Yoram Kaniuk compara
o judaísmo ao Islã
|
"É uma decisão de importância histórica porque ela estabelece uma jurisprudência", disse.
Após ter solicitado sem sucesso ao ministério do Interior a eliminação de qualquer menção religiosa no documento de estado civil, o escritor apelou em maio à Justiça com o argumento de que não desejava pertencer "ao que se chama de religião judaica em Israel", a qual comparou ao islã no Irã.
Esta semana, o tribunal de Tel Aviv considerou que qualquer cidadão tem o direito de definir-se como "livre de religião", de acordo com a lei fundamental israelense sobre a liberdade e a dignidade humanas.
Até então, os tribunais israelenses haviam rejeitado os recursos de intelectuais laicos para autorizar a inscrição da menção "israelense" nos documentos, como nacionalidade, ao invés, por exemplo, de "judeu" e "árabe".
A associação "Eu sou israelense", que recebeu milhares de assinaturas de apoio, pede há vários anos que palavra "israelense" seja adotada nos registros de estado civil. Existem 134 grupos nacionais reconhecidos pela lei de Israel, incluindo minorias religiosas, mas não o "povo israelense".
O ministério do Interior, tradicionalmente dominado por partidos religiosos, não aceita a menção "povo israelense" por incluir judeus e não judeus, o que prejudica o caráter judaico do Estado. Há muitos anos, nacionalidade e religião não figuram nos documentos de identidade, apenas nos registros de estado civil.
Com informação da AFP.
'Israel tem de decidir: ser país democrático ou país judeu religioso'.
outubro de 2011
Ateu usa coador de macarrão como chapéu religioso em foto oficial.
julho de 2011
Comentários
deveriam era tirar a cidadania dele, quantos morreram por ser judeu,e vem esse senhor querer negar sua identidade.sera que ele tem vergonha de ser judeu? acho que a pessoa tem que ser ateu no coraçao e nao negando sua identidade. vergonhoso.
Deixe de ser estúpido, Izaque.
Izaque delira achando que só pq nasce em Israel tem que ser judeu. Izaque coloque isso na sua cabecinha, Judeu é religião não é raça.
Liberdade de decidir o que fazer da própria vida é indiscutível, desde que com isso o sujeito não prejudique mais ninguém, o que não é o caso.
"rejeitado os recursos de intelectuais laicos para autorizar a inscrição da menção "israelense" nos documentos, como nacionalidade ao invés, por exemplo, de "judeu" e "árabe".
Para mim isso fica claro, quem nasce em Israel é Israelense, não Judeu.
Esse papo de dizer que é um povo, é a mesma coisa que dizer só pq eu nasci em país de maioria cristã, eu tenho que ser cristão mesmo que deixe de ser. Quem nasce no Brasil é brasileiro, quem nasce em Israel é israelense.
Nada contra Judeus, eles pelo menos não tentam enfiar goela a baixo sua religião, pelo menos aqui no Brasil. A única coisa tenho contra religião deles, é circuncisão de bebes que não tem escolha.
Pode ser até que em livros, diga que quem nasce em Israel é judeu, mas papel aceita tudo. Para mim Judeu é quem pratica essa religião.
Sou ateu e não gostaria nem um pouco de ser chamado ou esteja escrito em um documento que sou cristão, muçulmano e etc, só por ter nascido em um local.
Agora porque será que se precisa diferenciar em um documento se o cara é judeu ou arabe? Tem algo muito estranho nisso, e parece feder.
Rodrigo*
Claro que estar ou não batizado não faz diferença prática, mas é um símbolo, e eu gostaria de ter esse documento de desligamento, até porque oficialmente meu nome está nos registros da igreja e isso não me agrada. Então, eu fui atrás de me informar.
Sabendo que era preciso mandar uma carta ao bispo responsável, fui na igreja onde fui batizado pedir ao padre as informações necessárias para isso. Fui o cara mais educado da face da Terra com ele, mas ele só faltou me bater com uma cruz quando eu disse que queria me desligar formalmente da igreja. Disse que isso não existia, que mentiram para mim, que não tem como se desligar da igreja, blá blá blá... Enfim. Ainda quero retomar o assunto quando tiver tempo, mas o importante é: se desligar de uma religião parece ser quase impossível. É que nem cancelar linha de telefone, fazem tudo para dificultar a sua vida.
Eles ficam felizes da vida quando alguém entra para a religião, mas se alguém quer sair, coitado do sujeito... É tipo a máfia, eles nunca vão deixar você sair.
Você gostaria que no seu registro de cidadão brasileiro tivesse lá uma religião que não tem nada a ver com vc apenas por que um determinado grupo está te impondo isso? Tem que rever isso ai meu velho. Acho que você fez esse comentário por má interpretação da situação.
Postar um comentário