Pular para o conteúdo principal

Vereador quer Bíblia nas escolas como 'referência para sociedade'


O vereador Marcel Alexandre (PMDB) de Manaus (Amazonas) diz reconhecer que o Estado é laico, mas apresentou um projeto de lei que, se aprovado, obriga as bibliotecas e salas de leitura das escolas públicas a terem exemplares da Bíblia.

Ele justificou a sua proposta com a percepção de que “faltam referências” hoje em dia para sociedade. “Nesse sentido, o uso da Bíblia não tem caráter religioso, mas sim cultural.”

A rigor, independentemente da existência de uma lei, toda biblioteca deveria ter pelo menos um exemplar da Bíblia, como de outros livros religiosos.

Contudo, o que chama a atenção é o sectarismo do vereador. O seu projeto se restringe à Bíblia – deixando de incluir, portanto, outras fontes culturais, como o Corão – porque ele é evangélico.

 Alexandre está, portanto, legislando em função do seu credo, não em prol dos cidadãos de toda a comunidade. Ele é pastor do Ministério Internacional da Restauração. Sua mulher é a bispa Joice Alexandre.

Aparentemente, o projeto de lei deverá passar com tranquilidade pelas comissões da Câmara Municipal, a começar pela de Constituição e Justiça.

O vereador Mário Frota (PDT), presidente dessa comissão, disse que, de fato, se trata de “uma questão cultural”. Para ele, para preservar a laicidade do Estado, o importante é que não se introduza a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas.

Antes de ir a plenário, o projeto de lei terá também de ser apreciado pela Comissão de Educação e pela de Finanças e Economia.

Alexandre também é pastor
Com informação do DM24am.

Congresso de Estado laico não pode ter bancada religiosa, diz procuradora.
agosto de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Alex-RJ disse…
Por que o vereador não se preocupa com a educação basica em nossas escolas? Já sei! Por que isso não vai continuar a manter o rebanho de descerebrados na igreja né!
Cara vamos pensar em mais educação e menos religião!
Afinal nem Deus consegue trabalho sem um canudo debaixo do braço!Por que o vereador não se preocupa com a educação basica em nossas escolas? Já sei! Por que isso não vai continuar a manter o rebanho de descerebrados na igreja né!
Cara vamos pensar em mais educação e menos religião!
Afinal nem Deus consegue trabalho sem um canudo debaixo do braço!
Pedro Lobo disse…
Já que esse vereador está tão preocupado com a formação cultural dos estudantes, por que ele não se preocupa em tornar obrigatória a presença de livros de Machado de Assis nas bibliotecas.

Por que, de certo, ele só tem uma vaga ideia de quem seja o maior escritor brasileiro.
Kelvin disse…
Acho que o discurso deste homem, abaixo, é o que diferencia o discurso de um presidente do de um vereador medíocre:

Barack Obama fala sobre Religião e Secularismo
www . youtube . com /watch?v=_IHQr4Cdx88

Não adianta querer educar crianças, se um político não tem um mínimo de conhecimento das diferenças entre laicismo e religião, secularismo e democracia.
Anônimo disse…
de que adianta a educação com tanto miseráveis analfabetos no poder usando truques argumentativos para nos fazer engolir essa religião. Eu não quero ser um crente, tenho verdadeiro pavor e nojo deles. São altamente passivos, sofre de mono idéias, são depressivos, houvem o tempo todo aquelas músicas chatas, cansativas, depressivas e malucas. Sem contar as loucuras da bíblia e seus imensos absurdos. To fora.
Anônimo disse…
De fato anônimo das 19:29,é uma tortura mesmo!
Headbanger Ateu disse…
Ensino religioso em escola pública de Estado Laico, ainda que facultativo, é inconstitucionalidade grave.
Gustavo M. Gomes disse…
Estado laico? No Brasil!? aUHAhuaHUAhuAHUA!!!
D(ex)crente disse…
não consegui descobrir pelo texto de que cidade é o "brilhante" vereador que fez essa proposta
Paulo Lopes disse…
Manaus.
Anônimo disse…
politico de quinta categoria!!

lamentavel
Manaus?! A minha cidade?! Que vergonha!
LEGIÃO disse…
O Pastor está tratando de interesses dele, da mulher dele e das ovelhas que o elegeram como vereador. Mada demais!
Anônimo disse…
Politico e Religioso uma mistura perigosa!
Anônimo disse…
Um livro :

Machista
homofobico
cruel
escravocrata
confuso
mentiroso
inimigo dos animais
racista
anti pedagogico
com gravissimos erros de historia e biologia
e uma serie de situações criminosas

esse cara deve ter bosta na cabeça !!!
Anônimo disse…
Com tanta mediocridade na política fica difícil esse país mudar.
AlyneS2 disse…
Bíblias T.T
Rita Candeu disse…
o que mais esperar de um pastor em cargo público?

o mesmo que ele faz na (vida) privada
Anônimo disse…
1. Pessoas elegem pares com quem se identificam.
2. Elegemos imbecis.
Logo, ________________

1. Os eleitos definem os recursos e políticas da educação.
2. Elegemos imbecis.
Logo, ________________

Por indução, somos e seremos sempre __________.
Anônimo disse…
Vereador,dá um slow down na tua cachola que já é slow de raciocínio.
Anônimo disse…
vereador marcel alexandre de Manaus,todos já sabem por onde passaram os cristãos, desde os primordios eles deixaram muitas biblias e tomaram suas terras. é isto que voce quer para teu povo? a prosito como é o teu deus, ele é materia,tem cor,cheiro, etc... . ele existe? então prove. pois o onus da prova cabe a ti cristão!!! so para lembrar Leão X afirmou "como nos fez bem este
Lisa disse…
Ah sim, a bíblia é uma belissima referência para a sociedade... Histórias como Caim e Abel e Ló e suas filhas que o digam!
De fato, não sei como iria viver se não soubesse que tem gente que sacrificaria o filho em nome de deus e que incesto, se for pra salvar o povo de deus, aí pode...
De fato, é uma referencia e tanto!

[/ironia mode off]

Tem escolas que nem merenda escolar conseguem oferecer, que não tem classe, cadeira ou professor pra dar aula, mas "o pão do senhor" não pode faltar, né?
Essa gente tem mer** na cabeça!
Robson disse…
Tudo muito bom ,tudo muito bem, mas realmente...
Que acham de escreverem para o tal vereador de 'bosta' em vez de ficarem chorando por aqui ????????????

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...