Pular para o conteúdo principal

Ave Maria em bandeira vira motivo de atrito entre evangélicos e católicos

Os católicos de Sidrolândia (MS) reagiram ao abaixo-assinado encabeçado pelo pastor evangélico Adilson Machado de Souza para que a inscrição “Ave Maria” seja tirada da bandeira da cidade.

Luis Medalha, do Conselho Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, escreveu uma carta com a advertência: “Irmão Adilson: estamos preocupados com você! Por quê? Ora, porque quem se irrita com o nome de Maria é o diabo.”

Com 71 mil habitantes, Sidrolândia fica a 71 km de Campo Grande.

O pastor resolveu promover o abaixo-assinado – que já tem mais de mil assinaturas – para reforçar uma ação judicial contra a prefeitura.

Medalha argumentou na carta que, diferentemente do que acreditam os evangélicos, o “Ave Maria” na bandeira não é uma idolatria e acusa o pastor de estar sendo movido pelo ódio. Ele citou João 2:9: “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.”

O argumento do evangélico é de que a inscrição beneficia a Igreja Católica, em prejuízo das demais religiões. Alguns católicos afirmam que o pastor está sendo hipócrita, porque ele ficaria quieto se a referência na bandeira fosse a Jesus.

A Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul examina a questão para, se preciso, mover ação pela retirada da referência religiosa da bandeira.

Pela Constituição Federal, o “Ave Maria” não poderia ser estampado na bandeira de uma cidade, não porque favorece uma única religião, mas pelo fato de o Estado ser laico.

Com informação do Região News.

Defensoria Pública de MS quer que cidade tire ‘Ave Maria’ de bandeira.
fevereiro de 2011

Religião no Estado laico.   > Guerra santa: religião contra religião.

Comentários

Diogo disse…
Parece que algumas pessoas tem um limite intelectual que não permite que vejam as coisas de uma maneira histórica ou tradicional.
O que me deixa desgraçado da cabeça é imaginar que um pastor, que deveria estar pregando o bem, fica enchendo o saco com coisas que não fazem sentido, e mais ainda as com pessoas que perdem tempo dando atenção a esse tipo de acefalia histórica.
Anônimo disse…
Eu quero ver o circo pegar FOOOOOOOOOOOOGO !!!

Os crentes não aceitam o fato da Divindade de MARIA [ e obviamente qualquer pessoal em sã consciencia tbm não]...

Se DEUS tem Filho e tem MÃE tbm no caso MARIA ?

entao ele é uma familia....e o PAI quem é ?? ele mesmo , seria uma relação incestuosa ???

O cristianismo Romano nada mais é do que o PAGANISMO PURO travestido de figuras católicas...

E em varias civilizações diferentes no mundo existem lendas de Mocinhas virgens que engravidaram de deuses....até nas lendas primitivas indigenas Brasileiras uma india que era proibida de comer determinado FRUTO , um dia desobedeceu os deuses comeu o tal fruto , o leite do fruto escorreu no seu ventre e ela mesmo virgem acabou engravidando.....

Bonita a lenda né....o Cristianismo é baseado em uma lenda tbm....por mais que a ICAR diga que não....Vcs conhecem alguma mulher que ficou gravida sendo Virgem ????
Anônimo disse…
Sem contar que Maria deu a luz a Jesus com 12 anos...
Ao menos foi consentido?
Anônimo disse…
Pela moral de hoje, José foi pedófilo. Talvez os padres que gostam muito de criancinhas usam isso como consolo. Se José foi, por que eles não podem ser?
Anônimo disse…
Vocês ATEU sem espiritualidade nenhuma nâo sabem o que dizem e mesma coisa digo destes protestantes hipócritas.
Lucio Ferro disse…
Tem mais é que tirar esta porcaria. O estado é laico, não tem religião.
Anônimo disse…
gente isso nao é nada apenas uma imagem... na biblia nao esta escrito que isso ai e uma santa
Anônimo disse…
nA bIBLIA está está escrito QUE
DEUS NÃO EXISTE. salmo 10, 4.
Anônimo disse…
salmo 14, 1 diz a mesma coisa

NÃO HÁ DEUS.
Anônimo disse…
Nenhum historiador do mundo antigo mencionou que houve um homem chamado Jesus Cristo. As referências apontadas a CHRESTOS, não têm como provarem-se falarem da mesma pessoa e sim do ungido com sangue, segundo a lenda, de touro.
A menção de Josefo é hoje desmascarada como fraude.
Como é possível que alguém que supostamente mudou a história (na verdade quem mudou foi o concílio de Nicéia) não consta em nenhum registro de história?
Conformem-se que vocês crêem num mito.
Anônimo disse…
sem coment,otarios evangelicos.....
Anônimo disse…
O que essas pessoas postaram é um absurdo!!!Claro que DEUS existe.Eu estou horrorizada.
Anônimo disse…
Citação de Anônima fundamentalista cristã:

O que essas pessoas postaram é um absurdo!!!Claro que DEUS existe.Eu estou horrorizada.
24/06/11 14:24
Horrorizada em saber que deus não existe? Sorria que o inferno não existe também, caso não tenha notado, lavaram se cérebro com OMO dupla ação, ou será que foi com ALA? Xi, nem sei qual produto usaram para isso...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Fé não pode influenciar decisões de Estado, afirma Mello

Mello: "Deuses e césares têm espaços apartados" Antes de anunciar o seu voto favorável ao fim da criminalização do aborto de fetos anencéfalos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello (foto) fez hoje (11) uma enfática defesa do Estado laico. “Os dogmas de fé não podem determinar o conteúdo dos atos estatais”, disse, em uma referência à campanha de religiosos pela manutenção da criminalização desse tipo de aborto. Mello é o relator do processo sobre essa questão que tramita no STF há quatro anos. Ele afirmou que as concepções morais religiosas — unânimes, majoritárias ou minoritárias — não podem guiar as decisões de Estado, devendo, portanto, se limitar às esferas privadas. “Paixões religiosas de toda ordem hão de ser colocadas à parte da condução do Estado”, disse. Ele fez uma menção à Bíblia: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. [...] Deuses e césares tem espaços apartados”. Ao ressaltar que o preâmbulo “s...

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Psicóloga cristã afirma que tolerância religiosa é falta de fé

Marisa Lobo prega no Twitter a intolerância religiosa A psicóloga cristã Marisa Lobo escreveu ontem em seu perfil no Twitter que “nada é mais lógico do que a perseguição. A tolerância religiosa é uma espécie de falta de fé. #Prossigamos fazendo o bem.”  A evangélica Marisa Lobo se tornou uma subcelebridade da internet por misturar crença religiosa com a ciência da psicologia — com intensidade, ela é elogiada por uns e criticada por outros. Depois de ter sido advertida pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, ela passou a se apresentar na internet como “psicóloga e cristã”. No Twitter, Lobo não diz por que defende a perseguição e a intolerância religiosa. Talvez seja porque, de acordo suas postagens posteriores, tenha resolvido recorrer à polícia contra as ofensas das quais é alvo na internet. “Estou processando diretamente na delegacia de crimes virtuais uma cambada que passou dos limites comigo”, escreveu. “Ontem fui na delegacia e abri 17 processos contra afron...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de...