Pular para o conteúdo principal

Vídeo flagra um TJs pregando repúdio entre pais e filhos



Pastor pede que família
repudie parentes

Um vídeo [ver trecho abaixo] mostra a pregação de um pastor (ou ancião) das TJs (Testemunhas Jeová) sobre como a família deve “repudiar” seus membros que foram expulsos da igreja por não se ajustarem às normas divinas.

As recomendações, segundo o pastor, valem para mães contra os filhos, para filhos contra as mães, igualmente em relação aos pais, irmãos, avós, tios, primos, cunhados, etc. É assim que Jeová quer, disse.

Após ter dito “repudiar”, o pastor deu conta de que se trata de um verbo muito duro e o substituiu por “cortar relação”.

Antes, comparando os fiéis a crianças, ele disse que em todas as religiões quem não for “disciplinado” é expulso da convivência dos demais. Explicou que, no caso das Testemunhas de Jeová, essa pessoa é chamada de “desassociada”.

O pastor se preocupou em fundamentar com textos bíblicos a sua didática sobre a exclusão dos desajustados. Ele leu, por exemplo, 1 Corintios 5:11, onde o apóstolo Paulo afirma que o devoto não pode ter convivência com fornicador, ganancioso, idólatra, injuriador, beberão ou extorsor, “nem sequer comendo com tal homem”. E, se houver persistência no erro, “removei o homem iníquo dentre vós”.

O vídeo de 24 minutos foi postado na internet por uma comunidade de ex-Testemunhas de Jeová, que é formada principalmente por desassociados. Não há informação sobre o nome do pastor e sobre quando e onde foi feita a pregação.

Ao final do vídeo, o pastor reconheceu ser difícil “cortar a relação” com pessoas com as quais se vive em casa, pais e filhos, por exemplo. Nesse caso, disse, o relacionamento deve se restringir ao "necessário” porque não dá para "ficar mudo". Orientou que, quando se tratar de familiares que moram em casas diferentes, o rompimento tem de ser total, exceto se for preciso dar assistência a doentes.

A discriminação das Testemunhas de Jeová aos desassociados se tornou notória, tanto quanto o seu veto à transfusão de sangue.

Em meados de 2011, a  procuradora Nilce Cunha Rodrigues, do Ministério Público Federal no Ceará, moveu uma ação civil pública contra as TJs porque, para ela, a denominação pratica a discriminação com o propósito de “infligir sofrimentos” aos ex-fiéis “como forma de punição” pelo seu afastamento do ensinamento bíblico.

Como era de se esperar, dirigentes das TJs têm negado que praticam a intolerância contra ex-fiéis, mas a pregação do pastor pela destruição familiar, como mostra o vídeo, não deixa margem para dúvida.

"Removei o homem iníquo dentre vós"


Íntegra do vídeo.



MP quer levar ao STJ exclusão social imposta pelas TJs


Comentários

Analista Man disse…
O iníquo Nero mandou os leões pra cima dos Cristãos.
Unknown disse…
Religião: um anexo importante da Moral, entretanto, não deve ser o TAL DE ÓPIO do ser humano como já disseram...
Doutor D disse…
Trocais "honrar pai e mãe" por "repudiar pai e mãe".
O Cricristianismo é tão tolerante, não é mesmo?
Doutor D disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Religiãos segregadoras :Quem é o culpado de tudo isto ? Se um dia essas religiões pudessem sentar num tribunal nenhuma sairia sem condenação por diversos crimes que já cometeram e ainda cometem. Porque ali não se aceita desculpas esfarrapadas e essas igrejas iriam pagar por seus crimes contra a humanidade.
Gak disse…
Em todas as religiões cristãs ou derivadas do cristianismo diz que certas pessoas irão para o inferno por não seguir tais doutrinas, mas os TJs fazem questão de jogar isso na cara xD
Regis disse…
O mais desonesto no discurso que as TJs fazem é que elas tentam fazer pensar que todas ex testemunhas de Jeová deixam a religião(seita) por motivos de infração contra a moral cristã. É fato que muitos são expulsos das TJs por delitos contra as regras morais do grupo como relação antes do casamento, casos de roubo, homossexualismo e outras coisas que escandaliza a tal moral religiosa. Para mim dessas coisas citadas somente o roubo e outras formas de desonestidade são comportamentos inaceitáveis, sexo e sexualidade são apenas neuras permanentes do ambiente religioso.
Porem o que sempre omitem as testemunhas de Jeová quando falam em desassociações é que existem outras formas de ser expulso sem ser as típicas justificativas apresentadas de ordem moral. Basta uma TJ insistir em perguntar sobre o que é desconfortável para a organização para ela correr o risco de ser expulsa. Ler um livro proibido como "Crise de Consciência" de Raymond Franz é caminho certo para uma comissão judicativa e possível expulsão. Falar com quem é desassociado ou com quem se dissociou também pode ser motivo de expulsão. Qualquer tipo de rebeldia intelectual é motivo de julgamento e expulsão, para todos esses casos a permanência na religião dependerá de sua retratação e grandes demonstrações de arrependimento como o choro que é avaliado (Manual dos anciãos cita isso). Caso seja expulso e cortam seus laços familiares e sociais.
Existe uma grande gama de regras que podem levar alguém a ser expulso das TJs e a maioria delas são formas para restringir quem está dentro ousar pensar fora dos moldes do grupo ou de ter contato com quem o fez isso.
A "contaminação" com ex membros é um pesadelo comparável com o fermento e leveda toda a massa(congregação) e é na bíblia que auxilia tal idéia (1Corintios5:6).
Portanto tudo que saia da doutrina das Testemunhas de Jeová é considerado "fermento" e tem de ser lançado fora e evitar contato. Para driblarem problemas legais as TJs dissimulam em alguns casos como na questão do sangue ou envolvimento politico.
No sangue caso uma TJ o aceite de forma consciente no desespero diante da morte, ela não é mais julgada por isso, pois a organização das TJs em um litigio com o governo da Bulgária tem um acordo assinado com a Comissão Europeia dos Direitos Humanos onde afirma que "nenhum controle e sanção" será implicado ao membro TJ que aceitar uma hemoterapia.
*(Comissão Européia dos Direitos Humanos, Requerimento Nº 28626/95, Associação Cristã das Testemunhas de Jeová v. Bulgária)
Mas o que acontece de fato é que nesses casos uma carta secreta de 16 de Junho de 2000 enviada para todos anciãos do mundo orienta que nesses casos a testemunha de Jeová deve ser automaticamente tida como dissociada por conta de seus atos ou seja ela é vista como quem quis deixar a fé por conta própria devido a receber sangue. Assim a organização finge que não pune, pois foi a pessoa que deixou a organização, mas ela vai na pratica ser hostilizada e repudiada da mesma forma que as expulsas. É um exemplo de como se ussa de dissimulação para aplicar castigos a quem ousa não seguir o que ele comumente chamam de "amorosas orientação teocráticas".
Essa mão de ferro das Testemunhas de Jeová é dificilmente percebida nos sorrisos estampados nas duplas aos sábados de manhã em frente aos seus portões, mas elas são apenas vitimas sem forças para perceber ou coragem para se libertar. Vitimas obrigadas a pelo mínimo de 10 horas mensais buscar mais vitimas para sua organização.
Kmatos disse…
sei la, eu sou desassociada e aqui em ksa o tratamento eh normal....
mas nao posso ter q q tipo de ctto com TJ's
Jefferson disse…
E tem idiota que ainda faz parte de uma seita criminosa igual a esta, família é tudo.
Anônimo disse…
lá onde?
Regis disse…
Kmatos, conheço também alguns casos onde a família ainda mantem contato com filhos ou pais, só não digo normal, pois quando tem outros TJs por perto eles então fingem não falar com ex membros também. As TJs que conheço que falam com ex membros fazem isso sempre escondidos, nunca de forma aberta pois sabem que vai dar encrenca.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
http://jeovanaoeopai.blogspot.com.br/2012/04/vocesabia-que-jeova-te-culpa-pelos.html

Jeová disse:
Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado. Dt 24:16

Em Isaías Jeová muda de idéia, se arrepende e manda preparar a matança:

Isaias 14:21
Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades.
Paulo Lopes disse…
Atenção: o blog deleta comentários escritos só com letras maiúsculas.
Felipe... disse…
Religião, uma coisa bem tolerante


/ironic
Anônimo disse…
Infelizmente, Primeiro que estamos tratanto de um grupo que nem cristão é. Ou seja os ensianamentos de Cristo são outros basta ler um pouco os evangélios. Segundo que,os contestos apresentados em todos os textos tanto em I Coríntios como em II João são completamente inversos do que se alega, IGNORÁNCIA. Esta "pseudo" Bíblia que eles usam está toda modificada e eles não ensinam as verdades bíblicas somente seguem "a sentinela"
Rita Candeu disse…
e não é?

e se estende à todos
evangélicos tbm se afastam e discriminam - de forma mais sutil talvez mas o efeito é o mesmo...

oh! RAÇA
que se acham...
Rita Candeu disse…
que horror!

isso é pior que a Máfia
Anônimo disse…
Sem querer generalizar, mas essas TJ's são uma desgraça mesmo, está para nascer uma religião tão segregadora e preconceituosa quanto essa.
Anônimo disse…
Imaginem se houvesse o tal 'arrebatamento', a briga que aconteceiria entre os cristãos. Qual das interpretações daria direito à 'salvação' ?

Charles
Anônimo disse…
http://jeovanaoeopai.blogspot.com.br/

Mas Deus(pai) se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu(anjos), como está escrito no livro dos profetas: porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios no deserto por 40 anos, ó casa de Israel? at 7:42 o pai declara aqui que existia um exército de anjos nos céus que gostava de sacrifícios de animais, sabemos que jeová determinou na sua lei matança de animais para expiação de pecados e sabemos que esses sacrifícios não tiram pecados, então israel sacrificava aos anjos, pois pra jeová cheiro de carne e sangue é cheiro suave.
Anônimo disse…
Ok, apague, já fiz outro com letra minúscula.
Anônimo disse…
Infelizmente, Primeiro que estamos tratanto de um grupo que nem cristão é. Ou seja os ensianamentos de Cristo são outros basta ler um pouco os evangélios. Segundo que,os contestos apresentados em todos os textos tanto em I Coríntios como em II João são completamente inversos do que se alega, IGNORÁNCIA. Esta "pseudo" Bíblia que eles usam está toda modificada e eles não ensinam as verdades bíblicas somente seguem "a sentinela"
Regis disse…
Falácia do escocês
Anônimo disse…
>AnônimoMay 7, 2012 10:44 AM:

>>"Infelizmente, Primeiro que estamos tratanto de um grupo que nem cristão é."

-Sim, eles são cristãos sim.

Cadê as Gaitas de Fole?
Unknown disse…
Religião não se discute. Será?

Essa frase “religião não se discute” há muito tempo foi incutida em nossas mentes. Mas, qual seria o seu real significado? Por que não querem que discutamos as religiões?

É obvio que religião é um sistema de crença e, como qualquer sistema de crença, perguntas não são toleradas. Sistemas de crenças contam com o acreditar; somente acreditar; não importa o que. O verbo do religioso é o crer, o acreditar. Perguntar, questionar, inquirir, pensar, raciocinar, analisar, ponderar, divagar são verbos que não fazem parte do mundo religioso, especialmente, em seitas como as da Testemunhas de Jeová.

O povo é um ser imbecilizado. Ser imbecil é condição necessária para que o status quo da política e da religião permaneçam. E política e religião já estiveram juntas ao longo do tempo; hoje em dia elas flertam e, se ninguém fizer nada, elas voltarão a unir-se. A união da política com a religião sempre trouxe momentos desagradáveis para a humanidade, principalmente, para aqueles com opiniões contrárias a elas.

A política imbeciliza o povo promovendo uma falta de educação sistêmica, uma propagação oficial de desinformação. A religião, por sua vez, mantém o povo imbecilizado através da perpetuação do medo à autoridade de Deus, convencendo as pessoas a temê-lo e adorá-lo, ao mesmo tempo, como numa relação sadomasoquista. Além disso, através de um trabalho sistemático de lavagem cerebral, facilitado pelo fato do ser humano já possuir uma mente fraca e suscetível a ser programada, condição essa obtida pela falta de cultura e educação, a religião vem preparando o indivíduo para torná-lo um zumbi; um zumbi pronto para seguir o que os seus mestres lhes ordenam. Não se enganem. Se não temos homens-bombas é porque eles não são necessários, ainda.

A substituição do pensamento crítico, analítico, racional pela fé e esse constante e gigante incentivo a proceder com essa substituição tem fornecido, à humanidade, zumbis prontos para fazer o que precisar ser feito. Renegar a família por ordens de líderes religiosos deixa isso muito bem claro.

De maneira desonesta, alguns dirão que dentre os religiosos havia e há aqueles que conciliavam a fé com o pensamento racional. Sim, é verdade. Mas esses são os seus líderes; esses são os que os hipnotizam e os dominam transformando-os em zumbis. Malafaias, Macedos, Santiagos, Soares não são, evidentemente, tolos. Na verdade, são bem espertos e inteligentes. Ouso a dizer que nem sequer compartilham das crenças dos seus comandados, de suas ovelhas, de seus escravos. Veja bem, um traficante de drogas, normalmente, não usa drogas; ele só vende e incentiva que se compre.

Não vamos minimizar a tragédia. Esse país está vivendo um problema muito sério. A dominação religiosa é algo real e não deve ser subestimada. Somos informados, todos os dias, de tentativas religiosas que visam transformar esse Estado sofrivelmente laico em uma Teocracia.

Religião se discute, sim. É necessário discuti-la. É necessário dessacralizá-la. É necessário que não deixemos que ela pratique os seus excessos. Não vamos nos omitir.
Regis disse…
Concordo WillPapp, testemunhas de Jeová e religiões em geral tem tirado proveito de não serem aberta,ente discutidas, mas parece que isso esta mudando.
Quem sabe essa geração Y deixa a religião sem o poder que lhe resta ainda hoje. Parece que vivemos num momento de virada em relação ao que foi a religião no passado.
Anônimo disse…
Quando se diz que religião não se discute, quer dizer que não há como discutir aquilo em que se acredita, cada pessoa tem as suas crenças.

Minha família é testemunha de jeová e eu próprio estudei com elas algum tempo, conhecendo um pouco do funcionamento desta religião.
Certa vez quando meu irmão engravidou sua noiva, ambos foram desassociados. As famílias conversavam com eles, mas quando havia alguma festinha, nenhuma testemunha de jeová podia participar se um dos dois estivesse presente. Ou meu irmã não participava da festa, para que os tj. viessem.
Vi muita coisa errada alí. Quando alguma TJ bate no meu portão eu nem atendo.
Valdo.
Anônimo disse…
As respostas também.
Anônimo disse…
Pessoal, vocês não podem esquecer que essa religião originou-se duma dissidência da igreja adventista do sétimo dia. Aquela mesma que mantem uma rede internacional de escolas e ensina criacionismo como conceito científico.

Agora vejam o resultado de uma outra dissidência dessa mesma igreja:

http://www.adventistas.com/novembro/reg06119901.htm

É a religião parindo religião
AlyneS2 disse…
Quando estava estudando os únicos exemplos que vi de Tjs foram ruins até eu descobrir que um dos meus amigos era TJ. Ele cuida dos dois irmãos que tem problemas mentais, eu fiquei triste ao ver que ele tinha muito machucados das mãos até os ombros provocados pelos irmãos que nem sempre conseguiam ser controlados. Sei que ele será um grande trabalhador, espero que a religião dele não o atrapalhe.
Ele me convidou para uma reunião que teria na casa dele, mas eu recusei, iria ficar constrangida pois ele sabe que sou ateia. Mesmo eu tendo alguma confiança nele eu não me sentiria bem próxima da família dele. O caso é que ele sabia que eu ia para células com minha amiga que é evangélica. Não tenho a mesma aproximação com ele comparada à que tenho com minha amiga. O bom é que ele não levou para o lado pessoal, mas fico pensando se os outros parentes dele sabem que ele tem diversas amizades "diferentes" como eu.
Helldrigo disse…
Em nome de papai do céu, os caras pregam a intolerância...
Anônimo disse…
Um bom filme relacionado ao tema:
http://www.youtube.com/watch?v=Mlb4XGEtaA0
Regis disse…
É bom para ele Aline ter uma amizade como a sua. Geralmente TJs são apenas colegas distantes dos "mundanos" como são chamados internamente quem não pertence a fé. Quem sabe a amizade contigo não de a ele oportunidade de ter aquele "click" mental que gera uma boa reação em cadeia nos neurônios enferrujados.
Anônimo disse…
Isso se chama amor do evangelho de Jeova, religião é oque estraga o meu querido Brasil, os lideres da Tj já tem lugar especial no INFERNO.
Anônimo disse…
Conheço um TJ que bebe cachaça no bar e fuma droga...
AlyneS2 disse…
Espero que seja bom mesmo, eu só não quero ser um problema.
Anônimo disse…
William wallace seja louvado!
Anônimo disse…
TL,DR
Anônimo disse…
Já que o comentário foi apagado, as respostas associadas ao comentário também tem que ser apagadas.
Anônimo disse…
isto ai não igreja, mas uma religião de loucos lá não tem pastor é outro nome ancião dos quintos dos infernos.
SATANÁS disse…
em pleno século XXI e ainda temos de ler notícias assim!! seitazinha de merda essa!!!
Flávio disse…
Citar Paulo, o maior canalha da Bíblia Sagrada. Francamente
Anônimo disse…
Paulo era epilético ouvia vozes e provavelmente esquizofrénico.
Todos nos viemos dos primatas. Até as TJs vieram dos urangotangos....
Anônimo disse…
E os primatas vieram de onde?
Anônimo disse…
AS TJs são uma seita muito radical.Eles realmente ensinam que tanto filhos devem abandonar pais quanto pais devem abandonar filhos.Basta abandonar a fé e aí já viu.
Anônimo disse…
Um fenômeno que move massas gigantescas em prol de determinada ação, que molda a moral de uma sociedade inteira e que consegue infiltrar nas instituições que mantém o poder estatal. DEVE SIM SER DISCUTIDA!

Mas cuidado, deve se levar em conta que algumas religiões usam tal frase de proteção. Principalmente as monoteístas que exacerbam no fundamentalismo. Religiões euro pagãs são abertas à discussões e ainda para interpretações variadas de sua teologia, tanto que, eles se orgulham por não existirem DOGMAS.

