Pular para o conteúdo principal

Botton abrirá restaurante que servirá 'santa ceia" a ateus

Botton quer criar espaços
para unir os descrentes
O filósofo Alain de Botton (foto), 41, disse que pretende abrir um restaurante que servirá “santa ceia” a ateus com o propósito de aproximar uns de outros, em um ambiente agradável de convívio.

O restaurante faz parte de um projeto maior de Botton, a construção de um templo ateu no centro financeiro de Londres.

Botton é tido como um ateu moderado, na comparação com o biólogo britânico Richard Dawkins, para quem os descrentes não precisam de templo.

O filósofo suíço radicado na Grã-Bretanha tem procurado colocar na prática o que defende em seu mais recente livro, o “Religião para Ateus” (272 págs., Ed. Intrínseca, R$ 20). Para ele, os ateus precisam aproveitar o que a religião tem de bom, como o estímulo à solidariedade e à aproximação entre as pessoas.

Em entrevista a uma TV australiana, ele disse que teve a ideia do restaurante para ateus ao estudar a igreja primitiva, cujos cultos eram celebrados durante uma refeição, reunindo pessoas que ainda não se conheciam. “Isso era chamado de festas de ágape [“amor”, no sentido de amizade].”

“Nas cidades modernas, existem muitos locais onde se come bem, mas não há locais que nos ajudem a transformar estranhos em amigos”, disse.

A santa ceia dos descrentes

Da esquerda para direita, Galileu Galilei, Marie Curie, Oppenheimer,
 Isaac Newton, Louis Pasteur, Stephen Hawking, Einstein (de pé),
Carl Sagan,  Thomas Edison, Aristóteles, Tyson, Dawkins e Darwin

Com informação Christian Post.

Autor de ‘Religião para Ateus’ critica o radicalismo ateísta.
outubro de 2011

Fé e sagrado não são experiências exclusivas da religião.
por Sérgio Telles em janeiro de 2012

Botton.    Ateísmo.

Comentários

Desculpa, mas não sou canibal pra comer o corpo e beber o sangue de ninguém.

Mesmo sendo simbólico, a ideia ainda é nojenta.
Anônimo disse…
Com certeza eu não consigo entender as reais intenções dele. Será que ele acha que ateus vivem desunidos sem amigos tristes depressivos kakaka ? A nossa não religiosidade não implica em nada em nossas vidas e pelo contrário somos muito mais fortes emocionalmente. Eu não vejo nada de ruim no que ele quer fazer eu só não consigo saber aonde ele quer chegar com tudo isto que ele vem propondo porque as vezes parece que ele esta querendo criar algum tipo de "religião" sei lá kakaka
Keli disse…
Problema, eu não vou mesmo.
Regis disse…
Parece que ele não encontra outro atrativo para se aparecer alem de constranger muitos ateus. Também essa coisa de querer simpatia de religiosos parece um aspecto de covardia dele.
yami karasu disse…
Tá, tá tá. Eu sei q a visão do Botton está dando o q falar, mas já notaram uma coisa? TUDO o q ele faz, dão um ar religioso (principalmente de visão cristã) p/ os pensamentos dele?

Eu sei, o "templo ateu" é uma besteira, afinal, tem tantas coisas mais importantes (em vez de templo, pode abrir uma biblioteca, banco de dados sobre ciências, ou q tal um local de palestras sobre conhecimentos diversos?), mas a idéia de "santa ceia"? Não seria um local de "banquete pagão" ñ seria melhor endereçado? (notaram q tudo existe, deve ser visto com o ponto de vista cristão? Buda q o diga (tem imbecis q acham q ele é o deus dos budistas ¬¬)

P/ finalizar, cá entre nós, Botton ñ quer criar um templo ateu, quer criar um shopping ateu. A praça de alimentação já tem. Cadê o Playland, Botton??? ¬¬
Jefferson disse…
Ficando cada vez mais rico as custas dos bestas, esses tolos desses ateus ainda fala dos cristãos, é como diz o ditado: "Onde tem otário, malandro não passa fome".
Anônimo disse…
Então vai ver é por isso que pastor não passa fome kakakaka que tiro no pé eu hein
yami karasu disse…
Jefferson acabou de falar mal dele msmo.
Q fail....
Anônimo disse…
Ridiculo,daqui a pouco ele cria uma gibiblia pros ateus ou já existe????????
Felipe... disse…
Botton não é bem visto entre a maioria dos ateus, é por isso que não suporto filosofia.
Wickedman disse…
O Jefferson deu mais um exemplo da diarréia mental da qual sofrem muitos cristãos.
Anônimo disse…
Má pera aí, Isaac Newton era crente, não era?
Anônimo disse…
Resumindo Alain de Botton em poucas palavras.
Alain de Botton = Troll religioso fingindo ser ateu.
Isso é ainda discutivel. Sendo que ele já foi o Grão-Mestre do Priorado de Sião, talvez sim. Ou pelo menos dizem que ele foi.

Ou talvez ele tenha sido apenas um teísta.
Anônimo disse…
Também acho!
Renato disse…
Vc fala essas coisas na vida real? Seu hálito deve ser insuportável, pra falar tanta merda junta!
Leandro Santiago disse…
Newton era teísta sim. E ainda acreditava em alquimia, dentre outras coisas que os céticos de hoje riem.

De acordo com a wikipedia:

Newton was also highly religious. He was an unorthodox Christian, and wrote more on Biblical hermeneutics and occult studies than on the subjects of science and mathematics. Newton secretly rejected Trinitarianism, fearing to be accused of refusing holy orders.[10]

Mas nada disso tira o mérito dele para o avanço da ciência.

O próprio Einstein tbm, embora não acreditasse num deus pessoal, consciente.

Faço coro ao "Dafuq Bottom!?" O que esse cara tem na cabeça? Ainda não entendi a dele. Se quer uma religião, que funde sua igreja não teísta, dentre as várias outras que existem.
Jefferson disse…
Uma coisa é ser cristão (meu caso), outra coisa é dar dinheiro para pastores, eu não dou meu dinheiro suado a ninguém, eu usufruo dele, esse negócio de dízimo ficou para quem quer dar, eu não dou dízimo!
Anônimo disse…
Esse Button, é ateu mesmo?
Anônimo disse…
Einstein não era ateu!
Está me dizendo que os pobres coitados e ingênuos que dão seu dinheiro suado para esses pastores não são cristãos?

Deixa de ser arrogante, rapaz!
yami karasu disse…
Einstein ñ era ateu msmo, mas ele tem várias frases q derrubam apologistas, crentes, padres/pastores e outros. Veja:

"Basta de dizer o q deus deve fazer"
"A religião do futuro será aquela em q deus está ACIMA de dogmas e teologia"
"Não acredito num criador q cria p/ punir suas criaturas. Deixo esse tipo de pensamento p/ pessoas de mente fraca"

E a melhor de todas:
"Se nós fazemos o bem por medo do castigo e p/ ter uma recompensa, realmente somos seres desprezíveis".

Ele ñ era ateu (era deísta), mas quebrou 90% dos religiosos com essas frases. ¬¬
Anônimo disse…
Este quadro me fez lembrar está frase clássica:
"Sou Ateu graças a DEUS"
RS!!
Anônimo disse…
Ele deve ser algum infiltrado da igreja católica
Somos quatro então... Cada vez que o de Botton fala alguma coisa, mais tenho certeza de que ele não é, nem nunca foi ateu. Não sei se souberam da paranoia dele com a suposta "fatwa neo ateísta" que o Dawkins teria posto em cima dele...
Anônimo disse…
O deísmo geralmente é uma crença inócua, é a forma menos lunática de crença religiosa. Se era deísta ou ateu, tanto faz, ja é um passo de lucidez enorme em relação ao teísmo abraamico.
Matheus Tudor disse…
QUal o problema? Por acaso ninguém celebra o natal? Eu realmente não celebro por que não gosto da data, mas não há problema algum em celebrar uma data comemorativa, evidentemente de uma maneira não religiosa-mística, mas de uma maneira que cultive valores que se ache que devem ser cultivados. Botton quer mostrar que religiões foram em grande parte aceitas não só por ignorância, etc; mas também devido ao talento emocional-existencial que ela cultiva as vezes, e ela utiliza de muitos símbolos sociais... Eis uma lição.
Matheus Tudor disse…
QUal o problema? Por acaso ninguém celebra o natal? Eu realmente não celebro por que não gosto da data, mas não há problema algum em celebrar uma data comemorativa, evidentemente de uma maneira não religiosa-mística, mas de uma maneira que cultive valores que se ache que devem ser cultivados. Botton quer mostrar que religiões foram em grande parte aceitas não só por ignorância, etc; mas também devido ao talento emocional-existencial que ela cultiva as vezes, e ela utiliza de muitos símbolos sociais... Eis uma lição.
Avelino Bego disse…
Eu acho que esse Botton é um troll.
No Name disse…
Newton foi um estudioso da Bíblia e escreveu Profecias de Daniel e o Apocalipse de São João
Como é, templário?!?!?!?!

Que erva você andou fumando hoje?
Templar disse…
Esse Botton é um imbecil...
Anônimo disse…
Não, ele sugere um método de ampliação crescente de novos relacionamentos, com a finalidade de aprimorar e divulgar idéias.
Anônimo disse…
Tudo bem!
Ninguém te convidou mesmo!
Anônimo disse…
Ééé..."se aparecer"...!
Anônimo disse…
Esses ateus creêm..........
Fernando disse…
É fácil, convide-os para uma churrascada, regado a cerveja...
Igor disse…
Esse Alain de Botton tem se demonstrado um verdadeiro cavalo-de-tróia: “entrou” no ateísmo com finalidade de enfraquecê-lo e dar munição aos religiosos intolerantes.

Suas justificativas são bastante tolas, desde o tal “templo ateu” (que não significa nada, pois ateísmo não possui simbologia por excelência) até esse restaurante que servirá “santa seia” aos ateus. O que parece ser é que, sob a justificativa de união e visibilidade dos ateus, ele tenta buscar para o ateísmo justamente as características mais pueris das religiões, tornando-o infantil e de fácil ataque. Quer tentar dogmatizar o ateísmo nos mesmos moldes das religiões!

E o pior de tudo é que este embuste ambulante possui notoriedade, tornando notícia tudo o que ele declara como se fosse posicionamento pacífico entre os ateus. E não é! Dawkins só não foi mais correto ao denominar esse farsante de “quase religioso” porque está ficando claro que ele é um religioso se passando por ateu!

Se o sentimento fosse verdadeiro em sua crítica de que o ateísmo apregoado por Dawkins e Hitchens é agressivo (o que é verdade), ele estaria propondo algo no sentido da tolerância aos ateus e na liberdade de expressão individual, e não querendo fazer medidas de tornar o ateísmo algo religioso!
Anônimo disse…
Faltou o Hitchens na "Santa Ceia", já tô com saudade dele,mais um que nos deixou junto com Douglas Adams e Carl Sagan :(
Anônimo disse…
Podem falar a vontade mas que a idéia é boa é boa e ninguém pode discordar e se o nosso "templo" funcionar como biblioteca,observatório ou museu pode não ser tão mal assim
No Name disse…
http://www.amazon.com/Prophecies-Daniel-Apocalypse-Isaac-Newton/dp/8187409037
@vcoelho disse…
Eu concordo com a idéia de aproveitar algumas benesses que a religião traz em termos de sociabilidade. O pastafarianismo, do Monstro do Espaguete Voador, é o exemplo mais próximo que temos de uma "religião ateísta". Tem seus dogmas, suas comunidades virtuais e reais, e ainda tira o peso agressivo e militante da crítica ateísta à religião e transforma em um protesto debochado e irônico, que ao meu ver, atinge muito mais aquele pessoal que é indiferente à religião mas não gosta dos rumos que o ateísmo atualmente segue, de militância e enfrentamento.
Igor disse…
Eu não acho a idéia nem um pouco boa...
A.Porto disse…
Botton é moderado, dawkins é fanático.
Anônimo disse…
Mó queima filme esse Butão.
Lucas disse…
Qual o problema desse cara? Ele é absolutamente obcecado pela ideia religiosa.

Penso que a religião contribuiu sim para a formação de grupos mas, como vemos na Europa atual, isso não necessariamente é bom. E se ele quer construir um local que possibilite pensar sobre a vida, porque chama-lo de templo?

O Botton pra mim é um religioso no armário.
Anônimo disse…
O grande erro de Botton é considerar as coisas boas da humanidade, como coisas boas da religião.

Não precisamos da religião para aproveitarmos as coisas boas naturais em nós todos.


Octavio.
J. Tadeu disse…
Botton está seguindo os passos de sua influência francesa, Auguste Comte, que viveu no século XIX, e que criou a "Religião da Humanidade", também conhecida como "Positivismo". Curiosamente, o Positivismo acabou tendo influência na recém proclamada República brasileira: o lema da bandeira "Ordem e Progresso" tem influência de Comte. Inclusive há dois templos positivistas no Brasil, um no Rio de Janeiro e outro em Porto Alegre. Substitua "Positivismo" por "Ateísmo" e voilà! Aliás, por que não, vamos "religiosizar" também o agnosticismo, o antiteísmo, o ignosticismo, o altruísmo (termo, aliás, cunhado por Comte) e tantos outros -ismos! O homem é um animal religioso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs