Pular para o conteúdo principal

Ateus brasileiros vão realizar seu primeiro encontro nacional



Ateus vão se reunir no dia 12 de fevereiro, domingo, em vários Estados. Esse dia foi escolhido por ser a data de aniversário de nascimento do biólogo Charles Darwin (1809-1882), o formulador da Teoria da Evolução. A data é tida como Dia do Orgulho Ateu.

Stíphanie da Silva (foto), do Rio Grande do Sul, informou que tomou a iniciativa de coordenar o primeiro encontro de ateus do Brasil a pedido de participantes de grupos ateístas do Facebook.

Stíphanie da Silva
Stíphanie diz que a ideia
começou no Facebook
“Tive dúvidas se o encontro seria ou não um sucesso”, disse. Mas logo houve a confirmação das primeiras adesões. “De início, conseguimos 10 Estados e, após o primeiro banner do encontro e a criação de uma página no Facebook, surgiram outros interessados”.

Além do Distrito Federal, os Estados confirmados até agora são Acre, Amapá, Rondônia, Pará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Goiás, São Paulo, Rio, Paraná e Rio Grande do Sul. No Rio haverá dois encontros, um na capital e outro no interior.

A Sociedade Racionalista, um coletivo que defende o ceticismo e a laicidade do qual Stíphanie é diretora de editorial, é a responsável pela idealização do encontro. Há também o apoio deste blog, na divulgação, da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), do site Ateus do Brasil e do blog Troll Divino. Quéfreen Almeida é o responsável pelo material gráfico.

O encontro não tem patrocínio. São as pessoas envolvidas em sua organização que assumiram os gastos da confecção de bandeiras e o seu envio para os Estados.

Stíphanie faz parte de um grupo de militantes do ateísmo que atua principalmente na internet. São jovens que têm orgulho de serem céticos e estão dispostos a enfrentar o forte preconceito que existe contra “quem não tem Deus no coração”. São também críticos veementes da crescente influência no Brasil de líderes religiosos em assuntos laicos.

Ela reconheceu que o encontro está sendo organizado às pressas, com pouco tempo para mobilização. Mas já começa a pensar no próximo.

Mais sobre o encontro   Ateus brasileiros famosos   Ateísmo

Arcebispo lamenta que se diga 'abertamente' que Deus não existe
agosto de 2011

Comentários

Ateu Consciente disse…
Daqui a pouco aparece algum retardado chamando ateísmo de religião pq decidimos nos encontrar.
Jack disse…
A esses é só responder "Então um evangélico que participa de torcida organizada é politeísta?"
Diego Lakatos disse…
Paulo, em primeiro lugar obrigado por apoiar o 1º Encontro Ateu, só queria fazer uma pequena correção, o encontro é idealizado/realizado pela Sociedade Racionalista e é apoiado pelos outros sites (como o seu).

atenciosamente:

Diego Veríssimo Lakatos
Vice-presidente da Sociedade Racionalista
Paulo Lopes disse…
Ok. Mudei o texto.
Anônimo disse…
Onde vai ser o encontro em SP?
yami karasu disse…
Jack, complicado é ver um evangélico torcendo p/ os 4 grandes de São Paulo.
Jefferson Barros disse…
E aí vai ter "pregadores"? E vão fazer oração a "São Darwin" ou a "São Dawkins"?KKKKKKKKKK Ainda dizem que não é uma religião, afinal, toda religião nasce de uma aglomeração de pessoas em um só propósito, seguindo a algum lider, que prega uma ideologia afim de ajuntar mais seguidores.
Igor disse…
Pela sua definição, um partido político não é um partido: é uma religião! Brincadeira não, heim...
Anônimo disse…
Ninguem em santa catarina?!? isto que da ter nome de santa.
Da mesma maneira que fã clubes, torcidas organizadas, grupos de colecionadores, ONGs... Na lógica do Jefferson, tudo isso é uma igreja, e o cara deve estar se achando um gênio...
Israel Chaves disse…
Era o que eu ia dizer agora. Ah, como eu adoro morar na famosa lacuna cultural. Nada vêm para cá ou acontece aqui, quando chega no Paraná, pula direto para o Rio Grande do Sul.
Paulo Lopes, como se faz para organizar uma das reuniões no seu próprio estado? Ainda dá tempo? Não acho que eu vá conseguir fazer algo sozinho, mas não custa se informar e quem sabe tentar nos incluir nessa também.
Anônimo disse…
Em Belo Horizonte vai ter/????
Anônimo disse…
Poderia fazer o favor e voltar para Mordor onde é o seu lar? A terra - média agradece. Quanto menos trolls melhor.
Walter Cruz disse…
Uma pena Mato Grosso ter ficado de fora :-(
Paulo Lopes disse…
Israel, obtenha essa informação na página do encontro, no Facebook.
Anônimo disse…
Liberdade de credo ou de falta dele.
Tenho medo dos crentes, que a todos que não lhes seguem são tratados como maleficos, ou inimigos.
Israel Chaves disse…
Não tenho conta no Facebook, por isso só agora estou ouvindo falar desse evento. Mas obrigado pela informação.
Anônimo disse…
Eu sou ateu mais mudei muito meu conceito a respeito dos crentes é claro contínuo achando a religião uma castradora em todos os sentidos. Na minha opinião religião só deveria ser ensinado depois de uma certa idade eu acho muito prejudicial incutir na mente de uma criança estas idéias de deus juízo inferno castigo porque todo mundo sabe que estas coisas pega , da mesma maneira que você pode ensinar elas a matar e morrer por uma crença porque isto vai virar um tipo de cultura cega na criança ela não vai conseguir se livrar disto e pra mim isto fere o direito universal de liberdade dela ,é o caso da circuncisão eles não pergunta se elas querem sofrer este processo , simplesmente submetem as crianças a isto e a fábrica de criar robôs não para por causa deste processo.

Eu não estou mais me incomodando tanto com os absurdos dos crente. Deste que eles não entre na minha casa com uma bíblia na mão e uma arma me obrigando a adorar o deus deles , apesar que é isto que eles fazem mais sem armas, querem que todo mundo sejam iguais a eles e acredite no mesmo que eles.

Já quanto a nacionalização dos ateus pode ser legal , mais tem que ser útil também do tipo eleger um deputado ou se possível até um senador , para pelo menos tentar fazer valer a constituição com respeito a laicidade do brasil, isto não é minar a religião isto é respeito por um país considerado neutro religiosamente.
Anônimo disse…
Ai, essa Stíphanie da Silva é uma graçinha.
Eu sou do Rio e gostaria de saber como participar.
Anônimo disse…
Aqui no RN não vai ter? :(
Israel Chaves disse…
Não sei se você sabe, mas a sigla para Rio de Janeiro é RJ. Ela está marcada no mapa, o que deve significar que...
Moyses Godoi disse…
Vou postar lá direcionando os devidos creditos e links para cá...
Quéfreen Almeida disse…
Muito Obrigado Paulo. Israel Chaves caso tenha interesse em realizar na sua regiao mande um e-mail para encontroateu@gmail.com, por favor.
Anônimo disse…
Muito legal! Onde sera o encontro no RS?
Anônimo disse…
A convenção dos bruxo vai ser no brasil inteiro?. Vocês vão se reunir com o anti cristo e receber instruções para matar os crente eu já estou sabendo de tudo.
Anônimo disse…
Dos bruxos e nao do bruxo, "zoe" mas nao mate a lingua. Nao vamos nos reunir com o anticristo pq sendo ateus nao acreditamos que ele exista. Todo satanista [e um cristao pois so acredita em Satá quem tem base judaica e suas derivadas.

Caraca que povo burro.
Anônimo disse…
Em Brasília aonde vai ser?
Tô dentro!
Parabéns pela iniciativa, é bom conhecer novos amigos com semelhança de pensamentos.
Anônimo disse…
Já imagino os crentelhos malucos atacando as pessoas no encontro, gritando frases da Bíblia e partindo para agressão.
Alguém duvida?
Anônimo disse…
Amigos Ateus, sou um de vcs.
porém não vamos ser radicais, respeitar as pessoas e pensamentos, por mais que alguns manifestem algum preconceito. Apesar alguns discordar, religião é um mal necessário e é um freio da sociedade. Por isso alguns de nós escolhem ficar ocultos para não causar tumulto, vamos nos reunir para mostrar que existimos, e que somos mais civilizados que outros radicais de idéias sendo ela religiosas ou não.
Anônimo disse…
Seu Beócio, ele escreveu RN, que significa Rio Grande do Norte!
Anônimo disse…
Santa Catarina nada heim poderiamos fazer algo mesmo que pekeno sugiro Inbituba pq já que estamos aki nada melhor do que ir pra praia!!!
Israel Chaves disse…
Erro meu, li o comentário acima (o do Almir) e continuei no de baixo e por descuido confundi tudo. Perdão, erro meu.
Israel Chaves disse…
Muito obrigado, já enviei um e-mail.
Anônimo disse…
Olá! E Minas estará de fora? Moro em Belo Horizonte!
Obrigado!
Anônimo disse…
Acho que já era hora de nos reunirmos e conhecermos pessoalmente outras pessoas inteligentes!
Michelle disse…
Jefferson Barros,

Baseado neste seu comentário, vc não sabe o que é ateísmo e muito menos o que é religião.
Vai estudar primeiro filhinho. Qdo vc atingir um pouco de honestidade intelectual, aí nós conversamos. Beleza?
Michelle disse…
Minas ficou de fora, né? Caramba. Como o Israel Chaves disse acima, é uma beleza morar na lacuna cultural...ou não. Aqui no Sudeste td de interessante acontece só no RJ e SP.
http://www.facebook.com/pages/Anti-ate%C3%ADsmo-anti-atheism/141074696005420
Anônimo disse…
Pessoal, o encontro vai acontecer em todo o Sudeste. Vocês que estão reclamando que seu Estado não terá o encontro, entre em contato conosco através do email encontroateu@gmail.com e falem comigo, pois, faltam iniciativas em seus Estados para que existam anfitriões e organizadores para a região.

Stíphanie
MARCELOVITCH disse…
só ñ pode virar uma religião ateu, só isso...
sem fundamentalismo e fanatismo, msm q seja ateu...
o atéu é melhor q isso td!
David disse…
Ninguém no Espírito Santo... Milhões de trocadilhos infames aguardando para serem feitos.

Brincadeiras à parte, achei péssima a escolha da data. Os criacionistas já associam a teoria da evolução com ateísmo, agora é que vão falar mais besteira ainda.
Anônimo disse…
Para Democracia, Sem Terra, Orgulho Gay, Marcha para Jesus e agora Orgulho Ateu, e ai vai... Cada um no seu...
Izaque Bastos disse…
é bom deixar claro que foi assim que o movimento marxista surgiu.
fico imaginando um país totalmente racionalista, que tem por crença só a razao, será que os direitos religiosos seriam resguardados? será que teria , respeito ao proximo ? será que iriam só criticar como fazem hj, ou partiriam para as restriçoes impostas pelo estado sendo o senhor, como foi na URSS.
Roberto disse…
Quem escolheu 12 de fevereiro deve morar no Rio e deduz que os ateus não gostam de férias. Nem todas as capitais brasileiras ficam na praia. Isso não é nem um problema de "primeira edição": fatalmente o público destes encontros estará sempre comprometido se esta data for mantida por padrão. Sugiro reavaliar isso. Tirando este erro estratégico, penso que o evento é bem-vindo - mesmo que uns toscos tentem comparar ateísmo com religião.
Anônimo disse…
.

