Pular para o conteúdo principal

Programa piloto introduz aulas de religião nas escolas russas

Religiões ocupam cada vez mais
espaço na sociedade russa    
O governo da Rússia adotou um programa piloto que introduz nas escolas aulas de religião.

O projeto contempla as quatro principais religiões do país: Igreja Ortodoxa Russa, Islã, Budismo e Judaísmo. O aluno tem de optar por uma delas.

O projeto tem sido muito criticado: há quem diga que o Estado russo é laico, como expressa a sua Constituição, e, por isso, não deveria gastar dinheiro dos contribuintes para financiar proselitismo religioso nas escolas.

Para outros, o projeto promove a discriminação contra estudantes de outras religiões e os ateus.

O projeto atinge 300 mil jovens, o que representa 2% do total dos  estudantes. Se for bem sucedido, as aulas de religiões serão implantadas em todas as escolas.

Com informação da EFE.

Procuradoria questiona ensino religioso nas escolas públicas.
agosto de 2010

Religião no Estado laico.

Comentários

Yuri S. C. disse…
é a dança do homem.

Há algum tempo na Rússia ateus comunistas perseguiam os religiosos, já hoje na mesma Rússia estão querendo ensinar religião nas escolas.

E diante de tal complexidade do ser humano há zé ruela achando que a humanidade está fadada ao ateísmo.
Anônimo disse…
Não, caro historiador dançarino, não é a dança do homem, mas a DANÇA DO CAPITAL. Deus, entidade abstrata, é uma categoria do pensamento, algo como a UNIVERSALIDADE, ou o UNIVERSAL, conceito pelo qual são mediadas todas as demais relações...Não sei se a sua cabecinha alienada consegue suportar. O filósofo social e economista político Karl Marx demonstrou empiricamente, que na sociedade ocidental, economicamente feudalista e depois metalista, mercantilista e por último capitalista, este UNIVERSAL foi sendo substituido paulatinamente pelo DINHEIRO. Tanto faz se o estado é ateu, ou religioso, pois a religião verdadeira é aquela ABSOLUTA E INQUESTIONÁVEL...Bingo? Isso mesmo, a única coisa inquestionável, absoluta, hoje, de verdade, não é Deus, pois você e eu o estamos aqui questionando...Intocável, inamovível, fixo e imutável, o OUTRORA SER, que Nietzsche dizia ter todas as características do MORTO, não é Deus, é O DINHEIRO. Todo o planeta serve a Ele, querido, e tem gente que literalmente o adora! Você, não?
Yuri S. C. disse…
Lukretia
Você gastou "tudo isso" apenas para fazer uma pregação do profeta Marx?
Em meu comentário citei algo de capitalismo? Eu achei que eu tinha comentado a noticia sem ter feito mega estrapolações à la Marx e seus discípulos.
Parece até que comentei errado por não ter atingido a meta-visão marxista de ver as coisas; mas não, ninguém é obrigado a “viajar na maionese”.
Mas é cada doido...
(caso sua idoneidade mental não tenha permitido perceber, estou apenas dizendo que meu primeiro comentário nada tem de errado)
Yuri S. C. disse…
errata:
extrapolações
Anônimo disse…
Desculpe, senhor, entendi a completa ausência de idoneidade sua. Trata-se de matriz verbolinguística deficitária, pobre. Além do ressentimento, característica dos ofendidos. Responda a três perguntas: o que eu penso que sei de Marx, aprendi de fato, como, e aonde?
O que eu escrevo, além de ilógico e contraditório textualmente, é passível de ser interpretado coerentemente, quando a incongruência discursiva não o é?
A pobreza do meu discurso é genética, hereditária, demonstra falta de vocabulário e lógica discursiva dos meus pais e alfabetizadores, além de lacunas de leituras em minha escola primária, na infância?
Em caso positivo, não desanime, com humildade, persistência e muuuuuuita paciência, o senhor há de escrever coisa que valha algum dia.
Anônimo disse…
Lukretia, com certeza o Yuri ou qualquer um pode escrever coisa que valha mais do que o que você escreveu.

Seu texto é pseudo-intelectual e verborrágico, não falando com um mínimo de coerência e achando que salpicando palavrinhas e adjetivos vai conseguir ofuscar.

Melhor dizendo, seu texto é "intelequituau".
Yuri S. C. disse…
Anônimo, ela está falando com o Paulo.

Do contrário ela apenas "descomeu" novamente.
Anônimo disse…
Verborrágico é uma palavra que você aprendeu e nunca esqueceu, neh? Assim como o neologismo intelequituau! huau huau hau! Desde o ano passado que você não sai da verborragia meu bem, que tal trocar por verborréia, soa mais analógico ao seu estado mental!
Anônimo disse…
Não Yuri, estou falando com você. Desculpe, não é nada pessoal, apenas você escreve mal.
E é óbvio que verborragicamente nem hemostaticamente você responderia às três perguntas;(também nada pessoal) porque não se trata de idoneidade mental, mas de dislexia, um problema BIOPSICOSSOCIAL.
Desmascarando enrolões disse…
Lukretia,

Traduz para o português isso aí que você escreveu em ENROLÊS.
Yuri S. C. disse…
Vamos lá lukretia, a divina.
Reconheço que minha escrita não é a melhor que há.

Mas preciso saber: Meus argumentos estão errados? Onde está o erro do que escrevi? Somente no fato de não compartilhar a divina visão marxista??
Do contrário, chega de descomer.

Abs
Anônimo disse…
Eu traduzo: ao sugerir trocar verborragia, que sugere hemorragia ou perda de sangue, por verborreia, que sugere doença venérea ou disenteria, ela aludiu ao seu teor mental como analogicamente se deduz.
Quanto à dislexia, ou matriz verbolinguística deficitária, ela serviu-se de um eufemismo da psicopedagogia; quando não querem dizer que a origem vocabular da pessoa é inframedial.
Matriz é uma palavra derivada do latim matrix, quer dizer mãe, causa, origem,fonte. Todo indivíduo forma a matriz verbolinguística antes mesmo de aprender a ler, e isso influenciará sua pobreza ou prodigalidade literária e verbal.
Devido ao vocabulário das pessoas ser formado junto com elas na primeira infância, fatores como a formação e escolaridade dos pais, aporte literário e pictórico de historietas infantis, livros, gravuras, viagens, experiências musicais e teatrais vivenciadas pelas crianças; capacita-as. ao desenvolvimento em tempo hábil, da matriz verbolinguística de modo além do satisfatório; habilita-as à pródiga fluência verbal e literária.
No caso contrário traduz-se como pobreza discursiva. É isso.
Anônimo disse…
Alguém consegue argumentar contra o Yuri?

Eu também quero saber!
Anônimo disse…
Eu consigo...e melhor ainda, no bom português, que você vai entender:

soletra, vai: ma-triz, do latim MATRIX, lembra do filme?

significado: mãe, fonte.

ver-bo-lin-guis-ti-ca: conjunto oral ou verbal, e literário. Trocando em miúdos pra tu entender...falar , e ler e escrever.

de-fi-ci-tá-ria: pobre.

formação e escolaridade dos pais: pais analfas ou semiletrados.

aporte literário e pictórico: revistinhas, gibis, filmes, quadros, gravuras, brinquedos.

pródiga fluência verbal e literária. é o que tu não tens.

limitação discursiva: é o que revelas. Te chamou de pobre. É isso.
Anônimo disse…
A pergunta correta é ...alguém NÃO consegue argumentar contra o Yuri? Também quero saber.
Yuri S. C. disse…
Levando em consideração a direção que os comentários tomaram, farei alguns esclarecimentos.

Existem dois comentários que são pertinentes ao assunto post: os dois primeiros.
No primeiro eu exponho meu ponto de vista: o ser humano é um hipócrita, mau, podre.
Não há religião ou sistema filosófico que tenha conseguido mudar ou mesmo regrar esses aspectos da natureza humana.

O comentário de lukretia apresenta outro ponto de vista. O meu não invalida o dela e o dela não invalida o meu.
No entanto, não compartilho da visão de lukretia e jamais abrirei mão da minha. A direção que os comentários por aqui tomaram (e sempre tomam neste blog) deixa demasiadamente evidente minha visão: o ser humano é majoritariamente imprestável.

Aqueles que quiserem continuar com verborragia ou verborreia estejam à vontade, o puteiro não é meu.

Neste post eu não comento mais.

Abs
Yuri
Colocando ditador crentista no seu lugar... disse…
Cara se toca vc já encheu o saco demais com teu trollismo antitudo que não seja cristão.Vc foi refutado em todos os posts.
cindy nilseen disse…
acho que religião é coisa que cada um deve procurar ou não e o estado não deve se meter.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...