Apesar das queixas, evangélico prega há oito anos |
por Caio do Valle, do Estadão
A pregação religiosa nos vagões da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é motivo de uma queixa por dia enviada por passageiros à empresa. De janeiro a junho, a estatal recebeu 177 mensagens de celular reclamando das orações. Em todo o ano de 2010, foram 261. O assunto é polêmico. Assim como há passageiros que reclamam, há os que reivindicam mais espaço para os religiosos.
A possibilidade de converter os passageiros é o que leva o analista de informática Agostinho Ferreira da Silva (foto), de 46 anos, a evangelizar há 8 nos trens da Linha 12-Safira, que liga o centro da capital a Poá, na Grande São Paulo. "A maioria das pessoas gosta de ouvir", garante.
Conhecido como Irmão Guto, ele prega diariamente no trem que sai às 19h30 do Brás. O vagão escolhido é sempre o mesmo, o quarto. Ele ora e entoa hinos evangélicos. "A situação melhorou nos últimos tempos. Antes, os seguranças nos tratavam com truculência. Uma vez, chegaram a rasgar minha camiseta."
A assessora jurídica Teresinha Neves, de 40 anos, já pregou nos trens da CPTM e hoje auxilia os evangelizadores que se sentem intimidados por agentes da CPTM. Se quiserem, eles podem ser truculentos. Isso eu acho que é ilegítimo em se tratando de um estado democrático e da liberdade religiosa, de culto."
A CPTM informou que a proibição à pregação nos trens "não se confunde com os direitos assegurados na Constituição", "nem se trata de preconceito a uma religião específica". A estatal ainda informou que "o Estado é laico e pela própria Constituição ninguém tem o direito de impor sua fé ao outro, notadamente em ambiente fechado como é o caso dos trens". Segundo a CPTM, quando um pregador é removido do vagão, ele perde o direito da viagem.
O operador de logística Vanderlei Aparecido Luiz, de 38 anos, usa a Linha 10-Turquesa (Luz/Rio Grande da Serra), a que tem mais denúncias. Ele diz sentir-se incomodado. "Às vezes, eles chegam a gritar. E atrapalham as pessoas que tentam voltam dormindo de um dia cansativo." Ele chegou a ver um evangelizador sendo expulso por passageiros revoltados. "Em uma estação, seguraram a porta e falaram que o trem só andaria se ele saísse."
Passageira da mesma linha, a operadora de impressão Adriane Proença, de 23 anos, defende a pregação em outros locais. "Tem de ser na igreja. Nem todo mundo gosta de ouvir ou tem a mesma religião."
A auxiliar de limpeza Dalva Maria de Jesus Pereira, de 49, discorda. "Tem muita gente que precisa, mas não vai à igreja", diz a usuária da Linha 12-Safira - a mesma a que o Irmão Guto vai todos os dias. "Então o trem é um bom lugar para pregarem o que está na Bíblia."
Pastor diz que gays são 'filhos de satã'; ofendidos chamam a polícia
julho de 2011
Tweet
Fanatismo religioso. Intolerância religiosa no Brasil. Estado laico.
Comentários
Uma vez sentado na porta da minha casa um crente me disse.
Meu irmão o espirito santo esta aqui me tocando para o senhor pegar a sua biblia que esta dentro da gaveta do seu guarda-roupa e é para o senhor abrir e fecha-la dez vezes aleatoriamente e o senhor vai te revelar uma mensagem grandiosa.
Eu disse a ele amigo eu sou ateu não tenho a biblia em casa, quer dizer o deus dele ou o espirito santo não sabia que eu era ateu e nem possuo biblias em casa, e mesmo assim inspirou a ele a me passar a tal mensagem
E diversas vezes eles aparecem por aqui com suas mensaginhas divinas e as super revelações.
O direito de se manifestar é garantido,mas nos devidos espaços,se já não bastasse as péssimas condições do transporte, ainda ter que aturar crente pregando é uma tortura pra uma pessoa que trabalhou o dia inteiro.Bom senso é essencial para vivermos um sociedade.
O povo tem que tirar o cara do vagão mesmo!
Pregar a mão na "oreia" do maluco!
Ou seja, o negócio é obrigar os outros a ouvir mesmo. O cara não vai na igreja porque não quer ouvir, então levemos a igreja até ele...
Lindo espírito democrático.
o povo evangélico é muito calado mesmo, cacete.
tira os funkeiros e os maconheiros.
Imaginem, um ônibus LOTADO e um retardado tocando violão com o ônibus todo cantando com ele. Sim, aconteceu comigo.
Isso mesmo, ainda que não creiam, todos vão ouvir. A descrença de muitos não muda a verdade de Deus.
Há alguns anos pregava em trens, mas não o faço mas. A lei é válida. As nossas cruzadas são em praças ou campos abertos, onde fica quem quiser e nunca em conduções por respeito ao próximo. Mas se algum dia quiserem proibir as pregações nas praças e campos, lutaremos até um certo ponto, e depois deixaremos que Deus cuide do negócio. Ainda não é hora de pararmos. ----------------------------------------------------------------------------Disse Jesus: "E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. Mateus 10:14,15
nao que seja a favor, desse ou daquele, mas o trasporte é publico nao é?
em Londres tem um espaço interessante, onde o espaço é democratico, esqueci o nome da praça, mas lá nesse lugar vc tem o direito de fala o que quiser, se quiser mandar todo o mundo tomar no c... vc pode, se quiser dizer que vai acabar com o gover no vc pode, se quiser pergar vc pode, enfim, é democratico.
hahahahahahah essa é boa, coloca uma musica no ultimo volume nele pra ve se ouve outra coisa...
a bobagem é a mesma...
nem todas as pessoas gostam de música no último volume (mesmo porque faz ficar surdo) e em um mundo civilizado as pessoas não vivem numa disputa de quem grita mais alto.
Sobre os cartazes, eu quis dizer que é mais fácil ignorar algo que não queremos ver do que algo que não queremos ouvir.
Cem anos depois as pessoas ainda continuam achando que Cesare Lombroso tinha razão.
É mesmo! toda vez que vejo uma pessoa com cara de ex-detento com um terninho mal passado percebo que é pastor!
(2)
"Pregar a mão na orelha" parece uma boa...
Um ouvido zunindo por uns dias...
Poderá fazê-lo perceber...
O valor do silêncio...
É melhor desistir, pq nitidamente faltou empenho dos professores nos anos escolares do individuo.
Então, você diz que não tem nada de errado pregar no trem/ônibus/praça/etc, certo? E que quem não gosta, é só ignorar, certo?
Muito bem. Queria ver você manter sua opinião se tivesse um pai de santo recebendo a Pombagira no trem, ou um Hare Krishna cantando suas musiquinhas. Será que você ainda ia defender os direitos deles e dizer que não incomodam, ou essa sua opinião só vale quando se trata da sua crença?
(3)
Israel, é isso mesmo, garanto que saíam correndo reclamar e fazer protesto se fosse algumas dessas religiões "pregando" dentro do trem. Mas crentes, lembrem-se da liberdade de culto que vocês tanto defendem: eles podem tanto quanto vocês (apesar de não em espaços fechados como trens).
Transporte pública significa que é de uso público e não de propriedade pública.
Valdo
Nos trens, estações e demais dependências da CPTM é proibido: pregar qualquer religião, crença ou ideologia, fumar, beber ou transportar bebida alcoólica, ligar aparelho sonoro em volume que incomode demais usuários, distribuir panfletos, cantar, o comércio ambulante, sentar-se em local não destinado ao passageiro...
Não me lembro de cor todo o regulamento, mas ele existe para impedir que vire uma zona.
Os funkeiros são um problemas, os ambulantes também, mas pelo menos estavam trabalhando. Agora o crente perturba, viola as normas da Companhia, desrespeita funcionários, tudo em nome de Jesus. E quando é repreendido se faz de vítima, com esse velho xororô, essa ladainha da perseguição religiosa.
Valdo.
Da mesma maneira que seria um incômodo se um ateu berrasse que "parem de crer numa mitologia da Idade do Bronze".
Aliás, chega ser uma falta de respeito, por que, ele pequena pessoas cansadas, mal-acomodadas, e que não tem condições de sair de perto dele.
Nao deveriam entao, estar num local apropriado pra fazer o q acham correto?
Pq se pensarmos na merda do livre arbitrio, eu tenho o direito de nao ter q ouvir, ou seja, sera q eu tenho q sair do trem e ainda arriscar um proximo q pode vir ou nao com mais um maluco destes?
Td tem seu local e hr e acredito q no minimo, tem q ter respeito sim... e respeitar nao e apenas para quem ta afim d fazer esta parada ai no trem, mas para os q nao tao afim d compartilhar disso
Quero pedir desculpas.. apesar que Analista de Sistema não é bem um profissional de TI.
kkkk #joke.
Infelizmente é esse espirito de "você não vai a minha igreja, eu levo ela até você." que não deveria ter, é o que falta na Brasileiro para conseguirmos ter uma sociedade melhor.. [Entre uma lista de vários itens, antes que comentem].
Muito mais infelizmente, parece que a religião ensina a desrespeitar.. Pois [entre uma outra lista de motivos], se vc não faz parte da minha religião, irei convertê-lo.
E então começa a seção [woloooooloooo] (vide Age Of Empires II - Monk).
E os pequenos atos de cada cidadão reflete a verdadeira sociedade que temos, e muitas das grandes atos em sua maioria são apenas farsas para encobrir ou uma desvio de verba, ou apenas um obrigação para uma futura dedução fiscal.
O livro da MORTE E DA DESTRUIÇÃO chamado Bíblia, livro maldito e hediondo da imbecilidade defende só aquilo que é ruim para o ser humano da Terra: defende a conduta imoral, defende a intolerância, o abuso sexual (estupro) , a escravidão, defesa do abuso sexual de prisioneiros, as chacinas, o incesto, o assassinato, a incitação às guerras genocidas e a submissão às autoridades, a dominação das mulheres, as mais diversas atrocidades, valores familiares muito duvidosos. A única justificativa plausível é que os imbecis crentelhos ignorantes e néscios seguidores da farsa e das falácias do cristoismo sequer conhecem o livro que tanto defendem. Somente pessoas débeis mentais é que seguem o livro da desgraça chamado Bíblia!!! Se mais crentelhos cristitas lessem o livro maldito chamado Bíblia haveria menos cristitas no planeta Terra!!! O local amaldiçoado onde o cristianismo chocou seus ovos de basilisco deve ser demolido e transformado no lugar mais infame da Terra, constituirá motivo de pavor para a posteridade. Lá devem ser criadas cobras venenosas.
A Bíblia inteira é um livro maldito de magia negra e é uma ferramenta subliminar extremamente poderosa cheia de números ocultos, de mensagens, de alegorias, e cheia de material roubado que foram corrompidos de religiões antigas. Além disso, este livro foi infuso com energia psíquica e poder para instilar medo e torná-la acreditável. Quando os olhos da pessoa são abertos e a pessoa passa a ter o conhecimento necessário, então o feitiço da bíblia sobre a pessoa já não terá mais efeito.
Quando uma pessoa sofre de um delírio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delírio, isso se chama religião, misticismo, esoterismo, sectarismo e espiritismo.
A religião é tão somente uma invenção primitiva feita pelo homem para comandar, suprimir, e se aproveitar dos outros, na qual somente as formas de vida espiritualmente fracas sucumbem.
Um dia a denominada história “sagrada” será chamada pelo nome que merece: história maldita; as palavras “Deus”, “salvador”, “redentor”, “santo”, padre, pastor, bispo e papa serão usadas como insultos, como alcunhas para criminosos.
E assim é a Verdade Verdadeira dessas palavras!!
Que povo mais sem noção.
O outro grupo, mais heterogêneo e maior (mulheres e homens de várias idades), entrou pregando também, e embora menos escandaloso do q o grupo de mulheres, incomodou igualmente, e isso numa noite, num vagão em q vários passageiros queriam descansar. Mas não sei se esse grupo foi denunciado.
A impressão q me passa é a de q a população do RJ seja mais consciente da proibição relativa a manifestações religiosas nos serviços públicos, pois elas ferem a laicidade estatal.
Agora, talvez porque a população não saiba ou por mera passividade mesmo, manifestação religiosa em espaços públicos (caso da Central do Brasil) também afronta a laicidade de Estado sendo, portanto, ilegal. E na crença de q os pregadores estariam ali para "disseminar o bem", o povo em sua maioria deixa pra lá. Agora, se for um pai-de-santo ou fiel de outra religião não cristã se manifestando assim, certamente haveria o maior quebra-pau.
Hipocrisia e ignorância. Dois defeitos sociais graves q impedem a decantada democracia religiosa da laicidade estatal no Brasil.
Salete.
Vivemos na convenção de valores segundo a qual devemos manter o controle o tempo todo, então q evitemos encrenca pior.
https://youtube.com/channel/UCJVT5kCWgZhmdDPCWuNQzjg
Postar um comentário