Depois da vitória no jogo contra o time dos Estados Unidos, na África do Sul, domingo, jogadores brasileiros fizeram um círculo no centro do gramado e rezaram pela conquista da Copa das Confederações (foto).
Pressionada por entidades como a Associação Dinamarquesa de Futebol, a Fifa advertiu a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para que esse tipo de manifestação não se repita. A informação é da Agência Estado.
Jim Stjerne Hansen, presidente da entidade dinamarquesa, afirma que a Fifa deveria aplicar uma punição rigorosa à Seleção Brasileira. Conforme, aliás, prevê o regulamento, lembra ele.
“Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso”, reclamou. “Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisar ficar fora.”
Hansen expressa a opinião daqueles que temem que o futebol acabe incorporando os conflitos religiosos. E não importa se durante o jogo ou após dele.
A lógica é esta: se jogadores cristãos, como o Kaká (foto), podem levantar a camisa para expor mensagem de que ama Jesus, atletas muçulmanos contratados por times europeus também poderão reverenciar o profeta Maomé a cada vitória.
Kaká é um dos mais religiosos da Seleção Brasileira. Ele já disse que quando deixar o futebol será pastor da Igreja Renascer em Cristo. Mas às vezes ele passa a impressão que já começou a sua atividade de pastor. Agora que a questão foi levantada, a expectativa é de que ele se contenha.
Hansen está certo: estádio de futebol não deve ser usado como púlpito de igreja.
Fifa proíbe manifestações religiosas na Copa do Mundo
junho de 2010
Religião nos esportes Religião no Estado laico.
Comentários
Fiquei profundamente irritado e revoltado com a camisa que ele e outros jogadores usaram marcando suas religiões. Isso é para ficar na instância privada, e não para ser usado no momento de uma conquista pela seleção brasileira. Ele é o melhor jogador do mundo, sem dúvida, mas como cidadão é lastimável.
Principalmente por participar de uma seita amplamente questionada pela justiça brasileira e internacional. Nota zero para o Kaká e demais "atletas de Jesus"...
O que eles fizeram foi um abuso e um desrespeito a todos que não partilham desta seita.
Sou a favor da liberdade de escolha.
e respeito a escolha dos outros, coisa q acontece no esporte onde pode-se ver jogadores de diversar religioes, etinias, posiçoes politicas lutando por um objetivo em comum! a vitória!
abços
É a mesma coisa do cara tirar a camisa na hora do gol. No momento em que o patrocinador vai aparecer mais (e ele paga por isso) o camarada vai e tira a camisa... haja falta de profissionalismo.
sem mais!!
Ao anônimo que deu nota zero aos Atletas de Jesus e postou TANTAS bobagens, digo que, no momento da conquista assim como no da derrota é que mostramos quem realmente somos, e esses Atletas são de Jesus, concorde você ou não.Lastimável foi sua postagem, amigo.
Felizmente TODOS já sabem quem é o Deus da Seleção Brasileira, impor o cumprimento dessa lei agora só dará mais publicidade.
estádio não é ambiente pra Cristo.
Ass. Tinhoso.
Um tal anônimo que postou acima falando do demônio e do povo ateu deveria mostrar a cara e dizer quem é... isso sim acho condenável manter-se escondido.
Na Bíblia diz que devemos nos trancar em nossos quartos quando queremos falar com Deus, mas não vou ficar aqui citando o que está escrito ou não... isso é ridículo e falta de bom-senso usar uma ferramenta de estudo como escudo ficar só ali.
Achei legal a iniciativa do grupo, ali, evangélicos, católicos, cardecistas e até mesmo os que não frequentam e/ou participam de alguma religião ajoelharem-se e lembrar de agradecer a Deus pela conquista.
Deus é brasileiro e torce para a seleção? Não, claro que não. Futebol é uma coisa religião é outra.
Lembra do Tafarel na Copa de 1998, semi-final contra a Holanda nos pênaltis? Ele ao defender um tiro direto, apontou o dedo para o céu e disse "Obrigado meu Deus"
Na Copa de 2002 alguns jogadores após a conquista escreveram "Jesus ama você" nas camisas, fora a faixa.
Ok, tem gente que acha que o Kaká, Lúcio e cia extrapolaram, cabe a FIFA decidir, mas se eu fosse jogador de futebol certamente, após um gol ou título iria fazer o sinal de cruz e agradecer por aquele momento.
Creio que a entidade dinamarquesa exagerou também na queixa.
Nada mais justo que honrar e agradecer Àquele que nos concede bençäos.
Sábios säo aqueles que teem a sabedoria e a humildade de agradecer.
Uma coisa é dizer "eu pertenço a Jesus", outra coisa é dizer "chupa aqui Maomé".
