Pular para o conteúdo principal

Minoria tenta impor ao Brasil uma ateucracia, diz bispo anglicano

Cavalcanti critica a 
 'minoria materialista'
O bispo anglicano Robinson Cavalcanti (foto), 67, da Diocese de Recife (PE), acredita que uma “minoria materialista” esteja impondo ao Brasil uma “ateucracia”, conforme, segundo ele, demonstra um movimento antirreligioso que tomou força no país.

Ele escreveu que, por conta disso, integrantes da tal minoria atacam as religiões monoteístas, sobretudo as do cristianismo, por julgá-las intolerantes, autoritárias e retrógadas. “A religião, para seus adversários secularistas, deveria apenas ficar confinada às quatro paredes dos templos e dos lares, à subjetividade de cada um, condenada à irrelevância.”

Ele argumentou que a defesa dissimulada do Estado secular, apresentando-o como se fosse Estado laico, tem sido o subterfúgio “dos ateus, agnósticos e materialistas secularistas” para cercear a liberdade de expressão da “maioria religiosa dos cidadãos”.

"O que essa elite iluminada [uma referência irônica ao iluminismo] tem dificuldade de aceitar é o fato de que, no século 21, a religião em vez de diminuir está aumentando, no que Giles Kepel denomina “a revanche de Deus”, e que dá o título do novo “best-seller” de John Micklethwait e Adrian Wooldridge, “Deus Está de Volta”, escreveu Cavalcanti.

O bispo afirmou que faz parte desse complô materialista a “chatice do politicamente correto”, que inclui “a chamada agenda GLSTB (gays, lésbicas, simpatizantes, transgêneros e bissexuais”). Para ele, os homossexuais são uma “anomalia” que foi retirada do “rol das enfermidades e dos ilícitos” quando se instituiu a união estável dos gays.

Cavalcanti conclamou a maioria religiosa a resistir à autocracia dos ateus e agnósticos que está se instalada no Brasil “sob a fachada da democracia”, a exemplo do que, segundo ele, já ocorre em outros países ocidentais.

Com informação da íntegra do artigo de Cavalcanti publicado no Anambi Notícias.
abril de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Esse bispo deveria estar completamente drogado. Quanta merda falada por uma só pessoa em tão pouco tempo.
Pedregulho ® disse…
"a religião em vez de diminuir está aumentando..." Esse Bispo está muito mal informado. Recentemente vimos uma notícia de uma pesquisa que constatou que a religião pode ser extinta em 9 países ricos.
Anônimo disse…
Espertíssimo o bispo anglicano, nada surpreendente em se tratando de uma Igreja repleta de clérigos homossexuais sobretudo na Inglaterra, tanto que boa parte conservadora retornou em massa ao catolicismo. Quer defender sua profissão e seus trocados, o que é compreensível, tropeçando porém na falácia, no velho argumento de retorsão, pois é mais do que evidente que ateus e gays são associados criminosamente pelos religiosos a pedófilos, ditadores, e outras CARACTERÍSTICAS DOS TIRANOS RELIGIOSOS CLÁSSICOS, todos regra geral muito devotos, piedosos e amantes da religião conservadora, como os mafiosos italianos. O que prova que estão muito confusos e desesperados, para mentir dessa forma.
Bom sinal.(para a causa contrária, a da razão).
Anônimo disse…
A questão bispo, é que as religiões querem implantar um teocracia ditatorial no país. Evidentemente a partir disso aí, logicamente vai existir uma insurgente resistência da parte de quem enxerga nisso um atentado ao estado laico.Se o Brasil algum dia se tornar um país de regime teocrático teremos consequências inimagináveis para todos aqueles que não professam alguma crença ou que não sejam associados ou filiados a alguma instituição religiosa.Os ateus,secularistas,agnósticos e outros serão duramente perseguidos.
Anderson Souza disse…
Olha, esse tipo de coisa é que me faz ter a cada dia que passa mais certeza que religião é um mal para a sociedade como um todo. Como um "bispo" pode chamar seu semelhante de "anomalia"? Que tipo de religioso esse cara é? Pior, ainda ostenta um cargo importante dentro da sua igreja. Não me admira que quando a religião tinha poder sobre o estado, ela tenha matado e torturado tanta gente. Se isso voltasse a acontecer, vixe....Quanta gente ia morrer!
Anônimo disse…
Faço minhas as palavras do Anderson Souza,realmente como alguém em um cargo de alta hierarquia(bispo) dentro de uma instituição religiosa histórica(igreja anglicana)poderia ter dito tamanho disparate?
Anônimo disse…
Bispo corajoso... Um dos mais cultos dos evangélicos... um dos mais sérios... um dos mais conceituados... mas aqui ridicularizado. Por que? PORQUE DIZ O QUE PENSA E CRÊ.

Se os religiosos são obtusos e fechados, os ateus "iluminados" já estão neste caminho... e BEM AVANÇADOS...

Alguns falam do que creem muito bem. Outros são apenas PAPAGAIOS DE PIRATA.

Falam o que não sabem, e avacalham quem não conhecem colocando todos os religiosos no mesmo saco de "pilantras religiosos"

Essa historieta já vimos antes... Vamos ver o final dela... o resultado...

Abç EM TODOS
Anônimo disse…
Se esse cidadão fantasiado pudesse, enviaria todas as pessoas lúcidas para a tortura e a fogueira. Eles não se conformam de verem a pseudo autoridade deles, baseada em meras lendas, ser questionada.
roberto quintas disse…
eu prefiro mil vezes uma ateucracia a uma teocracia.
Fernando disse…
Ué! Não foi ele que estava apoiando o gays, ali atras no outro post? Creio que ele teve um lapso de lucidez.
Fernando disse…
Coitado dos ateus. Pensam que estão encima da carne seca ou com a faca e o queijo nas mãos. Eles pensam que Deus se deixa escarnecer. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7".
Paulo Lopes disse…
Transformei o comentário de Headbanger Ateu no post Cristãos confundem liberdade de expressão com intervenção religiosa.
Anônimo disse…
Cristão,não foi esse o líder da igreja anglicana que declarou apoio aos gays.
José Agustoni disse…
Por que esse bispo acha que a defesa de um Estado laico cercearia a liberdade de expressão da maioria religiosa? A liberdade de expressão é justamente o que está garantido com o Estado laico pois o Estado deixa de pender para um lado apenas da balança (leia-se, para o catolicismo, que atualmente tem o privilégio de ver seus crucifixos expostos nas repartições públicas).
Unknown disse…
Cristão:

Engraçado você achar que a gente está escarnecendo de Deus. Por acaso você está escarnecendo do Papai Noel ao acreditar que ele não existe?
Anônimo disse…
Até mesmo num regime centralizado e ditatorial "ateocrático", eu iria lutar com garras e dentes para que não se fizesse mal aos religiosos. Não posso, porém, esperar o mesmo de um Estado teocrático, eu fugiria do país.

A Irracionalidade é imprevisível, a bondade dos bons não justificaria as ações dos maus, nós ateus racionais e lógicos teríamos de nos exilar.
Abraços ateus =)

Octavio
Anônimo disse…
Mais uma vez, um ignorante de alta patente achando que apoiar um estado laico seria apoiar um estado ateu. Quanta falácia!

Que idiota é esse que pensa que o fundo tem a ver com as calças? Um fundamentalista religioso com certeza, um pobre peãozinho do cristianismo, ainda mais tendo como chefe religiosa a rainha da Inglaterra e Reino Unido da Grã-Bretanha, não difere muito da religião católica, nem na arrecadação dizimática se difere das demais vertentes do cristianismo, afinal é a que mais arrecada, porém é a que menos doa aos pobres, não sei se notaram. Sem falar que o 1º e o 2º homens mais ricos do mundo doam para a caridade até hoje, já o pastor mais rico do mundo nunca deu um centavo para alguma instituição de caridade. E depois falam que ateus são pesoas ruims: vê se pode!
Anônimo disse…
Ateucracia já , demorô!...
Anônimo disse…
O qu não deu serto , naturalmente vai ser substituído!
Paulo Lopes disse…
Deu no Diário de Pernambuco no dia 27 de fevereiro de 2012:

Bispo Robinson Cavalcanti e esposa assassinados a facadas. Filho é suspeito

O bispo diocesano da Igreja Anglicana, cientista político e professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Dom Edward Robinson Cavalcanti, de 64 anos, e a esposa dele, a professora aposentada Mirian Nunes Machado Cotias Cavalcanti, também de 64 anos, foram assassinados na casa da família, na Rua Barão de São Borja, número 305, em Jardim Fragoso, Olinda, na noite do último domingo (26).

De acordo com a policia, o autor do crime é o filho adotivo do casal Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. O homem morava nos Estados Unidos desde os 16 anos de idade e teria voltado ao Brasil há cerca de 15 dias depois de ter sido preso no país estrangeiro várias vezes por envolvimento com drogas e outros delitos. Eduardo estava passando por um processo de deportação.

Os corpos já foram necropsiados pelos peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife. Segundo a polícia, o bispo sofreu três facadas e a esposa apenas uma, na altura do peito esquerdo. De acordo com familiares, o corpo do religioso devem ser sepultado na próxima quinta-feira na Catedral Anglicana de Boa Viagem, como pedem os rituais da igreja. Esta tarde, a família tem reunião com os representantes da igreja para tentar adiantar o enterro. Segundo os parentes, a professora Miriam teria revelado o desejo de ser sepultada no Cemitério Morada da Paz, no Paulista.

Segundo o reverendo Hermany Soares, amigo da família, quando Eduardo chegou ao Brasil, ele foi buscá-lo no aeroporto e ainda no desembarque teria perguntado onde poderia comprar uma arma.

Ontem pela manhã, o rapaz saiu de casa, foi beber na praia e voltou à tarde. À noite, foi visto amolando uma faca na frente do portão de casa.

Na noite de ontem, horas antes do crime, o bispo, a esposa e o filho foram juntos ao culto. Na ocasião, o religioso falou aos fieis sobre a alegria em ter o filho de volta à casa, lembrando que aquele era o primeiro culto após a chegada de Eduardo ao Brasil.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço