Pular para o conteúdo principal

Pesquisas questionam a suposta generosidade cristã dos brasileiros


Se a generosidade é um dos atributos dos cristãos, por que os brasileiros não se destacam nesse quesito? Duas recentes pesquisas levam essa questão à reflexão.

Pesquisa da americana Pew Research Center confirmou ser o Brasil o segundo maior país cristão do mundo, com 90% de sua população.

Outra pesquisa, feita pela britânica CAF (Charities Aid Fondation), colocou os brasileiros em 85º lugar em um ranking de generosidade. O índice de generosidade dos brasileiros em 2011 foi de 29%, contra os 30% de 2010, na 76ª posição. Houve, portanto, uma queda de nove posições.

Do total de entrevistados, 48% afirmaram que ajudaram um estranho, 26% informaram ter doado dinheiro a instituições de caridade e 14% disseram que participaram de um trabalho voluntário.

Em termos de generosidade, o Brasil está no mesmo nível da África do Sul, Bangladesh, Camarões, Itália, Mali, Marrocos, Moçambique e República Democrática do Congo.

Os norte-americanos são o povo mais generoso do mundo e também o mais cristão, com mais de 90% do total das pessoas. Nesse caso, vale, portanto, a tese de que a cristandade e a generosidade andam juntas.

Mas uma pesquisa feita no Reino Unido entre abril de 2010 a março de 2011 mostrou que cristãos não são mais desprendidos em relação aos não crentes, pelo menos quanto aos trabalhos voluntários. Do total de pessoas consultadas, 56% das sem religião participaram como voluntárias ao menos uma vez em atividades sociais – percentual apenas um pouco abaixo do apurado entre os cristãos (58%).

No caso dos brasileiros, talvez a pesquisa de generosidade da CAF deva ser colocada em dúvida porque somos tidos como um povo naturalmente solidário, independentemente das religiões, se isso não for mais um mito.

Quanto aos cristãos mais devotos, talvez a sua generosidade esteja beneficiando não quem precisa de ajuda, mas pastores cada vez mais milionários.




Nível de generosidade dos brasileiros está em 85º lugar


Comentários

Avelino Bego disse…
É que aqui, a pessoa se declara cristã e acha que já automaticamente boa...
juliano disse…
na minha casa teve uns pedreiros que fizeram umas reformas e eles são cristãos
os caras só ficavam chamando uns aos outros de irmãos
o irmão a massa ta pronta?, o irmão o reboque ficou bom? , o irmão não é assim, o irmão faz isso e aquilo !!
eu sendo ATEU, fui legal e generoso com esses caras, eu oferecia refrigerante, café, bolachas pq eu ficava com dó dos caras trabalhando nesse serviço ruim, e inclusive eu dei um video cassete que estava parado aqui sem uso para um desses "irmãos"
resultado: justo o cara que eu dei o video cassete abandonou o serviço pela metade e foi embora junto com mais um pegar outro serviço $$
por isso religião não define bondade,generosidade, gratidão e etc de ninguém
Icepowerlander disse…
Conheço mais descrentes generosos do que crentes!
Anônimo disse…
Acredito que pelo fato de no Brasil prevalecer o sincretismo religioso, já que cultos religiosos que envolvem rituais primitivos e até violentos são, infelizmente, muito populares. O cristianismo aqui não é praticado com o mesmo rigor de outras sociedades, que, a despeito da secularização, ainda são constituídas por segmentos muito vinculados à tradição religiosa cristã.
Fabiano Pereira disse…
Ah sim, Anônimo. A culpa é do sincretismo religioso, não do cristianismo. A culpa nunca é dos cristãos. Que hipocrisia.
A verdade é que os crentes, muitas vezes, fazem caridade para "comprar" seu lugarzinho no céu ou para receber alguma recompensa do "papai do céu", como prosperidade, e não porque é o certo a se fazer.

Ou seja, faz isso por puro "interesse divino" ou para simplesmente se aparecer, para outros crentes e para o deus deles. É como se falassem: "Ei, deus; olha eu aqui, estou dando R$1000 para os orfãos!".

Deve ser por isso que muitos gostam de espalhar aos quatro ventos ou contar para os amiginhos das rodas de fofoca nas reuniões o quanto doaram para instituição X, o quanto ajudaram a pessoa Y e por aí vai.

Ateus fazem boas ações porque simplesmente é o certo a se fazer ou porque isso faz bem para eles e para a pessoa que eles ajudaram. E eles fazem isso sem pedir nada em troca, nem mesmo "prêmios celestiais". E ficam na deles!

Pra mim, esse é o melhor exemplo de altruísmo, apesar de alguns acharem isso irracional ou "egoísmo internalizado", é pela empatia que sentimos pelas pessoas que se fortalece uma sociedade.

Somos animais que vivem em sociedade, nada mais natural nós ajudarmos uns aos outros, porque isso nos fortalece, como pessoas e como um todo. Tudo isso é puro senso de comunidade e sobrevivência mútua.
Foussie disse…
A generosidade do brasileiro é mito acalentado por uma ideia de que todo religioso é bom.
Izaque Bastos disse…
é claro que religiao nao define carater de ninguem tem muito pilantra religioso, assim como existe muito picareta ateu, conheço varios, existem pessoas religiosas que fazem o bem e nao apregoa aos 4 ventos, minha mae mesmop é uma, ja acolheu ate mendigo em casa,tira da boca pra ajudar os necessitados.é isso que Jesus ensina, é isso que incomoda os ateus? os ensinamentos de Jesus?
Jesus disse, se o teu inimigo tem alguma coisa contra vc, va ate ele e peça perdao e depois vem e deixa sua oferta no altar.
é claro que 90% dos cristaos nao cumprem esse mandamento, mas existe pessoas que sim, o que adianta dar ajuda, odiando seu semelhante?
se formos pontuar os erros da pessoas, quem é certo na terra?
nós cristaos erramos, mas procuramos concertar nosso erro, isso se chama humildade, que a implicancia dos ateus, chama de hipocrisia, Nietsche morreu louco, mesmo tendo estudado teologia, resolveu odiar e atacar o cristianismo com todas as suas forças, de que adiantou?
Anônimo disse…
Alguém já viu alguém colocar cedulas por baixo da porta de alguém para ajudá-lo, pra que ninguém veja? E por que judiam tanto de animais em vez de ajudá-los? Simples: porque animais são indefesos, sem leis que os protejam, e ajudá-los não dá IBOP e não leva ninguém para o céu.
Anônimo disse…
Religião não define caráter. Conheço espíritas, católicos e evangélicos, muçulmanos e budistas que são honestos e generosos, outros que não são.
Acredito que o brasileiro seja um povo altruísta e generoso, mas há muitos fatores aqui que deveria ser levados em consideração. E um deles é a corrupção, que há muito tempo já estendeu às ONGs e instituições. As pessoas estão perdendo a confiança em instituições, devido ao grande aumento da corrupção. Sem a certeza de que o dinheiro será utilizado corretamente as pessoas deixam de doar.
Quanto a religião, eu não vejo a menor diferença entre ateus e teístas (religiosos ou não). Há aqueles que ajudam por altruísmo e aqueles que procuram de forma adquirir estatus.

Valdo.
Anônimo disse…
Isso não é bem verdade.
Tem muitas pessoas que ajudam animais sim.
Inclusive, o princípio do vegetarianismo (entre veganos, budistas, taoístas e praticantes do Tao) é a compaixão pelos animais.
Além da questão da qi (ka).

Valdo

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...