Pular para o conteúdo principal

Espanhóis vão pedir estado laico e 'zero dos meus impostos para o papa'

Mais de cem entidades laicas, ateias, cristãs progressistas e do movimento gay vão promover na quarta-feira (17) em Madri, Espanha, uma manifestação contra o financiamento estatal do encontro cristão JMJ (Jornadas Mundiais da Juventude), que se realizará naquela cidade e mesmo dia, véspera da chegada de Bento 16 ao país. O lema do protesto é “Dos meus impostos, para o Papa zero. Estado laico".

Francisco Delgado, presidente da Europa Laica, estima que os governos regionais e os municipais estejam gastando 100 milhões de euros ( R$ 229,4 milhões) para receber cerca de 500 mil jovens de vários países.

O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que “todos podem expressar suas opiniões livremente", mas "de formas adequadas".

Luis Vega, presidente da AMAL (Associação Madrilenha de Livre-pensadores e Ateus), disse não ser contra o encontro, mas desde que os jovens cristãos assumam os seus custos. “É um evento particular e, por isso, não se justifica que seja financiado com o dinheiro de todos.”

Ele afirmou que a Espanha está mergulhada em profunda crise econômica, com desemprego de 20%, e, por isso mesmo, não poderia ter tal gasto.

A cada visita que o papa faz a Espanha, ela está menos católica. A fuga de fiéis ocorre sobretudo entre os jovens. De acordo com o CIS (Centro de Investigações Sociológica), o número de católicos em 1992 correspondia a 87% da população. Em julho de 2011, tinha caído para 71,7%.

Com informação das agências.

Papa será recebido na Espanha com papel higiênico nas cores do Vaticano.
agosto de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Izaque Bastos disse…
mas isso é normal, um mundo cada vez mais distante de Deus, isso é biblico, a biblia ja prediz isso.
Fernando disse…
Já é hora da "igreja" católica andar por suas próprias pernas. Contudo sabemos que ateus e católicos tem um só deus e senhor.--------------"Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. Lucas 11:17"----------------------"E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? Mateus 12:26
Anônimo disse…
Já é hora das seitas evangélicas andarem com suas próprias pernas!!Não achas ,¨cristão¨ Cristão?
Anônimo disse…
por isto q estes países católicos são pobres e miseráveis,continuam enchendo o bolso do vaticano.

em vez de fazer como muitos países fizeram a 500 anos a tras, deram um chega pra lá nesta corja de ladrões.

PUNK
Anônimo disse…
Sou a favor da Espanha nao financiar mais com dinheiro publico esse tipo de evento. E que o mesmo se estenda a todos os paises do mundo. Os religiosos que se virem com seus proprios recursos.
Anônimo disse…
Ah e os crentes não são uma corja de ladrões?
Anônimo disse…
Precisamos de um movimento desse urgente no Brasil.
turista disse…
Acho engraçado a Espanha, um paisinho a beira da falência, querer impedir que o Papa vá em viagem aquele país, quando esta semana estará recebendo milhares de turistas, que movimentarão milhões de euros com táxi, restaurantes, compras, etc, enfim vai movimentar a economia do país e dar emprego e renda para muitos espanhois em pleno agosto. Ô povinho besta.
Marcelo Idiarte disse…
Então... Os laicistas da Espanha vão receber Joseph Alois Ratzinger com a devida reverência que ele merece: com vaias e protestos.

Um estudante espanhol, de naturalidade mexicana, ficou injuriado ao saber disso e prometeu em redes sociais ATACAR (fisicamente) os laicistas.

Adivinhem se tal estudante não é um radical de extrema direita... CRISTÃO!?

Eles não perderam a velha mania de eliminar pela força aquilo que eles não podem combater com ideias.

Felizmente o sujeito foi localizado e já se encontra enjaulado, sob acusação de prática terrorista, antes que pudesse repetir o desmiolado do Anders Behring Breivik.

http://politica.elpais.com/politica/2011/08/17/actualidad/1313576799_195910.html
Marcelo Idiarte disse…
Caro "turista": a Espanha é um paisinho à beira da falência? Se não for pedir muito, contextualize isso.

Acho que você está confundindo a crise econômica atual que vem assolando alguns países com "falência". Só o que a Espanha tem em patrimônio cultural já a deixa bem distante de uma "falência".

A Espanha é o segundo destino turístico mais procurado da Europa, atrás apenas da França.

E um lugar que tem museus, castelos, praias, vinícolas e outros atrativos jamais vai precisar de "papas" para receber turistas.

Aliás o "pleno agosto" que você refere é simplesmente o verão europeu.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
pApA o que e isso??
a sim!!! o chefe da igreja devoradora de homens..
Anônimo disse…
veremos se em 2013 teremos aqui no Brasil isso tbm. n concordo com o gasto de dinheiro do governo pra isso

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético