Pular para o conteúdo principal

Caminhão religioso persegue ônibus ateu em cidade americana

Aonde o ônibus vai, o caminhão vai atrás
Um ‘ônibus ateu’ circula em Fort Worth com a mensagem colocando a questão sobre quantas pessoas são boas sem Deus e responde: “Milhões”.  Aonde ele vai, um ‘caminhão religioso’ vai atrás, com o anúncio de que ‘2,1 bilhões de cristãos são bons com Deus” e uma mensagem de Deus aos ateus: “Eu ainda te amo”. Um grupo de empresário está financiando a perseguição.

Com cerca de 534 mil habitantes, Fort Worth é a sexta maior cidade do Texas (EUA). Ela foi escolhida por ateus nesta época de Natal para a divulgação da mensagem porque parte de sua população se destaca pelo fervor religioso. A pronta reação do ‘caminhão religioso’ é uma prova disso. Lá, as pessoas se cumprimentam desejando “um dia abençoado”.

Terry McDonald, presidente da entidade que está promovendo a campanha do ônibus, diz que a intenção não é provocar os crentes, mas informar os ateus de que eles não estão sozinhos. “As pessoas não sabem que existem ateus. O que só se ouve aqui é: “Qual a igreja que você frequenta?”

A reação religiosa extrapolou a perseguição do caminhão. Passageiros se recusam a entrar no ônibus e líderes religiosos pressionam as autoridades para restringir o direito dos ateus de livre manifestação.

Heath Hill, um dos empresários que providenciou o caminhão religioso, nega que houve retaliação. Afirma que o objetivo da campanha do caminhão é informar os ateus sobre o amor de Deus. Ele se queixou de e-mails desaforados enviados por ateus.

No Brasil, a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) tentou colocar seu ônibus nas ruas de São Paulo, Salvador e de Porto Alegre e não conseguiu. Em duas dessas cidades, as autoridades descobriram uma lei que proíbe esse tipo de propaganda em veículos de transporte público.

A Atea, por ter errado no tom da campanha, misturando ideologia (um campo minado) com religião, tem sido criticada até por ateus.

PROIBIÇÃO - atualização em 16 de dezembro de 2010

O conselho da empresa dos transportes públicos de Fort Worth  decidiu por unanimidade proibir nos ônibus propaganda de caráter religioso, contra ou a favor. A campanha dos ateus vai até o fim do contrato, no começo do próximo mês.

Para Terry McDonald, foi uma vitória, porque os religiosos estavam preparando uma campanha de reação para ser veiculados pelos ônibus.

Com informação do The New York Times.

Porto Alegre e Salvador barram a campanha do ônibus ateu.
dezembro de 2010

dezembro de 2010

Comentários

Pedro Almeida disse…
vivemos nos tempos em q certas pessoas se acham corretas em forçar autoridades a restringir os direitos de expressão de outras.

é o cumulo destes cristãos.
Eli Vieira disse…
E o lado que como sempre está pagando mico na história é... ?

Os seguidores do fantasmão amorfo, como sempre.
moisés disse…
Essa prática preconceituosa de uma minoria, que na verdade NADA sofre quanto as doutrinas evangélicas na verdade querem mesmo é fazer uma SEGREGAÇÃO, fazendo incautos e destituidos de senso crítico e lógica em retórica partirem para agreções, que podem fazer dessa atitude irresponsável um estopim de revoltas de pessoas que desconhecem o principal sentido social dos evangélicos junto a sociedade, RESGATE. O Afrorregae que o diga.
Anônimo disse…
Ateus contra ateus... É sempre aquela história: "sou ateu, mas..." Esses são um bando de covardes. Os religiosos podem inventar qualquer coisa e se safar, os ateus tentam ter um pouco de voz e estão sendo agressivos, sujando o nome dos ateus... Façam-me um favor e assumam logo que são ateus rezando pra que exista algum deus, bando de medrosos. Tenham coragem de apoiar um mundo melhor sem religião!
Anônimo disse…
Me incomoda muito essa guerrinha que fica. Só as religiões têm direitos de fazerem o que querem. O ateísmo deveria passar a perna em todas chamando pra si o poder de religião. Não pagaria impostos, seria protegido de discriminação... Gostaria de ver o que as autoridades religiosas falariam disso! haahaha
Yuri S. C. disse…
De repente o ateísmo não pode mais ser confrontado com a religião.

É o que deixa a crer os comentários dos divinos por aqui.

Hahahaha! Na minha época ser ateu era ser forte. Não precisávamos nem de ônibus e muito menos reclamaríamos de que um caminhão o persegue com uma frase de amor.

É o declínio do ateísmo. Está claro.
Anônimo disse…
Parabéns pelo bom gosto e teor relevante dos temas.
Se for possivel,eu receber informações e novas notícias do Blog,agradeço!
Luis Carlos Visnievski
(lcv1@hotmail.com)
Anônimo disse…
A religião viveu sossegada por muito tempo. Chegou a hora de chutar a bunda gorda dela com a máxima força possível.

É NECESSÁRIO PARAR COM ESSA BALELA DE RESPEITAR A RELIGIÃO.
Anônimo disse…
Se a religião não respeita ninguém não merece ser respeitada!!!
Anônimo disse…
Acredito na existencia de Deus e nem por isso penso que a mão Dele pezará em mim como ja ouvi várias vezes ou que Ele me ajude de alguma forma. Não simpatizo com nenhuma religião tenho certeza que ela é um dos maiores males para com o ser humano! Quem se submete a qualquer religião ao meu ver é alienado,idiota e sem noção!
Anônimo disse…
kkkk a briga ta boa kkkk...o caminhão encochou o rabo dos ateus...;kkkk

PUNK NOT DEAD
Anônimo disse…
Pelo menos fomos para a rua e eles viram que existem pessoas sem religião, é assim mesmo, em breve teremos mais força que eles, a tendência natural do mundo é evoluir e sair das trevas da religião
Unknown disse…
Bobagem ! A religião ( cristã ) só faz o bem !

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...