Pular para o conteúdo principal

Quem diz não saber tudo não pode ser considerado como fundamentalista

por Rubens Azevedo a propósito de
Fundamentalista é quem leva a sério sua convicção, afirma Calligaris

Não poderia discordar mais de tanta presunção.

Primeiro porque ele [Contardo Calligaris] define "fundamentalismo" de um modo muito subjetivo e, apesar de "acariciar" a definição, impõe seu ideal herdado pelo individualismo exarcebado que dá sentido ao que ele pensa ser certo.

Em segundo lugar, como podemos ser fundamentalistas quando alegamos que não sabemos de tudo e estamos sempre mudando de opinião conforme os fenômenos que nos cercam mostram outras perspectivas e/ou entendimentos?

Fundamentalista é aquele que, apesar de nada ser comprovado, mantém sua opinião sobre algo que não pode ser comprovado/verificado e isso não pode ser generalizado do modo como ele o fez.

Por último tentar impor algo é diferente de mostrar o que está provavelmente muito errado (leia-se inconsistente, ilógico, improvável e passivo de questionamento) e deixar a pessoa escolher se aceita tal argumentação ou não. Muito diferente dos teístas que ensinam como verdade absoluta a suas crianças, mesmo elas não tendo capacidade para abstrair conceitos complexos e ainda insufla preconceitos por não acreditar no mesmo deus.

Existe uma 'onda' muito forte tentando rebater o crescente espaço que os ateus estão conquistando (nunca tiveram) com uma ideologia que preza por este individualismo exarcebado, que este sim lembra um fundamentalismo.

Não vejo porque não tentar mostrar ao público os argumentos que põe em cheque a fé e os dogmas religiosos, pois até hoje não vi nenhum ateu indo de porta em porta alegando dizer saber toda a verdade, orando pela ciência ou dizendo que não deveríamos questionar nossos valores e conhecimentos com base em novas descobertas e estudos.

Há tanto espaço para a religião em todos os meios possíveis e o ateísmo começa incomodar, pois balança estruturas de poder e "lugares confortáveis" no ethos das pessoas.

Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro.
dezembro de 2011

Ateísmo.

Comentários

Avelino Bego disse…
Bazzinga! Isso mesmo!

Quem é ateu sabe que não sabe de tudo.

Que temos limites no nosso conhecimento.

É justamente nestas LACUNAS do conhecimento que muitos crédulos nas lendas do deus de Abraão depositam suas "evidências", que não passa da falácia "Deus das lacunas", um subconjunto da falácia Argumentum ad ignorantiam.

Enquanto os crédulos nas lendas do deus de Abraão usam a falácia acima citada como PROVA de um deus e ainda por cima, por colocarem deus nas lacunas do conhecimento (daí o nome "Deus das lacunas"), tem a ilusão de "saber de tudo".

Por isso que tais crédulos nas lendas do deus de Abraão gostam de dizer que a Ciência é "incompleta", que não tem resposta pra tudo.

E não tem mesmo.

Se tivesse, não haveria Ciências.

E a ilusão da falácia do "Deus das lacunas" dá à tais crédulos em lendas a ilusão de "ter as respostas pra tudo".
Unknown disse…
Eu vejo o "fundamentalismo" ateu (ou cético, como prefiro chamar) como o fundamentalismo mostrado no texto da Calligaris sim, no sentido de que nós ateus/céticos temos um alicerce formado por pensamento crítico + método científico. Baseado nesses fundamentos, formamos nossas idéias e essas mudam o tempo todo, a cada nova descoberta ou evidência que passe pelo crivo do metodo científico. Nesse sentido, me considero sim um fundamentalista, com uma fundação sólida, que vira um campo fértil para o conhecimento verdadeiro.
Não quero pregar as idéias que acredito para ninguém, não quero sair gritando que deus não existe e convencer crentes disso. Mas tenho como certo que o mundo seria um lugar BEM melhor se todos usassem de pensamento crítico e do método científico para basear suas crenças... todos perceberíam que nesse mundo não há lugar para deus.
Unknown disse…
E, principalmente, sem lugar para dogmas de nenhuma espécie.
William Robson disse…
“Quem é ateu sabe que não sabe de tudo. Que temos limites no nosso conhecimento.” [Avelino]
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-
Por este angulo simplista um religioso pode dizer a mesma coisa.
Qualquer religião diz que Deus tem seus mistérios e que a inteligência limitada do homem não consegue entender tudo.
Logo se uma pessoa não pode ser considerada fundamentalista por reconhecer que não sabe de tudo então é tão difícil encontrar um ateu fundamentalista quanto um religioso fundamentalista.
O fundamentalismo [ no sentido de radicalismo] pode ser parcial.
Se eu digo que todo líder religioso é vigarista e todo religioso são mentes ingênuas dependendo da mente superior dos Ateus para ter um mundo melhor eu estou afirmando que “sei tudo” que é melhor para a humanidade.
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Nesse sentido, me considero sim um fundamentalista, com uma fundação sólida, que vira um campo fértil para o conhecimento verdadeiro.
Não quero pregar as idéias que acredito para ninguém, não quero sair gritando que deus não existe e convencer crentes disso. [ThiGimenez]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-
Você entendeu o conceito atual do que seja fundamentalismo só irei destacar na sua mensagem esta hipocrisia que tenho lido muito.
Como não se interessa por religião nem tem obrigação de saber isto, mas são poucas igrejas que mandam seus fiéis bater de porta em porta, que eu me lembre no momento são os Mormons e os Testemunhas de Jeová.
As outras escrevem livros, fazem palestras, mantém Blogs, divulgam sua ideologia como faz qualquer um que acredita no que pensa.
Que eu saiba Ateus escrevem livros, fazem palestras, mantém Blogs...
Sua participação aqui já é uma contradição uma vez que este é um site aberto não é um clube fechado de ateus, logo você pode até não querer sair por aí defendendo o que acredita é um direito seu, mas é justamente o que esta fazendo...
Felipe... disse…
Claro os não fundamentalistas são aqueles que dizem: a mas ta tudo na biblia seus bestas, eu não precisa estudar.
Anônimo disse…
Realmente é por aí mesmo!

Também vejo esse fundamentalismo presente no secularismo das redes sociais e blogosfera. Constate através do excelente artigo acima!

O fundamentalismo secularista midiático, feito sobretudo por leigos internautas, que tenho visto, está repleto de generalizações, pressuposições preconceituosas, afirmações discriminatórias e suas ideias filosóficas são calorosamente defendidas como a mais absoluta verdade. E para todos os problemas causados pelos religiosos e outras filosofias contrárias a resposta é sempre o secularismo como solução.

E quase sempre, por alguns artigos, publicações e comentários na web, somos tentados a crer que se o secularismo ascendesse ao poder, uma campanha de extinção dos seus divergente seria levada a cabo.

Ora, se isso não é fundamentalismo, deve ser outra coisa mais grave ainda. Como simpatizante ao ateísmo entendo que muita coisa precisa ser revista na forma e no conteúdo desse secularismo midiático.
Anônimo disse…
Não há vestígios de racionais para que reflitam os fundamentalistas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no