Bulhões, relator da PEC, é do
partido ligado à Igreja Universal
|
A proposta é de autoria do deputado Eduardo Valverde, que morreu no ano passado. Ela atende aos interesses principalmente da bancada evangélica. O seu relator é o deputado Antônio Bulhões (foto), do PRB-SP, que é o partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.
Para Bulhões, os subsídios se justificam pelo fato de as igrejas prestarem “relevante trabalho de cunho social em benefício de segmentos carentes da população”.
Para que os templos paguem menos pela energia elétrica, a PEC altera o artigo 19 da Constituição, o que garante a laicidade do Estado, que diz: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança".
As igrejas já dispõem de imunidade de impostos, o que tem sido, juntamente com a colheita de dízimo, a fonte de recursos para a construção de megatempos evangélicos e o enriquecimento de pastores neopentecostais.
Parte dos deputados eleitos por evangélicos costuma apresentar propostas que visam obter vantagens para as igrejas, tirando proveito dos cofres públicos ou de fundos como o FGTS. É do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), por exemplo, o projeto de lei 3044/2011 que, caso fosse aprovado, liberaria recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para financiar a construção de templos e igrejas.
A PEC do subsídios na tarifa de energia elétrica terá de passar por outras comissões para chegar ao plenário da Câmara, se chegar. O que ela propõe é tão absurdo que não deverá seguir adiante.
Tweet
Com informação da Câmara dos Deputados.
Íntegra do parecer de Bulhões. Comentários no Facebook.
julho de 2011
Isenções fiscais da Igreja. Religião no Estado laico.
Comentários
Mas é claro, com um povo desinformado que ou não sabe que isso está acontecendo ou que não vê nada de errado, para que escrúpulos, não é mesmo?
Que belezinha, né? Então por que não abrangem à qualquer instituição que trabalhe com populações carentes?
pague o dizimo!!
" Eles são tão abusados que estão pouco se lixando para o limite do ridículo, enquanto conseguirem mamar nas tetas do governo e puxar a brasa para a própria sardinha, vão fazer não importa o quão óbvio isso seja.
Mas é claro, com um povo desinformado que ou não sabe que isso está acontecendo ou que não vê nada de errado, para que escrúpulos, não é mesmo? " parte do comentário do Israel Chaves.
Concordo em gênero, número e gráu. Acorda Povo Evangélico, manda esses caras irem à LUTA, TRABALHAR PÔ! GANHAR A VIDA COM O TRABALHO, DA MESMA MANEIRA QUE O POVO BRASILEIRO FAZ ! ! !
Sds
Carlinho Gomes
Estado justo é estado laico!
Pois o estado laico não esta contra as igrejas, nem a favor delas: esta exclusivamente a favor do estado em si como deve ser, ou seja, que ve o povo como um todo e sem diferenciações, e assim o trata de forma justa.
Nessa parte portanto, o posicionamento do trecho da constituição contido na materia é correto, e mudar isso é favorecimento a partes, e pior no caso, as custas de outras partes, portanto mais injusto impossivel!
Logo para os que prezam verdadeiramente pela justiça, de quaisquer credo/religião/cor, isso é absolutamente inaceitavel.
... e da parte que pode-se observar em diversas religiões, e que aqui inclui a Evangelica, é que o ato de não respeitar a liberdade de credo do outro como se cre que a sua deve ser respeitada, é cometer um ato a favor da guerra entre os homens, o que acima de qualquer distinção, é inaceitavel pelas pessoas de bem e de boa indole, que presam pela preservação e pelo respeito a vida em si.
Para os evangelicos especialmente, isso remete imediatamente aos fatores conhecidos de "Nao faras ao proximo o que nao queres que te faça a ti" , e "Ame o proximo como amas a ti", entre outros.
- Llio Scott "Borntobewild".
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. (Bertolt Brecht) - Querem conta de luz mais barata? Ótimo, também queremos. Vejo pessoas estufando o peito, dizendo com o maior orgulho "eu odeio a política" (e coisas do tipo); no dia seguinte estão reclamando de como o pão está caro, ou de como o político é corrupto. Acontece que no estado temos direitos e DEVERES - temos que cumprir nossa parte.
Eu respeito sua religião; e, desse modo, exijo que respeite a minha "falta" de religião.
Lei e Religião são duas coisas distintas. De certo modo, isso não serve somente para o caso da igreja - o aborto, por exemplo; o corpo é da mulher, o filho é da mulher; não deveria ser ela quem escolhe se quer ou não ter esse filho? Estão nos subestimando, achando que não temos a capacidade de pensar e tomar nossas próprias decisões?
No Art. 5° II diz "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei"; VI "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias" (ou seja, isso é somente uma "não proibição" de cultos religiosos - não que temos que pagar por/para eles ocorrerem; liturgias significa rito, serviço de culto); X "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação" (etc).
Querem lutar pelos seus direitos? Oh, mas vocês sequer sabem QUAIS são seus direitos?
Quando digo que tenho medo de que o Brasil se transforme numa república fundamentalista evangélica do Brasil é por conta destes cidadãos que querem os benefícios públicos para satisfazer interesses pessoais. Ao invés de um aiatolá mandando num país cheio de fanáticos, teremos um pastor? deve ser piada, pegadinha do malandro....
Num dá pra resumir?
Mas o texto da PEC - Dá nova redação ao inciso I do art. 19 da Constituição Federal, para possibilitar a instituição de subsídios nas tarifas de energia elétrica aos templos de qualquer religião.
De qualquer religião.
Mas afirmo não sou a favor!
