A idéia da escritora Ariane Sherine era arrecadar 7 mil euros (R$ 20.418, na cotação de sexta, 24) para colocar nas laterais de 30 ônibus de Londres a frase: “Provavelmente Deus não existe. Então parem de se preocupar e aproveitem a vida”. (foto)
Sherine diz que o objetivo da campanha era criar uma “contra-mensagem tranqüilizadora àqueles que se sentem ameaçados pelo fervor dos pregadores e das igrejas que lembram aos não-cristãos o que lhes espera depois da morte: o inferno e a condenação eterna”.
A adesão à campanha surpreendeu a escritora: em menos de 24 horas, as doações deram a soma de 60 mil euros (R$ 175.018,20).
O professor Richard Dawkins, autor do best-seller internacional “Deus, um delírio”, tinha se prontificado a financiar a campanha, caso as doações fossem insuficientes. Não foi preciso.
Sherine disse que o sucesso da proposta demonstra o quanto as pessoas não agüentam a oratória intimidadora dos religiosos e o quanto a sociedade deseja um “pais secularista, um governo secularista, uma escola secularista”.
A escritora pensa em ampliar a campanha. Sempre bem-humorada, diz: “Agora, o nosso limite é o céu, mas com a consciência de que não há ninguém lá em cima”.
Comunicado da Igreja Anglicana argumenta que a pregação cristã não proíbe que as pessoas aproveitem a vida. “Ao contrário, a nossa fé nos livra dos temores, colocando a vida na perspectiva certa. Sete em cada dez pessoas neste país dizem conhecer a alegria que a fé pode trazer.”
Ainda assim, a igreja ressalta que é legítimo que grupos divulguem seu ponto de vista, tenham ou não convicções religiosas.
No Brasil, onde existem mais de 150 religiões e seitas, uma campanha ateísta certamente faria com que uns e outros logo acendessem os fósforos da Inquisição.
> Deus morreu, mas está sendo ressuscitado.
outubro de 2007
> Trajetória do 'ônibus ateus'. > Ateísmo.
Comentários
Beijos!
Vamos sair do armário com nosso ateísmo também!
Abraços.
- ao deus dos muçulmanos?
- ao deus dos judeus?
- ao deus dos cristãos?
- a algum outro?
Quantas pessoas são mortas diariamente em nome desses personagens imaginários?
Eu acredito em um Deus apenas, o Deus do universo, ele é unico.
Luciana Oliveira
Embora eu ainda não tenha feito meu registro lá e saiba que me registrar no banco de dados deles é muito importante, ainda sim me parece muito pouco a se fazer para contribuir a favor de um estado verdadeiramente laico e contra a ignorância e o preconceito contra o ateísmo.
Aconselho os que são a favor do laicismo a se cadastrar na ATEA (e, se possível, doar também), que me parece ser hoje a associação que mais contribui para o fim do preconceito e corrupção que tomam conta do Brasil atualmente.
Postar um comentário