Clemente VIII
gostou da 'bebida do diabo' |
Segue a questão 40 da prova azul.
"O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma "bebida verdadeiramente cristã". THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado)
A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao
A) ateísmo
(B) judaísmo
(C) hinduísmo
(D) islamismo
(E) protestantismo
A resposta correta é a D, islamismo.
A explicação do cursinho Anglo é esta: "As tentativas de excomungar o café e a decisão do papa de batizá-lo, no início da Idade Moderna, podem ser explicadas pela associação entre o produto e a Península Árabe, região de predomínio da religião islâmica, considerada demoníaca pelo clero católico. Observamos, ainda, que no período também eram perseguidas pelo papado as práticas do ateísmo e do judaísmo".
Comentários
Eu errei!!!
Explico: na impossibilidade de consumir bebidas alcoólicas, proibidas pelo islã, os muçulmanos buscaram outros psicotrópicos que lhes permitissem estuporar-se quando quisessem. Acharam dois: o café e a cannabis.
Ambos são, ou foram, perfeitamente aceitos entre os muçulmanos. O café excita e a cannabis acalma.
Hoje sabemos que o café vai pro céu.
O alcool é proibido pelo ISLÃ , mas no Paraiso os muçulmanos que se matarem ou morrerem por ALAH terão alem de virgens e rios de mel ? um Vinho que nao que nao dá dor de cabeça....pode ? qto hipocrisia...
(Sim, eu sei, essa foi horrível!)
Os cristãos tinham pouca fé na bebida.
(Sim, eu sei, essa foi horrível!)
23/10/11 13:42"
E ainda levou três postas pra ser formulada, coisa triste :/
:D
Lembro de um caso onde um padre (carismático) literalmente exorcizou uma garrafa de uísque de uma casa por ser, segundo ele, objeto do demônio.
hahahahahahahahahahahahaha
E os mórmons ainda não bebem café. Qualquer coisa que vicie (como cafeína) é do demônio, para eles.
Falta agora a ateuzada fazer um "batismo ateísta" do pão e do vinho para poderem saboreá-los sem sentimento de culpa.
:D
23/10/11 14:42
Viajou na maionese chapa, ateísmo não é religião para batizar ninguém.
E essa é a nata intelectual ateísta iluminada que quer salvar o mundo das trevas da ignorância!
(humor involuntário ateísta é sempre diversão sempre garantida)
www.humorateu.com.br
Tem muitas noticias pra voce morrer de dar risadas , até que voce nao pegue fogo de tanta raiva vai la dar uma olhadinha ;)
Acho que vou me matar :(
Acho que vou me matar :(
Minha esposa é professora e me mostra as provas e trabalhos as vezes. É impressionante o número de alunos que não sabe escrever o próprio nome.
Será que uma coisa tem a ver com a outra? Não... Duvido que o governo iria querer deliberadamente criar analfabetos, só porque são mais fáceis de controlar que pessoas com educação. Eles são tudo gente boa.
Dê café á eles!
"Avelino Bego disse...
Os cristãos tinham pouca fé na bebida.
(Sim, eu sei, essa foi horrível!)
23/10/11 13:42"
E ainda levou três postas pra ser formulada, coisa triste :/
---------------------------------------
Complicado!
Pensar não é uma tarefa das mais fáceis!
Eu sei escrever meu nome... Acontece que como normalmente uso só os meus sobrenomes para assinar, acabei esquecendo o meu segundo nome na pressa.
Provavelmente um "professor" militante ateu quis mostrar para os alunos-vítimas do ENEM como os cristãos são ridículos, e incluiu a bobajada na prova.
Se os ateus gostam de tirar sarro dos cristãos, eu permaneço tranqüilo no meu direito de gozar a cara dos ateus também.
:D
O que é isso agora? Crentes falando algo racional? mas em que mundo estamos?
O que um Crente responderia?
Postar um comentário