Só tomem cuidado para não serem agredidos na rua por crentes fanáticos.

Porque conhecendo esse país, é capaz de eles matarem alguém no encontro e não acontecer nada.

Att.,

Espancador de Pastores

.
Anônimo disse…
Aí como eu estou bandida.

Izaque
Anônimo disse…
Ateísmo não tem nada a ver com comunismo. Sou ateu e sou anarcocapitalista. A respeito do encontro poderiam fazer um banner divulgando os locias em q irá acontecer em cada estado. Não tenho facebook
Anônimo disse…
Divertido
Anônimo disse…
Leiam o Livro Negro do Comunismo(ateísmo), milhares e milhares ou milhões de pessoas morreram nas mãos destes, a Idade Média é fichinha perto deles.
Neuza Leal disse…
Em Brasília será onde?
Michelle disse…
Então podemos generalizar e associar o nazismo ao cristianismo e catolicismo, né?

É só vc ler o livro de Hitler - Minha Luta - e os discursos que ele fez; ele fala de deus e cristianismo pra mais de metro. Isso sem falar dos acordos que a ICAR fez com o regime nazista.
Michelle disse…
E que tal imaginarmos uma teocracia religiosa - no caso do Brasil, leia-se cristã - onde haverá perseguição e opressão religiosa contra as pessoas que não acreditam no deus judaico-cristão, contra as pessoas que não pertencem às religiões cristãs, contra agnósticos e ateus e contra todas as pessoas que tem uma vida que estes religiosos consideram um pecado?

Se isso acontecer, estarei lascada 2 vezes.
Igor disse…
A lógica desonesta do Livro Negro do Comunismo é tão burra que se volta contra ela: já que o comunismo soviético adotou o ateísmo, então o ateísmo é causador das milhares de mortes que eles alegam – e supõe.

Ora, portanto...

Todos os países da história do mundo que adotaram o cristianismo como religião oficial, que fizeram acordos com religiões cristãs, que tinham seus chefes de estado como chefes da igreja ou poder para nomear bispos e infligir no funcionamento das igrejas cristãs, ou até mesmo que fizeram guerras em nome do deus cristão ou de tal religião, então é o cristianismo causador de todas as mortes praticadas por esses países, seja em guerra, seja fazendo inquisição, seja por execução oficial do estado por crimes!

Vamos pegar uma calculadora e somar todas as mortes praticadas desde quando o cristianismo se tornou oficial no Império Romano! Afinal, basta somente que uma crença ou a ausência desta crença esteja cooptada pela ideologia ou pela política predominante que as mortes são justificadas por estas – crença ou descrença. Pode ter certeza: o tal “comunismo/ateísmo” vai ter um saldo de mortes muito, MAS MUITO inferior ao confessionalismo, regalismo, teocracia, simples declarações de crença divina pelos presidentes e chefes de Estado e etc. em todas as nações da história.

E isso porque estou escrevendo rápido e sendo até relapso. Porque ainda faltariam as mortes praticadas pelos seguidores de tais religiões que estavam fazendo em suposto nome da mesma, como era o caso do terrorista Anders Breivik.

Qualquer um com o mínimo de bom senso e inteligência saberiam que o ateísmo não poderia nunca assumir a conta das mortes praticadas pelo comunismo soviético. Até porque o ateísmo não é uma ideologia una, seguidora de uma doutrina pré-determinada a qual aquele que deseja ser ateu deve se curvar!
Anônimo disse…
Michelle, então resumindo, a religião não foi conivente com os ensinamentos de Cristo, pelo que eu sei, ele só ensinou o amor.
Izaque Bastos disse…
religiao é invençao de homens.
e o Edir mascedo é ateu, pois o mesmo é materialista.
Anônimo disse…
Izaque quer dizer então que cristãos não podem ser corruptos e maus?
Israel Chaves disse…
Não, porque aí não são cristãos "de verdade". Todo mundo sabe que todo cristão "verdadeiro" é santo, que nem o Izaque.
Michelle disse…
Nem sempre Jesus ensinou o amor:

Em Mateus 5:17, JC disse que ele não veio abolir as leis dos profetas e sim cumpri-las; então Jesus não era tão contra assim mortes por apedrejamento, por exemplo.

Em Mateus 5: 29-30, JC diz que é melhor arrancar o seu olho direito e sua mão direita para evitar o pecado; acordo com ele é melhor vc perca um de seus membros do que queimar no inferno (um homem chegou a arrancar os dois olhos durante uma missa; será que ele se inspirou nessa passagem?)

Em Mateus 10:14-15, JC disse que as cidades que não receberem seus apóstolos terão destino pior que o de Sodoma e Gomorra qdo o juízo final chegar.

Para finalizar, em Mateus 10:34-37, JC disse que ele não veio trazer a paz e sim a espada; que ele veio para colocar um parente contra o outro; que os inimigos do homem serão seus próprios parentes; que quem ama os pais mais do que ama JC e que quem amam os filhos mais do que a JC não são dignos dele. (essa parte aí de um se virar contra o outro por causa de crenças religiosas bem que se tornou verdade, né?)
Anônimo disse…
olá,Onde será o encontro em Curitiba?
Anônimo disse…
Ninguém de Campo Grande, Dourados ou Três Lagoas(Mato Grosso do Sul) para tentar organizar uma versão do evento por aqui?
Anônimo disse…
Israel, obrigado por me lembrar desse detalhe “importantíssimo”, como eu pude esquecer que “cristãos de verdade” não cometem crimes? Desculpe pelo erro Izaque.
Anônimo disse…
Ateísmo organizado e panfletário. Mais uma religião?
Anônimo disse…
Ateísmo organizado e panfletário. Mais uma religião?
Pedro Lobo disse…
Religião é quando as pessoas adoram um ser imaginário e acreditam em cobra falante, etc, etc. Esse não é o caso, Machado. Será que você consegue entender?
Anônimo disse…
Pois eh, Engraçado que nao apareceu encontro nenhum pro lado de Ms
Ribamar Bezerra disse…
Por que o espanto pessoal, só religião pode neh?? Por mais que você não goste dá ideia há quem não acredite em deus ou deixou de se importar com Ele. Que coisa mais chata, e o pior é vê-los obcecados, falando q está nas escrituras, q tudo que acontece hoje era previsto no tal livro sagrado, quanta inocência desse povo.
Denner Coutinho disse…
Se fosse pra tratar só de assuntos relacionados ao nosso direito à não crença, até que eu apoiaria e incentivaria. Mas, tenho quase certeza que tal encontro é para defender coisas que nada têm a ver com os ateus: homossexualismo, aborto, feminismo e anticristianismo.
Nós precisamos de um movimento verdadeiramente ateu em defesa da melhoria da NOSSA imagem e reputação aos olhos da sociedade. Infelizmente, só o que temos é organizações a sujar mais ainda a nossa categoria. Dando a entender que ateísmo é imoralidade, depravação, putaria, anticristianismo e o real significado de ser ateu (a simples ausência de fé em deuses) que é bom, nada.
Michelle disse…
Como assim, Denner?

Nós ateus nos preocupamos em criar conscientização à liberdade de não-crença em deuses, mas tb preocupamos com outros assuntos.

O ateísmo é somente a falta de crença em deuses, mas nada impede nós ateus de defendermos outras causas como a laicidade do estado, os direitos humanos, direitos da comunidade GLBT (que tb sofre preconceito por parte de mtos religiosos), direitos das mulheres, descriminalização do aborto, protestar contra os abusos cometidos pelas religiões em geral (não apenas o cristianismo), aprovação da PL 122,etc...há algo de errado nisso?

Eu - particularmente - não vejo nada de "imoralidade, depravação, putaria, anticristianismo" nisso.

Eu hein...é cada uma.
Anônimo disse…
Sabia que não ia dar em minas,oque tem mais aqui é igreja,não existe nenhuma cidade mineira sem ao menos uma capelinha
Sou de Pernambuco. Como faço pra participar por aqui? Grande abraço!
Anônimo disse…
O Brasil é um país cristão e tem relacionamentos (diálogo) com outras doutrinas religisosas ou não.
Agora vão fazer isto(encontro) em países mulçumanos.
Anônimo disse…
Ateus que os digam: uma pessoa ateu é feliz??
Bia Alencar disse…
Sim, ateus são felizes...por que não seriam?? Sinto muito se sua felicidade consiste em acreditar em algo maior que voce.
Anônimo disse…
Parabéns, botou o crentelho no seu devido lugar com elegância.
Anônimo disse…
Uma porção de pessoas normais se reunindo pra se conhecer ois tem algo em comum, e vc falando em começo de estado racionalista malvadão? Vai se tratar, lunático.
Anônimo disse…
Galera, o Izaque é o dono da verdade, ele é um homem santo escolhido a dedo por Deus e vai tocar harpas por toda eternidade, ouçam suas sábias palavras pois ele esta acima dos crentes e não-crentes.
Atyla Neto disse…
O simples fato de fazermos algo público já é louvável. O objetivo principal acredito é que faremos que muitas pessoas percebam nossa existência, mesmo que não convençamos ninguém de nada os nossos memes serão expostos a terceiros fazendo com que mais pessoas e as futuras gerações enxerguem esta possibilidade. Lembrem-se: repetição é fundamental para a mente humana, é assim que a própria religião trabalha (multiplicando memes)!
Michelle disse…
Não, filhinho...o Brasil é um país laico, quer vc goste ou não; e da mesma forma que vc tem o direito de organizar e participar de romarias, marchas pra Jesus, etc, nós ateus tb temos direito de realizar encontros.

Ou será que o senhor (ou senhora) acha que o direito de se reunir em um local público com pessoas que compartilham a mesma ideologia só vale para os religiosos?

PS: se ateus se reunissem publicamente em uma teocracia islâmica, iria acontecer uma dessas três coisas:
- seríamos presos ou;
- seríamos mortos ou;
- seríamos presos e mortos.
Fabiano disse…
AnônimoJan 23, 2012 12:26 PM
Ateus que os digam: uma pessoa ateu é feliz??


Eu sou. Qual a relação entre não-crença e felicidade? Já sei. Ateus são todos infelizes e crentes são todos felizes. E se um crente é infeliz é porque não tem fé de verdade. Incrível como a lógica de alguns crentes é tão dicotômica.
kissesmoon ;* disse…
E MT?? Tá fora?
Orione disse…
Não seria melhor marcar o encontro nacional dos ateus para o dia do nascimento de dawkins? Darwin era agnóstico, nunca negou a existência de Deus.
Orione disse…
Os ateus não acreditam na existência de Deus, porém não têm certeza da não existência de Deus.Eu tenho certeza que o papai noel não existe,não vou querer marcar encontro com as pessoas que também têm certeza, seria chamado de idiota.Esse encontro pra mim é uma prova que os ateus estão buscando a Deus, pois anseiam que alguém os prove que estão errados, por isso querem chamar atenção. Quem tem bom senso vive seu ateísmo em si mesmo. Os ateus dependem da dúvida sobre a existência de Deus para existirem.Se for provado a existência ou não existência de Deus, os ateus deixarão de existir, pois tanto o ateu quanto o crente existem pela fé ou não em algo superior.O ateu também é um crente.
Michelle disse…
Orione,

O encontro de ateus é apenas para conhecer pessoas que tb são atéias, para troca de idéias, para criar conscientização e tb para defender causas como a laicidade do governo, por exemplo.

O seu argumento é totalmente falho; como é que estamos buscando deus (que não acreditamos) só pq vamos nos reunir?

Nós tb não precisamos que alguém nos prove que estamos errados ou certos; a gente não precisa de aval de ninguém para ser ateu ou para deixar de ser ateu, pois isso é uma escolha individual.

Ao contrário de alguns religiosos que vivem em função da religião 24x7, a minha vida não gira em torno do ateísmo. Ser atéia é apenas uma parte de quem sou. E para mim a existência ou não-existência de deuses é irrelevante.

Se - pelo bem do argumento - a existência ou não-existência de deus for provada, não fará diferença nenhuma na minha vida. Eu não acredito na existência de deuses, mas se eles existem de fato ou não, não me interessa e não é importante, pq a minha vida não gira em torno exclusivamente da existência ou não-existência de deuses.
Fabiano disse…
O Papai Noel existir ou não, não faz diferença na vida de ninguém, só das crianças. Não existem pessoas por aí tentando passar leis que obriguem que livros sobre o Papai Noel estejam disponíveis em todas as bibliotecas ou interferindo nos direitos daqueles que não celebram o Natal. Ou obrigando que todas as casas tenham lareiras para a descida do bom velhinho.

Comparação estapafúrdia. Se os ateus querem se encontrar é porque a maioria, assim como eu, não tem muitas vezes com quem conversar sobre o assunto. Eu tenho minha esposa e só. Minha família é religiosa e com certeza eles não iriam querer conversar sobre a influência negativa da religião no Estado, por exemplo. Ou sobre como a religião pode causar traumas em crianças, com conceitos como pecado, danação eterna, etc.
TheMatrixDNA disse…
Agnósticos podem comparecer?

Se sim, algumas sugestões ao gôsto agnóstico:

1)Sem discursos tipo religiões, ditaduras,celebridades, doutores de conhecimentos, etc.: cada "falador" tem que parar imediatamente quando alguem da platéia levantar a mão para dizer/perguntar algo; Qualquer tema tem que ser aberto e participativo, sem dar oportunidade à imposição de ideologias, crenças, etc.
2)Não ficar apenas na pregação e debate estéril de idéias. Ter objetivos, metas e atas registrando as decisões votadas pela assembléia. Os objetivos não devem ser parasitários ao gôsto dos intelectuais de gabinete/computador mas sim de intelectuais dispostos a arregaçarem as mangas e sujar as mãos no trabalho produtivo de fato.
3) Não apenas discursos, ideologias, politica, denuncias do errado. Em paralelo à luta politica tem que ter a associação e cooperativa economica, para se fortalecer à altura dos adversários e se proteger em grupo contra as mafias corporativistas; Todo discursante que enveredar por êste caminho pode ser interrompido e perguntado qual o plano pratico imediato. O objetivo não pode ser individualista, ou de classes, tem que ser em nome da Humanidade e trocado a palavra "eu" pela palavra "nós".
4)Não planejar construção de templos, que são os tronos dos manipuladores e predadores das massas. Para reuniões visando reunir o util ao agradavel e atração de curiosos, planejar construção de clubes sociais, com salas de debates, áreas ao ar livre, esportes, etc.
5) Espaço aberto aos que em qualquer canto, sala, queira demonstrar seu conhecimento/opinião sôbre quaisquer fenômenos e eventos naturais, os quais são as fontes de poder para tecnologias, incentivando a propagação do método cientifico mas não limitado ao jugo atual das ciências acadêmicas. Filosofia naturalista e experimentação por qualquer método deve ser aceito e estimulado.
6) Etc..
Anônimo disse…
JA TEM ATÉ ATEU COBRANDO O DIZIMO !

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

AMÉM IRMÃOS !

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo disse…
JA TEM ATÉ ATEU COBRANDO O DIZIMO !

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

PQ NÃO FUNDAR UMA IGREJA ATEIA ??

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo disse…
VOCES SÃO UM BANDO DE IDIOTAS. RETARDADOS E IMORAIS. SEM ESCRUPULOS E ENDEMONIADOS. BANDO DE COVARDES.INFELIZES. VÃO ARDER TODOS NO INFERNO, MALDITOS.
Anônimo disse…
gostaria de saber uma coisa: voces ateus, amam seus entes queridos? tem amor pela esposa, marido ou filhos? se amam, me diz aí:dá onde vem esse amor? dá onde nasceu? dá onde se originou esse sentimento tão nobre? como voces podem abrir a boca e dizer que são ateus? se não fosse o amor de Deus pela humanidade ele não o teriam os feito. também não creiam que fomos feito por Deus? e fomos feito por quem? será que com essa filosofia de vida que voces levam, trará algum benefício positivo para voces no futuro? e outra pergunta: voces acreditam no diabo? acha que ele tem poder para castigá-lo com suas tramas sanguinárias? penso que ateus saõ pessoas cegas e sem um pingo de amor no coração. não creio nessa atitude tão devastadora que praticam. uma pratica pecaminosa e lamentável. eu tenho pena de voces. sinceramente.
Michelle disse…
Anônimo (May 3, 2012 11:44 AM)

>> gostaria de saber uma coisa: voces ateus, amam seus entes queridos?

Sim.

>> "tem amor pela esposa, marido ou filhos?"

Eu nça tenho marido, nem esposa e nem filhos mas tenho uma namorada e eu a amo.

>> "se amam, me diz aí:dá onde vem esse amor? dá onde nasceu?"

Vem de mim.

>> "dá onde se originou esse sentimento tão nobre?"

De mim.

>> "como voces podem abrir a boca e dizer que são ateus?"

Por duas razões:

1 - Não há evidências que deuses existem, portanto não vejo razão em acreditar neles.
2 - Pq temos o direito e a liberdade de dizer que somos ateus.


>> "se não fosse o amor de Deus pela humanidade ele não o teriam os feito. também não creiam que fomos feito por Deus?"

Não, não acreditamos que um deus ou deuses deu origem à td que existe justamente por essa cosmogonia ser um mito e que não é fundamentado em evidências concretas e passíveis de verificação.


>> "e fomos feito por quem?"

Não sei qto à vc (hehe) mas eu fui feita pelos meus pais. É graças à eles que eu existo.


>> "será que com essa filosofia de vida que voces levam, trará algum benefício positivo para voces no futuro?"

E qual a relevância disso? Ateísmo é apenas a falta de crença em deuses. Ateísmo não é alguma ideologia de vida que tem como objetivo trazer algum benefício ou malefício para o futuro. Não é algo que usamos pra preencher alguma lacuna na nossa vida nem nada disso. Apenas somos ateus e ponto final. Ser ateu não tem nada a ver com o futuro, até pq nada - isso inclui as religiões - e nem ninguém sabe como será o futuro. O futuro ao desconhecido pertence. Eu vivo apenas o agora.

>> " voces acreditam no diabo? acha que ele tem poder para castigá-lo com suas tramas sanguinárias?"

Não. Para ateus, o diabo é tão imaginário qto os deuses, portanto não tememos esse tal poder que o diabo imaginário tem pra fazer o mal. Isso não passa de ameaças vazias e estorinhas de faz-de-conta pra pôr medinho nos mais ingênuos.

>> "penso que ateus saõ pessoas cegas e sem um pingo de amor no coração."

Não concordo com vc. Ter amor não depende da crença em deuses. Eu não acredito em deuses e tenho amor pra mais de metro e pra td mundo. E eu não vejo o ateísmo como uma "atitude devastadora". Eu não estou prejudicando ninguém e nem a mim mesma ao ser atéia; tenho uma vida normal com família, amigos e uma pessoa que me ama e que amo tb. Tenho emprego, tenho uma vida produtiva e que considero o bem mais valioso que existe e que aproveito bem cada dia, pois é a única vida que tenho e não quero desperdiçá-la com picuinhas sem importância. Tenho a noção de que apenas eu sou responsável em dar importância e sentido à minha vida e estou bem assim. Não preciso de crer em um deus e temer um diabo pra minha vida ter sentido e importância, não preciso de crer em um deus pra ter a capacidade de amar a mim mesma e ao próximo.

Ateísmo me ajudou bastante, como perder o medo da morte e a dar valor à quem e à quê realmente importa nessa vida. Além de abrir meus olhos para a realidade que nos cerca e admirá-la cada vez a cada dia que passa. Isso sem falar que aprendi mta coisa nesses 3 anos sendo atéia mais do que aprendi nos 26 anos anteriores.

E outra coisa: não acredito em pecado tb.

E eu sinto mais pena de vc ainda por vc ter uma mente tão fechada e pequena ao achar que uma pessoa somente é boa e capaz de amar se ela crer em algum deus.

Não precisa de ter pena de mim, eu sou mais feliz agora do que antes. :)
Anônimo disse…
voce é uma cega, demente. ou melhor uma doente. vai se tratar.eu tenho muita pena do teu fim, queridinha. peço apenas que seu fim não seje tão devastador. cuidado com o que voce fala. sua lingua pode lhe prejudicar um dia. tome muito cuidado.doida.
Deus é um imoral bundão.

Esperando ele me matar em 3... 2... 1...
Pois é, nada aconteceu.
Anônimo disse…
vai te tratar rapaz. voces devia ser mortos como antigamente durante a inquisição. se Deus é o que voce diz, imagina o que tu é!
Michelle disse…
Anônimo (8 de maio de 2012 10:41)

Se vc é o mesmo Anônimo que postou as perguntas para nós ateus responder, foi o que fiz: as respondi numa boa.

Se vc não gostou de deparar com uma pessoa que não precisa de crer na sua fadinha imaginária pra ser feliz, well...not my problem. Mas agora dar um chilique e apelar para o ad hominem (o que só demonstra que vc não tem nenhum argumento para apresentar e pra compensar essa sua incapacidade resolve dar faniquitos e pitis dignos de uma criança mimada de 2 anos) é simplesmente patético e digno de pena.

Sabe qual será o meu fim? O mesmo que o seu e o de qualquer ser vivo: morte. A não ser que vc acredita piamente que tem algum privilégio e ache que a sua fé em deus irá te poupar desse destino inevitável (e eu não estou falando de virar Puft, O Fantasminha e viver por toda a eternidade no paraíso, estou falando da nossa morte física, onde deixamos de existir e onde sobrará somente a nossa carcaça sem consciência alguma pra contar a história de nossa vida)
Michelle disse…
Anônimo (8 de maio de 2012 19:02)

Realmente o "amor" de alguns cristãos pelo próximo é realmente uma coisa linda de se ver...ou não.

Vc nem sequer segue um dos mandamentos básicos de sua própria religião que diz "amar o próximo como a ti mesmo", seu hipócrita relativista moral (se bem que tem passagens na bíblia que dizem que infiéis devem ser mortos e - pensando por esse lado - vc apenas segue alguns dos preceitos que sua religião prega e que demonstra que a bíblia é bem incoerente e contraditória em seus escritos)

Posso até não acreditar na sua fadinha imaginária (ou nenhuma outra fadinha imaginária de outras crenças), mas pelo menos não desejo a morte nem sua e nem de ninguém só pq vcs acreditam em deuses.

Mas - felizmente - vivemos no século XXI, numa sociedade moderna e num país onde não existe mais a Inquisição e onde não há desmandos de religião alguma, né? Felizmente somos protegidos pela Constituição Brasileira e temos o direito garantido pela mesma de não ter crença alguma.
Anônimo disse…
Bem, que prevaleça sobretudo o respeito. Lamento que a história não possa ser invocada por nós crentes para justificar nossas atitudes contra ateus, agnósticos ou mesmo quaisquer crentes que não estivessem filiados às nossas respectivas fileiras.Sou católico, formado em administração de empresas e teologia. E creio sinceramente ser possível que todos, crentes e ateus, convivam pacificamente e em atitude de mútuo respeito e tolerância. Os tempos das guerras-santas, caça às bruxas e todo tipo de intolerância é algo que devia se tornar exclusividade do passado. É direito inviolável de qualquer pessoa professar ou não um credo religioso, assim como é seu dever respeitar e fazer valer o direito das mesmas escolhas por parte do outro. Avalio como positiva toda iniciativa dos vários grupos se reunirem e se organizarem na tentativa de obter o pleno reconhecimento de sua condição, influenciarem através da atuação política o todo social do qual fazem parte e, enfim, reivindicarem todas as facilidades que assistem aos demais agrupamentos por força de suas identidades específicas. O conjunto sempre ganha quando cada uma de suas partes participa de forma saudável e lícita. E a constituição do Brasil - Estado Laico - faculta a toda pessoa a liberdade de filiar-se a partidos, religiões, seitas, grupos, agremiações... Viva a liberdade e o respeito!

Luiz Tarciso
Unknown disse…
Certamente ta se tornando uma religião...o verdadeiro Ateu é aquele que não se importa com a religião ou se senti incomodado com ela....vcs não são ateus são ATOAS!!! vcs tem todo direito em não crer em um Deus,mas não tem o direito de discriminar os evangelicos....todo mundo pode ser dizer evangelico mas o verdadeiro evangelico e cristão e conhecido por suas boas obras....vcs não tem argumentos pra falar sobre algo que vcs não conhece então devem ficar calados!!!e outra encontro chato esse olhar um pro outro e dizer que Deus não existe ficam nessa tempo todo muito chato vivam suas vidas como verdadeiros Ateus, pois vcs tem o direito de não crer, agora ficar como um bando de ATOA atingindo a fé das pessoas é uma vergonha!!!se um pastor Rouba ele não é servo de Deus se um que se diz cristão mata, estrupa este não era cristão!!agora me responda se vc entende mesmo o que vc acredita sobre o surgimento e criação do mundo!!

Como a ENERGIA surgiu? Sabemos apenas que a ENERGIA não pode ser CRIADA ou DESTRUÍDA. Acredita-se que a ENERGIA presente no Big Bang seja EXATAMENTE A MESMA presente no Universo hoje.
Ora, se coisa alguma consegue criar a ENERGIA, então como ela SURGIU?
O que precedeu o Big Bang? Como essa ENERGIA foi parar nessa singularidade que explodiu?
Por favor explique-me como a ENERGIA pode simplesmente se "auto-criar sozinha" a partir do NADA ABSOLUTO que precedeu o Big Bang.
Unknown disse…
Certamente ta se tornando uma religião...o verdadeiro Ateu é aquele que não se importa com a religião ou se senti incomodado com ela....vcs não são ateus são ATOAS!!! vcs tem todo direito em não crer em um Deus,mas não tem o direito de discriminar os evangelicos....todo mundo pode ser dizer evangelico mas o verdadeiro evangelico e cristão e conhecido por suas boas obras....vcs não tem argumentos pra falar sobre algo que vcs não conhece então devem ficar calados!!!e outra encontro chato esse olhar um pro outro e dizer que Deus não existe ficam nessa tempo todo muito chato vivam suas vidas como verdadeiros Ateus, pois vcs tem o direito de não crer, agora ficar como um bando de ATOA atingindo a fé das pessoas é uma vergonha!!!se um pastor Rouba ele não é servo de Deus se um que se diz cristão mata, estrupa este não era cristão!!agora me responda se vc entende mesmo o que vc acredita sobre o surgimento e criação do mundo!!

Como a ENERGIA surgiu? Sabemos apenas que a ENERGIA não pode ser CRIADA ou DESTRUÍDA. Acredita-se que a ENERGIA presente no Big Bang seja EXATAMENTE A MESMA presente no Universo hoje.
Ora, se coisa alguma consegue criar a ENERGIA, então como ela SURGIU?
O que precedeu o Big Bang? Como essa ENERGIA foi parar nessa singularidade que explodiu?
Por favor explique-me como a ENERGIA pode simplesmente se "auto-criar sozinha" a partir do NADA ABSOLUTO que precedeu o Big Bang.
Michelle disse…
Unknown,

>> "Certamente ta se tornando uma religião...o verdadeiro Ateu é aquele que não se importa com a religião ou se senti incomodado com ela"

Me desculpa se algumas pessoas - independentemente se elas são atéias ou teístas (já que tb tem teístas que se sentem incomodados com mandos e desmandos das religiões)- não aceitam a intolerância, violência, discriminação, preconceito e violação de direitos humanos perpetrados por algumas religiões usando a liberdade de credo religioso como desculpa para agirem feito umas idiotas (como se religião fosse carta branca pra menosprezar td mundo que ela acha que merecer ser menosprezado).

- "s....todo mundo pode ser dizer evangelico mas o verdadeiro evangelico e cristão e conhecido por suas boas obras"

Falácia do escocês.

- ".vcs não tem argumentos pra falar sobre algo que vcs não conhece então devem ficar calados!!!"

Mtos ateus já foram cristãos antes, querido (a). Eu sei pq eu já fui cristã antes e qdo eu critico o cristianismo e suas doutrinas é por conhecimento de causa. Eu já li a bíblia (ao contrário de mtos cristãos que eu conheço), já fui católica, já frequentei centros espiritas e tenho uma mãe evangélica que me informa de vez em qdo sobre a religião dela.

>>"Rouba ele não é servo de Deus se um que se diz cristão mata, estrupa este não era cristão!!"

De novo a falácia do escocês...next!

E por favor não "estrupa" o português, ok?

>> "agora me responda se vc entende mesmo o que vc acredita sobre o surgimento e criação do mundo!!"

Duas palavras (que não é "deus fez"): Big Bang.

>> "Como a ENERGIA surgiu? Sabemos apenas que a ENERGIA não pode ser CRIADA ou DESTRUÍDA. Acredita-se que a ENERGIA presente no Big Bang seja EXATAMENTE A MESMA presente no Universo hoje"

Não. A energia que foi estopim para o Big Bang não é exatamente a mesma pq antes da expansão do Universo acontecer, ela era altamente instável. Foi por isso que o Big Bang aconteceu. Uma energia super instável e confinada em um ponto minúsculo à altíssimas temperaturas necessita se expandir e foi o que aconteceu: ela se expandiu numa velocidade super alta, fazendo com que as 4 forças que regem td no universo (gravidade, interações nucleares fraca e forte e o eletromagnetismo) que antes estavam unidas se separassem. Com o tempo essa energia foi se estabilizando, a velocidade de sua expansão foi diminuindo, a temperatura tb e isso (mais as 4 forças) possibilitaram a formação de planetas, estrelas, luas, galáxias, buracos negros, etc.

>> "O que precedeu o Big Bang? Como essa ENERGIA foi parar nessa singularidade que explodiu?"

Nós não sabemos. Mas pelo menos não colocamos deus ou qualquer outra entidade supostamente sobrenaturalm que não se tem evidências de sua existência ou mitos pra preencher essa lacuna.

>> "Por favor explique-me como a ENERGIA pode simplesmente se "auto-criar sozinha" a partir do NADA ABSOLUTO que precedeu o Big Bang."

Essa energia não se "auto-criou". Ela sempre esteve lá comprimida em um único ponto.
REBOQUE 24 HORAS disse…
Todos vão se prostar diante de Deus no juizo final,
ai vcs vão realmente acreditarem que existe Deus
Anônimo disse…
eu sou ateu e na minha opinião não acho necessário ateus se unirem, e realizar o dia do orgulho ateu. Orgulho de que? São grupos diferentes se reunindo para uma guerra de opiniões e crenças. Eu não acredito em deus, mas acredito no amor que é o respeito ou o melhor respeito é amor;. porque você não pode amar se não respeitar. Com amor se consegue tudo eu acredito em milagres através do amor. Não me incomodo com o que pensam a meu respeito por ser ateu, eu sou livre e não devo nada a ninguém. Essa guerrinha não leva a nada, vamos respeitar a todos. O único problema é que muitas religiões (pastores) estão enlouquecendo seus seguidores pessoa que estão perdendo autonomia de suas próprias vidas e isso é muito grave e me assusta.
Anônimo disse…
provar o que para quem? que guerra é essa? você é ateu e pronto, não precisa de aprovação de ninguém e nem gritar para todos o seu modo de ver o mundo e a vida
Anônimo disse…
sou ateu, mas não sei o que esta parecendo isto, vocês não tem mais o que fazer? vão ler um livro nem que seja em quadrinhos, ou assistir jornadas nas estrelas, MMA,UFC ou vão dormir que faz bem pra saúde,e que qualquer uma dessas que citei é melhor do que esta babaquice de reunião do orgulho de ser ateu. Pode não ser religião mas esta parecendo e esta me dando medo também.
Anônimo disse…
Eu concordo com você Roberto, o que está acontecendo com esse povo, não chega os evangélicos, eu não acredito em deus não preciso provar nada a ninguém, basta amar e respeitar. E cada um no seu quadrado desde que não atinja o outro e nem roubem.
Anônimo disse…
Por que você se importa com as pessoas que não acreditam? Eu não acredito e não fico insistindo para que outras pessoas mudem seu modo de pensar justificando o meu. Eu respeito você a todos independente da crença. Se vocês dizem ter deus no coração e que deus é bom e no meu ver tudo que é bom provém do amor, esse seu deus é também o amor e amor é respeito. Precisa falar mais?
Michelle disse…
Anônimo (25 de março de 2013 05:28)

Isso não é guerra, é apenas um encontro entre pessoas que compartilham um mesmo sistema de não-crença. Isso é errado agora? Eu, hein...
Michelle disse…
Anônimo (25 de março de 2013 05:41)

Baseado em seu argumento de que a reunião de pessoas que compartilham os mesmos interesses parece com uma religião então a Campus Party é uma religião, a Comic On é uma religião, a Amostra de Cinema em Tiradentes é uma religião...caramba até reunião de condomínio é uma religião! E tb significa que vc não sabe o que define uma religião.

Uma religião não é apenas uma reunião de pessoas que compartilham de um mesmo sistema de crenças. Elas vão lá pra rezar pra deus, pra fazer rituais e cerimônias que mostram seu comprometimento, confiança, obediência e subserviência à deus. Pq então pq vc não chega para algum religioso que vai à missa ou ao culto todos os dias e fala que ele tem coisa melhor pra fazer (como ler um livro, ler HQ, assistir Jornada nas Estrelas, MMA, UFC, dormir, etc) do que ir pra igreja rezar pro deus dele da mesma forma que vc falou com a gente?

Esse encontro de ateus é apenas uma reunião pra trocar idéias, não pra instaurar uma ditadura ou planejar um ataque terrorista. Se vc não quer ir, direito seu...mas não exagere apelando para a falácia do terrorismo falando que dá até medo.




Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias