Pular para o conteúdo principal

Cai liminar que concedia a ateus direito de resposta a Datena

O desembargador Piva Rodrigues, da 9ª Câmara de Direito Privado do TJ (Tribunal de Justiça) do Estado São Paulo, cassou ontem  (21) a liminar que concedia à Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) direito de resposta às ofensas do apresentador José Luiz Datena, no programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

Pela liminar do juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, um representante da associação teria no programa de hoje o mesmo tempo usado por Datena para denegrir os ateus.

Bonvicino tomou a decisão em caráter de urgência por considerar a possibilidade de o programa sair do ar. Datena ainda não tinha se transferido para a TV Record.

Com a decisão de Rodrigues, a ação por danos morais que a Atea moveu contra o apresentador continua seu curso normal. Em seu site, a associação diz que espera contar com doações para custear a produção de um vídeo profissional para ser veiculado na Band caso a Justiça julgue procedente a ação.

Ao comentar em julho de 2010 o bandido de matou uma criança de dois anos e tentou atirar em outras pessoas, Datena disse que esse crime era “típico de um sujeito que não acredita em Deus”.

De acordo com o Consultor Jurídico, Datena é réu em pelo menos 41 casos somente na Justiça de São Paulo. “Como as condenações giram em torno de R$ 25 mil, o que ele ganha causando dano moral a pessoas é bem inferior ao que perde pagando indenizações”, diz o site, que obteve essa informação com um dos advogados do apresentador.

Com informação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Juiz concede a ateus direito de resposta às ofensas de Datena.
junho de 2011

Ateísmo.    Isto é Datena.

Comentários

Anônimo disse…
Desembargador tendencioso e injusto.Mais um!!
Anônimo disse…
Deve ser pastor também!
Sou Evangélico sim. disse…
Dessa eu gostei! um bando criaturas querendo ser mais sábios que o seu criador? onde já se víu isso?
SATANÁS disse…
reafirmo minha opinião sobre evangélicos: BURROS!RETARDADOS!! mais um fanático falando asneira por aqui!! até quando essas criaturas ridículas existirão?^xô, povinho tapado!! o lugar de vocês é na igreja, transformando seus miolos em pudim.
Sou Evangélico sim. disse…
Hei! vc aí que se denomina SATANÀS, para que tanta ira no falar? ,já que vc é ATEU, deveria ter equilíbrio, afinal de contas vc é mais inteligente do que os evangélicos,KKKKK,essa sua ira só mostra que vc precisa de DEUS na vida,somente DEUS pode te dá AMOR no coração, EU fico imaginando como deve ser a sua vida sem DEUS,KKK, ...muita ira,sem amor, sem fé,sem motivo para viver, por isso que alguns sai matando o seu próximo, só pode ser por inveja da vida que eles levam, mas VC pode mudar isso, é só acreditar em DEUS!!!.
Sou Evangélico sim. disse…
Só para que vc que se diz SATANÀS saiba que os argumentos ateístas não têm o poder de ameaçar a crença religiosa. Isso se dá pelo fato de que nenhum argumento toca o âmago da fé. Os argumentos que tomam a religião como objeto – a análise de como quem está de fora – é ineficiente, uma vez que há uma lacuna na argumentação lógica que protege as verdades religiosas dos argumentos céticos: as evidências podem provar a veracidade ou a falsidade de determinados elementos, mas quanto ao transcendental, nenhuma evidência o prova, e tampouco o refuta; o transcendental fica imune à análise científica e mesmo à análise filosófica. De fato, ele se estabelece como uma hipótese sempre válida, mas logicamente jamais comprovada.
Quando David Hume alega que os milagres não são passivos de aceitação porque nossa própria mente impede sua assimilação, um religioso debocha de seu argumento: está tão errado que seu próprio caso é a prova em contrário. Quanto à Nietzsche, sua própria conceituação de valores é repugnante a um cristão, o que o torna simplesmente leviano. Sartre destitui a existência de Deus em troca de uma moral laica, mas necessita da liberdade como argumento e valor preestabelecido, conferindo ineficiência à sua teoria. Russell desfere críticas ao Cristo dos evangelhos, mas suas críticas fundamentam ainda mais os valores cristãos.
Há um versículo de um salmo bíblico que expressa com exatidão a avaliação ateísta dos argumentos religiosos: “Por causa do seu orgulho o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: não há Deus” (Salmo 10.4). De fato, a máscara do ateísmo consiste exatamente em considerar a inexistência de Deus um fato: o evolucionismo condena uma possibilidade cientifica – o design inteligente – por recusar-se a aceitar a existência de um Projetista Eterno agindo na formação da natureza; Freud evidencia um protótipo filogenético na compreensão da religiosidade humana, mas descarta gratuitamente a existência do Pai Celestial; Jung, da mesma forma, decreta à divindade uma existência ontologicamente abstrata, apesar de admitir a autonomia do inconsciente, donde se poderia igualmente atestar ali uma porta de comunicação entre o ser humano e um factual mundo espiritual. Arqueólogos dolosamente negam às narrações bíblicas historicidade, baseados apenas na escassez de evidências, o que propriamente contrário à ciência; e finalmente, a filologia arremessa contra as escrituras sagradas um método já descartado para outras análises por se mostrar inapropriado.

Desse modo, toda conjuntura do pensamento ateu, envolvendo toda filosofia e ciência que lhe dá suporte, não passa de um aparato nútil contra a fé, e isso parece ser bastante evidente por quem aceita a fé, aliás, as próprias escrituras testificam essa ineficiência, quando assinala que a sabedoria deste mundo é vã: “Porque a sabedoria este mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos” (1 Coríntios 3. 19-20).
SATANÁS disse…
mais um monte de asneiras!! vá procurar o que fazer, seu idiota! quem é você para dizer que minha vida é assim ou assado? posso te assegurar que ela é muita mais viva, colorida e cheia de paixão , ao invés da sua que é limitada, alienante, cinza e cheia de medos e inseguranças. crentes= seres infantilizados pela giblíbia. cuide de sua vidinha infeliz e me deixe em paz aqui no meu reino fumegante. aliás, alguns irmãos seus de igreja mandam lembranças.
SATANÁS disse…
correção: gibíblia!!!
Paulo Lopes disse…
Peço a quem transcrever neste espaço texto que não seja de sua autoria que identifique a fonte. Entendeu "Sou Evangélico"?
Ricardo disse…
Paulo,

O "Sou Evangélico" em nenhum momento transcreveu textos de outros, apenas citou nomes de alguns pensadores e as supostas ideias que ele pensa serem atribuídas a eles. Veja bem, não concordo com nada do que ele disse, mas o seu puxão de orelha me pareceu um tanto parcial neste caso.
Anônimo disse…
na cara de pau esses crentes dizem nós ateus que agredimos e matamos o proximo,são eles que ficam depredando quem não acredita no amigo imaginario deles pelo qual eles agredem e matam pessoas em nome dele
Paulo Lopes disse…
Ricardo, a íntegra e fragmentos post do "Sou Evangélico" estão na internet desde 2008, inclusive em um blog ateísta, que refuta o artigo por ponto por ponto. O autor verdadeiro seria um americano. Você precisa falar com o seu amigo sobre o 8º mandamento.
Paulo Lopes disse…
Na verdade, Ricardo, o texto é de André de Souza Freitas, do seu livro As Mascaras Do Ateismo, registrado na Fundação Biblioteca Nacional no dia 3 de março de 2003.
Anônimo disse…
Ora,ora... Paulo...O eu sou evangélico reproduzindo textos de outras pessoas como esse do André de Souza Freitas.Que coisa feia.Plágio!!Desonestidade não vai para o céu!!.
Ricardo disse…
Paulo,

Eu pensei que você o estivesse criticando pelos autores citados no post. Agora, se ele copiou TODO o post é outra história, de que eu não estava a par. Aí é plágio mesmo. Ah, e ele não é meu amigo, nunca vi mais gordo.
Abs
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Textos escritos só com letras maiúsculas são deletados.
Sou Evangélico sim. disse…
Ao Sr. Paulo, peço desculpa por não ter mencionado a fonte do que postei ás 16:22, estava intereçado em responder, e nem me dei conta disso, mas o intereçante é que o texto é uma verdade incontestável, um abraço.
Paulo Lopes disse…
"Sou Evangélico", tá desculpado. E procure seguir a recomendação deste blog para usar um corretor ortográfico antes de postar, ok? Todo mundo erra, uns mais, outros menos, mas ler "intereçante" chega a doer nos olhos.
Sou Evangélico sim. disse…
Ok! corrigindo : interessante.
Anônimo disse…
"Sou Evangélico"esse texto diz que a ciencia não pode provar veracidade ou falsidade em algo sobrenatural(deus no caso), esta certo se pensarmos a ciencia não pode provar que fadas existem ou não existem mas tendo fé da sua existencia elas se tornam uma verdade absoluta?
Gôdje disse…
Muito interessante o blog, Paulo. Caí aqui pesquisando sobre o direito de resposta concedido aos ateus. Pena que acabou em palhaçada. Mas parabéns pelo blog!
Fabiano disse…
normal... não é surpresa... só queria saber baseado em que ele tomou essa decisão.
Daniel Bednarski disse…
Por que esse desembargador cassou? Alguém sabe as justificativas? Se a mesma afirmação do Datena tivesse sido feita não a ateus, mas a negros, o impacto teria sido totalmente diferente, e seria socialmente inaceitável alguém cassar a decisão nesse caso. Palhaçada...
Anônimo disse…
O único preconceito que ninguém ousa questionar ou praticar(cheiro de hipocrisia forte) é o preconceito contra o negro!!Você está certíssimo Daniel Bednarski.Se Datena tivesse ofendido aos negros JAMAIS escaparia de uma punição mesmo sendo milionário justamente porque a ofensa contra negros é socialmente inaceitável mas as outras são.Paradoxal?Sim,sem dúvida!.Se Datena tivesse preconceituado os negros o país inteiro estaria criticando-o duramente e antipatizando sua atitude.Agora pergunto eu:Então qual seria a diferença entre discriminar negros dizendo que eles não ¨têm Deus no coração¨ou afirmar o mesmo contra ateus, insinuando que os tais são os responsáveis diretos pelas mazelas sociais,crimes e tudo mais de ruim que ocorre no Brasil e no mundo?
Yasny disse…
Ainda bem que nem tudo está perdido nesse Brasil!
José Milhomem disse…
Paulo, parabéns pelo blog.
Não, "Sou Evangélico", leia mais artigos científicos. Pode ser revista de banca mesmo. Você esta desatualizado. Olhe para trás e veja que já existiram tantos deuses e todos caíram em descrédito. Isto também acontecerá com o mito de jesus, quer você queira ou não. Há um artigo na Super Interessante/2004 intitulado: "Quem matou jesus" que contém informações legais sobre o ódio aos judeus, quem inventou o racismo etc. Você não vai gostar, mas leia assim mesmo.A religião é uma beleza:200 anos de cruzadas, a santa inquisição, circuncisão das criancinhas, ódio aos judeus(até hoje não foram perdoados) e entre os povos, lamentar,ajoelhar-se e arrepender,castigos aos infiéis, fogo do inferno aos desobedientes. Sem falar em Hitler, que super religioso. É tudo de bom!
Qualquer um disse…
Aqui em Belo Horizonte, um criminoso, sequestrou, matou e colocou fogo em uma criança. Depois que saiu da cadeia, virou pastor de igreja evangelica e está lá, pregando. Vc evangelico e submisso a sua religão, se fosse seu filho, iria beijar o pé desse pastor? Pagaria seu sagrado dizimo todo mês? Deixaria seu outro filho ficam em companhia dele.
Se sim. Você merece pertencer a essa religião que aliena as pessoas sem estudos e traumatizadas, pois evangelico, se não for de família evangelica é pq é ex alguma coisa.
Joselice Freitas disse…
Como alguém pode dar crédito a pessoas que não se identificam? Vi vários anônimos exigirem respeito, mas o exemplo que passam é de puro ódio, preconceito e discriminação contra os evangélicos.
Segundo a Wikipédia: "Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão." Ou seja, Fé é uma convicção pessoal, e até mesmo os ateus também tem fé, pois eles acreditam piamente que não exista Deus.
Então fica a dica: não critiquem se vocês também não respeitam e destilam ódio gratuito!
Emerson disse…
Prezados amigos ateus, sou o Emerson, do Logos (www.youtube.com/logosapologetica) e venho aqui também expressar a minha indignação com o ato estúpido do Datena. Mesmo que eu entenda que ateus não precisem fazer "associações" (ATEA) ou "comunidades" pois ateus simplesmente NEGAM que Deus exista, eu respeito o seu direito de serem ateus e repudio totalmente também qualquer discriminação, preconceito e ofensa contra ateus ou qualquer pessoa. Meu objetivo é o diálogo e agradeço se verem meu último vídeo no Logos onde exponho todo meu objetivo com relação ao diálogo com os ateístas. Obrigado.
Unknown disse…
Vejo pelo seu texto q é uma pessoa bem informada, pelo menos parece conhecer opiniões d vários pensadores idôneos. E acredito tbm q seja uma pessoa adulta, já com poder de avaliar tdo que se apresenta à sua volta, incluindo nisso uma citação sua q achei muito significativa: "design inteligente...de um Projetista Eterno agindo na formação da natureza", baseado nessas palavras q pra mim denotam vir de uma pessoa inteligênte e coerente, sinceramente e com todo respeito que lhe devo, quero lhe dizer que não consigo atinar como uma pessoa assim, dá crédito à um livro (bíblia) escrito por pessoas tão "lunáticas" como as q o assinam. Vc acha realmente que míseros mortais como todos nós tiveram ou teem a capacidade de saber quem é o responsável por tudo isso que vemos de maravilhoso nesse mundo??? E ainda se arvorarem em sabedores do que pensa, é ou quer o responsável por tdo que existe?? Gostaria muito de trocar impressões com vc para tentar entender um pouco mais da mente humana. Desculpe postar em seu post. mario.ac51@gmail.com

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê