Um padre entre Deus e Papai Noel |
Lucas responde ao jovem que ele também se esforça todos os dias para acreditar no sobrenatural. “Em alguns dias, não sei se acredito em Deus ou em Papai Noel ou em Tinker Bell”, disse.
No Brasil, Tinker Bell é a criatura de contos de fadas conhecida por Sininho.
Pode parecer uma incongruência que a frase tenha sido dita por um velho padre exorcista que, como se vê na sequência do filme, usa métodos heterodoxos para combater o diabo. São os ateus que comparam Deus a criaturas saídas da imaginação humana, fantástica desde sempre.
A explicação é que quem manifestou a descrença foi o próprio Hopkins, com autorização de Mikael Håfström, o diretor do filme.
Na semana passada, no lançamento do Rito, jornalistas lhe perguntaram como ele, um descrente, se sentiu interpretando o papel de um padre exorcista. Hopkins contou que ficou um pouco incomodado. Por isso, ele introduziu aquela fala. "Fui que escrevi [a frase] porque precisava disso."
O premiado ator britânico de 73 anos afirmou que, hoje, a sua convicção se situa entre o ateísmo e o agnosticismo. Para Hopkins, se existe o inferno, a morada do diabo, ele é, muitas vezes, o outro, como observou Sartre.
Falou que, para ele, foi importante ter incutido no experiente exorcista Lucas um pouco de dúvida, mesmo que isso tenha ficado diluído no filme. Pois para Hopkins, é preciso ter cuidado com quem diz saber da verdade. Citou Hitler e Stálin como exemplos de pessoas que não tinham dúvidas.
Com informação do io9.com
> Igreja Católica do México combate onda de crimes com exorcismo.
janeiro de 2011
> Coisas do diabo. > Ateísmo.
Comentários
Para ele, se você não tiver "um pouco de dúvida" sobre a verdade você se torna perigoso, semelhante a "Hitler e Stálin". Segundo o raciocínio dele, então se você não tiver um pouco de dúvida de que é verdade que um computador é um computador, de que uma cama é uma cama, de que um cachorro é um cachorro, de que você é você, de que sua esposa é sua esposa, de que seu filho é seu filho, então você se torna extremista como "Hitler e Stálin".
A verdade é imutável:
A verdade existe. Algumas pessoas podem conhecer a verdade. Algumas pessoas podem não conhecer. Algumas pessoas podem não conhecer, mas achar que conhecem. Algumas pessoas podem não conhecer e admitir que não conhecem. O fato das pessoas conhecerem ou não a verdade, ou acharem ou não que conhecem a verdade, não muda a verdade em nada.
Ele acha que o inferno é a morada do diabo... "se existe o inferno, a morada do diabo..."
O diabo está solto. O "inferno" não é a morada do diabo ainda, ele mora na Terra. E inclusive governa a Terra. Ele é o atual príncipe desse mundo. É isso que está na Bíblia:
"Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela."
"Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;" - Jesus (João 14:30)
"porque já o príncipe deste mundo está julgado." - Jesus (João 16:11)
"E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?" - Jesus (Mateus 12:26)
"E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu." - Jesus (Lucas 10:18)
"Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Apocalipse 2:13"
Conclusão: Anthony Hopkins não conhece a verdade, mas acha que conhece. O que não muda a verdade em nada. Você mesmo pode conferir a verdade na sua Bíblia.
Postar um comentário