Pular para o conteúdo principal

Evangélicos serão a maioria dos brasileiros em dez anos, diz estudo

Os evangélicos vão se tornar a maioria da população brasileira nos próximos dez anos ou até em um pouco menos. Se for mantida a taxa anual de 7% de conversões, em 2020 os evangélicos representarão 52% do total dos brasileiros.

É o que projeta um estudo da Sepal (Servindo aos Pastores e Lideres), que, para chegar a esses índices, cruzou dados do Censo 2000 do IBGE com uma  pesquisa feita em março de 2007 pelo DataFolha.

Luis André Brunet, da Sepal, disse que as conclusões do estudo têm 95% de margem de acerto.

Ele afirmou que o crescimento do número de devotos se manterá a partir de 2020 porque, entre outros fatores, a presença dos evangélicos nos Estados do Nordeste ainda está abaixo da média nacional por causa  da existência lá de “fortes raízes católicas romanas”, além do misticismo.

Brunet disse que o Brasil evangélico causará uma profunda mudança no comportamento dos brasileiros, e para melhor, como a redução do consumo de álcool e de outras drogas, aumento das matrículas escolares e queda no número de divórcio.

Ainda assim afirmou estar preocupado com uma tendência que já é muito forte, a de líderes religiosos materialistas que pregam a teologia da prosperidade, que não reflete os valores cristãos.

Disse estar orando para que a conversão evangélica do Brasil seja genuína, de acordo “com as normas apresentadas no Evangelho de Cristo”.

Com informação do Christian Post Correspondent.

Papa pede reação à perda no Brasil de fiéis para os evangélicos.
setembro de 2010

Pastor escreve: ‘Deus nos livre de um Brasil evangélico’.
fevereiro de 2011

Comentários

juliano disse…
eu sendo ateu, fico preocupado com essa notícia
um brasil dominado por evangélicos será catastrófico, nação de alienados zumbis, alto indíce de igrejas/empresas/comércios a cada esquina,aumento de pastores ricos e safados, grande aumento de pessoas loucas por fanatismo matando outras por insanidade em nome de um deus, perseguição contra ateus e pessoas que não tem nenhuma religião, aumento expressivo de parlamentares evangélicos corruptos que usam religião e status de cristão para se elegerem entre outras coisas
Regina disse…
Se isto acontecer, preciso seriamente procurar um outro país para morar.
Anônimo disse…
"Brunet disse que o Brasil evangélico causará uma profunda mudança no comportamento dos brasileiros, e para melhor, como a redução do consumo de álcool e de outras drogas, aumento das matrículas escolares e queda no número de divórcio."
Isso não computa. Também acho que essa porcentagem não se concretizará.
Ateus, falem alto e sejam ouvidos.
Anônimo disse…
pode excluir meu nome dessa lista, já estou de malas prontas tchau pra vcs que vão ficar!
Anônimo disse…
Isso sim dá medo!

É visão do inferno!
Se me permitem o trocadilho!
Anônimo disse…
Eu ouço essa conversa dede 1990 e até agora isso não se concretizou.Os pentediabólicos que são a esmagadora maioria dos evangélicos não passam de 18 por cento do total da população atualmente.Longe de ser maioria.
Anônimo disse…
Nãoo vi nenhuma pesquisa dessas no IBGE. Como é "pesquisa" cristã para cristãos, nem vou levar a sério...
Anônimo disse…
Vou pra Bahia.
Christian Paz disse…
Me chame quando você der a notícia: "Ateus serão a maioria dos brasileiros em dez anos, diz estudo"
Anônimo disse…
Que nada, seria muito "bom"...todo mundo escutando o dia inteiro rádio gospel, nada de funk, pagode, axé, nem acarajé...porque é consagrado ao satanás, nem carnaval, porque é festa da carne, nem viado, nem travesti, puta, nem pensar...um mundo todo espiritualizado, sem mentiras, porque crente não mente, nem rouba...mas, ôps! Quem ia tomar conta do inferno? Porque ia ser aqui!
Anônimo disse…
Serão a maioria ,menos eu.Não faço parte de exploradores da fé e muito menos participar de dízimos que não são utilizado para fazer caridade alguma.Duvido que estas igrejas imperialistas protestante deixaria um mendigo entrar como estás.Assim disse JESUS:"Vinde à mim com estás" Mas mendigos e mal arrumados não,sem dinheiro pior ainda.Estão doido entrar para uma porcaria dessas, isso não é religião é SEITA.
Anônimo disse…
Essas seitas desgraçadas jamais serão a maioria no Brasil.E esse estudo é mais estudo fajuta.
Anônimo disse…
Não vejo problema algum de voltarmos ao tempo da inquisição.
carlos disse…
Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. Um pais que vive à luz da Biblia certamente será mais próspero e feliz. O Brasil ainda viverá essa realidade em sua grande maioria evangélica, pois quem viver verá e não tardará. Deus abençoe o Brasil.
Anônimo disse…
É ruim disso acontecer!!
paulo roberto disse…
juliano vc se juga ateu para começar ..uma pessoa qui si juga ateu vai ter qui tipo de credibilidade pois vc foi formado pelo big bem ou vc alto vos crio deuses ...mas para vc qui si intitulao ateu sao pessoas ignorantes pois mesmo qui mostre a verdade para vc , vc vai transformala numa mentira uma serteza eu te falo , tem uma livro chamado biblia este livro fala como foi criado o ceu e a terra como foi criado o homem fala das tribulaçoes qui passa nos dias de hoje a biblia nao foi escrita no final de semana passado mais a mais de 2000 mil anos atras ai vem um hipocrita que si juga ateu e fala essas baboseiras qui vc coloco ai mais o mais inprecionante e qui mesmo asim deus deu o seu primogenito para remir seus pecado jesus te ama juliano e eu tanbem si vc nao saber oque e primogenito coloca no google qui vc vai saber quem e
REGISTRO disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cosmopolita disse…
"Brunet disse que o Brasil evangélico causará uma profunda mudança no comportamento dos brasileiros, e para melhor, como a redução do consumo de álcool e de outras drogas, aumento das matrículas escolares e queda no número de divórcio."

Que eu saiba nos EUA os evangélicos são maioria, e isso não impediu de se tornarem um dos países, se não o mais, depravado do mundo.

O argumento usado por esse senhor é totalmente falacioso e sem fundamento algum.
Anônimo disse…
.


paulo roberto, você é um exemplo perfeito de um fiel evangélico... simplório e analfabeto funcional!!!


.
Anônimo disse…
“A Bíblia, sobretudo no mundo protestante, foi transformada numa simples coletânea de preceitos éticos ou numa teologia escolástica, em uma espécie de dose de ópio destinada a manter pacientemente submissas as bestas de carga humana."
Huberto Rohden
gabriel disse…
catolicos eprotestantes juntos seremos mais irmaos
antonio costa disse…
a taxa de conversões vem caindo ano após ano e o publico alvo da pregação evangelica está quase todo ocupado, podem prestar atenção como as igrejas estão brigando entre si para roubarem fiéis uns dos outros.
o ibge mostrou que boa parte dos evangelicos não fazem parte de nenhuma igreja, também mostrou um grande crescimento dos ateus e sem religião.
quanto a tal mudança de comportamento, já fui evangelico e na igreja o divorcio e o consumo de drogas e alcool é igual ao resto da população, sem falar na gravidez de adolescentes que seguem a "abstinência sexual". no quesito escolaridade, eles acreditam que deus vai melhorar a vida deles e preferem ficar rezando do que estudar e se esforçar.
Anônimo disse…
Espero que o ritmo de crescimento ateu também se mantenha igual, ou cresça.
Anônimo disse…
Oque vejo é que pais não levarão seus filhos as escolas para ensinar a biblia e seus filhos não saberão nem o basico sobre geografia, medicina, historia e isso é muito triste, não posso esquecer dos gays que serão torturados para conseguir "a cura", dos ateus,cantoras de samba, ialorixas, espiritas que serão perseguidos presos torturados e mortos em nome de uma "Fé", fé cega é atraso de vida, quero estar mortinho da Silvia se isso acomtecer, Deus me livre de um Brasil Evanjeguico e de um Brasil Chatrollico. Medo.
Anônimo disse…
Você é um hipócrita alienado por seu ateísmo e faz um conceito totalmente errado dos evangélicos;Quais as naões mais desenvolvidas do mundo católicas ou protestantes?Por essa pergunta você saberá!!!
Anônimo disse…
Alguns países de maioria ou grande população protestante:
- south korea
- escandinavia
- eua
- reino unido
- alemanha
- south africa
- nigeria
- Brasil
- holanda e por ai vai..... só passando para dar um help ao anônimo
Anônimo disse…
Finalmente o Brasil vai mudar da merda para a diarréia!
Tamos cava vez mais fudidos, rumo ao 7o mundo. Que notíca triste: nunca vou presenciar falarem que a educação do Brasil atingiu os índices da Coréia, da Alemanha ou até da Espanha. Cuidados seus hipócritas papa-óstias e católicos de conveniência: Hitler acreditava em Deus e Charles Chaplin era ateu.

Dá-lhe ignorância em todas circunstâncias.
Anônimo disse…
Se esse dia chegar, irei me mudar para Austrália!
Unknown disse…
Em 10 anos o presidente do Brasil será evangélico.Deus entregará o país nas mãos de seus filhos
Ricardo Lopes disse…
Unica forma de reverter isso é com estudo. Se continuarmos tendo analfabetos e escolas deficientes, é bem provável que esta previsão se torne realidade.
Anônimo disse…
Eu acredito que não, pois foi indo a faculdade que percebi que religião é uma farça, como que o mercado de trabalho anda, cada dia temos que estar mais especializados acho que em algum tempo isso vai se reverter, como acontece na Inglaterra onde templos estão sendo usado por bibliotecas, bares, pistas de skates etc. Não me preocupo muito com essas estatisticas.
Unknown disse…
Isso sim vai ser o apocalipse... Espero que, com o aumento de ateus e pessoas de outras religiões, que também vem crescendo, isso comece a mudar. Se não, não suportarei viver por aqui...

https://bar-do-bastardo.blogspot.com/
Anônimo disse…
Todos sabem que o brasil tem formação religiosa na sua cultura e não é só porque uma pessoa acredita em um Deus a faz menos inteligente,os valores que a religião nos traz é algo benéfico como amor ao próximo,forte laço com a família dentre outros!algo que ao que parece nunca vai alcançar a mente de vocês que desprezam isso,espero que algum dia percebam a verdade sobre o que lhes acontece ao redor

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs