Pular para o conteúdo principal

Cidade teme que Justiça dê liberdade ao Maníaco da Cruz

Corpos das vítimas eram deixados em forma de cruz

Em 2008, D.F. (foto), então com 16 anos, matou em Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, três pessoas as quais considerou “impuras” e deixou os corpos em forma de cruz para que obtivessem a salvação. O assassino passou a ser chamado de Maníaco da Cruz e ele só não matou mais porque foi descoberto e internado em uma unidade de recuperação de adolescentes de Ponta Porã.

Agora, a população teme que D.F. volte para cidade. O jovem complexou 19 anos em janeiro e tem tido bom comportamento.

Pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o período da internação sócio-educativas não pode exceder a três anos, exceto nos casos em que ficar comprovado que o jovem é portador de transtornos mentais.

Já venceu o prazo de o D.F. ser solto, o que não ocorreu porque foi considerado inapto na sua mais recente avaliação psicológica, em meados do ano passado. A avaliação é feita a cada seis meses, conforme determina o ECA.

O Maníaco da Cruz matou o pedreiro Catalino Gardena, 30, por ser alcoólatra e gay, a frentista Letícia Neves de Oliveira, 22, por ser lésbica, e a estudante Gleice Kelly da Silva, 13, por ser usuária de drogas -- sempre de acordo com o seu julgamento. Todos foram asfixiados.

Um dia após ter matado Gleice, D.F. entrou na página do Orkut dela, não gostou das mensagens de pêsames que lá estavam e escreveu: “Mortos não recebem recado”.

Para decidir quem matar, D.F. conversava com as suas prováveis vítimas. Era, segundo ele, “uma entrevista” para saber quem era “impuro”. Uma jovem deixou de ser morta porque parecia com a namorada dele.

Paulo César Vilaverde Torraca, direitor da Unei (Unidade Educacional de Internação), confirmou que D.F. tem apresentado comportamento exemplar, participando de atividades com os demais internos.

Lista do assassino
É a juíza Larissa Castilho da Silva Farias, da 1ª Vara Cível de Ponta Porã, que decidirá se o jovem continua internado ou se obterá a liberdade. Ela não dá entrevista porque o caso está sob segredo de justiça.

Quando foi preso, D.F. fez afirmações que explicam o temor das pessoas de Rio Brilhante, como a de que tinha “pego gosto de matar”. Ele pretendia superar o seu ídolo, o Maníaco do Parque (Francisco de Assis Pereira), que nos anos 90 matou em São Pelo pelo menos sete mulheres.

Com informação do Bom Dia MS, da TV Morena, e do arquivo deste blog.

Carla conta como sobreviveu ao ataque do Maníaco da Cruz.
outubro de 2008

Caso do Maníaco da Cruz.   > Casos de transtorno mental.

Comentários

Anônimo disse…
O Fernando é o Maníaco da Bíblia.
o ECA é uma das maiores excrescências de nosso sistema legal, pois ele arbitrariamente diferencia "inocentes crianças" de "adultos" com base em critérios puramente cronológicos, DESCONSIDERANDO fatores que o resto da lei criminal CONSIDERA.

Por exemplo, a lei criminal admite o exame psiquiátrico para determinar a imputabilidade de um criminoso, mas o ECA não admite um exame psiquiátrico para determinar que um adolescente teria consciência de seus atos.

Se considerarmos que nossa lei criminal já é uma porcaria de leniência e brechas (provavelmente propositais) o ECA se revela ainda mais monstruoso.

Uma lei para cidadãos ideais, vivendo em um paraíso, que foi infelizmente aplicada no mundo real.
GIGLIANNE disse…
Gente, esse homem não tem a menor condição de voltar a viver em sociedade. Quanto a afirmar que ele tem comportamento exemplar, todo psicopata tem comportamento exemplar. Será no mínimo imprudência da justiça se libertarem esse rapaz
o ECA ignora a existência de psicopatas. Aliás, nosso sistema penal inteiro ignora. Toda a nossa justiça parte do pressuposto de que todo criminoso e' recuperável e a ideologia de nossa justiça é de reparar o dano e recuperar o agressor para a sociedade.

Mas cada dia fica mais evidente que em certos casos eliminar a fonte do dano é a melhor maneira de evitar futuros problemas.

Sim, sou favorável à pena de morte, ainda que de forma limitada.
Anônimo disse…
Tomara que fuzilem este diabo.
Anônimo disse…
psicopatas devia ta vivo e sofrer assim como ele fez com as pessoas
Anônimo disse…
Estão dizendo que atualmente ele fugiu da correcional de menores de Ponta Porã e que está sendo procurado e que isso não é divulgado devido a que provocaria principalmente descrédito político...se isso for verdade estaríamos correndo perigo e alguma autoridade devería tomar providencias...
Anônimo disse…
Ele podia ter sido morto quando estava preso agora fka causando medos nas pessoas

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...