Essas pessoas (inclusive o blogueiro e leitores) estão usando esse fato de pretesto para expor suas próprias intolerâncias religiosas. Qualquer que fosse a crença deles deveria ser respeitada, e isso não importa em misturar esporte com religião. É um absurdo censurar uma manifestação tão pacífica e discreta.
Vergonha!
Se fosse os EU nem ligariam.
Sair e beber pra comemorar PODE
Sair com traveco PODE
agradecer a DEUS NÂO PODE!
bacana heim (y)
cada um faz o que quer
bandod e gnt chata que só gosta de reclamar!!!
Abs.
Essa regra serve como lembrete pedagógico. As pessoas misturam futebol e religião e o fato ocorrido, ainda que não se trate disso, estimula tal atitude. A "lei" prevê as consequências sociais. Se as pessoas a criticam, que mudem antes.
Mas qual é o mal que há nisso?
As notícias existem para isso mesmo. Para que a partir delas as pessoas tenham opinião, se posicionem diante dos fatos.
Desde q eu me entendo por gente, vejo no futebol jogadores fazerem manifestações religiosas em momentos eufóricos como: sinal da cruz..., gestos e etc e nunca foram questionados ou mesmo punidos... enfim. Acho q se o Kaka estivesse usando uma camiseta com um escapulário desenhado, uma imagem de um santo qlqr ou mesmo desenho de Deus crucificado CERTAMENTE NÃO ESTARIAM FALANDO NADA... mas eh com jah falei no começo... o ser humano naum eh nada e na essência jah nasce injusto. PACIÊNCIA!!!
Melhor agradecer a Deus do que sair por ai fazendo babaquice!!!
A parada é que o Brasil ta ganhando!!!
Pra frente Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!
JESUS AMA VCS Ô CAMBADA DE FILHOS DE UMA GRANDE PUTA!!!!
Livre arbitrio
gerou confusão ?
se não... segue o lance,deixa rolar
se sim... punição comum prevista
cada um faz oq quer, mas cada um paga o preço justo pelos possiveis resultados dos seus atos.
e tenho dito.
O preocupante é que a entidade desrespeita a liberdade de expressão, pois não pode proibir as pessoas de expressar sua fé, como tabém não pode tolerar preconceitos quanto a cor e raça.
O que pode ser feito é usar do bom senso e impedir os exageros.
Se é errado levantar a camisa pra mostrar uma "mensagem cristã" também deverá ser proibido comemorações jocosas, homenagens a filhos, pais, esposas.. afinal o futebol está colocado acima de TUDO e TODOS!
Ainda melhor se depois de cada jogo houver uma missa, culto e afins. Com direito a óstia, exorcismo e quem sabe uma crucificação filipina. Também acho que os muçulmanos mais radicais tenham lá sua presença. O esporte estaria completo: Primeiro, pernadas e tapas campo a fora (Não tem problema pois Jesus ou Alah (o misericordioso) perdoam esses pequenos desvios de carater. Em segundo, um culto ecumenico provavelmente cheio de farpas (e tapas) como os que passam de madrugada na TV. E por último, mas não menos importante, a propagação deste efeito para a torcida e quem sabe a doce probabilidade de ver um homem-bomba explodir uma seleção infiel... Alah se compadeça de suas almas.
Acho um tremendo desrespeito com as pessoas que estao assistindo os jogos (que podem ser de varias outras religioes) e com os habitantes do pais que representam (que tambem sao de outras religioes).
Aqueles que ficam criticando as decisoes da FIFA e a Dinamarca nao merecem ser levados a serio.
Se os jogadores brasileiros fossem fazer um despacho de macumba, entoar um mantra budista, se ajoelharem no chao em direcao a Meca, ou uma procissao carregando imagens hindus, é claro que iriam reclamar e dar todo apoio à reclamacao da FIFA.
Mas como é da religiao dos criticos, ficam quietinhos e acham bonitinho. Pimenta nos olhos dos outros nao arde, ne ?
Espero que manifestacoes religiosas como essas nao se repitam mais no futuro. Nao me senti representado pelos jogadores na Copa das Confederacoes. Com essa atitude ridicula de rezar em campo, como se fossem evangelicos alienados, capitaneados por Kaka, a vitoria do Brasil na final nao significa nada para mim.
E o ocorrido se passou com jogadores de DIVERSAS RELIGIOES DIFERENTES. Eu nao to aqui defendendo jesus, religiao a ou b. To defendendo eles comemorarem do jeito que quiserem! Tb axo q a dupla de pastores sao uns fdp ladroes. Mas se o cara quer acreditar neles, PROBLEMA DELE! IDIOTA ELE! Poderia mto bem doar a grana toda pra mim, q nao sou bandido hehehe
A SALVAÇÃO DE JESUS CRISTO CUSTA MUITO DINHEIRO!
