Ivan Pavlov criou a teoria
do reflexo condicionado
|
Ao notar que o seu cachorro salivava antes de receber alimentos, criou a teoria do reflexo condicionado, o que lhe permitiu desenvolver técnicas como a do parto de dor. A linha psicológica é conhecida como behaviorista.
Antes de se assumir como descrente, Pavlov, filho de sacerdote ortodoxo, deixou em 1870 a carreira eclesiástica para cursar química e filosofia na Universidade de São Peterburgo, cidade na época do regime comunista da União Soviética se chamava Leningrado. Graduou-se na Academia de Cirurgia e Medicina, que em 1883 se transformou na Academia Militar de Medicina.
Embora não fosse simpático ao regime comunista, o governo soviético o respeitava muito, a ponto de criar em 1921 para ele um centro de pesquisas biológicas.
Pavlov foi obcecado pela pesquisa até o seu último instante de vida. Ele pediu a um estudante que observasse seu leito morte como um experimento psicológico.
Comentários
Hoje em dia já foi superado, e muito, o behaviorismo metodológico de Pavlov, ninguém mais o segue. Porém, é muito comum chamarmos o Behaviorismo Radical de Skinner de apenas "Behaviorismo", por isso quis esclarecer esse ponto, para que ninguém pense que o behaviorismo atual é aquele positivista e mecanicista de Pavlov.
Postar um comentário