Pular para o conteúdo principal

Rede JB de tv é o novo veículo do Tanure


Arrendada por cinco anos pela CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), de Nelson Tanure (foto), a rede paranaense CNT em março vai mudar de nome para Rede JB, numa referência ao Jornal do Brasil, também do grupo do empresário. A informação é do Portal Imprensa.

Até setembro de 2006, a CNT era controlada por Flávio Martinez, um político que foi próximo a Fernando Collor, na época em que este era presidente do Brasil. A rede tem emissoras e retransmissoras em 17 capitais e atingem cerca de 20 milhões de domicílios, mas a sua audiência é ínfima.

A CNT obtém faturamento anual de cerca de R$ 50 milhões, principalmente com a venda de horários a igrejas como a Renascer e Universal e os chamados infomerciais (anúncios de até meia hora cada). Um dos poucos programas produzidos pela própria emissora é o Jornal CNT.

Essa programação vai começar a mudar em março. A Rede JB vai apresentar jornalismo, entretenimento e serviços, nessa ordem de importância. A sede da empresa será no Rio de Janeiro, não mais em Curitiba. O arrendamento poderá ser estendido por mais cinco anos, mas não se sabe o valor do negócio e nem quanto Tanure planeja investir no saneamento da rede.

Com a Rede JB, o empresário baiano avança em seu objetivo de montar um conglomerado de mídia, apesar das incertezas que rondam os veículos de comunicação por causa dos impactos das novas tecnologias. Além do Jornal do Brasil e do JB Online, a CBM controla a Gazeta Mercantil, revista Forbes Brasil e Investnews e estaria negociando a compra da Editora Três, que edita a Istoé, por R$ 25 milhões.

O relacionamento de Tanure com os jornalistas tem sido marcado por atritos, principalmente por causa das demissões ocorridas no Jornal do Brasil. O empresário é acusado de desrespeitar os direitos trabalhistas. Ele nega.

No ano passado, o JB passou por uma mudança gráfica e editorial. Houve até uma redução no seu tamanho, que é uma tendência verificada em países da Europa. Mas o JB, um jornal centenário em decadência, em nada recuperou de sua antiga credibilidade. E a Gazeta Mercantil, que por muito tempo foi o único jornal de circulação nacional especializado em economia do país, enfrenta hoje uma competente concorrência d’O Valor, que pertence a uma associação entre a Folha e o Globo

Tanure é considerado um empresário frio e implacável. Ele mesmo admite que quando entra numa briga é para valer. “Às vezes, a minha reação é desmesurada”, admitiu no começo do ano passado à Istoé Dinheiro.

Uma página do JB Online sobre os 110 anos do jornal, comemorados em 9 de abril de 2001, informa que ele é católico praticante. Mas é também leitor de Nietzsche (costuma citá-lo), um filósofo alemão que foi um ferrenho crítico às religiões e principalmente à Igreja Católica.

Caçula e um comerciante libanês que teve seis filhos, diz a referida página, ele “saiu de Salvador em 1977 aos 25 anos, para tentar a sorte no Rio”. E que “vinte e quatro anos depois, o empresário não mudou em alguns aspectos: continua introspectivo, tímido e apegado à família”.

Pessoalmente, Tanure pode ser tímido, mas não nos negócios. Há quem diga que ele esteja dando passos mais longos do que as suas pernas. Mas isso só se saberá se algum dia Tanure levar um tombo. Ele acha que, na elite empresarial, há muita gente torcendo para que isso ocorra, principalmente do setor de comunicação.
xxxx

Comentários

Anônimo disse…
Todos os jornalistas e a maioria dos funcionários da cnt de Curitiba foram demitidos pelo empresário Nelson Tanure, que arrendou a rede. Isso é justo??????????
Anônimo disse…
DEMISSÕES EM MASSA NA CNT...TODOS MANDADOS EMBORA....FUNCIONÁRIOS COM ATÉ 20 ANOS DE CASA...TODOS OS JORNALISTAS...........QUEREM ACABAR COM A EMISSORA DOS MARTINES
Anônimo disse…
O QUE VAI FICAR NA CNT??????? CADÊ O PROFISSIONALISMO???? SACANAGEM TOTAL COM TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA REDE...
Anônimo disse…
MAIS UMA VEZ O EMPRESÁRIO NELSON TANURE CHUTA A BUNDA DE FUNCIONÁRIOS....O NEGÓCIO DELE É DEMITIR TODOS..ESSE CARA É MUITO LEGAL
Anônimo disse…
A FAMÍLIA MARTINES VAI DEIXAR O NELSON TANURE ACABAR COM TUDO E DEMITIR TODOS??
Anônimo disse…
Nao entendo por que se referem a Nelson Tanure como um empresario bahiano. Como a propria materia diz, ele saiu da Bahia para tentar a sorte no Rio de Janeiro, ou seja, nao tinha um tostao la. Tudo o que conseguiu foi conquistado no Rio de Janeiro, de onde comanda todo o Grupo JB. Logo... e um empresario do Rio de Janeiro. Apenas nasceu na Bahia.
Paulo Lopes disse…
Anônimo, você tem razão. A rigor, não há necessidade de citar a origem baiana do Tanure. Mas todos citam: no Google, Tanure aparece como “empresário baiano” em mais de cem páginas, inclusive em matérias do Observatório da Imprensa. Mas no JB Online, uma das empresas sob o controle do Tanure, ele é designado simplesmente como “empresário”. Não sei se podemos chamá-lo de empresário do Rio, considerando que tem negócios em diversos Estados –em São Paulo, por enquanto, tem o controle da Gazeta Mercantil. Observo que Duda e Nizan também são chamados de “publicitários baianos”, embora ganhem (muito) dinheiro no eixo São Paulo-Rio-Brasília. É possível que, no caso do Tanure, a declinação da origem tenha uma conotação pejorativa disseminada por concorrentes do sul. O próprio Tanure reclama com freqüência que não é bem aceito pela elite empresarial (leia-se empresários paulistas). Mas estou apenas conjecturando. Não disponho de fatos. Abraço.
Anônimo disse…
Espero que a tradição do grande JB seja restaurada no que tange ao jornal propriamente dito, como também agora na TV. Não conheço o proprietário, mas espero que tenha competência empresarial, sempre com justiça social e trabalhista, elevando o Rio de Janeiro no cenário jornalístico nacional.
Paulo Lopes disse…
Todos desejamos que o JB volte a ser o que era, mas há quem acredite que se trata de uma missão impossível. Vamos aguardar.
Anônimo disse…
O Jornal do Brasil e um dos melhores jornais para se ler on line. Tudo funciona. Quanto a cobertura, sinceramente, nao vejo grandes diferencas dos demais ( Globo, Folha e etc e tal. No fundo e tudo a mesma coisa). Logo... nao vejo nao vejo nada que o desqualifique, diminua ou desabone perante os demais.
Quanto a nova Rede JB de Televisao, acredito que a decisao de transferir a sede da CNT para o Rio de janeiro foi logica e acertada. A Cidade do Rio de janeiro concentra 70% de toda a producao audiovisual do pais: Cinema, TV, Videos, musica e etc e tal). Isto mostra o "savoir faire" que existe por la, no setor audiovisual. Logo, nao ha melhor lugar, no pais, para se comecar um Rede de TV que pretende estar entre as melhores
Paulo Lopes disse…
O anônimo aí de cima certamente é um jovem que não pegou a fase áurea do JB. Se assim não fosse, ele admitiria que o JB já foi bem melhor.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Entidades religiosas vão poder questionar leis, prevê emenda

Autor da emenda é o deputado evangélico João Campos A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara aprovou hoje a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 99/11 que concede às entidades religiosas de âmbito nacional o direito de propor ação direita de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao STF (Supremo Tribunal Federal). O autor da PEC é o deputado João Campos (PSDB-GO), que é também presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Para ser submetida à votação, no plenário, a proposta ainda terá de ser aprovada por uma comissão especial, em prazo não previsto. Caso ela seja aprovada pelo plenário da Câmara, entidades como o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, a Convenção Batista Nacional e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) estarão habilitadas a questionar leis relacionadas ao aborto, concessão de direitos aos homossexuais e outros temas de interesse dos religiosos. Tweet ...

Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção

Título original: O fundamentalismo de cada dia por Daniel Sottomaior para Folha em resposta a Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro Sottomaior é presidente da  Associação Brasileira  dos Ateus e Agnósticos Segundo Ives Gandra, em recente artigo nesta Folha ("Fundamentalismo ateu", 24/11), existe uma coisa chamada "fundamentalismo ateu", que empreende "guerra ateia contra aqueles que vivenciam a fé cristã". Nada disso é verdade, mas fazer os religiosos se sentirem atacados por ateus é uma estratégia eficaz para advogados da cúria romana. Com o medo, impede-se que indivíduos possam se aproximar das linhas do livre-pensamento. É bom saber que os religiosos reconhecem o dano causado pelo fundamentalismo, mas resta deixar bem claro que essa conta não pode ser debitada também ao ateísmo. Os próprios simpatizantes dos fundamentos do cristianismo, que pregam aderência estrita a eles, criaram a palavra "fund...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores