Pular para o conteúdo principal

Blogueira enumera os mitos sobre ateus nos Estados Unidos


"Ateus são
rudes 
agressivos"

Ao comentar uma pesquisa segunda a qual praticamente metade das famílias dos Estados Unidos não gostaria que seus filhos ou filhas se casassem com pessoa ateia, a blogueira Amanda Marcotte enumerou os 10 principais mitos dos crentes americanos em relação aos descrentes.

A maioria dos mitos vale também para outros países,  como o de que os ateus não têm código moral. Outros têm jeito de ser tipicamente americanos, como o de que o propósito dos ateus é acabar com a comemoração do Natal.


Seguem os mitos.

1 – Diante da morte, os ateus renegam a descrença e procuram o conforto da religião.

No Brasil, religiosos costumam dizer que não existem ateus em avião que está caindo.

2 – Ateus são pessoas irritadas com Deus.

Amanda observou que, na verdade, os ateus se irritam com a pregação da existência de um ser todo-poderoso, e não exatamente com um ser que não existe, com Deus.

3 – Ateus são rudes e agressivos.

A blogueira escreveu que esse mito surgiu em decorrência dos ativistas chamado “novo ateísmo”, cujos adeptos, no entender da maioria dos americanos, reagem de maneira grosseira e por vezes com intolerância quando defendem sua descrença ou quando contestam os argumentos dos religiosos. No Brasil, não se trata de um mito porque aqui há, de fato, ateus raivosos.

4 – Ateísmo é coisa de uma minoria de homens brancos.

Amanda disse que o fato de dois dos mais proeminentes ateus serem homens brancos -- Christopher Hitchens e Richard Dawkins - reforçou esse mito. Ele escreveu que “uma extensa lista” de mulheres ateias e outra igualmente longa de negros descrentes desmentem esse mito.

5 – Ateísmo é também uma fé.

A blogueira escreveu que, para muitas pessoas, é preciso ter também fé para não acreditar em Deus, tanto quanto para acreditar. Trata-se, a rigor, de uma questão filosófica, a da crença na descrença ou um mero jogo de palavras que no Brasil também tem adeptos, alimentando intermináveis discussões.


6 – Os ateus não têm código moral.

Esse talvez seja o mais universal dos mitos sobre os ateus, como se a moralidade fosse um subproduto da religião. Nos Estados Unidos, campanhas de outdoors de entidades ateias têm combatido esse mito, que, na verdade, é mais um preconceito. A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) tem procurado fazer o mesmo.

7 – Vida de ateus é sombria e sem significado.

Esse mito também existe no Brasil. A blogueira observou que, para os ateus, o que não tem sentido é acreditar no sobrenatural e em vida após a morte.

8 – Ateus são adeptos do sexo sem amor

Amanda escreveu que, para a maioria dos americanos, os ateus são hedonistas, tendo, portanto, o sexo apenas como uma fonte de prazer e não como uma forma de expressar o amor. A blogueira afirmou que há o mito de que os ateus não entendem o verdadeiro significado do amor. Mas argumentou que a elevada taxa de divórcios entre os crentes põe esse mito abaixo.

9 - Ateus têm mais dificuldade em suportar a perda de entes queridos

A causa disso, de acordo com o mito, é porque os ateus não acreditam na vida após a morte. Mas também não acredita -- observou a blogueira -- que as pessoas possam queimar no inferno, o que pode ajudar a suportar a dor do luto.

10 – Ateus querem acabar com o Natal.

Para Amanda, esse mito é “muito bobo” porque os ateus não se opõem aos rituais ou aos feriados e a maioria deles aproveita a festividade do Natal para ter a família reunida.

Com informação do site AlterNet.


25 reflexões que podem levar alguém a se tornar ateu

Crescimento do ateísmo no Brasil preocupa Igreja Católica




Ateísmo mundial se expande e enfrenta maior discriminação

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Líder de igreja é acusado de abusar de dezenas de fiéis

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

História das traduções da Bíblia é marcada por muito ódio

Menina morta por jejum religioso deixou diário com relatos de maus-tratos

Delírios bolsonaristas

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...