O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) encontra-se na Espanha para reconhecer oficialmente o filho que teve em 1991 com a jornalista Miriam Dutra (foto), da TV Globo. A informação é de Mônica Bergamo, da Folha.
25 de junho de 2011
Com o filho Tomas Dutra Schmidt, Miriam (ou Mirian) mora em Madri. A pedido dela ou por interferência de FHC, que na época era senador, Miriam foi mandada pela emissora para a Europa em 1992. Ela foi correspondente em Lisboa, Barcelona e Londres, até fixar residência na capital da Espanha.
Em 1994, FHC, então ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco, candidatou-se à Presidência da República, embalado no êxito do Plano Cruzado.
FHC teve um caso com jornalista da Globo |
Miriam também evitou falar sobre o filho. “Quem deve falar sobre este assunto é ele [Fernando Henrique] e a família dele. Não sou uma pessoa pública”, disse ela.
Na época do relacionamento amoroso com a jornalista, FHC era casado com Ruth Cardoso, com quem teve os filhos Luciana, Paulo Henrique e Beatriz.
Ruth morreu de infarto em junho de 2008 aos 77 anos. Ela nunca fez referência ao filho da relação extraconjugal do marido. Tampouco FHC e Miriam.
Petistas sempre acusaram a TV Globo e a imprensa em geral de serem condescendentes com o affair de FHC, embora tenham sido implacáveis com Luís Inácio Lula da Silva em relação a sua filha Lurian, que teve com a enfermeira Miriam Cordeiro.
A última vez em que o filho não reconhecido pelo FHC esteve em destaque foi em abril de 2000, quando a revista Caros Amigos questionava justamente o silêncio da imprensa sobre o caso (reprodução da capa da revista ao lado).
Tomas visitou uma vez o pai quando este era presidente da República. O encontro ocorreu na residência oficial da Presidência. Desde então FHC passou a ver o filho uma vez por ano, segundo Mônica.
O rapaz começou este ano a estudar Relações Internacionais na George Washington, nos Estados Unidos.
Miriam permanece funcionária da Rede Globo.
Tweet
Reportagem da Caros Amigos
abril de 2000
Juiz declara Rosemary filha de Alencar, que se recusa ao DNA
julho de 2010
Pedidos de reconhecimento de paternidade. > Casos de traição.
Comentários
Postar um comentário