da Agência Ecclesia
A cidade de Guimarães, em Portugal, vai receber no final deste ano um encontro do "Átrio dos Gentios", nova estrutura do Vaticano para o diálogo com ateus, informou dom Jorge Ortiga (foto), arcebispo de Braga.
Esta edição está sendo programada com o Conselho Pontifício para Cultura, organismo da Santa Sé, e a Diocese de Braga. Ela será integrada na programação de "Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura".
Dom Ortiga disse que essa iniciativa já foi implantada em várias cidades europeias onde os “pensadores da Igreja entram em diálogo” com outros que “pensam de forma diferente”. Segundo ele, trata-se de uma forma de “dialogar com novas culturas” e entrar na dinâmica da nova evangelização.
O nome "Átrio dos Gentios" evoca o espaço com o mesmo nome que no antigo Templo de Jerusalém hospedava os que não eram judeus.
O Conselho Pontifício da Cultura explica que a instituição é “um espaço complementar para o diálogo inter-religioso, desenvolvido há muitas décadas, e constitui um compromisso da Igreja a longo prazo, que vai interessar a numerosas pessoas no mundo, crentes e não crentes”.
Cardeal do Vaticano lamenta não ter convidado Hitchens para um diálogo.
dezembro de 2011
Átrio dos Gentios. Ateísmo.
Ortiga: contato com
quem pensa diferente
|
Esta edição está sendo programada com o Conselho Pontifício para Cultura, organismo da Santa Sé, e a Diocese de Braga. Ela será integrada na programação de "Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura".
Dom Ortiga disse que essa iniciativa já foi implantada em várias cidades europeias onde os “pensadores da Igreja entram em diálogo” com outros que “pensam de forma diferente”. Segundo ele, trata-se de uma forma de “dialogar com novas culturas” e entrar na dinâmica da nova evangelização.
O nome "Átrio dos Gentios" evoca o espaço com o mesmo nome que no antigo Templo de Jerusalém hospedava os que não eram judeus.
O Conselho Pontifício da Cultura explica que a instituição é “um espaço complementar para o diálogo inter-religioso, desenvolvido há muitas décadas, e constitui um compromisso da Igreja a longo prazo, que vai interessar a numerosas pessoas no mundo, crentes e não crentes”.
dezembro de 2011
Átrio dos Gentios. Ateísmo.
Comentários
Poderia ter comentado qual são os OBJETIVOS ESPECÍFICOS desse proposta da ICAR. Diálogo sobre o quê? O que esse grupo estatal-religioso tem a conversar especificamente com os "gentios" em evento especial? Por que o diálogo não é com o mundo todo, sem distinção? Por que quando se dirige à humanidade toda a ICAR busca é impor seus dogmas insalubres e mortíferos (como nas visitas à África)?
Seria interessante saber e divulgar quais são os objetivos, se há algum objetivo construtivo ou não.
Teremos católicos mais preparados nos debates.
Depois o senhor Luan diz que não generaliza.
Vou começar a falar que todos os gays são pedófilos.
Afinal, os ateus também são filhos de Deus, ainda que teimosinhos e raivosinhos.
Já que preferem, vocês podem continuar dialogando com outros ateus admiradores e cúmplices de ateus genocidas como Stalin e Mao Tsé Tung, por exemplo.
1- Admitir todos os seus erros
2- Pedir perdão por todas as atrocidades por eles cometidas e tentar reparar-las, indeniza-las em fim...
3-Doar e metade de sua riqueza para ciência e apoiar ela sempre(salvo nos casos usados para guerras).
4- Doar outra metade de sua riqueza para acabar com a miséria no mundo.
5- Deixar estados serem laicos e não influenciarem seus devotos a votarem em ninguém.(isso já inclui leis dos direitos LGBTs, aborto, pesquisas...)
Como isso tudo é muito improvável (para não dizer impossível)então de modos que esse fórum não tem o menor sentido.
Desculpa botar propaganda do meu blog aqui, mas eu estou precisando mesmo(não tem propagandas nele) é que eu queria divulgar mesmo.
http://culturaateista.blogspot.com
Apesar disso, não sei porque os cristãos não aceitam os gays...
Segundo, nós ateus não admiramos Stalin e Mao Tsé Tung. O que eles fizeram (que não foi em nome do ateísmo e sim em nome do comunismo...vai estudar história pra ver que ateísmo e comunismo são diferentes) foi uma barbaridade contra seres humanos. Ao contrário de alguns religiosos, nós não passamos a mão na cabeça de ditadores sanguinários como Stalin e Mao só pq eles eram ateus.
Alguns religiosos tem essa mania hedionda de ignorar os crimes vários cometidos pela religião que seguem, no caso da sua religião: a inquisição, as cruzadas, a perseguição contra judeus, os diversos acordos da ICAR com Hitler, varrer pra debaixo do tapete crimes cometidos por padres pedófilos, pagar o silêncio das vítimas desses padres e suas famílias, tortura de crianças acusadas de bruxaria em países africanos, etc...quer que eu continue ou já tá bom a listinha de ações da sua amada religião?
Quem você pensa que é, cara "Cultura Ateísta", para fazer essas exigências ridículas?
Você é representante dos ateus (todos)?
Me mostre a procuração assinada, por gentileza.
Pelo que vi, você gosta de bandinhas de rock.
Muitos desses roqueiros são admiradores de ditadores ateus como Fidel, Stalin, Mao Zedong,...
Bem, você pode alegar que se eles gostam e admiram ateus assassinos, você, não.
Mas então gostaria que você também criticasse os roqueiros dos quais você gosta, quando tiverrem uma atitude dessas.
Lembrando o discurso canalha, desonesto e mentiroso do Ratzinger associando os ateus ao nazismo, o mínimo que a ICAR merecia era um fora.
http://www.youtube.com/watch?v=yWquVjhdZaU
Lembrando que outros padrecos e bispos já fizeram discursos semelhantes.
Dialogar com uma instituição que já foi assassina, genocida, escravocrata, ladra, que fez tráfico infantil e atualmente é uma acorbetadora de pedófilos e mentirosa? Fala sério, cade a dignidade?
Impressionante como a tática de morder e assoprar funciona com ingênuos. Lamentável.
Não dou 1 ano, para o Ratzinger associar irreligiosidade ou ateísmo a crimes.
Rodrigo*
O discurso da ICAR é duplo. Simultaneamente propõe diálogo e aponta "culpados". Não precisa dar um ano de prazo, isso acontece todos os dias, já aconteceu no ano passado.
Antes que os filhos deles sejam os próximos!
Um lado (Igreja) propõe um diálogo, enquanto o outro lado (ateus) dão chiliques, batem pezinho e vociferam "não converso com religiosos, temos é que acabar com eles!"
Isto já revela bem quem são os verdadeiros "fanáticos intolerantes" e a verdadeira ameaça à humanidade.
O que fato de eu gostar de bandas de rock tem a ver com o assunto? Eu só coloquei os tipos de música que eu gosto, não citei nomes de bandas.
Mas vou logo te informando: a maior parte das bandas de punk rock e hardcore são contra o fascismo, o nazismo, contra o comunismo e contra o capitalismo.Tem algumas bandas de punk rock que apoiam nazismo e idolatram Hitler (que era católico), mas eu não gosto desse tipo de punk rock e não gosto de skinheads, neonazistas, etc. Rock progressivo é apenas rock psicodélico,ex: Pink Floyd. Rock alternativo é mais amplo: aí pode colocar Nirvana, Sonic Youth, Pixies, etc. New metal são bandas como Slipknot, System of a Down, Limp Bizkit, etc..
Eu gosto tb de Alice Cooper que é um dos ícones do heavy metal e ele é professor de religião.
Agora, se vc afirmou que roqueiros em geral gostam e admiram ateus assassinos, prove ou cale a boca (ou vc vai continuar apelando para o ad hominem?).
Eu - até hj - nunca vi um roqueiro que curto admirar assassinos, seja de qual ideologia ou crença este assassino pertença.
Vc é um desinformado que não sabe de nada. Esse "dialogo" com os ateus já acontece há um certo tempo. Mas isso não impediu o Ratzinger e alguns de seus amiguinhos de fazerem discursos que associam a irreligiosidade e o ateísmo a crimes e ao nazismo.
Culpando os ateus pelas atrocidades de Hitler e outras do século 20.
http://www.youtube.com/watch?v=yWquVjhdZaU
E tem outro vídeo de um outro bispo famoso no EUA, que faz o mesmo discurso venenoso de Ratzinger.
Advinha pq a ATEA fez aquele cartaz com Hitler e Chaplin? Provavelmente por causa desses canalhas, que querem mudar a história do nazismo.
Logo. antes de cair de paraquedas aqui nesse site, se informe antes.
Os discursos de alguns lideres religiosos, com suas falas mansas e cheias de veneno pode enganar vc e outros, mas a mim não me engana.
"Somos todos monstros, a não ser que sigamos o seu deus e sua religião. Que ideologia vil, depravada e desumana em que se basear a vida."
Rodrigo*
O pior de tudo é que ainda veneram esse "ser" que criou esse sistema "ironia on" de amor.
Vc pode ter argumentos bons para se destacar em seu clubinho de ideologia fixa. Aqui nesse local onde as pessoas presam pelo raciocínio, vc não passa de um moleque.
Rodrigo*
"Mas isso não impediu o Ratzinger e alguns de seus amiguinhos de fazerem discursos que associam a irreligiosidade e o ateísmo a crimes e ao nazismo."
E daí? Qual é o problema? Não gostou?
Os ateus não se cansam de associar o cristianismo a crimes e ao nazismo, o tempo todo. Aliás, esse é o discurso preferido da ateuzada.
Ok, esqueci. Ateus podem acusar e atacar à vontade, mas não podem ser acusados de nada.
E mesmo assim há cristãos ainda querendo "dialogar" com vocês...
Por outro lado, as ameaças dos ateus xiitas (leis tirânicas, cadeia, censura, etc.) são bem concretas, independentes de crença.
Se vc procurar na internet sobre a relação entre nazismo e a ICAR, quem vc acha que vc vai encontrar posando ao ladinho de Hitler e fazendo a saudação nazista? Padres ou ateus? Se vc escolheu a primeira alternativa, ganhou um docinho de presente.
Vc pode criticar o ateísmo a vontade, mas que seja com embasamento histórico e não com desonestidade intelectual.
Luan, isso quer dizer que você está fazendo uma acusação de que Bento XVI seja um defensor de pedófilos?
Em que você se baseia para você fazer a acusação?
"POUCOS SE SALVAM"
Então você está generalizando.
A partir de agora, senhor Luan, vou começar a adotar a sua tática da generalização e vou dizer que todos os homossexuais são abussadores de crianças.
Padres, pastores, rabinos,... que abusarem de crianças, acrescente-se ai
TODSO ERAM HOMOSSEXUAIS.
Postar um comentário