A maioria (82%) dos católicos norte-americanos considera o controle de natalidade moralmente aceitável, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Gallup entre os dias 3 a 6 deste mês.
Fiéis não seguem padrão moral da Igreja |
O índice de aceitação está um pouco abaixo do apresentando pelos americanos em geral, na proporção de 89%, mas ainda assim ele é bastante significativo, ainda mais tendo em conta a forte pregação da Igreja Católica contra o uso de contraceptivos.
A pesquisa mostrou, assim, que os católicos americanos, a exemplo do que ocorre no Brasil, não adotam o padrão moral apregoado pela Igreja.
Um estudo do Instituto Guttmacher de 2011 já tinha detectado que 98% das católicas norte-americanas sexualmente ativas estavam usando naquele ano ou já tinha usado pílulas contraceptivas, entre outros recursos de controle da natalidade.
A Gallup consultou por telefone 1.024 adultos sobre essa questão e outras relacionamento ao comportamento da população. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais e para menos.
Seguem outros resultados:
- 93% desaprovam traições conjugais.
- 99% reprovam a poligamia
- 64% aceitam a validade do divórcio
- 54% consideram com moralmente aceitável relacionamento sexual entre pessoas do mesmo sexo.
- 54% afirmam ser moralmente correto ter bebê fora do casamento
- 90% são contra a clonagem humana.
- 58% consideram a pena de morte moralmente aceitável. Houve uma queda de seis pontos percentuais em relação a igual pesquisa de 2011.
- 31% aceitam a pornografia.
Com informação do Live Science.
Nos EUA, 25% da geração do milênio não têm filiação religiosa.
maio de 2012
Estatística das religiões no mundo.
Nos EUA, 25% da geração do milênio não têm filiação religiosa.
maio de 2012
Estatística das religiões no mundo.