Seu comentário explana bem o momento atual.
_É muito triste ver que as pessoas envolvidas na Obra de Deus, não estão imbuídas da mesma: se estivessem saberiam interpretar e, não sabem interpretar porque não há temor, pois: o temor é o princípio da Sabedoria e esta, vem de Deus. Temor significa respeito e não medo.
_A convivência que este homem prega, não é aquela que Deus ensina, coisa nenhuma! Ao contrário: temos que acolher os fracos/débeis na fé! Isso não quer dizer: compactuar de suas práticas.
Erzulie disse…
São os tais "dwfensores da família"
Victor disse…
Bom, vejo esta frase com outra interpretaçao...
Religiao nao se discute, que dizer que nao se deve impor sua crenca ou falta dela as outras pessoas, cada um eh livre para crer no que lhe convem.
qualquer coisa diferente disso eh idiotice. Eu n~ao sou religioso, sou feliz assim, se os outros sao ou nao, nao eh problema meu, nao tentaria argumentar com algum cristao baseado na ciencia sendo que toda hora ele iria se basear na biblia (blablablabia) para se defender, o que para mim nao valeria de nada... e ao fim da conversa,ambos sairiamos desgastados, ele me considerando um herege, demonio ou coisa assim e eu o considerando um completo imbecil sem cerebro. por isso, religiao nao se discute...
Anônimo disse…
Todos estão unidos na mesma reprovação e crítica contra as testemunhas, mas cuidado, quanto ao que dizeis sobre esses, por exemplo, antes deles levantou-se o catolicismo onde grande numeros de féis se uniu mas estão aos poucos se desfazendo, tornando-se ela moradia de demônios e todos que a seguiam têm visto sua fumaça de longe. Dela surgiram todas as demais religiões ditas cristãs que tem arrastado muitos após sí, mas seu fim tambem parece iminente por causa de sua prática exploradora e falsa. E assim na atual situação digo-vos: Peguem leve com esses TJ, como todos os chamam, mas deixai-os em paz, porque se este designio ou esta obra fôr de homens, será derrubada: mas, se for de Deus, não podereis derrubá-los; senão podereis talvez ser realmente achados como lutadores contra Deus."
Anônimo disse…
Olá Paulo... boa tarde.

Meu nome é Júnior e gostaria de manter contato contigo a respeito dessa religião - Testemunhas de Jeová. Também já fiz parte dela no passado. Sou um palestrante-artista que estou em ascensão e gostaria de discutir esse assunto em rede nacional com algumas revelações bombásticas, mas gostaria de compartilhar algumas coisas com vc por perceber que vc é também muito conhecedor dessas questões pelas quais passa um Ex Testemunha de Jeová.

Deixo aqui o meu contato:
bel.jr@globo.com

Um abraço e aguardo seu retorno.

Sem mais,

Júnior
Anônimo disse…
Olá Paulo... boa tarde.

Meu nome é Júnior e gostaria de manter contato contigo a respeito dessa religião - Testemunhas de Jeová. Também já fiz parte dela no passado. Sou um palestrante-artista que estou em ascensão e gostaria de discutir esse assunto em rede nacional com algumas revelações bombásticas, mas gostaria de compartilhar algumas coisas com vc por perceber que vc é também muito conhecedor dessas questões pelas quais passa um Ex Testemunha de Jeová.

Deixo aqui o meu contato:
bel.jr@globo.com

Um abraço e aguardo seu retorno.

Sem mais,

Júnior
Anônimo disse…
Olá Paulo... boa tarde.

Meu nome é Júnior e gostaria de manter contato contigo a respeito dessa religião - Testemunhas de Jeová. Também já fiz parte dela no passado. Sou um palestrante-artista que estou em ascensão e gostaria de discutir esse assunto em rede nacional com algumas revelações bombásticas, mas gostaria de compartilhar algumas coisas com vc por perceber que vc é também muito conhecedor dessas questões pelas quais passa um Ex Testemunha de Jeová.

Deixo aqui o meu contato:
bel.jr@globo.com

Um abraço e aguardo seu retorno.

Sem mais,

Júnior
Paulo Lopes disse…
Júnior, meu e-mail para contato é paulopes.weblog@gmail.com.
Adailton Pirôpo disse…
Só queria tentar entender que espécie de "amor ao próximo" é esse que a maioria dessas pessoas que se dizem "cristãs" pregam.
Unknown disse…
Sinceramente.....ser Ateu é a melhor decisão que eu e minha família tivemos, e já é a 2ª geração de Ateus.
Só para constar:somos felizes,nada de trágico aconteceu até hoje, nos respeitamos e amamos....sem deus.
Anônimo disse…
Olha, eu conheço Testemunhas de Jeová e não sei nada disso!!!! Vou procurar entrar em contato com essa pessoas,pois isso está muito esquisito.
Nunca soube dessas barbaridade. Vou correr atrás dessa informação, pois está me cheirando uma bela de uma mentirinha...
Anônimo disse…
Historinha mal contada... Testemunhas de jeová foram perseguidos pelo nazismo porque não aceitaram entrar para as fileiras de Hitler. Mais de 2 mil pessoas foram mortas nos campos de concentração.
Não consigo acreditar nisso. Não, isso não é verdade. Não sou religiosa, mas que não vou acreditar nessa balela não vou mesmo. Obrigadas a "buscar vítimas"? Vc já leram as revistas Sentinela e Renascer? NÃO ACREDITO!
Anônimo disse…
Uma coisa é certa, o que as TJ fazem com os que discordam de seus ensinos não foi ensinado por Jesus. Quem conhece a Bíblia sabe muito bem que Jesus mandou amar ao próximo, e até os inimigos.
Expulsar uma pessoa que descobre que o ensino em torno de 1914 é errado, é uma prova que os líderes são uns falsos profetas e opressores das ovelhas de Cristo.
Expulsar uma pessoas porque aceitou uma transfusão de sangue, ou fez uma doação de sangue, é uma falta de amor ao próximo e uma prova que os líderes são uns fanáticos e cegos em sentido espiritual!
Luiz Souza disse…
o pastor está seguindo a palavra de cristo: que veio p separar filhos de pais, e etc, que veio pela espada...
Anônimo disse…
Anônimo24 de setembro de 2012 02:46

Me parece que você não faz parte do cículo Tj ou se fez, não sabe exatamente como as coisas funcionam nesse cículo.
Quem já é ou foi desse meio, sabe dos discursos que são feitos na tribuna. Obviamente que nos discursos "separatistas" não são feitos com a intenção de espalhar ódio e intolerância, mas o que faz chegar a esse caminho são as orientações da Torre. A "desculpa" para essas ações são sempre baseadas na bíblia, mas com a interpreação que a própria Torre (o quartel general as TJ) dá às escrituras.
O que o Régis escreveu acima "Essa mão de ferro das Testemunhas de Jeová é dificilmente percebida nos sorrisos estampados nas duplas aos sábados de manhã em frente aos seus portões..." ou mesmo quando chegamos pela primeira vez para assitir a qualquer uma das reuniões.
As revistas "A Sentinela e Despertai!" são provas dessa segregação, sempre com o apoio da bíblia, mas com a interpretação da Torre. Em muitas dessas revistas vemos orientações "bíblicas" de como tratar uma pessoa dissociada ou desassociada. Vemos também orientações que dizem que a TJ que discordar dos ensinamentos da Torre e seu Escraco Fiel e Discreto (as TJs acreditam que o Escravo Fiel é o canal oficial de comunicação entre Jeová e a sua organização, a Torre), estará discordando do próprio Jeová, por isso são incentivadas a não pesquisar sobre deus ou sobre a Torre em livros "do mundo", quer dizer, de certa forma essas pessoas são incentivadas a não pensar por elas mesmas, mas sim pensar de acordo com o que pensa a cabeça da Torre.
Um filme chamado "Mundos Separados" (título original To Verdener) retrata bem o que passa uma TJ que começa a "sair da linha" da Torre. Muitos gostariam até mesmo de se libertar dos grilhões da Torre, mas temem perderem contato com seus familiares e amigos que estão lá dentro.
A maioria das TJ são muito bem intencionadas e acreditam realmente estar fazendo a vontade de Deus, assim como existem em qualquer outra religião, o problema está nos seus líderes, a Torre de Vigia e seu Escravo Fiel e Discreto que ditam as normas, ações e interpretações que todas as Tj no mundo devem seguir.

Anônimo disse…
Não é mentira não, meu bem! Fui criada dentro dessa religião aí e sei bem como os desassociados são tratados. Os TJ são exortados a não cumprimentar nem msm um parente se for desassociado!
Anônimo disse…
Não é mentira mesmo meu caro. É verídico. Já fiz parte dessa seita e esse discuso ai do vídeo, é algo bem comum e frequente nos salões do reino. Para conferir a veracidade do caso, você pode perguntar a alguma TJ ou pesquisar na sua própria literatura. Por exemplo http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/?contentLanguageFilter=pt&pubFilter=w&yearFilter=2012, este link o levará à sentinela de 15 de abril de 2012. Na página 12 parágrafos 16 e 17, fica claro a ordem de não se associar com um parente desassociado(expulso). Confira vc mesmo.
Anônimo disse…
Sou afastada mas conheço a doutrina e antes de criticar a doutrina vcs deviam conhece-la não ir por besteiras dita por ex membros...Mesmo afastada não critico a doutrina pois a conheço...
Anônimo disse…
Aqueles, que foram desassociados, sabem porque foram. Sou TJ e eles que dizem que ha uma repreensão aos familiares, a ponto de nem bom dia dar. Vocês estão exagerando e sabe que não é assim que se é orientado a fazer. Se os familiares de vocês fizeram assim eles podem ter tido um entendimento errôneo do assunto. Claro que você não vai ficar apoiando o erro do seu parente como se ele não tivesse feito nada. vocês que foram e espero que voltem sabem o que estou falando.

Que Jeová os faça enchergar a verdade com clareza.Deixa a notoriedade do mundo de lado. Não queiram aparecer para o mundo como Ex-Testemunhas de Jeová. Pois vocês sabem o que isso pode significar!
Anônimo disse…
Pois é Regis. O que também acho engraçado e completamente sem sentido é que, eles afirmam que tudo que fazem é baseado na bíblia, inclusive essa questão da desassociação. Mas como sempre acontece, é o corpo governante que define os detalhes, por exemplo: as TJs são proibidas de falar com qualquer desassociado mas, se o desassociado for alguém com quem a TJs mantenha negócios, como patrão ou até mesmo colega de trabalho, ou cliente, então é permitido falar e manter contato. Ora eles não são tão fiéis aos preceitos bíblicos? O livro de primeiro corintios, que eles tanto citam, não diz nada sobre pessoas que se mantém negócios ou familiares nem ninguém. O artigo deixa bem claro que é "qualquer um" não é mesmo? Percebe-se claramente a quem os TJs realmente obedecem. Ou seja a liderança, ao corpo governante, o problema é eles são cegos demais para perceberem isso. É uma pena.
Anônimo disse…
Já pararam pra pensar, que ninguém vai ler seus comentários?
Anônimo disse…
Não é mentira mesmo não!!! Já fui Tj e sei que isso acontece mesmo. P terem uma noção eu e minha irmã saimos da organização (como eles chamam) minha mãe permaneceu. Minha irmã teve câncer e nem isso fez minha mãe voltar a falar com ela.
Unknown disse…
Engraçado que minha família é TJ e eu fui por um tempo e dpois saí por questionar muito aquilo tudo (quando digo isso falo da bíblia em si), mas mesmo assim não me tratam diferente de ninguem, assim como antigos colegas de congregação.
Essa história é realmente muito estranha.
Carlos Martins disse…
è muito comum deles repudiar e excluir, também são capazes de outras coisa para crescer, trabalhei com um, se dizia cristão fiel e tal, acabei fazendo tudo dele na empresa, fazia em favor da empresa não dele, mas no fim descobri que ele falava o contrario para o patrão, dava mais ouvido a ele por ser religioso. Moral da Historia Deus quer que você passe a perna nos outros pra crescer, mesmo porque ao declarar isso a outros testemunhas de jeová, disseram que ele tinha toda a razão, que eu era um incrédulo e tava sentindo a fúria de deus, engraçado quando uma atitude altamente covarde e errada se torna boa e justiceira na mão dos que falam de deus. DEUS È AMOR GENTE!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Unknown disse…
Muito estranho hein, pq eu fui desassociado por questionar os ensinamentos e até mesmo a bíblia em si e mesmo assim a minha família que é TJ e antigos amigos da congregação não me trataram de forma diferente, continuamos fazendo as mesmas coisas. Além do que tbm nunca vi esse tipo de discurso nas reuniões.
Carlos Martins disse…
Tem uma até abaixo que defende eles e fala para gente ler essa revistinha deles, segui a publicação que foi indicada, a de 15 de abriu pagina 12 paragrafo 16 e 17, realmente demonstram total intolerância a os que não pensam como ele e citam um caso de uma CRIANÇA de 10 anos que foi desassociada, se a historia do relato for real gostaria de denunciar a família, não pela religião, mas pelo fato de simplesmente excluir uma criança de 10 anos, da a entender que não davam o minimo suporte a criança, que eu saiba isso é ilegal nesse pais, outro fato bastante importante é um trecho que todos falam, "Vem a mim as criancinhas por que delas pertencem o reino dos céus", então leva a crer que até contra deus eles estão, logo TJ é a religião do demônio
Unknown disse…
Em 2005, eu passei 4 meses nos Eua, como eu nao tinha como me manter lah, entao eu trabalhar na casa de uma portuguesa (naturalizada americana), a minha função era cuidar da mãe da portuguesa, uma velhinha muito simpática de 90 anos. Eu pude constatar como funciona essa "dissociação" ... A portuguesa filha nao se dirigia a mae para nada, exatamente por isso ela contratava uma cuidadora (na época eu)a portuguesa filha supria todas as necessidades mateiras da mae, mas nunca falava com ela. Era de cortar o coração ver a velhinha lamentar a falta que sentia da filha.
Anônimo disse…
Muitos comentando que acham isso estranho porque saíram a religião e nunca tiveram tratamento diferente... Gente, isso só se aplica pra quem foi batizado na congregação (igreja) se você era apenas estudante ou só frequentava as vezes é lógico que não fizeram isso com vocês... Só quem realmente foi testemunha de jeová sabe a porcariada que tem por trás disso tudo!
Anônimo disse…
Que horror!
Anônimo disse…
Eu ja fui TJ e sei que é assim, pior, a única forma de se afastar dos que antes você achava que eram amigos é desenvolvendo ódio por estes. É assim que somos exortados a fazer: "você não deve odiar o iníquo, mas a iniquidade!" Sei, como se fosse possível dissociar um sentimento do outro. Agora, eu fui expulso por não compreender como é possivel que Jesus seja o mediador de apenas alguns, enquanto a Bíblia diz que Jesus é o mediador entre Deus e os Homens. A ordem que eu recebi deles foi: ou você para de falar ou vai ter "comissão"! Bem, eu sou corretor de imóveis, a minha é de 6%. Fui expulso por não aceitar calar-me.
Anônimo disse…
Para todos esses que não creiam que seja assim: " tomara que vocês se tornem TJ's, eu espero que vocês tenham muitos amigos antes de se tornarem tj's. Saibam: voces serao compelidos a se afastarem deles, depois voces serao compelidos a desenvolverem muitas amizades entre os tj's. Então voces serao ensinados das coisas que eles chamam de "alimentos sólidos". Pronto! Vocês são escravos desses porcarias! Só tristeza e depressão para o resto de suas vidinhas medíocres! Parabéns!
Anônimo disse…
eu fui desassociado, e sei que foi por minhas atitudes mesmo, sei que o que elees ensinam lá é a verdade,e que não falam de sua própria conciência, mas sim de alguem maior que muitas pessoas por não viverem no amor de Deus não conseguem imaginar, voces precisam entender que uma pessoa que pode ser uma má companhia pode sujar uma organização que visa se preparar para um novo mundo que se aproxima de pessoas que fizeram e querem continuar fazendo as vontades de Deus, conheço outras coisas envolvendo religião jah fazem 8 anos que fui desassociado,eu fui ensinado, ninguem é obrigado a se tornar uma testemunha de jeová, muito pelo contrário, eles não saem batizando crianças que não sabem nem o que está fazendo ali, eles não inventam coisas sobre jesus salvador nem nada disso, eles trabalham com a realidade, e quem aprende sobre os propósitos de Jeová para a terra, sabe mujito bem que está aprendendo uma coisa que poderá lhe salvar a vida,a pessoa passa por uma rigorosa consideração biblica para ver se ela tem fé e conhecimento o duficiente pra ser batizado, ela em plena conciencia, em um momento apenas dela e de Deus, dedica a sua vida a ele, se batizando assim, lembrando que esse principio só se aplica ao batizado que abandonou os procederes corretos e ainda insistiu nas coisas erradas, não adianta se camuflarem, se não estiverem fazendo as coisas certas conforme Deus tem guiado, digo isso pq vcs são tão toscos que nem imaginam o que está pra acontecer, não fazem nem idéia do pe´que se encontra a humanidade, nem muito menos terão a chance de ver o que vai acontecer depois disso, envolve muito mais coisas do que amor entre pessoas, envolve vidas, envolve apodrecer ou não o resto das maças do cesto, não simplismente um dizimista a menos, se for necessário que se exclua uma e cesse de ter convivencia com eles, melhor isso do que deixar que se estrague tudo e comece ter pedofilia, roubo, homossexualismo essas paradas aí, sou desassociado, mas eu tinha plena consciencia disso quando eu me dediquei,de que se eu não vivesse como eu deveria viver isso aocnteceria,então vcs que jah foram, parem, parem de viajar, vcs que não conhecem procurem se informar com os tjs e entender o pq, segundo as bases biblicas, agora esses que distorcem usam dos conehcimentos por ma fé, esses jah terão sua cina com Deus, seja amanha ou daqui 20 anos, o fim desse mundo está próximo, e eu espero sinceramente de coração que eu possa ter tido tempo pra poder arrumar minha vida, abandonar as condutas erradas que tenho, e servir a Deus Jeová esse deus maravilhoso que só poderão saber disso o conehcendo, e poder assim votlar a fazer parte dessa organização, e viver no paraiso espiritual que eles vivem, PS. isso faz parte das profecias... se informem... um dessassociado, que vive isso diariamente, e sei que isso é o melhor a se fazer com alguem que não quer seguir as orientações biblicas...
Anônimo disse…
com certeza! sou dessassociado, mas não vejo a hora de receber as benção de Jeová novamente...
Anônimo disse…
tá dessassociado? umm e o medinho?? e os sete demonios que te acompanham tá melhor que as bençãos? toma vergonha na cara rapai, sou desassociado tb, mas não compreendo com jeová um dia pode ter deixado alguem porco como voce se aproximar das suas ovelhas, seu fim vai ser como o de Judas, ou talvez pior um pouco, não se esqueça. apesar de que eu num sou ninguem pra julgar neh...
Anônimo disse…
Caramba, voce disse tudo, sou um desses, e sei que não é assim as coisas.... procure se informar sobre a organização!
alexandre souza disse…
na boa meus pais são tj e eu ainda vou para minha casa vejo eles e frequento normalmente...acho que cada um sabe oq deve acreditar e no que quer acreditar!muito facil pegarmos discursos e por apenas partes que nos interessa.Outra se vc foi desasociado é porque uma vez ja acredito muito nos principios dessa religiao ao ponto de querer se batizar, porque veja bem, so é desasociado da congregação quem é batizado, e no caso voce escolhe ser batizado na testemunhas de jeova! é engraçado voce pregar tantas cosias contraria do que mesmo ja acredito um dia ne?e se foi desasociado porque fez algo errado perante aos olhos da religiao!
outra coisa, sua mae nao voltou a falar com sua irma mesmo depois do cancer?na boa, ou sua familia nao é referencia, ou simplesmente sua mae é tj abitolada, ou seja, como todas igrejas a pessoas que exageram sua fe, tj nao é diferente! e sobre a publicação, tenta estudar com auxilio de um tj, mais facil de entender as coisas e nao ter uma conclusão tão fora do contexto como vcs tiveram!é verdade que tj nao se associa com desasociados, porem, a inumeros casos que a punição não chegou ao ponto que nem a do exemplo acima da mae nao ver nem com cancer!bem mas como disse no começo, cada um acredita no que quer, e na boa nessa atual sociedade alguem que fala de igreja sempre é mau visto!mas todos tem sua liberdade de expresão!
Anônimo disse…
Perfeito! É exatamente assim, infelicidade garantida!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs