Os ateus e agnósticos dos Estados Unidos estão mais bem informados sobre as crenças do que os protestantes, católicos e fiéis das demais religiões. É o que revela uma pesquisa Pew Forum.
Foram consultadas 3.412 pessoas. Na média, elas responderam corretamente 16 das 32 perguntas. Os descrentes apresentaram a maior média de acertos, 20,9. Em seguida, vieram os judeus (20,5) e os mórmons (20,3).
Os protestantes tiveram a média de 16 acertos e os católicos, 14,7. Ou seja, nos Estados Unidos, os ateus têm muito mais informação sobre religião do que os católicos.
Houve mais ateus que sabiam, por exemplo, que o pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo, durante a Eucaristia, do que os católicos.
Dos protestantes, 53% desconheciam que o nome do criador do protestantismo, Martinho Lutero.
A ignorância dos americanos sobre religiões se estende para as várias crenças. Exemplos: a cada dois consultados, menos de um, em média, sabia que o Dalai Lama é budista. Apenas um quarto (27%) tem conhecimento de que a maioria da população da Indonésia é muçulmana.
Os ateus e agnósticos só perderam para os mórmons e protestantes evangélicos brancos no quesito conhecimento sobre a Bíblia e cristandade de forma em geral.