Pular para o conteúdo principal

Mano proíbe presença de pastores na concentração da Seleção

O técnico Mano Menezes proibiu a presença de pastores evangélicos e de líderes de outras crenças na concentração da Seleção Brasileira na Copa América. Se jogadores -- como os evangélicos Ganso, Robinho e Neymar -- quiserem apoio espiritual, eles terão de buscá-lo em seus dias de folga, mas longe de onde a seleção estiver hospedada.

Nem sempre foi assim. Na época do técnico Dunga, os pastores tinham livre acesso aos jogadores, como o Anselmo Alves, que acompanhou a Seleção na copa da África do Sul, em 2010.

Já naquela época, por determinação da Fifa, os jogadores já estavam proibidos de fazer qualquer manifestação religiosa. Ainda assim, fora do campo, Kaká pegou uma carona na cobertura da imprensa da copa para lançar um filme evangélico. Foi quando ele acusou o jornalista ateu Juca Kfouri de persegui-lo por causa de sua crença.

Lúcio dá um jeito de contornar veto de Mano e ora com pastor.
8 de julho de 2011

A CBF também vetou qualquer tipo de proselitismo religioso em campo, porque estava se tornando cada vez mais frequente jogadores mostrarem a camiseta com mensagens como “Deus é Fiel”.

Neste ano, a Fifa proibiu que a seleção feminina do Irã usasse véu islâmico nos Jogos Olímpicos de 2012. A seleção ficará fora dos jogos.

Esse rigor da Fifa deve-se, em parte, a uma manifestação religiosa em 2009 da Seleção Brasileira contra a qual protestaram times de países como o da Dinamarca. Após a vitória de 3 a 2 sobre a seleção norte-americana na África do Sul, os jogadores brasileiros fizeram um círculo no centro do gramado e rezaram para agradecer a conquista da Copa das Confederações (foto abaixo)

Jim Stjerne Hansen, presidente da confederação dinamarquesa, comentou: "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso”.

Futebol religioso
Com informação da Folha e deste blog.

maio de 2011

Religião nos esportes.

Comentários

Anônimo disse…
Corretíssimo o Mano,não se pode misturar as bolas.
VINÍCIUS disse…
Não vejo problema, ir pastores na concentração brasileira. Alias, qual é o problema que os jogadores mostrem a sua reliosidade em campo ??
Existem vários problemas, e o principal deles é o potencial de isso dar merda.

A FIFA, assim como o Comitê Olímpico Internacional, só consegue ter a representatividade que tem devido ao seu caráter laico e neutro. No tempo do Comunismo a FIFA conseguia ter toda a Cortina de Ferro filiada, graças a essa habilidade.

Acredito que você não saiba disso, Matheus, visto que o ensino de História em nossas escolas (públicas ou não) é o que mais sofre em qualidade, mas a maioria das guerras (se não todas) tiveram entre suas causas razões religiosas (e o comunismo, para mim, é um tipo de religião). O perigo de permitir que estas manifestações extrapolem é que isso pode fazer com que o futebol perca seu caráter neutro e laico, fraturando a FIFA e acabando com os jogos amistosos entre diferentes culturas. Se for para mostrar os cristãos louvando a deus, você acha que países fundamentalistas islâmicos vão jogar contra o Brasil?

Se a neutralidade for perdida, o futebol poderá facilmente virar pivô de guerras de religião. Não custa lembrar que já houve casos de jogadores (sempre brasileiros, os casos que conheço) que foram presos ou até expulsos de países muçulmanos por fazer proselitismo.
Anônimo disse…
OS PASTORES ESTÃO SERTOS, LA ESTA MUITA GRANA. E JOSE GERALDO FALOU TUDO
Anônimo disse…
finalmente alguém com cunhao para comandar essa seleção pois eu não suportava os jogadores de Dunga o anão moral fazerem proselitismo e eu tendo que assistir se querem que eu me converta que paguem pois não sou otário apesar de viver nesse pais de bananas
Anônimo disse…
Agora é moda todo pastoreco quer uma pupila dessas em suas congregações, afinal valem ouro, quem converter o ronaldinho gaucho vai levar no minino uns 80mil por mes:-) Pastor a profissão do futuro, estou pensando em abrir uma igreja o negocio ja esta bastante lucrativo , acho que com o dizimo de uns 15 a 30 fieis ja da pra viver muito bem ,culto 2x por semana, se aumentar as ovelha e as coleta 3x por semana, vou forjar uns aleijado pra andar ,vou ser dramatico, vou postar videos no youtube das minhas cura miraculosa ,em breve 100 fieis 200 1000 etc e assim vou viver bem vou rancar até o couro dos fieis.;-)
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa acima foi ótima, tô até chorando de rir !!
Fernando disse…
Deus não está nem aí para o futebol. Que os Crentes orem a sós antes de cada jogo. (como os trabalhadores Cristãos oram por proteção quando começam uma jornada de trabalho...) Não para vencerem a partida, pois como disse Deus não está nem aí. Mas para que não venham sair com uma perna quebrada.
SATANÁS disse…
decisão acertadíssima!! lugar de pastor e enganação é na igreja. chega dessa ditadura evangélica!!!!!!! viva a consciência livre de dogmas.
Anônimo disse…
A verdade é que religião não faz mais sentido em nosso século. O laicismo de diversos países, organizações e confederações, inclusive futebolísticas apenas nos faz verificar que as religiões devem mesmo estar restritas apenas a suas igrejas, templos e locais de culto. Não se deve misturar as coisas. Parabéns a FIFA, parabéns a Mano Menezes; Que faz um ótimo trabalho por nossa seleção.
Anônimo disse…
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:12
Anônimo disse…
E VIVA JESUS CRISTO !!! DEUS ABENÇOE OS ATEUS.
Anônimo disse…
O MAL DO SER HUMANO E OLHAR PARA O PASTOR E ACUSA DE LADRÃO... MAIS ESQUEÇE QUE O PRINCIPAL NÃO É QUEM ESTÁ GANHANDO E CURTINDO COM O DINHEIRO SUJO AGORA, O PIOR AMIGO E APÓS A MORTE, QUANDO HOUVER O JULGAMENTO... E LÁ NÃO TEM ARREPENDIMENTO... SÓ 2 OPÇÕES... VIDA ETERNA OU TORMENTO ETERNO. DEUS ABENÇOE OS ATEUS.
Anônimo disse…
Anônimo das 19:15,Você já morreu pra saber se existe vida após à morte? Se você disser que sim,gostaria muito que você mostrasse alguma evidência fisica disso(apelar para um livro velho,que plagiava um monte de histórias não vale)
Avelino Bego disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Avelino Bego disse…
E parabéns ao Mano, é por aí mesmo.
Avelino Bego disse…
Eu às vezes me esqueço de não alimentar trolls.
Anônimo disse…

Se esses pastores fisgaram algum desses milionarios.........................
O que interessa é o dizimo caramba....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...