Pular para o conteúdo principal

Prefeito exclui religiosos da cerimônia de 10 anos do 11 de Setembro

11 de setembro de 2001
O prefeito Michael Bloomberg, da Nova Iorque, não convidou nenhum religioso para participar no próximo 11 de setembro da cerimônia dos 10 anos do ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center. Além de sobreviventes e de familiares das vítimas, foram convidados bombeiros e autoridades.

Bloomberg tem evitado comentar o assunto, por ser polêmico, mas seus assessores lembram que no ano passado a passagem da data já foi "laica".

Jornais têm publicado que o propósito do prefeito é, na verdade, evitar que no dia o memorial do 11/9 se torne palco de uma guerra religiosa, de cristãos contra muçulmanos --  estes teriam de estar representados na cerimônia para não parecer retaliação, caso os religiosos fossem convidados.

A reação a Bloomberg tem sido forte.

Fernando Cabrega, pastor e membro do Conselho de Nova Iorque, por exemplo, afirmou que os religiosos formaram “um dos pilares” de sustentação espiritual e emocional às famílias das vítimas e, por isso, não se entende por que agora foram esquecidos.

Rudy Washington, que na época do ataque à WTC era vice-prefeito, é outro exemplo. Ele disse estar indignado porque a “expulsão” dos religiosos da cerimônia significa que os Estados Unidos “perderam o seu caminho”.

Entre os religiosos, também tem havido algumas poucas manifestações de apoio ao prefeito, com as do rabino Joseph Potasnik. Ele disse que, como não daria para que todas as religiões estivessem representadas no evento, dada a diversidade cultural de Nova Iorque, o mais correto é mesmo não convidar ninguém, em vez de privilegiar as grandes religiões.

Com informação das agências.

Ateus pedem na Justiça a retirada de cruz do memorial das torres gêmeas.
julho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Perfeito. Bom exemplo.
Tá bom, também não gosto da intromissão dos crentes, mas também não vamos exagerar. O estado pode ser laico, mas acima de tudo é democrático também.
Anônimo disse…
Os religiosos tambem foram um dos pilares que levaram ao atentado terrorista.

A decisao de exclui-los da cerimonia é justa, e manter o carater laico do evento. Nada impede que os familiares realizem as suas proprias cerimonias particulares.
LEGIÃO disse…
É isso mesmo!

Cada família tem sua crença. O Estado não pode impor essa ou aquela ideologia religiosa.

Alí morreram representantes de muitos povos: índios, africanos, japoneses, chineses, ingleses, alemães, etc. Convidar representantes religiosos para todos os credos seria virtualmente impossível.

Nada impede, porém, que religiosos compareçam ao evento para prestar sua homenagem, sem discursos, sem lugar privilegiado, sem manifestações de culpa ou acusações. Apenas mais um Ser Humano demonstrando respeito a outros Seres Humanos.
Mazuk Morais disse…
o prefeito foi perfeito. podiamos contratar ele dar aula para os politicos do nosso país... ahhhhh..... não vai dar... tinha me esquecido que só tem pastores e religiosos nas bancadas do senado e câmaras...
Fernando disse…
Isto é mais profundo do que vocês podem imaginar. A decadência dos Estados Unidos começou! A china vai se tornar a 1º potência, querem apostar?
Anônimo disse…
A China será inevitavelmente a maior economia do planeta daqui há alguns anos.Talvez uma década,mas será.Isso nada tem a ver com previsões bíblicas.Está bem, Cristão?
Anônimo disse…
Na China não tem religiosos tem?
Talvez por isso a china vai se tornar a 1º potência.
Anônimo disse…
De certo foram só ateus que morreram naquele atentado,esse prefeito é um ateuzinho de merda querendo se aparecer para o mundo,agora um terrorista de merda faz esse atentado e todas religiões do mundo levam fama.
Anônimo disse…
Bloomberg não é ateu - é judeu praticante.
Yuri disse…
Sempre tem um retardado pra falar baboseiras, APRENDAM imbecis, não é pq ele não convidou religiosos pra cerimônia que ele seja contra as religiões, ele só está sendo justo pois o estado é laico e não deve privilegiar essa ou aquela religião. Se os religiosos quiserem eles podem fazer suas cerimônias particulares, quem disse que é proibido? Seria proibido se fosse uma teocracia filha da p*** como na idade das trevas onde as mulheres não podiam usar ervas medicinais pq senão eram acusadas de bruxaria e torturadas.
Luiz disse…
Acho que convidar religiosos para a cerimônia não afeta o Estado laico. Como o Luan disse, o Estado laico, mas antes de tudo é democrático.
Anônimo disse…
Esta certo a atitude do prefeito, estes cristão é igual urubu na carniça eu tenho nojo, estes cristão não respeita nenhuma religião e já não se respeitam nem mais entre si.
Excelente atitude do prefeito.
Anônimo disse…
Acho que ele excluiu os religiosos para evitar que a cerimônia pudesse se tranformar em proselitismo religioso ecumênico generalizado e sendo assim para que pudesse ser preservada a memória dos mortos nos atentados terroristas de 11 de setembro 2001,acredito ter agido corretamente.
Anônimo disse…
Em nenhum momento eu li que religiosos estão proibidos de comparecer. Apenas diz que nenhum religioso (oficialmente falando) foi convidado, ou seja, nenhuma figura pública representante de qualquer classe de religião. Isso não fere a democracia e a interpretação de texto é bom pro intelecto e evita que falemos bobeiras.
Fernando disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernando disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luiz disse…
Governo comunista chinês? Isso é uma piada ou você realmente não sabe o que é comunismo?
Anônimo disse…
Doente paranoico vai se tratar , estes cristão escrevem tanta merda que da nojo da crentalhada.
Da onde este doente tirou estas coisas??
Anônimo disse…
Cristão para de pagar mico aqui, acredito eu que a maioria por aqui seja ateu, e voce vem com estas palhaçadas faça o favor né querida.
Ou voce que aqui tem um bando de incautos besta igual a voce, vai p.q.p com estas palhaçadas de crente.
Paulo Lopes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Lopes disse…
Deletei dois comentários do Cristão porque ele insiste em copiar e colar longos trechos de textos.

Peço mais uma vez ao Cristão que evite produzir esse tipo de poluição, ainda que, como foi nesse caso, cite a fonte.

Sugiro ao Cristão que, no caso de textos longos, coloque o link em vez de reproduzi-los e que tente contribuir para com este blog com um mínimo de originalidade.
Mello disse…
Atitude corretíssima. Ato impensável no Brasil, que ainda está na Idade Média.
Anônimo disse…
Como esperar originalidade deste Cristão, o cara é um papagaio, repete sem saber o que está dizendo.
Anônimo disse…
Cristão o 11 de setembro aconteceu unica e exclusivamente porque CRENTES IMBECIS , levaram o alcorão ao pé da letra como fazem vcs com a Gibiblia e em nome de DEUS eles mataram milhares de pessoas....

a tradução mais correta da palavra MUÇULMANO é CRENTE....!!!

e crentes são uma praga !!!!
Rafael disse…
Democrático e laico.
Por isso NY tem salvação!
Nova York existe para contrapor o Texas ou Utah, para o bem dessa nação!
Fernando disse…
A China Está Preparada Para Cumprir uma Terrível Profecia do Apocalipse.-------------------------------------------------------------------------A Administração do Presidente Clinton permitiu a transferência à China das tecnologias de orientação dos mísseis balísticos e de construção de modernos reatores nucleares, o que permitirá ao governo comunista chinês cumprir as profecias bíblicas referentes a uma grande carnificina no final da Grande Tribulação.Em Apocalipse 9:13-16, vemos o anúncio do juízo da sexta trombeta, uma guerra em que a terça parte da população mundial morrerá.

"E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.-------------------------------------------------------------------------------------------------"http://www.espada.eti.br/n1166.asp.------------------------------------------------------------ Paulopes Como queira, eu só queria responder a objeção do Anônimo 29/08/11 22:32.
Fernando disse…
Anônimo 2:38. Deixa de ser bobo rapaz. Daqui a pouco tudo isto aqui estará no esquecimento. E resenhas à parte. O importante é não perder a lucidez e o bom humor e procuramos entendermos a parte boa de cada um tirarmos proveito disso.------------------------------------------------------"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4------------------------------------------------------------Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Isaías 65:17
Anônimo disse…
É duro entrar num site , onde a maioria são seres racionais lucidos e ter que ficar lendo estas papagaidas deste cristão.

Devido a isto estou encerrando minhas passagens por aqui, vou procurar um ambiente mais saudavel, onde haja debates humanos racionais e não ficar engolindo a tolices desde cristão hipocrita, pra mim um encefalo sem nenhuma sabedoria, um retardado que acredita que a china é ainda um pais comunista.

Seria um serviço banir voce deste site, pois o que voce trás aqui são tolices insuportaveis para qualquer criatura lucida que vive da razão.
Demóstenes Ferreira disse…
Primeiramente, todos estão enganados!

O 11 de setembro não tem nada a ver com religião. Foi algo produzido pelo ensandecido governo de George Louco Bush!

A culpa em muçulmanos foi muito conveniente.

Quem quer que tenha pesquisado o caso com seriedade e sem paixões, verificará que a história dos imperialistas norte-americanos não "fecha para balanço" e "não fecha a conta" debitada aos muçulmanos!

É uma história plenamente inverossímil, só para citar um dos casos, o ataque ao PENTÁGONO nesse dia é completamente incompatível com a queda de um avião sobre o complexo daquela instituição!

Poderia citar outros fatos relacionados ao evento de 11 de setembro, mas não dá sequer para discutir sobre a presença ou não de religiosos, QUANDO SE TRATA DA MAIOR MENTIRA DO SÉCULO, criada pelos EUA, com o fito único, entre outros objetivos, de reativar sua indústria bélica!

Portanto, essa é uma discussão morta, pois trata-se de um fato/ato atribuído mentirosamente a um segmento que não teve a ver com isso!
Jonas disse…
Cristão,

Não desanime. Permaneça firme. Essa é uma missão árdua. Quem disse que seria fácil?

Fale e não te cales!
Demorou pros twoofers aparecerem... mais uma vez provando que até retardados conseguem acessar a internet...
Anônimo disse…
Pedro Henrique Leal,

Pelas duas estúpidas linhas postadas por você, percebe-se com evidência solar, onde estão esposados os retardados!
Anônimo disse…
Teorias conspiratórias são a mais comprovada qualidade de break down mental e completo colapso intelectual.
Anônimo disse…
Pior que religioso fanático é ver adeptos da ideologia comunista criticando o imperialismo norte-americano.

Muda p'ra Cuba, hermano. A China não é uma boa sugestão, vez que já não é comunista a mais de 20 anos.
Luiz disse…
Nunca houve um país comunista! Lembrem-se disto.
Anônimo disse…
Esqueceram que o George W Bush era protestante?
Fernando disse…
Anônimo 11:49. Que bom que você lê meus textos. Isto é sinal de curiosidade? Ou porque tem sede da palavra de Deus? Quanto as minhas réplicas, são justas, pois o Blog traz muitas notícias religiosas e segundo o seu criador é democrático.
Anônimo disse…
Não convidaram publicamente nenhum ateu famoso para falar no evento também, estamos "super" inconformados. Por que convidar religiosos? Ou vocês acham que só morreram religiosos no atentado? Isso significaria que os ateus têm corpo fechado, né?
Rafael disse…
Lógico que não houve países comunistas!

Mas como nós chamamos aqueles que se diziam e ainda dizem comunistas?
"Países-que-se-dizem-Comunistas-mas-na-prática-não-são"?
Ora...

Outro dia me deparei com um sujeito que chegava a cuspir na minha cara, dizendo que a Suécia é socialista,por causa do bem estar de sua população.Então tá...
AlyneS2 disse…
Que exagero
os religiosos possui sentimentos também.
Mas eles não vão deixar isso os impedirem de orar pelas almas perdidas.
Luiz disse…
Nunca soube que a Rússia, União Soviética na época, se auto-denominava comunista. Tanto é que URSS significa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, mas creio que todos sabem disso.
Luiz disse…
Como nunca soube que a China também se auto-denominava/denomina comunista.
Anônimo disse…
Eu fico loko quando leio discusões sobre blablabla
aqui e ali pq crentaiada pq diabo a quatro , a verdade é uma só o atentado foi uma armação por petróleo e a culpa acabo no pobre velhido do ozama
sobre crença eu so evangélico , preciso de DEUS mas adimito exageros e ipocrisia na minha e em todas religiões , por exemplo agora ao inves de tarem discutindo o que é certo ou errado pq nao vao visita doentes no hospital , ajudar mendingos , colocar alguma coisa na cabeça das pessoas que somos filhos de DEUS e não animais no siu e coisas do genero ?
Mujica disse…
"Nunca houve um país comunista! Lembrem-se disto"

Acredito que a afirmação do Luiz, se afirma no fato de que o comunismo exige a inexistência do estado. Fato que não se consolidou em nenhum país socialista.
Socialismo=transição.
Comunismo=consolidação do socialismo.
China=Socialista
Governada pelo partido comunista.
Anônimo disse…
a China é uma ditadura capitalista!

é muito parecida a Grã Bretanha de 1850.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê