Pular para o conteúdo principal

Mano proíbe presença de pastores na concentração da Seleção

O técnico Mano Menezes proibiu a presença de pastores evangélicos e de líderes de outras crenças na concentração da Seleção Brasileira na Copa América. Se jogadores -- como os evangélicos Ganso, Robinho e Neymar -- quiserem apoio espiritual, eles terão de buscá-lo em seus dias de folga, mas longe de onde a seleção estiver hospedada.

Nem sempre foi assim. Na época do técnico Dunga, os pastores tinham livre acesso aos jogadores, como o Anselmo Alves, que acompanhou a Seleção na copa da África do Sul, em 2010.

Já naquela época, por determinação da Fifa, os jogadores já estavam proibidos de fazer qualquer manifestação religiosa. Ainda assim, fora do campo, Kaká pegou uma carona na cobertura da imprensa da copa para lançar um filme evangélico. Foi quando ele acusou o jornalista ateu Juca Kfouri de persegui-lo por causa de sua crença.

Lúcio dá um jeito de contornar veto de Mano e ora com pastor.
8 de julho de 2011

A CBF também vetou qualquer tipo de proselitismo religioso em campo, porque estava se tornando cada vez mais frequente jogadores mostrarem a camiseta com mensagens como “Deus é Fiel”.

Neste ano, a Fifa proibiu que a seleção feminina do Irã usasse véu islâmico nos Jogos Olímpicos de 2012. A seleção ficará fora dos jogos.

Esse rigor da Fifa deve-se, em parte, a uma manifestação religiosa em 2009 da Seleção Brasileira contra a qual protestaram times de países como o da Dinamarca. Após a vitória de 3 a 2 sobre a seleção norte-americana na África do Sul, os jogadores brasileiros fizeram um círculo no centro do gramado e rezaram para agradecer a conquista da Copa das Confederações (foto abaixo)

Jim Stjerne Hansen, presidente da confederação dinamarquesa, comentou: "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso”.

Futebol religioso
Com informação da Folha e deste blog.

maio de 2011

Religião nos esportes.

Comentários

Anônimo disse…
Corretíssimo o Mano,não se pode misturar as bolas.
VINÍCIUS disse…
Não vejo problema, ir pastores na concentração brasileira. Alias, qual é o problema que os jogadores mostrem a sua reliosidade em campo ??
Existem vários problemas, e o principal deles é o potencial de isso dar merda.

A FIFA, assim como o Comitê Olímpico Internacional, só consegue ter a representatividade que tem devido ao seu caráter laico e neutro. No tempo do Comunismo a FIFA conseguia ter toda a Cortina de Ferro filiada, graças a essa habilidade.

Acredito que você não saiba disso, Matheus, visto que o ensino de História em nossas escolas (públicas ou não) é o que mais sofre em qualidade, mas a maioria das guerras (se não todas) tiveram entre suas causas razões religiosas (e o comunismo, para mim, é um tipo de religião). O perigo de permitir que estas manifestações extrapolem é que isso pode fazer com que o futebol perca seu caráter neutro e laico, fraturando a FIFA e acabando com os jogos amistosos entre diferentes culturas. Se for para mostrar os cristãos louvando a deus, você acha que países fundamentalistas islâmicos vão jogar contra o Brasil?

Se a neutralidade for perdida, o futebol poderá facilmente virar pivô de guerras de religião. Não custa lembrar que já houve casos de jogadores (sempre brasileiros, os casos que conheço) que foram presos ou até expulsos de países muçulmanos por fazer proselitismo.
Anônimo disse…
OS PASTORES ESTÃO SERTOS, LA ESTA MUITA GRANA. E JOSE GERALDO FALOU TUDO
Anônimo disse…
finalmente alguém com cunhao para comandar essa seleção pois eu não suportava os jogadores de Dunga o anão moral fazerem proselitismo e eu tendo que assistir se querem que eu me converta que paguem pois não sou otário apesar de viver nesse pais de bananas
Anônimo disse…
Agora é moda todo pastoreco quer uma pupila dessas em suas congregações, afinal valem ouro, quem converter o ronaldinho gaucho vai levar no minino uns 80mil por mes:-) Pastor a profissão do futuro, estou pensando em abrir uma igreja o negocio ja esta bastante lucrativo , acho que com o dizimo de uns 15 a 30 fieis ja da pra viver muito bem ,culto 2x por semana, se aumentar as ovelha e as coleta 3x por semana, vou forjar uns aleijado pra andar ,vou ser dramatico, vou postar videos no youtube das minhas cura miraculosa ,em breve 100 fieis 200 1000 etc e assim vou viver bem vou rancar até o couro dos fieis.;-)
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa acima foi ótima, tô até chorando de rir !!
Fernando disse…
Deus não está nem aí para o futebol. Que os Crentes orem a sós antes de cada jogo. (como os trabalhadores Cristãos oram por proteção quando começam uma jornada de trabalho...) Não para vencerem a partida, pois como disse Deus não está nem aí. Mas para que não venham sair com uma perna quebrada.
SATANÁS disse…
decisão acertadíssima!! lugar de pastor e enganação é na igreja. chega dessa ditadura evangélica!!!!!!! viva a consciência livre de dogmas.
Anônimo disse…
A verdade é que religião não faz mais sentido em nosso século. O laicismo de diversos países, organizações e confederações, inclusive futebolísticas apenas nos faz verificar que as religiões devem mesmo estar restritas apenas a suas igrejas, templos e locais de culto. Não se deve misturar as coisas. Parabéns a FIFA, parabéns a Mano Menezes; Que faz um ótimo trabalho por nossa seleção.
Anônimo disse…
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:12
Anônimo disse…
E VIVA JESUS CRISTO !!! DEUS ABENÇOE OS ATEUS.
Anônimo disse…
O MAL DO SER HUMANO E OLHAR PARA O PASTOR E ACUSA DE LADRÃO... MAIS ESQUEÇE QUE O PRINCIPAL NÃO É QUEM ESTÁ GANHANDO E CURTINDO COM O DINHEIRO SUJO AGORA, O PIOR AMIGO E APÓS A MORTE, QUANDO HOUVER O JULGAMENTO... E LÁ NÃO TEM ARREPENDIMENTO... SÓ 2 OPÇÕES... VIDA ETERNA OU TORMENTO ETERNO. DEUS ABENÇOE OS ATEUS.
Anônimo disse…
Anônimo das 19:15,Você já morreu pra saber se existe vida após à morte? Se você disser que sim,gostaria muito que você mostrasse alguma evidência fisica disso(apelar para um livro velho,que plagiava um monte de histórias não vale)
Avelino Bego disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Avelino Bego disse…
E parabéns ao Mano, é por aí mesmo.
Avelino Bego disse…
Eu às vezes me esqueço de não alimentar trolls.
Anônimo disse…

Se esses pastores fisgaram algum desses milionarios.........................
O que interessa é o dizimo caramba....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs