Pular para o conteúdo principal

Só ingênuos e mentirosos podem confiar na bondade das crianças

Título original: Vítimas

por Luiz Felipe Pondé para Folha

Não confio em "vítimas". Explico-me, antes que o plantão dos humilhados e ofendidos grite. Claro que existem vítimas no mundo. Brancos que escravizaram negros, negros que comercializaram negros, homens que batem em mulher, mulheres que torturam homens que as amam até destruir neles qualquer resto de dignidade, gays que perseguem pessoas porque são diferentes deles (surpresa?), homofóbicos, crianças espancadas em casa e humilhadas nas escolas por outras crianças, enfim, há vítimas por todos os lados. Não me refiro a este tipo de vítima "óbvia" quando digo que não confio em "vítimas".

No caso das crianças então, eu aconselho a leitura do sensacional "Senhor das Moscas", de William Golding, pra quem afirma que o mundo seria melhor se deixássemos a "criança que existe em nós" ensinar os adultos maus como governar a sociedade. Risadas...

Neste livro, crianças abandonadas ao seu destino num local desconhecido criam uma sociedade cruel, autoritária e injusta, aos moldes do humano, demasiado humano. Somente ingênuos sem cura e mentirosos podem confiar na bondade das crianças.

De certa forma, elas são mais cruéis do que adultos, porque estes respondem de modo mais fácil aos constrangimentos morais baseados na "economia de interesses mútuos" (se você tem algo que me interessa, tendo a ser mais condescendente com você) e na vergonha social (não basta à mulher de Cesar ser honesta, ela deve parecer honesta). Estes são dois pilares essenciais do convívio moral coletivo.

Crianças são mais "livremente" violentas e invejosas. Humilham os mais fracos de modo despudorado, excluem qualquer um que seja "diferente" e gostam de esfregar na cara dos mais pobres tudo o que têm. Chato, não é? Também acho, mas fazer o quê?

Quando digo que não confio em "vitimas", refiro-me àquele personagem que toda família tem pelo menos um.

Você identifica facilmente uma dessas "vítimas" em reuniões de fim de ano ou em festas familiares fazendo o culto de si mesmas. Elas comumente acusam aos outros de "só pensarem em dinheiro" e de serem insensíveis. Normalmente essas "vítimas" não conseguem ganhar dinheiro e vivem graças à ajuda dos outros -claro, os mesmos que "só pensam em dinheiro".

Outro traço é a "sensibilidade aguçada" e uma "outra qualidade de consciência" -esta, então, é o fim da picada. Normalmente, pessoas assim adoram "arte-terapia". O apego à espiritualidade interesseira também é muito comum.

A "sensibilidade aguçada", então, me emociona (risadas). Elas choram com facilidade diante da própria sensibilidade. Aliás, este choro seria uma prova de sua qualidade de consciência maior do que a dos outros, aqueles miseráveis seres endurecidos pela aspereza infernal que acomete os que são obrigados a pegar a vida pelos cabelos e domá-la a cada dia, sem perdão.

Na realidade, estas "vítimas" costumam cobrar dos outros aquilo que elas nunca dão: atenção, cuidado, amor desinteressado, lealdade.

Experimente pedir a uma delas alguma coisa: estarão ocupadíssimas com alguma coisa "superimportante" naquele momento "superimportante" de suas vidas "superimportantes".

Pessoas assim costumam ser muito sensíveis ao sofrimento dos cães e gatos. Choram se virem algum animal sofrendo -mais uma prova de sua superioridade ética (risadas). De novo, antes que o plantão dos humilhados e ofendidos de alguma ONG a favor de piolhos sem lar grite, adoro cães, não tanto gatos. Mas eles também têm "direito" à felicidade, claro.

A chave para o amor aos animais neste tipo de "pessoa sensível" é que amar animais é muito mais fácil. Raramente eles o traem ou o expõem ao ridículo ou o abandonam. Por isso, hoje em dia (uma época dominada pelo marketing de comportamento) é tão comum gente que adora animais e detesta seres humanos. Tem até gente por aí que acha que homens e bichos deveriam ter os mesmos "direitos". Um dia macacos terão direito ao voto?

Enfim, cuidado com quem se acha "vítima" de um mundo insensível e dominado pelo dinheiro. Ela é, provavelmente, a mais insensível e interesseira de todas.





Quem diz não gostar de dinheiro é geralmente uma falsa santidade
outubro de 2010

A ditadura dos ofendidos.      Artigos de Luiz Felipe Pondé.

Comentários

Anônimo disse…
Foda. Simplesmente. Ótimo antídoto contra a hipocrisia e obtusidade acadêmicas.

Imagino que quem endossa essas posições, na Academia, deve se sentir como os que colaboraram com os nazistas na Segunda Guerra Mundial.
luis disse…
Acho que eu aparecí em alguma parte desse texto... Eu não tenho bem certeza porque mas
HA,HA,HA, Adorei essa hitória...
Ved disse…
Não provou muito bem seu argumento. Que crianças são cruéis, isso é fato, por não terem freios morais. Agora, qual a preocupação com a "vítima" descrita no texto? Encontrei apenas uma descrição de seu comportamento, mas nada sobre ser nocivo em potencial. De qualquer forma, MUITO BOM o texto!
Anônimo disse…
Pelo que li você é uma vítima. Tentando sensibilizar(chamar atenção)os outros como se sua opinião fosse a única verdade absoluta. Misturando crianças, adultos, bichos, dinheiro, comportamento num texto confuso tentando chamar atenção dos outros para suprir sua própria carência.
Ricardo disse…
Cinco grandes verdades que eu aprendi com o grande "filósofo" Luis Felipe Pondé:

1 - Dinheiro é bom e todo mundo gosta;

2 - Homem rico pega mais mulher do que homem pobre;

3 - Pobre tem inveja de rico;

4 - É melhor ser rico do que ser pobre;

5 - Crianças não são tão inocentes quanto parecem.

Não sei o que seria da minha vida sem essas grandes revelações.
Anônimo disse…
Ricardo falou tudo, mas aqui mesmo o cara já foi aclamado como 'maior pensador' desses 500 anos de Brasil, pelo visto, pensamos pequeno...

Wander
Unknown disse…
Os textos de Pondé sempre me empolgam. Posso compará-los a um oásis num deserto de hipocrisia. O senso comum veio para ficar e o politicamente correto é algo cansativo e pernicioso. Como nem tudo são flores, a posição do escritor em relação aos animais é lamentável. Sou do tipo que agrada cachorro de rua, que se envolve em confusão para defender os mesmos de pessoas covardes ( o mesmo acontece com crianças e idosos, antes que alguém pense naquela indagação inapropriada e desagradável:"mas você faz o mesmo com gente?" )
Geralmente quem critica os que ajudam os animais apenas, não fazem absolutamente nada por bichos nem pessoas. Bota hipocrisia nisso! Ainda bem que existem articulistas na FOLHA que pensam como João Pereira Coutinho.
Anônimo disse…
Nao se discute textos do Luis, ele é gênio, comparado a Schopenhauer, o mesmo nível!
Anônimo disse…
Putz, que esculhambação...
Leandro Correia disse…
1 - Dinheiro é bom e todo mundo gosta;

2 - Homem rico pega mais mulher do que homem pobre;

3 - Pobre tem inveja de rico;

4 - É melhor ser rico do que ser pobre;

5 - Crianças não são tão inocentes quanto parecem.

Isso não é revelação, todo mundo sabe disso tudo, só acontece por causa da nossa contrução social, egoísta, limitada, quase impondo que todos devem ser ricos, se dar bem na vida, "boniotos" ... Que piada.
Ricardo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo disse…
Então Leandro, foi uma ironia da minha parte, se você não entendeu. Não precisava de sua "explicação"...
Ana Luísa disse…
Para mim o texto soa como um grande clichê pseudofilosófico (sim, eu sei que o Pondé tem doutorado em filosofia e tal)... Essas conversinhas anti-politicamente-corretas são tão vazias como o politicamente correto levado ao pé da letra. Ao ler o texto, tive a ligeira impressão de que o autor queria chocar o leitor, de alguma forma. Então, lançou ao vento algumas idéias batidas, como "crianças não são ingênuas, mas cruéis", "pessoas que amam os animais não sei importam com outras pessoas", "os que se fazem de vítimas são os mais insensíveis", etc, etc, etc... Não consegui perceber muita sustentação dos seus argumentos. Enfim, pura balela de filósofo de meia-tigela.
Anônimo disse…
Bem. . .

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...