Pular para o conteúdo principal

‘Em alguns lugares te matam se você diz ser ateu’, fala cineasta

Arriaga disse que se sente
ofendido pelos crentes
O cineasta mexicano Guilhermo Arriaga (foto), 54, disse que “em algumas partes do mundo te matam se você diz que é ateu”.

Arraiaga está filmando um roteiro o qual chama de “A queda de braço do mundo”, que trata de tudo que ele não podia falar à mesa quando era criança: “religião, sexo, política e vícios”. Ele é o roteirista de 'Amores Brutos', '21 gramas' e 'Babel'.

Em entrevista à agência Efe, disse que se preocupa com as religiões porque “habitualmente elas servem de desculpa para promover a negação e a intolerância, em vez de ser um recurso para descobrir o melhor das pessoas”.

Por isso, disse, “sempre me sinto ofendido pelos crentes de qualquer religião”.






Rushdie critica governo da Índia por permitir a tirania de religiosos
janeiro de 2012

Ateísmo.

Comentários

Avelino Bego disse…
Hoje qualquer coisa que vá de encontro às "religiões do deus do amor" são um perigo.
Jeferson T disse…
Religiao é um cimento social que tem um problema : cega as pessoas que trabalham com ele.
chororô habitual disse…
Mais um pouco da choradeira ateísta tradicional:

O ateuzinho chora dizendo que "há lugares" (cadê?) onde se mata alguém por ser ateu.

Em seguida, o ateuzinho parte pra generalização babaca costumeira e dá mais uma choradinha básica:

"sempre me sinto ofendido pelos crentes de qualquer religião"

Buááá!
Avelino Bego disse…
chororô habitualJan 27, 2012 02:25 PM
Mais um pouco da choradeira ateísta tradicional:

O ateuzinho chora dizendo que "há lugares" (cadê?) onde se mata alguém por ser ateu.

Em seguida, o ateuzinho parte pra generalização babaca costumeira e dá mais uma choradinha básica:

"sempre me sinto ofendido pelos crentes de qualquer religião"

Buááá!
-------------------

Assim você me mata de rir... oh wait!
Avelino Bego disse…
Realmente no Brasil não há perigo em ser ateu.
Dan disse…
Não matam? O filipino que o diga, né?
Gustavo disse…
O Cristao-Fernando-Wellington-Breivic é um desses assassinos em potencial.
Anônimo disse…
eu tenho medo de dizer que sou ateu e ser a atacado ,eu vi uma pesquisa que diz que eles tem dupla personalidade e que podem ser perigosos e que a idéia de violência fica latente em suas memórias ,diz que eles pode atacar com a idéia de que isto pode ser feito como faziam os antigos. Então por isso eu evito dizer que sou ateu ,não tenho sete vidas.
Luiz Paulo disse…
Bom talvez não matem aqui (ainda), mas essa pesquisa não dá muita segurança:

http://www.paulopes.com.br/2009/05/ateus-e-usuarios-de-drogas-sao-os-mais.html
Anônimo disse…
Se o Edir, o Malafaia ou o Valdemiro chamarem os fiéis para uma "guerra santa" não vai faltar maluco, vira tudo "talibâ" ... se os caras conseguem tirar o dinheiro suado desse povo, matar uma pessoa que não tem a mesma "Fé" fica fácil.
Tem muito crente maluco que não tem ética e não respeita a lei dita "dos homens", só se importa com sua crendice e a seguem loucamente.
Chico Mendes disse…
Ser ateu não é sinônimo de ir contra as religiões.....
Chico Mendes disse…
Há mais mortes por religião do que qualquer outro tipo de guerra, os povos israelenses são mestres nisto, o catolicismos na idade média e porque não dizer Hittler, muito embora racial não deixava de ter cunho religioso, o próprio Brasil passou por isto no colonialismo.
A.Porto disse…
Com certeza ele não está falando da china, país governado por um partido extremamente hostil á qualquer religião e á liberdade de expressão.
Mas no caso do cieasta, talvez seja porque seus filmes sejam inespressivos, então ele cria uma cortina de fumaça par aparecer.
Vai saber.
Adolfo disse…
só não sei se o arriaga pode ser definido como "cineasta"... acho que ele é, antes, escritor, visto que publicou alguns romances antes de participar em roteiros... aliás, no brasil foram publicados vários de seus livros, entre eles os excelentes "búfalo da noite" e "um doce aroma de morte"... até onde sei ele dedica sua vida à escrita e apenas colabora em alguns projetos do cinema...
THiAGO disse…
Palhaçada desse cineastra! Ha paises ateus onde em pleno séc. 21 cometem verdadeiros genocidios de cristãos. Seria interessante ele denunciar também tais paises.
Mas o pensamento vai de encontro, o que já é muito perigoso. Religiosos fundamentalistas tem medo de gente que pensa sozinho.
Este comentário foi removido pelo autor.
Cite um, então. Com dados e fontes.
Anônimo disse…
Fazendo coro com o Luan: Thiago, cite dados e fontes!!!!!!
THiAGO disse…
Pois não, ontem mesmo foram presos na China atéia, 5 sacerdotes católicos. Ninguém sabe se ainda estão vivos ou mortos...
William Robson disse…
‘Em alguns lugares te matam se você diz ser ateu’, afirma cineasta [Guilhermo Arriaga]
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~
E daí!?
Em alguns lugares você pode ser morto se disser que é cristão renegando a religião de seus pais.
Em países muçulmanos você pode ser morto se ofender a Maomé, pode ser morto até se declarar que é gay.
Em alguns regimes comunistas você pode apodrecer na cadeia se disser que é capitalista.
Portanto não entendo porque ateus deveriam ser imunes a estas reações primitivas de alguns povos ou pessoas.
No Brasil é mais perigoso você gritar viva o Palmeiras no meio da Gaviões da Fiel ou o contrario na Mancha Verde que dizer que é ateu.
Se você gritar EU SOU ATEU durante a partida é mais provável que escute.
“Senta aí seu co#no deixa nóis vê o jogo...HAHAHAHAHAHAHAHAAH!
Anônimo disse…
ñ ñ imagina
Anônimo disse…
A China não é atéia, nem nunca foi! A China pratica, entre outras, o Budismo.
Anônimo disse…
http://bgat3.blogspot.com.br/2013/01/os-sete-paises-onde-voce-pode-ate-ser.html
Anônimo disse…
E já chega o crente costumeiro encher o saco na sequência.
Anônimo disse…
A China não é, nem nunca foi, Atéia! A China pratica o Budismo sancionado pelo Estado.
Anônimo disse…
Alguem me diga uma guerra que foi causada por um Ateu?
Anônimo disse…
Sério? onde fica isto?
Anônimo disse…
A china é um país ateu?

Na China, o governo permite um grau limitado de liberdade religiosa, porém com tolerância oficial só é estendida aos membros de organizações religiosas aprovadas pelo Estado, e não para aqueles que são adeptos de outras religiões. O número exato de adeptos religiosos é difícil de obter devido à falta de dados oficiais, mas há um consenso geral de que a religião na China está passando por um "ressurgimento" nos últimos 20 anos.[151] Uma pesquisa de Phil Zuckerman no site Adherents.com concluiu que em 1998, 59% (mais de 700 milhões de pessoas)[152] da população era irreligiosa. Enquanto isso, outra pesquisa de 2007, constatou que existem 300 milhões de pessoas (23% da população) religiosas, divergindo do número oficial de 100 milhões.[151]
Apesar dos resultados de diferentes pesquisas, a maioria concorda que as religiões tradicionais—budismo, confucionismo, taoismo e a religião tradicional chinesa—são as religiões dominantes. De acordo com várias fontes, o budismo na China possui entre 660 milhões (50%) a 1 bilhão de membros (80%),[153] enquanto que o número de taoistas é de 400 milhões de pessoas (~30%).[154][155] No entanto, devido ao fato de que uma pessoa poder participar de duas ou mais destas crenças tradicionais e, ao mesmo tempo, pela dificuldade em diferenciar claramente o budismo, o confucionismo, o taoismo e a religião tradicional chinesa, o número de adeptos dessas religiões podem ser sobrepostos. Além disso, os seguidores do budismo e do taoismo não são considerados necessariamente religiosos por aqueles que seguem tais filosofias.[156][157][158]
Das religiões minoritárias, o cristianismo tem sido particularmente destacado como uma das de mais rápido crescimento (especialmente desde os últimos 200 anos) e hoje possui entre 40 milhões (3%)[151][159] a 54 milhões (4%) de seguidores,[160] de acordo com pesquisas independentes, enquanto as estimativas oficiais sugerem que há apenas 16 milhões de cristãos no país.[161]
O islã também está presente no país, porém estatísticas sobre o tema são difíceis de serem encontradas, e os valores que a maioria das estimativas fornecem ficam em torno de 20 a 30 milhões de muçulmanos (1,5% a 2% da população).[162][163][164][165]
Existem também seguidores de outras religiões minoritárias, como o hinduísmo, o dongbaismo, o bön e uma série de novas religiões e seitas. Em julho de 1999, a prática espiritual da seita Falun Gong foi oficialmente proibida pelas autoridades[166] e vários organismos internacionais têm criticado o tratamento do governo à esse grupo.[167]
Marcelo Reges disse…
Vai estudar ignorante... vai para muitos paises árabes (estados religiosos) que matam ateus.. você é simples e puramente mediocre!
Anônimo disse…
Causada por ateus, existem algumas, mas em nome do ateísmo, jamais!! Nunca, ninguem morreu por causa do ateísmo, a nao ser assassinado por religiosos.
Anônimo disse…
calma seu mongo
Anônimo disse…
Se insinuar que Stalin era ateu, lembre-se que foi educado por religiosos ortodoxos.
Anônimo disse…
Ateísmo é uma coisa ruim. Qualquer ateu é um ladrão assassino e sociopara. Vamos matá-lo por não crer no nosso deus do amor.
^ lógica deles

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê