Stíphanie da Silva (foto), do Rio Grande do Sul, informou que tomou a iniciativa de coordenar o primeiro encontro de ateus do Brasil a pedido de participantes de grupos ateístas do Facebook.
Stíphanie diz que a ideia começou no Facebook |
Além do Distrito Federal, os Estados confirmados até agora são Acre, Amapá, Rondônia, Pará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Goiás, São Paulo, Rio, Paraná e Rio Grande do Sul. No Rio haverá dois encontros, um na capital e outro no interior.
A Sociedade Racionalista, um coletivo que defende o ceticismo e a laicidade do qual Stíphanie é diretora de editorial, é a responsável pela idealização do encontro. Há também o apoio deste blog, na divulgação, da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), do site Ateus do Brasil e do blog Troll Divino. Quéfreen Almeida é o responsável pelo material gráfico.
O encontro não tem patrocínio. São as pessoas envolvidas em sua organização que assumiram os gastos da confecção de bandeiras e o seu envio para os Estados.
Stíphanie faz parte de um grupo de militantes do ateísmo que atua principalmente na internet. São jovens que têm orgulho de serem céticos e estão dispostos a enfrentar o forte preconceito que existe contra “quem não tem Deus no coração”. São também críticos veementes da crescente influência no Brasil de líderes religiosos em assuntos laicos.
Ela reconheceu que o encontro está sendo organizado às pressas, com pouco tempo para mobilização. Mas já começa a pensar no próximo.