Pular para o conteúdo principal

Atirador tinha balas para matar quase todos da escola

por Fernanda Gabeira para o Estadão

Do jeito que as coisas aconteceram, era impossível evitá-las. Um ex-aluno da escola Tasso da Silveira entrou pela porta de frente, procurou a sala de leitura. Perguntaram a ele se vinha para a palestra. A escola estava comemorando 40 anos e era comum receber ex-alunos para palestras.

O que não era comum na história? Welington Menezes de Oliveira tinha deixada crescer uma barba e vestia-se de forma de uma forma estranha, Algumas testemunhas mencionaram luvas pretas. Trazia uma mochila e todo aquele aparato no calor do princípio de outono deveria parecia incômodo aos observadores.

A irmã adotiva, Rosilene Menezes, disse, numa entrevista de rádio, que ultimamente estava estranho, lendo coisas na internet. Tinha se interessado pelo islamismo mas não há indícios de que grupos islâmicos tenham se interessado por ele.

No bolso, ele tinha uma carta suicida, afirmando, entre outras coisas, que nenhum impuro poderia tocá-lo, apenas os castos ou os que perderam a castidade após o casamento. Teria de ser enrolado num lençol branco que trouxe para isto; teria de ser bem lavado antes de o sepultarem no mesmo túmulo da mãe adotiva.

Na rua, alguns moradores de Realengo estavam perplexos. Lembram-se que Welington voltava sempre a Realengo. Afirmam também que a escola merecia ter um segurança pois, no passado, atiradores num carro em movimento alvejaram o prédio, ali mesmo onde agora aparecem tres buracos de bala, resultados do tiroteio matinal.

De fato, os colégios do Rio são pouco seguros. Mostrei como um dos Cieps assaltados no ano passado, oito ataques em três meses, tinha uma cracolândia no patio. Era o Antonio Candeias Flho, no Irajá. Um documento do Sindicato dos Professores, também do ano passado, revela que 86 por cento das escolas não têm porteiros ou seguranças.

Jamais aconteceu, entretanto, nenhum ataque frontal aos alunos. Em Campo Grande, na mesmo dia do massacre, explodiram duas bombas caseiras na escola municipal Mafalda Teixeira Alvarenga. Mas ainda assim, nada indicava a possibilidade do que houve na escola Tasso da Silveira.

Welington deve ter lido mais uma vez a frase que está inscrita num grande quadro, ao lado da sala dos professores: a confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito, Ralph Waldo Emerson. Em seguida, subiu as escadas, abriu a porta de ferro azul e foi para as salas de aula.

O horror é indescritível, exceto pelos relatos pós crime. Um policial que foi ao IML, me disse que as crianças foram alvejadas na testa, de cima para baixo. Ele suspeita que o assassino as enfileirou e pediu que ajoelhassem para facilitar a tarefa. Ele tinha bala para matar quase toda a escola. Além dos dois revólveres que trazia, conseguiu um dispositivo chamado fast jet que permite recarregar as armas com muita rapidez.

Dois alunos baleados conseguiram escapar pelo portão da frente. Posso imaginar seu desespero. As proximidades do cadeado estão cheias de marca de sangue. Na rua, comunicaram-se com a polícia e o sargento Márcio Alves foi à escola, atirou na perna de Welington que se matou em seguida.

Isto é tudo. Mas é quase nada para quem quer entender. Na carta sucida, Welington não fala que foi contaminado pelo virus da Aids. Havia alguma especulação por ter matado dez meninas e apenas um menino. Um policial me alertou para a possibilidade de coincidência, pois as meninas costumam ficar mais juntas.

Tudo isso é dificil apurar no mesmo dia do crime, sobretudo porque a perícia ainda estava sendo feita e as testemunhas não foram ouvidas pela polícia. As marcas de sangue na escada, na porta de saída, nas ásperas paredes e o silêncio dos peritos trabalhando nos andares superiores foi a impressão mais forte da escola. O patio onde se ouvem gritos tinha apenas um dois policiais e dois homens vestidos com terno escuro com a gola típica des padres. No pé da escada alguns sacos de plástico, vazios e empilhados.

Na saída, quando o guarda municipal abriu a porta, detive-me sobre as marcas de sangue pensando como poderiam ter parado ali. Antes de alcançar a liberdade e chamar por socorro policiail, os meninos feridos no rosto devem ter encostado a cabeça na parede, para esquecer o horror ou ganhar forças para escapar dali.

'Vi sete amigos morrerem. Não sei como não morri'.
abril de 2011

Vítimas.      Caso do atirador do Realengo.

Comentários

Anônimo disse…
Mas o imbecil do DATENA disse que são ATEUS que cometem crimes ????

esse jovem era ex-TJ e agora flertava com o ISLÃ e pelo que se viu era extremamente religioso....

se nao houvesse religião ele teria cometido esses crimes ?
Anônimo disse…
Meu caro amigo,
Pergunto, só os Ateus é que cometem crimes?
Este rapaz, foi acometido por um surto psicótico (é um episódio de dissociação da estrutura psíquica do indivíduo, fazendo com que este mostre comportamentos socialmente estranhos e diferentes, devido à momentânea incapacidade de pensar racionalmente)
Este rapaz, será que estava tomando medicamento?
Qual o siginificado que ele dava para a vida?
Qual o sentimento que ele teve perante a avò que falecerá?
Não estou, falando que o ele fez fora correto.
Acredito, que cada um de nós temos que mudar o nosso olhar e observamos, se dentro de nossa própria casa, temos um parente que esteja passando por um problema (chorando por qualquer coisa, quieto, falante demais, etc) e pararmos de criticarmos as pessoas e acolhermos mais o outro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...