Pular para o conteúdo principal

Cardeal alemão pede perdão às vítimas de padres pedófilos

do site espanhol Religión Digital

O arcebispo de Munique e Freising pediu perdão na última sexta-feira por "tudo o que fizeram aqueles que trabalham para a Igreja", ao apresentar um relatório que mostrou que mais de 250 sacerdotes e catequistas abusaram de crianças em uma diocese que, tempos atrás, foi presidida pelo Papa Bento 16..

O cardeal Reinhard Marx (foto), que encomendou o relatório, disse que a Igreja Católica da Alemanha terá que trabalhar para recuperar a confiança que perdeu desde que surgiram, no começo deste ano, as denúncias de abuso por parte de sacerdotes alemães.

"Queremos aprender com os nossos grandes erros e a má conduta do passado", destacou Marx. "E, como arcebispo, também peço perdão em nome da Igreja por tudo o que fizeram aqueles que trabalham para ela".

A fiscal Marion Westphal foi contratada para examinar aproximadamente 13.200 documentos da diocese para o relatório, cobrindo um período de 1945 a 2009.

Ela assinalou, na sexta-feira, em uma coletiva de imprensa, que encontrou casos de abuso por parte de 159 sacerdotes, mas destacou: "Devemos supor que o número real é muito mais alto", dado que incontáveis documentos que acredita-se que haviam servido como evidência de uma má conduta estão desaparecidos ou, pelo que parece, foram destruídos intencionalmente.

"Deparamo-nos, ao investigar os documentos, com um caso extensivo de destruição e vimos que muitos documentos não foram guardados no escritório do bispo, além de apresentarem indícios claros de manipulação", acrescentou Westphal.

Com relação aos sacerdotes que cometeram abusos, cerca de 26 casos foram de natureza sexual, todos os quais foram processados com base nas normas da Igreja desse período, indicou a fiscal. Nenhum desses sacerdotes ainda vive. O resto dos abusos foram físicos.

O relatório também descobriu que 96 catequistas contratados pela diocese para dar aulas de religião em escolas regionais haviam cometido abusos, só um deles de caráter sexual. O papa Bento 16 atuou como arcebispo da diocese de 1977 a 1981.

> Alemanha exige que igreja combate os padres pedófilos.
fevereiro de 2010

> Casos de padre pedófilo.

Comentários

Anônimo disse…
padres em geral estudam e tem uma bagagem cultural muito boa ....Vcs acham que se eles realmente acreditassem em ´´PUNIÇÃO DIVINA´´ , ´´inferno´´ etc eles cometeriam tais pecados ??
Anônimo disse…
O erro faz parte da natureza humana, como o desvio. As perversões são tema da literatura e até da arte. Os deuses dos gregos, povo que ostenta a consagração da razão pela tradição do Ocidente, eram adúlteros, ébrios e pederastas. Nenhuma religião ou igreja está isenta de ter em seu seio sociopatas ou pervertidos de qualquer gênero, apenas por ser majoritária e rica, além de poderosa, é que a Igreja Romana é mais visada. Mas abusos sexuais à infância, à adolescência, são cada vez mais tolerados pela PERMISSIVIDADE DA SOCIEDADE; o número de casos eclesiásticos, NÃO MENOS CRIMINOSOS E CULPOSOS QUE OS DE OUTRAS INSTÂNCIAS, é ainda menor que os que acontecem nas famílias, onde muitas vezes os agressores são os próprios pais. O que ainda falta aos poderes judiciários dos chamados Estados democráticos, é a coragem, a transparência, a firmeza de tratar esses assuntos como CRIME, NÃO PROBLEMAS MORAIS OU RELIGIOSOS. E antes de tudo, enfrentar os ricos, os poderosos, os grandes agenciadores dessa pedofilia hoje quase generalizada, que protegem os agressores sexuais de crianças, porque nos bastidores servem-se de orfanatos, instituições religiosas, para proverem suas taras e seus abusos. Vejam por exemplo, o caso da Instituição Maria Pia, de Portugal. E tantos outros.Só quando realmente encurralados pela Justiça, apenados no bolso, nos seus tesouros, nas suas contas bancárias, é que hão de parar; e os casos hipoteticamente vindouros, hão de diminuir ou definitivamente, cessar.
Anônimo disse…
Pedir perdão depois de traumatizar as inocentes criancinhas chega aser um insulto.
Anônimo disse…
A igreja católica assim como as protestantes e neoprotestantes são ótimas para criticar os outros porém não exercem a autocrítica.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos