Pular para o conteúdo principal

Secularização

Cemitérios da França se adaptam à laicização da morte
novembro de 2013

Secularismo é novo tipo de terrorismo, dizem religiosos
outubro e 2013

Brasil resiste ao óbvio do significado de Estado laico
outubro de 2013

Por falta de fiéis, acelera-se na França venda de igrejas católicas
fevereiro de 2013

Igreja na Europa só sobreviverá com evangelização, diz bispo
fevereiro de 2013

Secularização é o fim de um processo histórico de mil anos
janeiro de 2013

Papa pede 'coragem' contra ‘agnosticismo intolerante’
janeiro de 2013

Estado laico é hostil à religião, afirma cardeal de Milão
dezembro de 2012

Mundo está caminhando para democracias laicas, diz Shermer
novembro de 2012

Morre filósofo que se dedicou a combater preconceito contra ateus.
outubro de 2012

Bispos debatem como enfrentar o ‘tsunami da influência secular'.
outubro de 2012

Corte Europeia valida veto aos trajes muçulmanos.
setembro de 2012

Casamentos humanistas na Escócia vão superar logo os religiosos.
agosto de 2012

Pesquisa mostra como a Itália caminha para secularização.
junho de 2012

Secularização substitui religiões pelo deus web, diz cientista.
junho de 2012

Berço do catolicismo não está imune a uma secularização radical,
maio de 2012

Por que é preciso manter a fé cega e a religião longe da política.
maio de 2012

Arcebispo adverte que ‘discurso sem Deus’ é 'estrada sem saída'.
abril de 2012

Exposição do crucifixo em público: tradição não significa eternidade.
março de 2012

Morre teólogo que defendeu que mundo secular é bom eticamente. 
março de 2012

Ser ateu em país muito religioso exige coragem, afirma sociólogo.
março de 2012 

Grã-Bretanha deixará de ser país cristão em 2030, afirma estudo.
fevereiro de 2012

Papa critica a ‘tentação’ de eliminar Deus da sociedade.
fevereiro de 2012

Muçulmana do governo britânico diz que secularistas são intolerantes.
fevereiro de 2012

Papa pede aos fiéis americanos reação ao secularismo.
fevereiro

Metade dos britânicos não tem religião, revela pesquisa.
fevereiro de 2012

Justiça do Reino Unido proíbe orações nas câmaras municipais.
fevereiro de 2012

Valores seculares vão determinar a moral do século 21, diz Dawkins.
janeiro de 2012

Primeiras comunhões caem 14% na Itália em nove anos.
dezembro de 2011

Análise de censo católico nega avanço do secularismo no Brasil.
dezembro de 2011

Intolerância do secularismo quer excluir Deus da Europa, diz Vaticano.
novembro de 2011

Jovens sem religião indicam que Brasil caminha para o secularismo.
novembro de 2011

Igreja Anglicana anuncia reação ao avanço do do ateísmo.
setembro de 2011

Ligação Estado-religião atrasou a civilização islâmica, diz psicólogo.
outubro de 2011

Vaticano quer aliança com muçulmanos contra secularismo.
setembro de 2011

Exclusão da religião da sociedade é o novo tsunami cultural, diz bispo.
julho de 2011

Para evangélicos, secularismo mais que o Islã ameaça o cristianismo.
junho de 2011

Comentários

Senhora Crente disse…
O Secularismo tem seu melhor campo de cultivo entre os jovens. Isso porque eles veem as injustiças e as entendem como tal, mas lhes falta o conhecimento de certo aspecto da História, das Filosofias; a seus olhos é negado ver o motor das visões estratégias, das montagens de cenários da política, dos cleros, das Administrações. E isso nos faz crer que o mundo está fadado a repetir muitos erros por pura e simples falta de memória.

Sim, há livros escritos em toda parte, textos na Internet, sob os mais variados assuntos e com diferentes estilos. Mas falta a memória dos sentimentos.

Como comunicar aos jovens a dor e a sensação de impotência de ver um ente querido sendo esmagado, furado e esquartejado. Como comunicar aos jovens o desespero de perder todos os bens, de ter de vestir uma roupa ou usar um símbolo que lhe identifique como membro de um grupo proscrito? Tudo isso só pelo fato de alguém dizer, demonstrar ou levantar suspeitas de que crê ou não em algo! Como comunicar-lhes os sentimentos que energizaram corações e mentes, mesmo diante da morte certa, em busca de tudo que não deve ser tomado de uma pessoa: liberdade, dignidade, igualdade...esperança!

O tão sonhado avanço do Secularismo está ocorrendo, sim. Mas é pelas mãos de futuros ditadores e torturadores. São esses indivíduos sem a memória dos sentimentos que estão municiando-se da ciência, da tecnologia, da retórica e todas as demais técnicas e ferramentas para comandar a Sociedade Mundial rumo a um futuro que, certamente, já está nos Livros de História.
Jefferson disse…
Nem DEUS Socorre Dawkins
Parece que um dos assuntos do momento (na Inglaterra, não aqui) é o olé que o reverendo anglicano Giles Fraser deu em Richard Dawkins durante um programa de rádio na BBC. Para encurtar a história, Dawkins estava falando de uma pesquisa feita por sua fundação com pessoas que se declararam cristãs no último censo britânico. Um dos dados mostrava que dois terços dos autodeclarados cristãos não sabia qual era o primeiro livro do Novo Testamento. Fraser interveio e disse que esse não era um modo confiável de avaliar a religiosidade das pessoas, e para comprovar isso perguntou a Dawkins qual era o nome completo de A origem das espécies. Depois de um punhado de "ums" e "ers", e até um "oh, God", o biólogo não conseguiu se lembrar (mas chegou perto). Para quem quiser ouvir, está aqui (o trecho em que Fraser pergunta sobre o livro está perto de 3:30). O diálogo, transcrito pelo Huffington Post e traduzido por mim, é o seguinte:

Fraser: Richard, se eu lhe perguntasse qual o título completo de A origem das espécies, tenho certeza de que você seria capaz de me dizer.
Dawkins: Sim, seria.
Fraser: Então vamos lá.
Dawkins: Sobre a origem das espécies... hm, com, oh, Deus. Sobre a origem das espécies... e tem um subtítulo referente à preservação de raças favorecidas na luta pela vida.
Fraser: Você é o sumo sacerdote do darwinismo. Se você perguntasse essa questão a pessoas que acreditam na evolução e voltasse dizendo que somente 2% acertaram, seria muito fácil para mim dizer "então, eles não acreditam nisso". Não é justo perguntar esse tipo de questão. As pessoas se autoidentificam como cristãos e eu acho que você deveria respeitar isso.
(Em português, o título original seria Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida)

O episódio vale mais a pena como anedota. Sim, o reverendo Fraser tem um bom argumento quanto à identificação entre boa memória para livros e filiação religiosa (ou "científica"), mas essa foi apenas uma das muitas perguntas da pesquisa. O conjunto dos dados é bem sombrio, para o leitor que se considera cristão. Mas não é surpreendente, porque a mesma coisa acontece aqui no Brasil. Que objeções o reverendo Fraser poderia levantar ao dado de que boa parte dos autodeclarados cristãos não reza, não vai à igreja (exceto em casamentos, funerais, batizados, e quem sabe na Páscoa e no Natal, como na piada dos esquilos), e nem mesmo crê na divindade de Cristo e na sua ressurreição física?
Só lamento que não haja na pesquisa (pelo menos no que foi publicado até agora) questões sobre como os autodeclarados cristãos veem temas de ciência e fé. Espero que esse conteúdo esteja nas 20 questões cujas respostas a fundação promete publicar em um futuro próximo.

Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz1n4PNkSPN
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Como comunicar aos jovens a dor e a sensação de impotência de ver um ente querido sendo esmagado, furado e esquartejado?

Nas aulas de história, o professor conta a história, agora pro aluno sentir a dor, as sensações, compete a cada um usar a imaginação.
Anônimo disse…
Quanto mais retirar este estatus que a religião gozou por muito tempo. melhor sera para a humanidade ,quando não mais mutilar o prepucio de nossas crianças faremos nascer uma nova paz um novo entendimento. As pessoas vão aprender ser sensatas e nunca mais vão cometer erros como cometeram no passado em nome de seus deuses e fanatismo exarcebado.

Um dia povos sentirão vergonha de terem sidos religiosos e acreditou num deus que mais causou guerras e morte do que a paz.

A paz ficou longe da religião ,porque todos dizem ser dono da verdadeira religião ,para que tenha paz seria necessário que todos eles entrasse numa batalha e o vencedor assassinasse todo o restante daqueles que não acredita em seu deus.

O secularismo é o único que vai na contra mão de todas religiões e em razão do secularismo hoje podemos nos expressar e nos sentir seguros sem ser inquisitados por religiosos assassinos sobre nossas crenças.

O secularismo venceu pode se dizer que sim aqui no ocidente, porque sem ele voltariamos a era das trevas.
Baphomet disse…
O secularismo irá apenas manter neutralidade, não irá perseguir religiosos só porque creem em algo. Falar que o secularismo irá perseguir, torturar e matar pessoas apenas por sua crença, é um grande equívoco. Pena que há religiosos fanáticos e fundamentalistas que acreditam nisto.
Unknown disse…
Baphomet, vc está certo, é porque eles tem medo de que cometam com eles os crimes que esles cometeram no passado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê