por Jamil Chade
para 'O Estado de S.Paulo
Centenas de escolas públicas em pelo menos 11 Estados do Brasil não seguem os preceitos do caráter laico do Estado e impõem o ensino religioso, alerta a Organização das Nações Unidas. Em relatório a ser apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, a situação do Brasil é criticada.
O documento foi preparado pela relatora da ONU para o direito à cultura, Farida Shaheed, que também alerta que intolerância religiosa e racismo "persistem" na sociedade brasileira. A relatora apela por uma posição mais forte por parte do governo para frear ataques realizados por "seguidores de religiões pentecostais" contra praticantes de religiões afro-brasileiras no País. Uma das maiores preocupações é o com o ensino religioso, assunto que pôs Vaticano e governo em descompasso diplomático.
Os Estados citados por Farida, que visitou o País no final do ano passado, são Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A relatora diz ter recolhido pedidos para que o material usado em aulas de religião nas escolas públicas seja submetido a uma revisão por especialistas, como no caso de outros materiais de ensino. Além disso, "recursos de um Estado laico não devem ser usados para comprar livros religiosos para escolas", esclarece.
Para Farida, "deixar o conteúdo de cursos religiosos ser determinado pelo sistema de crença pessoal de professores ou administradores de escolas, usar o ensino religioso como proselitismo, ensino religioso compulsório e excluir religiões de origem africana do curriculum foram relatados como principais preocupações que impedem a implementação efetiva do que é previsto na Constituição".
Legislação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que o ensino religioso deve ser oferecido em todas as escolas públicas de ensino fundamental, mas a matrícula é facultativa. A definição do conteúdo é feita pelos Estado e municípios, mas a legislação afirma que o conteúdo deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa e proíbe qualquer forma de proselitismo.
"Em tese, deveria haver um professor capaz de representar todas as religiões. Mas, como sabemos, é impossível", explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). "Além disso, a aula não é tratada efetivamente como facultativa. O arranjo é feito de tal forma que o aluno é obrigado a assistir."
Roseli explica que o modelo brasileiro é pouco usual nos países em que há total separação entre Estado e religião. "Até Portugal, que no regime de Salazar tornou obrigatório o ensino religioso, aboliu as aulas. Educação religiosa deve ser restrita aos colégios confessionais. Lá, o pai matricula consciente."
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Escola é laica, mas tem "Pai Nosso" antes de começar as aulas
maio de 2011
Ensino religioso é armadilha para a catequização, diz antropóloga
para 'O Estado de S.Paulo
Documento diz que escolas desrespeitam o Estado laico |
O documento foi preparado pela relatora da ONU para o direito à cultura, Farida Shaheed, que também alerta que intolerância religiosa e racismo "persistem" na sociedade brasileira. A relatora apela por uma posição mais forte por parte do governo para frear ataques realizados por "seguidores de religiões pentecostais" contra praticantes de religiões afro-brasileiras no País. Uma das maiores preocupações é o com o ensino religioso, assunto que pôs Vaticano e governo em descompasso diplomático.
Os Estados citados por Farida, que visitou o País no final do ano passado, são Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A relatora diz ter recolhido pedidos para que o material usado em aulas de religião nas escolas públicas seja submetido a uma revisão por especialistas, como no caso de outros materiais de ensino. Além disso, "recursos de um Estado laico não devem ser usados para comprar livros religiosos para escolas", esclarece.
Para Farida, "deixar o conteúdo de cursos religiosos ser determinado pelo sistema de crença pessoal de professores ou administradores de escolas, usar o ensino religioso como proselitismo, ensino religioso compulsório e excluir religiões de origem africana do curriculum foram relatados como principais preocupações que impedem a implementação efetiva do que é previsto na Constituição".
Legislação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que o ensino religioso deve ser oferecido em todas as escolas públicas de ensino fundamental, mas a matrícula é facultativa. A definição do conteúdo é feita pelos Estado e municípios, mas a legislação afirma que o conteúdo deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa e proíbe qualquer forma de proselitismo.
"Em tese, deveria haver um professor capaz de representar todas as religiões. Mas, como sabemos, é impossível", explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). "Além disso, a aula não é tratada efetivamente como facultativa. O arranjo é feito de tal forma que o aluno é obrigado a assistir."
Roseli explica que o modelo brasileiro é pouco usual nos países em que há total separação entre Estado e religião. "Até Portugal, que no regime de Salazar tornou obrigatório o ensino religioso, aboliu as aulas. Educação religiosa deve ser restrita aos colégios confessionais. Lá, o pai matricula consciente."
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maio de 2011
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maio de 2011
Comentários
Laicistas,ateus etc a luta continua!!
Deixa-nos sempre atualizados sobre essas notícias que dificilmente vemos na "grande mídia". Esta não tem o menor interesse em mudanças no status quo.
Abraço!
A ONU não tem absolutamente mais nada o que fazer ? Tem um monte de massacres ocorrendo no oriente médio e áfrica para eles darem palpites.
Pois é.... tbm acho isso!
Aliás, nesses países critica-se tanto o fato de terem estados teocráticos. Porque no Brasil pode? Porque o Estado é cristão?
O Brasil não tem mais desculpa, já é uma das maiores economias do mundo e tem política e economia estáveis. Está na hora de permitir que todos os brasileiros usufruam disso!
Ademais, se plantarmos desde a infância valores espirituais, certamente as crianças crescerão melhores do que deixando "DEUS" de lado, como se não fosse um assunto importante...
Sou espírita, mas prefiro ver uma criança sendo educada na religião católica ou evangélica (ou qualquer outra), a não ter religião nenhuma. As escolhas serão feitas ao longo da vida, eu mesma fui educada na religião católica, ou seja, tive uma base quando criança...e isso fez grande diferença na minha vida...
É o que penso que deveria acontecer com todas as crianças, se tiverem uma base, mais na frente poderão optar por outra religião, mas terão a semente dentro de si...e Deus é importante demais para ser deixado de lado.
Leve as crianças à Igreja, para não ter que visitá-las nos presídios.
Leve as crianças à Igreja, para não ter que visitá-las nos presídio.
Opa...Quer dizer que o presídio é um lugar que não tem crente? Meu companheiro existem muito mais crentes em um presídio do que ateus. O ultimo lugar que eu levaria o meu filho é a uma igreja. Quero que ele cresça saudável.
Espero que neste mundo moderno e neste pais que vai para frente, possamos separar. Respeito a espiritualidade e a fé de que uma ditatura religiosa que a santa mae igreja ainda hoje impoe ao mundo!!! Nem o vaticano , nem as organizacoes protestantes hoje emmassa no Brasil devem ditar a vida politica de uma nacao!!! Acordemos gente, se um dia um Brasil menos passivo lutou e ofereceu vidas pela Jovem democrácia que temos hoje. Se dormirmos , de frente somente de nossas novelas e televisoes. Teremos ditaturas pscologicas cada vez mais fortes e impossiveis de sufocarlas!!!! Fiquemos de olho!!!! Em um pais como o noso, Tem que se poder ser crente ou ateo, mas com respeito mutuo para uma convivencia em paz! Isto é o mais importante!!!!
Acho que isso reflete nada mais que a realidade...
Lecionei para mais de 1500 alunos, no IEE - Florianópolis - SC - uma aula por semana para turmas de 40 alunos de sextas, sétimas e oitavas séries.
As pessoas e a ONU, antes de criticarem, tem que ter conhecimento dos conteúdos que estão sendo ensinados. Não compare com o que estudaram quando estavam nessas séries, mudou muito.
Na quinta série é basicamente as religiões da pré-história e todas as manifestações religiosas das grandes civilizações antigas. Na sexta é continuação com os povos indígenas e africanos, e mais coisas. Na sétima são os grandes líderes da humanidade nesses mais de 2000 anos e as escrituras sagradas desses povos (TODAS ELAS). Na oitava, é algo mais contemporâneo, cultura, fenomenologia, etc. Ligando com a Filosofia e Sociologia que verão no Ensino médio.
Sempre com os termos mais interdisciplinares e inter-religiosos possíveis e também ecumênico. Sem dar opiniões nessa ou naquela. Pensem! Para saber mais quem sou acesse: www.rdscbr.com.br
Por outro lado, tenho visto tantos levantarem a bandeira em defesa de KIT GAY nas escolas, livros de conteúdo duvidoso como o tal "Mamãe como eu nasci?", máquinas de preservativos, agendas do ficar e uso da maconha em universidades.
Agora alguém aqui tente me explicar por que a escola pode ser palco de tantos eventos e manifestações bizarras mas não pode se prestar a ministrar ensino de religião que nada mais prega que não seja PAZ, AMOR, FELICIDADE, BEM COMUM, FAMÍLIA, SEXO COM AMOR, HONESTIDADE, PROBIDADE, etc.
Acredito que muito tenha a ver com a intenção de alguns em retirar do coração das pessoas, algo que funcione como uma consciência...que lhes dê a capacidade de diferenciar o mal do bem, o bom do mau. Penso que estas pessoas, de certa forma, temam o dedo acusador, apontado para suas caras e dizendo "eu vi o que vc fez de errado". Temem o julgamento dos seus atos...não querem gente por aí dizendo o que realmente são. Querem poder praticar todo os tipos de bizarrias, sodomia, zoofilia, coprofagia, pedofilia e tudo mais, sem a possibilidade de que alguém ou algo os esteja culpando.
"Ninguém afirma: "Deus não existe" sem antes ter desejado que "Ele não exista".
Com efeito, o devedor insolvente gostaria que seu credor não existisse. O pecador que não quer deixar o pecado, passa a negar a existência de Deus.
Por isso, quando se dá as provas da existência de Deus para alguém, não se deve esquecer que a maior força a vencer não é a dos argumentos dos ateus, e sim o desejo deles de que Deus não exista. Não adiantará dar provas a quem não quer aceitar sua conclusão.
Finalizando: Retirem a fé dos corações das pessoas e cairá a última barreira que ainda impede alguns de entrar na sua casa, estuprar, roubar e matar todos os seus. Retire Deus do coração das pessoas e vc corre o risco de ser assassinado pelo seu próprio filho. Retire Deus de dentro da sua casa e se abrirão dezenas de outras para tudo que de mais bizarro e atroz existe nesse planeta, pois a justiça dos homens, principalmente aquela brasileira, já deu provas de não estar nem aí para vc.
Surpreende-me tanta ignorância!
PS: Sou católico não praticante...vou à Igreja duas ou três vezes por ano. Não me venha com conversa fiada de que sou alguma espécie de fanático.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm
Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
§ 1º - O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
Vejo isso como mais uma tentativa de massificar a população, de desconsiderar tudo o que não é "exato", de esvaziar o homem e, desta forma, mantê-lo como um ser facilmente manipulável através do medo, que é altamente lucrativo para os poderosos.
Qdo eu estudava (uma escola estadual) ensino religioso era obrigatório e só se ensinava uma religião: o catolicismo. Isso sempre me incomodou, pois isso não é ensino religioso e sim proselitismo. Eu cheguei a fazer uma crítica sobre isso e dei a sugestão de se ensinar todas as religiões e ideologias não-religiosas e como resultado fui suspensa da aula de religião. Pra ser sincera, essas aulas não me fizeram a menor falta.
Fui criada numa família católica, mas meus pais nunca me forçaram a seguir a religião deles e nunca me obrigaram a fazer catecismo, primeira comunhão e crisma. Desde cedo sempre fui questionadora a respeito de religiões e a existência de deuses...eu me tornar atéia era só questão de tempo. Nunca tive uma educação religiosa e - apesar disso - me tornei uma pessoa de bem. Não sou criminosa, sei diferenciar o certo do errado, tenho noção do bem e do mal, nunca pensei em matar meus pais ou qualquer outra pessoa e ajudo os outros qdo possível.
O caráter de uma pessoa não depende de uma religião ou de uma crença em deus. Basta a pessoa ter consciência e empatia. E isso eu tenho de sobra.
existem treligiões atéias (como o budismo e o satanismo, que não acreditam em seres mágicos, deuses etc) há religiões em que existem vários deuses (como na mitologia nordica, grega, egipsia)
religião não deveria ser imposto a criança alguma, ainda mais que na fase em que a criança está com sua imaginação mais fértil, e diferencia muito pouco a realidade da ficção.
escola deve tratar fatos, ciencias, comunicação, e não alienação.
já pararam para pensar no absurdo de ter um messias judeu, cujos pais tem nomes de portugueses e feição de como se fosse espanhol.
os crentes falam que seria bom alienar os filhos com contos de fadas, como se fossem reais; mas aí se o professor falar sobre Constantino (a pessoa que inventou o cristianismo), sobre as cruzadas, a inquisição católica? a absorvição de outras religiões (como as ligadas ao deus Mithra, ou a mitologia grega) para depois impor o catolicismo a povos que não a receberam bem antes.
quanto a crimes; está cheio de pastores acusados de lavagem de dinheiro, criação de empresas fantasmas, uso do dinheiro dos fieis para compra de emissora de rádio e tv, lavagem cerebral.
quanto à espirita, acho que ela não é tão espirita assim, sempre vejo o espiritismo como sendo uma religião mais tolerante, e realistica dentro do possivel.
Concordo sobre liberdade religiosa. Assim como a verdade com raciocínio,
Aposto muito mais na ciencia que na religião.
Escola deveriam ser para instigar a curiosidade e não para catequizar.
Ensinar religião seira interessante se todas fossem citadas, assim as crianças começariam cedo a entender o verdeiro sentido do futuro.
a nação de deus ainda vai ter muito trabalho para erradicar de vez essa praga satanica do planeta antes que o messias volte em 17 de fevereiro de 2015 (é a data que a bíblia diz, acreditem se quizerem)
que deus abensoe e ilumine vcs
O artigo 33 da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional proíbe o proselitismo. Está lá bem claro. Quem evidenciar isso na escola de seus filhos que denuncie.
Hoje existem cursos de Ciências da Religião que habilita um professor a ministrar alas de Ensino Religioso que visa esclarecer a religião enquanto fenômeno cultural humano. É disso qeu a disciplina trata e não de moral e ética ou ainda de doutrinas cristãs.
Eu sou a favor do Ensino Religioso nas escolas porque é uma oportunidade de se construir um sentimento de tolerância nas crianças ao propôr um estudo das variantes religiosas.
Se um pai quer que seus filhos tenham educação religiosa, para isso existem as igrejas. É muita ignorância achar que a falta de religião implica numa falha da formação ética dos alunos.
Mas o mais impressionante nesse debata é o medo de grande parte dos Anônimos que comentam de se exporem..
Precisamos entender que o Brasil é um país religioso e que a laicidade do Estado tem a ver com o não apoio à esta ou àquela religião, mas sim à todas as religiões.
É compromisso do Estado proteger a cultura de seu país, mesmo que essa cultura seja diversa, ou melhor, principalmente porque é diversa.
Ensino Religioso que ensina a respeitar a diversidade religiosa do país (inclusive o ateísmo), SIM! Favoritismo ao proselitismo de uma só religião, NÃO!
religião não é o nosso problema,nunca tivemos conflitos religiosos, nosso problema é outro, é corrupção,crack, tráfico,má distribuição de renda e etc. vão procurar o que fazer ao invés de ficar se metendo na nossa cultura.
Religiao foi e é um grande problema neste país, entre os inumeros exemplos históricos pode-se citar a Revolta dos Malês. Pessoalmente nao vejo como o Brasil, que mal sustenta um ensino publico decente na grade básica, pode ser bem-sucedido numa aula de ensino religioso abrangente como alguns citaram, mesmo que a ideia seja interessante.
Não generalizem comportamentos sociais com base em religião, sabe-se que o IRA foi uma guerrilha fundamentalista católica e as Cruzadas trouxeram um enorme morticínio. Talvez fosse mais interessante se os estudantes pudessem formar clubes na escola como atividade extra-curricular e, nestes sim, tratar das religioes que os agradassem e possivelmente sob a tutela de algum professor interessado.
Mas ... "Talvez fosse mais interessante se os estudantes pudessem formar clubes na escola como atividade extra-curricular e, nestes sim, tratar das religioes que os agradassem e possivelmente sob a tutela de algum professor interessado"...
É exatamente essa a proposta, amigo. É obrigação do estado fornecer ferramentas, mas é optativa ao aluno e de acordo com o credo.
Todavia o apontamento da ONU e válido e é uma crítica construtiva embasada em fatos...
Pois é fato conhecido que muitas religiões intolerantes das vertentes ditas evangélicas, pentecostais ou apenas protestantes, atacam injuriosamente religiões de origem africana, e vice versa, o proselitismo e o dogmatismo permeia todos os campos separatistas (politica e religião estão no topo) também ferindo o direito ao livre culto.
Todavia o apontamento da ONU e válido e é uma crítica construtiva embasada em fatos...
Pois é fato conhecido que muitas religiões intolerantes das vertentes ditas evangélicas, pentecostais ou apenas protestantes, atacam injuriosamente religiões de origem africana, e vice versa, o proselitismo e o dogmatismo permeia todos os campos separatistas (politica e religião estão no topo) também ferindo o direito ao livre culto.
politica e deixem os professores mostrar para cada aluno o quanto o governo leve de seus trabalhos em impostos,
deixa os professores debater com os alunos os assuntos e fraude,corrupção,desvio de dinheiro publico.assim começar a votar certo e com consciência.
isso ninguém corre atras
ACORDA BRASIL enquanto se preocupa com entidades secretas,futebol,carnava,o governo leva messes de trabalho por ano em impostos que não são investido no deveria ser
Minhas filhas ganharam bolsas de estudo em um colégio particular de uma rede muito respeitada. Não as matriculei porque o colégio é administrado por freiras, e o catolicismo é a base do ensino por lá. Inclusive havia obrigatoriedade de frequentar missas e cultos promovidos na capela instalada dentro do colégio.
Optei em matriculá-las em outra escola. Minha esposa quase surtou pq deixei de economizar um bom dinheiro com as bolsas de estudo do colégio "igreja".
Eu permitiria que minhas filhas frequentassem aulas de ensino religioso desde que não REPRESENTEM uma religião específica, mas que APRESENTEM todas as religiões com neutralidade. Acho interessante que a criança saiba que não existe apenas uma religião verdadeira, e que tbem não existe apenas UM deus.
Talvez assim a própria criança entenda desde cedo que as religiões são manifestações meramente culturais e passe a questionar sobre qual delas é a "verdadeira". E não seria utopia imaginar que isso as tornariam menos suscetíveis a abraçar a religião (afinal, qual delas seria a correta?).
A utopia nesse caso é imaginar que todas as escolas tenham essa neutralidade, que apresentem todas as religiões de igual forma e sem parcialidade. Temos aí o exemplo de alguns políticos religiosos que aprovam leis (que passam por cima da nossa constituição federal) com a finalidade de promover suas crenças, como se elas fossem a verdade única e absoluta.
Quem tem filhos em escolas que ministram aulas de cunho religioso, procurem se informar sobre o conteúdo dessas disciplinas. Proselitismo difarçado de disciplina curricular deve ser combatido.
"Eu permitiria que minhas filhas frequentassem aulas de ensino religioso desde que não REPRESENTEM uma religião específica, mas que APRESENTEM todas as religiões com neutralidade. Acho interessante que a criança saiba que não existe apenas uma religião verdadeira, e que tbem não existe apenas UM deus."
Esse não é o propósito subjacente à introdução do curso de religião em escolas. As religiões afro-brasileiras não constituem nesse âmbito matéria de interesse e, se forem abordadas, o serão superficialmente (acredito). A disciplina religião não é encarada como um conhecimento que tem algum proveito, como matemática, história e geografia. Não vejo vantagem em ensinar às crianças e jovens uma dada visão de mundo religiosa (a cristã, no caso, simplesmente porque o que se ensinará será o modelo de estudo bíblico consagrado pela igreja; não se lerá a Bíblia criticamente e se reforçará o que já se apregoa nas celebrações da igreja. Elas não precisam "saber" que existe mais de um deus, a menos que esse "saber" signifique saber que homens, em diferentes culturas, criaram seus deuses; que deuses não existiriam sem os homens, já que não há uma forma de animal outra capaz de louvar a deuses e lhes render graças e lhes erigir templos. Só os homens são capazes disso!
Ao anônimo, eu recomendo a leitura do livro "Filhos sem deus - ensinando as crianças um estilo ateu de viver". A ideia preconceituosa de associar ateu à imoralidade, à criminalidade, à irresponsabilidade social é um despautério sem tamanho! Isso cansa!!!
Gratissimo,
Prof. Janilson
Ensino Religioso e Filosofia (UFRN)
Esqueceram que o Brasil compõe a ONU. Caso não saibam, o Brasil aderiu voluntariamente à ONU, portanto, as críticas da Organização são totalmente válidas – e não constituem nenhum absurdo.
Aos que não observam esse papel da ONU como humanitária, cabe ressaltar que a crítica feita pela ONU baseia-se na laicidade do Estado e nas liberdades de crença e descrença, que além de serem direitos e garantias individuais, são direitos humanos!
E quanto a ONU ter coisas mais importantes para se importar, é sempre bom lembrar que constitui um atestado de incapacidade intelectual não aceitar que diversos temas podem ser debatidos e tratados simultaneamente – e uma maneira de negar a evolução. Fora que os que usam a retórica de tentar reduzir a importância de determinados temas de acordo com seus interesses privados, tornando-os tabus ou blindando-os, estão fazendo uso da desonestidade intelectual.
Quanto ao ensino religioso em si, eu sou contra e é inconstitucional. Ensinar sobre história das religiões, religiões existentes e tolerância religiosa é diferente do que ensinar religião, e não há nenhuma necessidade de uma matéria específica para isso. E a prática tem se demonstrado que tal ensino acaba por ser discriminatório e prosélito, pendendo sempre para o cristianismo. Religião é matéria para igreja e para a vida privada do cidadão, e ponto final!
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/05/onu-critica-brasil-por-permitir-ensino.html#ixzz1jLUfYTkX
Paulopes só permite a cópia deste texto para uso não comercial e com a atribuição do crédito e link.
"Leve as crianças à Igreja, para não ter que visitá-las nos presídios."
Vamos la...se vc realmente ler alguma coisa, notará que 80% dos presidiarios sao catolicos/evangelicos(Revista veja publicada em 10/11)
Se vc for parar e olhar ao longo da Historia, ja se matou mais em nome de deus que todas as outras guerras( e sim, deus em minuscula). Se vc for parar e pensar em seu argumento, Hither era um catolico fervoroso, um cristao, e fez o que fez....
Pense e leia antes de falar o que nao sabe.
Vá se informar que voce vai ver que a ONU se preocupa com muito mais coisas, diferente de voce, que nem em se informar antes de abrir a boca se preocupa
fazendo guerra contra a Igreja fossando o governo ir de encontra
a moral crista a fetando a liberdade Religiosa,agora sogem os ateus
querendo um direito que não tem vamos acabar com essa palhaçada de estadio Laico respeite o Cristianismo o nome de Jesus Cristo tem que
entra em todo lar seja residencia ou escolas gostem quem gosta.
você errado porque um caso isolado de padre acontece uma vez não da
direito a você dizer que todos padres são pedofilos assim posso dizer que todos pastores são pedofilos eles praticam em maior numero
estrupos as TV Record e Glôbo ficam abafando aasim os pais que tem filhos são todos pedofilos.
Ao invés de contar fábulas fantásticas e ameaçar nossas crianças com danação eterna caso não sejam boas, por que não simplesmente eliminar as partes mentirosas e simplesmente ensiná-las amor, compaixão, bondade, justiça, honestidade, familia e principalmente razão, pensamento crítico, lógica, ciencia, conhecimento?
Eu realmente acho que não precisamos enganá-las para ensiná-las a viver em plenitude. Acredito que podemos substituir a fé superticiosa em divindades, pela fé racional na humanidade, na civilização e na vida.
Ninguém esta fazendo o governo ir contra a igreja, o que reivindicamos é a separação entre a igreja e o estado.
Todos tem o direito a escolher a fé que querem, mas nao tem o dinheiro de usar o dinheiro publico para evangelizar os outros.
Tá certo que nem todos os padres são pedófilos e o remixcontrol está errado em generalizar. Mas vc tb está errado em achar que pedofilia na ICAR é um caso isolado e que acontece só uma vez na vida e outra na morte.
Tem relatos de abuso sexual infantil na ICAR desde a Idade Média.
E vc acha que não existe pessoas religiosas nos presídios? Se assim fosse, meu tio - que é evangélico - não iria no presídio da cidade onde ele mora pra fazer serviços missionários com os presos que são evangélicos.
não direito das pessoas agredir a Igreja como eses ateus,só Católico
a Igreja que frequento não tem nada disso não vivemos pregando a palvra de Deus o que diz contra a Igreja Católica Apostólica Romannão passa de uma grande mentira.
>> "a Igreja que frequento não tem nada disso não vivemos pregando a palvra de Deus o que diz contra a Igreja Católica Apostólica Romannão passa de uma grande mentira."
Mesmo? Vamos ver:
O papa e o escândalo dos abusos sexuais na Igreja
Igreja Católica admite 620 casos de pedofilia na Austrália
Igreja Católica admite 4.000 casos de pedofilia
Monsenhor da Igreja Católica nos EUA culpado de acobertar pedofilia
Igreja de Boston deve pagar US$ 85 milhões a vítimas de pedofilia
Igreja Católica de Boston oferece US$ 55 mi a vítimas de abusos
Vaticano esconde casos de abuso sexual há 40 anos, diz TV
Igreja reconhece 789 vítimas de abusos em Boston, diz promotor
Padre polonês é condenado a 20 meses de prisão por pedofilia
Padres são acusados de praticar abusos sexuais no Mississippi
Sacerdote francês é condenado a seis anos de prisão por pedofilia
Arquidiocese de Chicago já gastou US$ 17 mi em casos de pedofilia
Arquidiocese de Boston tenta escapar de processos por pedofilia
Vaticano quis abafar escândalos de pedofilia, sugere documento
Igreja da Califórnia enfrentará onda de ações sobre abuso sexual
Juíza proíbe igreja dos EUA de esconder dados sobre pedofilia
Padre de 83 anos é condenado a 30 dias de prisão por abuso sexual
(cont)
Padre argentino é preso acusado de abuso sexual
Regras do clero dos EUA sobre pedofilia incomodam o Vaticano
EUA já suspenderam 218 sacerdotes acusados de pedofilia este ano
Padre culpa crianças por pedofilia: ‘eles seduzem seus agressores’
Pedofilia na Igreja católica leva a 'desbatismos' na Bélgica
Igreja católica se desculpa por casos de pedofilia na Holanda
Casos de pedofilia custaram US$ 2 bilhões à Igreja Católica
Quase 700 queixas de pedofilia contra Igreja Católica
Investigação de pedofilia na Igreja Católica na Bélgica provoca protesto no Vaticano
Pedofilia da Igreja Católica toma repercussão mundial e denúncias aumentam
The Beast File: Catholic Church Sex Scandals (vídeo em inglês onde mostra que tem relatos de pedofilia e abuso sexual de crianças desde o ano 60 d.C.)
Aquele ditado "o pior cego é aquele que não quer ver" se aplica a vc.
Só que querer algo não o torna real.
A afirmação de que o ateu "não quer que deus exista" só serve para o modelo de ateu predileto da cabeça dos teístas de visão estreita (acho que cometi um pleonasmo...).
Tenho pena do sr. Anônimo7 de janeiro de 2012 08:09, que só consegue proceder corretamente na vida por temor a uma figura imaginária.
Eu sou adulta, sou consciente e sou boa na melhor tradição do imperativo categórico de Kant.
Sou boa e justa porque devo ser e não, porque tenho medo ou porque me iludo com sentimentalismos sobre a bondade inerente de um ser inexistente.
Não queremos ensino religioso nas escolas para não minar o senso crítico das crianças já na tenra idade crescendo com o tipo de mentalidade beirando a demência feito a sua.
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