Pular para o conteúdo principal

Pastor negro chama atendente da TAM de 'neguinha folgada'


Na escravidão, capataz negro acoitava escravos
No final da tarde de domingo (29), no Aeroporto Internacional de Belém (Pará), o pastor Petrônio Alves Silva, da Assembleia de Deus, ficou irritado com a atendente Blenda Ribeiro, da TAM, quando ela disse que o documento que ele apresentou para embarque não tinha validade para identificado e pediu outro.

Quando a moça pesou as malas e disse que havia excesso e que ele teria de pagar por isso, o pastor, que é negro, se descontrolou de vez e xingou: “Neguinha folgada”.

Blenda chamou dois agentes da Polícia Federal que dão plantão no aeroporto e o pastor foi preso sob a acusação de racismo. Um funcionário da TAM testemunhou a favor de Blenda e dois passageiros deixaram   endereço para confirmar a ofensa de Silva, caso preciso.

Crime de racismo é inafiançável, mas mesmo assim o advogado do pastor conseguiu convencer um juiz a dar um habeas corpus mediante o pagamento de fiança ainda naquele dia. Agora, o pastor vai responder em liberdade pela acusação do crime.

Inicialmente, o pastor disse estar arrependido e pediu desculpas a Blenda. Depois, negou que tivesse ofendido-a.

Ele chegou a acusar a moça de discriminação pelo atendimento de ‘mal gosto’.

“Ela nem me cumprimentou.”

Com informação do Diário do Pará.

Casos de racismo.    Violência contra a mulher.



Comentários

Fernando Lima disse…
O que esperar de um pastor se não a incoerência!?
Anônimo disse…
"o advogado do pastor conseguiu convencer um juiz a dar um habeas corpus mediante o pagamento de fiança ainda naquele dia. Agora, o pastor vai responder em liberdade pela acusação do crime."

Eu sei o conven$$$$$imento.
rayssa gon disse…
racismo interiorizado: eu vejo por aqui [brasi].
Anônimo disse…
Evangélico. Esperava o que ?
Anônimo disse…
faz tempo que venho vendo racismo entre
negros mesmo negros que se ofendem entre si e
de negros e brancos, o branco deizendo tinha que
ser negro e o própio negro dizendo de outro
negro tinha que ser negro,hoje em dia tudo isso já mudou eu sou loira tenho filhos negros e brancos pra mim todos são iguais e vejo negros
com filhos brancos deveria já ter acabado o racismo e este tipo de preconceito
Anônimo disse…
É ridiculo COMO É QUE PODE
um pastor ofender assim uma
mulher seja ela negra ou branca
esse pastor deve ensinar os seus
servos a lhe dar o dinheiro mas
não ensina o respeito e nem o pratica
Anônimo disse…
Só corrigindo...
Injuria racial,racismo é crime contra determinado povo,daí o possivel porquê do habeas...
Anônimo disse…
Por que que todas as vezes, que se fala em pastor,se diz que as ovelhas dão dinheiro prá ele?
A Igreja católica Apostolica Romana, cobra dízimos,cobra casamentos, batizados ,e els acham tudobem ninguém fala nada, sem falar dos cofrinhos
que tem nas igrejas.O padre ganha bem e nimguém
diz nada.Igreja Evangélica séria, não dá, dinheiro
a pastor, paga salários estipulado, pelas diretorias, e tudo o que entra é fisclizado.
Os imbecis, que não conhecem nada, vivem falando
e escrevendo besteiras. Condenável a atitude do
Pastor,
Anônimo disse…
Porque voces são todos ingênuos, simplórios, é que fazem perguntas desse tipo "por que toda vez que se fala em pastor, se diz que as ovelhas dão dinheiro pra eles"...Na verdade, vocês são impedidos pela fé que professam , de ter raiva daqueles que criticam a infantilidade de vocês darem dinheiro pra esses espertalhões...Nós, ao contrário , mesmo sem sermos obrigados a nenhum perdão nem "amor" compulsório como vocês, pela santa bíblia, SENTIMOS MUITA PENA DA VOSSA INGENUIDADE...E ainda se comparam com quem? Com a Igreja Romana! Pelo amor de "Deus"!!! Três pessoas numa Trindade e a cabecinha de vocês não raciocina nem com uma única pessoa mostrando com dados empíricos que...assim como a Igreja Romana era o esteio do feudalismo, a vossa, protestante, é DO CAPITALISMO???
Christiano Ricardo disse…
Somos cria de um país de misturas raciais, como dizer quem é negro, quem é branco, quem é amarelo, etc...Neste país só cabe dizer a cor da pela, mas a raça, Nossa Raça(brasileiros), é indefinida, não igual a dos vira latas, somente não tem definição. Dizer que um indivíduo tem a cor branca, a cor preta(e suas variantes, rsrsr, a cor vermelha, até cabe, mas o branco, o negro diz respeito a raça, que a meu entender no Brasil, não cabe mais. Concordo com nosso amigo o habeas corpus deve ter sido devido a discriminização e não devido a injúria preconceito. Abertura na lei, que possibilita os intoleráveis fugir da cadeia...Valeu, até mais.
Anônimo disse…
um negro falando do outro kkkkk essa e boa
Anônimo disse…
Evangélicos por natureza, são incoerentes e intolerantes além de prepotentes,arrogantes,racistas,homofóbicos,néscios e presunçosos.Geralmente se julgam dona da razão e da verdade absoluta.
Anônimo disse…
Sou evangélica e NÃO SOU RACISTA !! Como alguns comentaram aqui ... (Isso só podia ser evangélico). Tenho amigos gays,lésbicas, amigos negros, já fui namorada de dois negros e nem por isso sou racista. Acho q antes de falarem algo deveriam saber o q realmente comentam, e não encher linguiça por ai !!
O q esta cara ai vez fui um ato vergonhoso, isso não se ensina nas igrejas. Se á pessoas q se dizem religiosas porém comentem isso é porq não conhecem o verdadeiro valor do Amor, da Fé e de Deus. E acima de tudo não respeitam a ninguém. Sobre o tal habeas corpus, achei um tremendo erro por parte da policia, quem erra tem q pagar. Seja lá quem for !!
E as pessoas que criticam religiosos, seja qual for a religião. Cuidado que isso também é preconceito, racismo religioso !! E também pode ser processado por isso. Se não tem o q dizer fique calado, q ”hoje” foi o cara aê que nem pode ser intitulado de pastor, amanhã pode ser vc q fica apontando o crédulo religioso de alguém !!
Anônimo disse…
aii gente relaxa.... o cara falou isso pq infelismente o povo brasileiro ta meio q ainda abtuado por falar isso.. e o neguinha dele ai acho q nem foi a parte maldosa.. mas o folgada e que sim...Bom nao acho racismo de um negro falando de outro.. e a palavara negro nao e racismo,tanto q no registro se e dito isso.. e devo imaginar como essa atendente e folgada mesmo ja chamou policia e talz.. aff viu.... mas isso ta em todo lugar na Europa nao se pode chamar um cigano de cigano.. entao uq devo chama-lo ja que eles nao possuem nacionalidade... e quanto a Igreja tds sao iguais.. Vao ao VATICANO pra ver Ouro ate na privada... entao galera nao enxemmm
Anônimo disse…
se ele é negro, não houve racismo. ambos são da mesma raça.
Anônimo disse…
Tanto o Pastor quanto a ofendida tem que queimar no Inferno. Nenhum dos dois é boa bisca.
catzurrul disse…
O pessoal ateu generaliza e se nivela ao lado de evangélicos que tanto criticam.
SEMPRE há exceções.
Anônimo disse…
O ASSUNTO AQUI É RACISMO!!!
NÃO É O QUE IGREJA COBRA OU DEIXA DE COBRAR, EVANGÉLICOS ACHAM SER OS DONOS DA VERDADE E GOSTA MUITO DE JULGAR AS OUTRAS PESSOAS!!!!
Mello disse…
O crime deve ser por chamou ela de "folgada", porque neguinha ela era, gostando ou nao. Qual o problema?
Se for assim vou processar quem me chamar de branco, os japa tambem se forem chamados de amarelos.
Se tivesse dito "afro descendente folgada" entao nao teria problema? O governo vai acabar criando o bolsa-psiquiatra para muita gente.
Mahatma PJL disse…
Negro açoitava negro para não morrer se caso desobedecesse a ordem.
Não sei bem como classificar o caso. Me parece mais que o pastor se achava em uma condição de superioridade a ponto de ofender qualquer um.
Crime de racismo não é inafiançável ?
Toledo disse…
Quem escreveu não diferenciou o crime de "racismo" de "injúria racial". No caso, aconteceu o segunto, que não é racismo (tecnicamente dizendo) - mas uma injúria, por isso o habeas corpus.
Natalino Jr disse…
Amigo, todas as religiões que COBRAM estão erradas, não é evangélica ou católica, mas a diferença é que infelizmente a evangélica, cobra muito mais, exige muito mais que a católica. Mas, AMBAS estão erradas em pedir dinheiro.
E quem disse que as pessoas que falam mal da sede por dinheiro de certos pastores evangélicos pensam que a Igreja Católica é linda e maravilhosa? Quem condena a ganância em nome da religião critica os dois. Agora, protestantes tem mais fama porque há denominações em que a cobrança de dízimo é feita de modo despudorado, bem mais ostensiva e agressivamente do que na Igreja Católica.
Anônimo disse…
Tadinho do Mello (10:27). Como ele sofre né? rs rs rs

O que esperar de um pastor se não a incoerência!? (2)
Anônimo disse…
Generalizar é sempre complexo, causa discussões, mas não necessariamente de forma negativa - nos faz repensar. Convivo com evangélicos da Assembléia há 30 anos e digo que é sim um grupo segregador. Ao dizer que somente sua igreja "subirá ao Reino dos Céus" e que o resto da Humanidade ficará chafurdando na lama é a primeira das segregações. Esquecem de Jesus, isso sim! Ele disse "ame seu próximo como a ti mesmo". Amar o outro, aceitá-lo e desejar a ele o mesmo bem que deseja para si e para a própria família: isso é ascender ao Reino dos Céus, cotidianamente, dentro ou fora da igreja. Um pastor, aquele que supostamente ENSINA às pessoas a palavra de Deus, deveria ser um exemplo dessa fé, um homem com uma postura amorosa, um homem estudioso da Bíblia, acima das picuinhas das Linhas Aéreas. Fora que ele se irritou com um FATO, que era seu excesso de bagagem - não há nada que um atendente possa fazer quanto a isso. Já sofri muito preconceito por parte de evangélicos da minha própria família! Quando sou eu mesma a única a dizer no senso que sou parda, não branca. :/ Qualquer Igreja é uma instituição e todas as que propagam preconceitos, racismo, homofobia, etc, estão em um caminho equivocado. Essa situação do pastor é um exemplo pra se repensar em como exercer sua religiosidade.
Nahar disse…
negro quando chama outro de "neguinha" não pode ser considerado racismo, mas compadrismo, a não ser que o que insulta é amulatado, aí sim, quebra o pau!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...