveis”.
Escreve o jornalista:
– Waldir Pires politizou a tragédia desde o primeiro momento. E agora está pagando por isso. Os pilotos do Legacy eram americanos, logo eram liminarmente culpados – estavam na altitude errada, desligaram o transponder, não obedeceram às regras. O jornalista do New York Times que voava no Legacy declarou logo nos primeiros dias que há "pontos cegos" no espaço aéreo da Amazônia. O ministro Waldir Pires caiu de pau nele. Quando apareceram informações sobre o abalo emocional dos controladores que estavam na torre de Brasília na hora da tragédia, o ministro desmentiu. Com mentiras. Quando a categoria dos controladores resolveu agir e iniciar uma operação padrão para chamar a atenção da sociedade, o ministro fez pouco caso, declarou que não havia atrasos nos vôos, estava tudo normal nos aeroportos brasileiros. Mentiu novamente.
Mais adiante:
– ... as [recentes] revelações sobre as verdadeiras causas do desastre serviram para desmascarar os afiadíssimos neocríticos da mídia, blogueiros, bloguistas ou meros linchadores. Empolgados com a tarefa de comprovar que a grande mídia deu mais atenção às fotos da dinheirama do Dossiê Vedoin do que ao noticiário da tragédia, esqueceram-se da tragédia propriamente dita. Não se comoveram com as 154 mortes, não se tocaram com a dor das famílias, não se indignaram com a incúria das autoridades nem com as mentiras para encobri-la. Esta gente leva a sério a missão de mostrar que o poderoso governo federal é uma indefesa vítima da imprensa.
Íntegra do texto.
Comento: Dines mostra que delira quem afirma que a mídia tem se portado como um partido de oposição e que fez tudo para que Lula não fosse reeleito.xx
Comentários
Postar um comentário