Pular para o conteúdo principal

Padre usou dízimo para ter sexo com ex-coroinhas

Padre Duarte  e três ex-coroinhas são acareados

Ao depor neste sábado (13) à CPI da Pedofilia, que se deslocou para Arapiraca (AL), o padre Edílson Duarte, 43, que na foto aparece ao centro, começou por negar que seja homossexual e pedófilo.

Mas colocado diante de três ex-coroinhas [de costas na foto] que o acusam de abuso, o padre surpreendeu as cerca de 200 pessoas presentes à  sessão ao reconhecer que teve sexo com dois deles, e tudo começou quando ainda eram menores de idade. Explicou que, para isso, lhes dava dinheiro do dízimo.

O senador Magno Malta, presidente da CPI, insistiu: “Olha para eles [fiéis]. O senhor pagou o dinheiro do dízimo para pegar no pênis [dos ex-coroinhas]?”

Duarte abaixou a cabeça e respondeu: “Sim.”

Na plateia, houve indignação, de acordo com o relato do repórter Carlos Madeiro para o Uol.

Os três coroinhas são Fabiano Silva Ferreira, Cícero Flávio Barbosa e Anderson Farias Silva.

Ex-coroinhas afirmam que foram abusados por padres.

"Às vezes ele [o padre Duarte] nos dava cinco, 10 reais -- um cala boca para que a gente não contasse [a relação sexual], como se fossemos garoto de programa”, disse Barbosa.

O padre respondeu que pode ter abusado de outros adolescentes, mas “crianças, não”.

Ele disse estar arrependido. “Se Nossa Senhora entrasse ali agora, diria: ‘Perdoa os seus filhos que têm pecados’. A Igreja nunca erra, só as pessoas.”

Arapiraca é uma cidade de 209 mil habitantes a 130km de Maceió, a capital de Alagoas.

Ali, dois outros sacerdotes são acusados de terem relações sexuais com ex-coroinhas: o monsenhor Luiz Marques Barbosa, 82, e o monsenhor Raimundo Gomes. Eles também davam dinheiro aos jovens.

O bispo Valério Brêda, da Arquidiocese de Maceió, é o responsável pela paróquia de Arapiraca.

Ele é acusado pelos jovens de nada ter feito contra os sacerdotes devassos da cidade, embora soubesse das atividades sexuais deles há tempo.

Dom Brêdo com um coroinha que hoje diz ter sido abusado. Na cidade, comenta-se que o próprio bispo tem um passado obscuro.

Na foto ao lado, dom Brêda está ao lado de Cícero Flávio Barbosa, então com 12 anos.

 > Caso dos padres pedófilos da Arapiraca.

Comentários

Seja qual for o móvel da ação mais que justa e louvável destes jovens, em denunciar abusos sofridos e pretérita pedofilia clerical de que foram vítimas; transparece, nos meandros ocultos da história que eles contam, o dado inconsciente ou propositalmente negado: O CONSENTIMENTO. Livre ou por motivo venal inconfessado? Sua cumplicidade é nada intocada, segundo queiram aparentar; sua virtude não convence de todo a quem possua senso crítico e o bom-senso, crivo da verdade: parece mais uma virtuose do engodo. Não são crianças, não foram obrigados, nem seduzidos. Talvez aliciados e até corrompidos. Mas não são vítimas, como a mediocridade lhes irá santificar,martirizar e depois exaltar; por pouco tempo, até de novo os julgar e condenar, quando o fervor da revanche e a paixão da vingança arrefecerem, e derem lugar ao "deixa passar".
tina disse…
O simples fato de padres cometerem o ato sexual é uma razao pra que eles sejam retirados das suas competencias, se ainda mais os atos sao feitos com homens, segundo a igreja catolica, é um pecado mortal. Lembro que os abusos começaram quando estes jovens eram coroinhas, ou seja entre 10 e 14 anos, você realmente acha que com essa idade uma pessoa pode dar consentimento a um ato sexual com um velho nada atraente por miseros 5 ou 10 reais? Eu tenho certeza que nao. Eu espero que esses padres sejam estrupados até a morte em uma cadeia cheia de homens pra que eles sintam durante algumas horas o sofrimento de uma vida inteira.
Não acredito na exploração exagerada desses fatos. O dinheiro do dízimo não é sagrado apenas para os supostos religiosos, devia ser também para os abusados, pois eles tinham idade suficiente para saber o que estavam fazendo, e o vídeo mostra tratar-se de sexo consentido, ou seja, livre e mútuo praticado. Envolve muito mais do que abuso, envolve vício de ambas as partes, acreditando na imunidade e impunidade, além da benesse do oculto, do segredo de consciência. Consciência que falta a ambos, tanto ao religioso, na senilidade, quanto aos denunciantes, exigindo por chantagem o que deveria ser indenização mais do que justa pela justiça.
Anônimo disse…
Esse magno malta é outro também, falou no dízimo só porque é protestante e queria semear cizânia no meio dos crentólicos...Quando começar a virar a maré contra ele vai aparecer os podres dele também...conheço o passado dele, mas não posso falar aqui.
Anônimo disse…
pois eu falo: lavagem de dinheiro pela qual foi indiciado. sabe de mais?
Anônimo disse…
formação de quadrilha, corrupção passiva
(pelas quais respondeu em 2007)
sabe de mais???
Anônimo disse…
magno malta? não pode ser séria uma cpi dessas.
e cadê a outra, do ceará, cujo escritório é um
ninho de sáficas? sei não, mas botar toda essa
cambada de pedófilo pra cuidar de juizado da
infancia e juventude, promotoria, naum sei mais
o que, naum é a mesma sacanagem da Igreja? Parece
que já tah marcado, tipo assim, quem vai tomar
conta da infância eh o pedófilo tal, dos adolescentes é o sicrano, das prostituas mirins é a tal: acabar quem duvide da teoria das conspirações.!
Anônimo disse…
Gente , vamos acordar, vamos parar de sermos enganados...este ano é ano de eleição, vocês n
ão percebem que tudo isso é pra tirar a atenção da gente nos nossos problemas reais...vamos esquecer todas estas baboserias religiosas, vamos discutir a pol´tiica que é melhor.
Anônimo disse…
Um cara velho como esse bispo,de imaginar já causa repulsa, abatido e acabado pegando o dinheiro do dízimo dos fiéis ,se ele sabia dos outros padres que assim agiam e nada fazia sendo o superior hierarquico deles e tendo um passado obscuro é muito provável que abusasse dos coroinhas igualmente aos seus comandados,para

estipendiar meninos para sexo.POUCA VERGONHA.
Agora esse hipócrita desse Magno Malta estranhamente não investigava os inúmeros casos de pedofilia dos pastores evangélicos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê