Pular para o conteúdo principal

Igreja Russa pede 'revolução moral' contra livros clássicos

Chaplin sugere 
censura a  dois
  clássicos da literatura
Vsevolod Chaplin (foto), um dos líderes da Igreja Ortodoxa Russa, pediu que a sociedade questione  duas obras clássicas que, segundo ele, promovem a pedofilia. Trata-se de Lolita, de Vladimir Nabokov, e de Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez.

O romance de Nabokov relata a obsessão de um homem de meia idade por uma menina de 12 anos. No livro de García Márquez há um caso de incesto.

"Chegou o momento de uma revolução moral”, disse Chaplin, sugerindo que os dois livros sejam censurados.

Ele disse que esses dois livros foram muito criticados quando lançados no Ocidente. “Houve uma repercussão muito negativa, que depois mudou.”

A reação de intelectuais russos a Chaplin foi imediata.

O historiador Nikolai Svanidze, por exemplo, fez um comentário irônico: “Depois de discutir os dois livros, vamos verificar se na literatura, desde Homero até os grandes clássicos russos, há sinais de violência, pedofilia e outras coisas inaceitáveis”.

O escritor Boris Akunin deu um chega pra lá em Chaplin. “A igreja não deve se meter em temas seculares e literários”, disse.

Com informação das agências.

Tentativa de censura a Lobato é tema do bloco 'Que merda é essa?'
fevereiro de 2011

Comentários

Adelino disse…
Pelo que sei A Virgem Maria tinha 14 anos ao ser estuprada (afinal ninguém pediu licença) pelo ES. Vamos censurar o livro que conta essa hist. tb?
Anônimo disse…
Então talvez seja necessário censurar a Bíblia também

Gênesis 19:30-38

31. Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;

32. Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.

Nessa parte ocorre incesto entre Ló e 2 filhas suas.
A Bíblia está cheia de violência e violações.
Um só capítulo está recheado destes acontecimentos abjectos - Números cap 31.

Resumo de Números, capítulo 31
Yahveh disse a Moisés: “Vinga os filhos de Israel dos midianitas”. Moisés então reuniu soldados e confrontaram-se com o povo de Midiã. E os israelitas saquearam e queimaram as suas cidades e acampamentos, mataram todos os homens, e aprisionaram as mulheres e as crianças.
Quando levaram o saque e os prisioneiros a Moisés, este repreendeu os oficiais israelitas dizendo:
- "Deixastes viver todas as mulheres ..., e por isso houve praga na congregação do Senhor. Portanto matem todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres não virgens. Mas podem ficar com as meninas virgens."

O resto do capítulo quantifica o saque em peso do ouro, cabeças de gado e escravas virgens e descreve minuciosamente a distribuição destes bens entre os soldados, a população, os sacerdotes e... o próprio Yahveh!
Anônimo disse…
Ele mandou matar os menino entre as crianças, quer dizer as menininha que eram pra ser abuzadas e as virgens deus mandou preservar. E ainda tem tolo que não percebe que deus era um delirio, mais não acho que eles acreditam que foi deus mesmo que mandou estas coisas.
D'us Imoral
YHWV Imoral
Jesus Imoral
Yeshua Imoral
Yaeweh Imoral
Yahveh Imoral
Jeova Imoral
nha que eram pra ser abuzadas e as virgens deus mandou preservar. E ainda tem tolo que não percebe que deus era um delirio, mais não acho que eles acreditam que foi deus mesmo que mandou estas coisas.
D'us Imoral
YHWV Imoral
Jesus Imoral
Yeshua Imoral
Yaeweh Imoral
Yahveh Imoral
Jeova Imoral
Alguém conhece algum caso de pedofilia na Bíblia? Ainda não encontrei nada.
Anônimo disse…
A Virgem Maria não foi estuprada. Leia a bíblia direito e verá que ela quis "conceber do Espírito Santo".
Anônimo disse…
Revolucao moral ?

OK

Comecem pela Biblia.
Anônimo disse…
Não lembro de ver algum versículo em que Maria consinta a relação. Aliás, nem precisou, né...
Aliás, pelo que me lembro do Jesus histórico, Maria foi violentada por um soldado romano aos 12, e por isso seria apedrejada.
Mas um senhor de idade teve pena dela e a 'adotou' como esposa.


De resto, fico imaginando o Japão censurando seus materiais eróticos, como os quadrinhos. Seria comprar uma briga grande com os otakus.
AlyneS2 disse…
Nhaaaa, os MANGAS e ANIMES não!!! A briga seria feia mesmo, mas tenho certeza que o Japão ganharia de longe!!!
Israel Chaves disse…
Os livros são apenas contos, eles não mandam o leitor fazer as coisas que acontecem na história (diferente da Bíblia). Para o cara ser influenciado por um livro desses a cometer um ato de pedofilia, é porque já era um pedófilo e só não tinha tido a coragem de colocar em prática (e o livro será apenas uma desculpa esfarrapada dada no tribunal na esperança de amenizar a pena). Se for assim, temos que proibir todos os filmes do Rambo, para não incentivar as pessoas a pegarem metralhadoras, os filmes de corridas de carro para não incentivar as pessoas a fazerem rachas, todos os filmes de assalto a banco para... Enfim, deu para entender. Se uma história tivesse o poder de influenciar uma pessoa a esse ponto, seria impossível escrever qualquer coisa. Quem comete algum crime e usa um livro/filme/novela/gibi/e até mesmo a Bíblia como explicação, é só um maluco que está dando uma desculpa esfarrapada para a própria falta de caráter.
Temos que proibir todos os vilões de todas as histórias, também, por medo de que eles influenciem as pessoas a repetir seus atos de vilania? Se for assim, tudo vai ser proibido. Acho que só vai sobrar Teletubbies.
Ridículo isso. Não interessa do que os livros tratam, são só histórias. O problema está em quem for influenciado por elas. Isso se chama problemas mentais.
Anônimo disse…
É mesmo. Se fosse por isso, o Japão seria a maior nação de tarados, pedófilos e estupradores. E é inversamente o contrário...
balade disse…
/\ mais o japão E isso
Anônimo disse…
Literatura não é para virgens, definitivamente.
Imaginem se todo o livro que tivesse em suas páginas a narração de algum crime - seja lá o que for - acabasse por ser censurado...iria sobrar pouca coisa para ler. Ei!!! Além da bíblia, poder-se-ia censurar também o Talmud e o Corão...há coisas estranhas neles. Sinceramente, na literatura tudo é permitido, quem não quiser ler, que não leia!
Anônimo disse…
fala merda..rapaz
Anônimo disse…
Adelino, foi com 12 anos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...