ECONOMIZEM E COMPREM UM BARRACO NOS CÉUS!
Não creio que Kaká tenha entendido. Porque ele continua usando uma camiseta com proselitismo religioso por debaixo do uniforme, mostrando-a em momentos de euforia, como se ele estivesse revelando a sua verdadeira identidade, a de Super-Homem. Ridículo
Ridiculo é vc nessa tua pg colocar deus ama vc e escrever essa bestialidade de esconder a fé no Deus todo poderoso,
vai se converter a Jesus!!!!!!!!!!
não fale besteira. oq vc disse é algo que estaria fazendo mal a outros. tirando a vida de pessoas.
vc é alguem que tem problemas mentais?
(Mat. 5:11-12); "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou…. Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim"
Não me sinto agredido em ver quem quer que seja manifestar sua fé ou uma opinião, afinal “Liberdade de expressão” nos é garantido pela Constituição Brasileira, até mesmo para os que falam mal, propagam irrelevâncias ou manifestam-se de maneiras menos convencionais.
Não sou religioso, porém concordo com o fato de que inúmeras pessoas de todas as classes, em esfera global, que são transformadas para o bem todos os dias através do Cristianismo e de outras religiões colaboram e muito para melhoria da humanidade, visto que no mundo inteiro desde o “início da civilização” há corrupção, desmoralização ou desvalorização do ser humano, divisores, usurpadores, extremistas, desastres, misérias, desonestidades, enfim Terror em ascensão dentre muitas outras. Diante tudo isso, não temos tempo a perder com questões medíocres ou irrelevantes como essas de querer punir pessoas que expressam “Felizes” sua Fé em Deus, Jesus Cristo ou outros.
Que mal há em Seguir um Deus e professar sua fé Nele?
Qual é a pessoa que não mostra o que tem de melhor para as outras? Amenos que não tenha!!
Não há coisa melhor que comemorar com quem se acredita. Menos para os insatisfeitos, que andam sozinhos, solitários, sem expressão, sem feição moral, sem fé, sem Amor, sem esperança ou perspectivas em dias melhores, quando não haverá mais espaço para violência no campo de futebol ou no campo da vida. O mais importante é termos tolerância uns com os outros, caso contrário teremos sempre problemas com o “diabo” da guerra; “diabo” da violência; “diabo” do desrespeito; “diabo” ignorância; “diabo” da intolerância; “diabo” das más línguas; “diabo” da falta de Amor, dentre infindos “diabos” e assim, realmente precisará cada vez mais de “Deus”, “Jesus Cristo”, “Pastores”, “Padres” e outras “pessoas de boa vontade” que aproveitam seu tempo livre para propagar boas maneiras de viver entre amigos na sociedade, de ser vencedor, independente de créditos religiosos, ou ideais.
Não vamos privar as pessoas com leis e repressões tolas simplesmente porque não concordamos com as atitudes delas ou por prepotência, mesmo porque não somos donos da verdade e já temos exemplos suficientes de ser esse o pior caminho. Orientações e princípios não faltam, e sim, pessoas de caráter para segui-los. Chega de “Leis”!!
Já parou para pensar? Se os “Crentes da Bíblia” tiverem razão, voltará Jesus Cristo, irão para coisas maiores e melhores, terão vivido uma Vida próspera, feliz e de liberdade que professam ter, e simplesmente “nós”, os que não acreditamos em nadica de nada, teremos repetidos os episódios tão idiotas quanto menosprezar e punir covardemente alguém que um dia afirmou com certeza ser a Terra redonda.
Vai entender o mundinho de cada um!!
Um abraço a todos!!
Esse André Guerreiro é meio maluco beleza...rsss...Mas até que ele tem razão, e digo mais, se Kaká é o que é por causa desse Jesus, vou querer também ser como ele é, deciso no que faz, livre para se expressar, sem medo de criticas e além de tudo mais do que vencedor no Cristo dele!!!!
E quer saber, não há nada de mais em se expressar, cadê a esportiva no esporte??
O que há de mal se aguém quizer bater pandeiro, palma, tocar guitarra, orar, rezar, pular, chutar, gritar, se ajoelhar?? Vale tudo na hora de comemorar!!
Vai ser empata f... assim lá longe em pessoalzinho que não tem o que fazer!!
O que a fifa tem que banir são os palavrões, a violéncia nos jogos e outos atos realmente relevantes...não a demonstração de fé das pessoas...até na loteria tem fezinha, imagine o futebol!!kkkk...
Agora falar que não pode haver mistura de politica no futebol é sacanagem...rssss...a politica abrange quase tudo pessoal, precisa ler o pai dos burros hein!!
Mais fé e mais amor pra todos!!fui...
Deus é Fiel !
Postar um comentário