Se sua sala está precisando de consertos e todos os dias sua mulher reclama disso no seu ouvido, basta colocar um bode naquele recinto. O cheiro, a sujeira e o aspecto daquele animal vão perturbar tanto sua senhora que ela vai se contentar se você, apenas, tirar o bicho dali. Satisfeita em se livrar da catinga e dos ataques daquela criatura ela vai esquecer ou até desistir de lhe cobrar os tais consertos!
Ultimamente tem havido muitas manifestações para que igrejas paguem impostos. Isso tem ocorrido principalmente na Europa.
Os Evangélicos Brasileiros estão pondo em prática o que podemos chamar de Plano Bode. Suspeitando que a onda de cobrança de impostos aos templos chegue aqui, eles criaram a PEC 497, para mostrar que as coisas podem piorar!
Dessa forma, as reclamações se concentrarão na questão de se as igrejas devem pagar ou não menos pela energia elétrica. Enquanto isto a questão, crucial, de se as igrejas devem pagar ou não impostos não chegará nem a ser discutida!
É uma jogada e tanto!
As chefes de igrejas evangélicas, como a IURD e a Mundial (sem esqueçer a do pastor $ila$) deram um perfeito golpe do baú: arrancam o dinheiro de todos os pobres sem ter que casar com nenhum deles.
"Boa, muito boa, a igreja tem meu apoio."
"Boa, muito boa a igreja, tem meu apoio."
"Boa (do verbo 'boar') muito, boa à igreja, tem meu apoio." ("boar" pode ser um neologismo para "faz muita m*****")
Como cantou Silvio Brito:
♩♬♩♬♩♬
Pare o mundo que eu quero descer
Que eu não aguento ouvir mais falar em corrupção
Que parece que vai aumentar
E pensar que o Estado era laico e agora com mais essa
E eu já não consigo nem mais chorar.
E ainda por cima
Ter que pagar pra nascer
Ter que pagar pra viver
Ter que pagar pra morrer.
Tá tudo errado, tá tudo errado...
Tá todo mundo louco!
Resumo: quem tem preguiça de ler um comentário de poucos parágrafos tem preguiça de ler a constituição, logo não luta por seus direitos e depois reclama quando a água bate na bunda.
"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."
Lucas 11:23
São os motivos que levam uma pessoa a dar ordens nas outras.
Quem entra na política, entra na discussão, quem não entra na política, simplesmente obedece, não discute, até o dia em que ordem lhe causar prejuízo.
Um adendo: para ser mais sustentável, sugiro substituir a madeira e reciclar pneus carecas, que se empilhados e usando um pouco de gasolina, faz-se o MICRO-ONDAS DE XEÇUÇ!!!
Telefone - já têm linha direta dom o Deuselino dos Santos;
Água - já têm água benta, mas se precisar de mais encomenda com o Beato Chirico que ele desvia uma cachoeira para o templo.
Mas falando serio, e uma coisa interessante a se pensar. E funciona, o q eh o pior de tudo.
http://www.camara.gov.br/Internet/deputado/Dep_Detalhe.asp?id=528219
E aqui o blog dele:
http://www.bispoantoniobulhoes.blogspot.com.br/
Olha o que o cara-de-pau escreve numa postagem:
"Por estar sendo vastamente mal compreendido, o mundanismo está cada vez mais presente na vida de muitos cristãos. Existem certos elementos da vida diária que não são pecaminosos, mas que levam ao pecado, se abusados.
(...)
Mundanismo não está confinado a uma categoria particular, ou uma circunstância da vida. Mas mundanismo é um espírito, uma atmosfera, uma influência, permeando toda a vida na sociedade humana e contra o qual devemos nos guardar cuidadosamente.
A Bíblia diz: 'Não ameis o mundo, nem o que no mundo há'."
Viram o mau caratismo e a hipocrisia?
Este livro é falso. Jesus Cristo fala, no Evangelho dos Fidedignos (apócrito, mas o único verdadeiro):
"Eu sou a figueira que dá frutos, e meus frutos são doces; quem os provar, sentirá a doçura; quem a queimar, será o valente, e não perderá sua bem-aventurança. Quem, pois, a ignorar, será o mais justo, pois é um amante das árvores."
Evangelho dos Fidedignos 34:12
"E Deus disse: que haja a luz..."
Se o deus deles criaram a luz, pq eles não pedem a ele que haja nos templos?
Até que ponto chegaremos?
Uma lástima.
Seria baseado numa equação simples: maior o barulho e a gritaria, maior a tarifa na conta de luz. lol
Acho que Paulinho de Tarzo nem sequer sabe o que é ironia pra fazer uso dela, hehe.
Que pessoal folgado, ein!
Torço para que tal PEC não venha ser aprovada!
O título é ruim por que o leitor é ruim; tanto como pessoa quanto como alguém que lê artigos/etc.
Israel Chaves, eu estou um tanto curiosa... Você já leu nossa constituição, né?
Do jeito que a obsolência programada "evoluiu", realmente acredita que algo pode mudar?
Agora querer me obrigar a pagar a conta de luz deles é o cúmulo do absurdo.
A ameaça é seriíssima e precisa ser combatida agora, ou em poucos anos, veremos, perplexos e apavorados, nossa liberdade e democracia transformarem-se em passado.
Seu deus deve ser mto solitário já que ninguém brinca com ele...que chatinho, né? rsrsrs
O dia que essa gritaria e barulho acabar, vai ser alegria pura! Me sentirei tão bem que vou fazer um churrasco no domingo e convidar a galera pra gente curtir uns rocks, picanha e cerveja. Com direito à um joguinho de futebol pra fechar o domingo com chave de ouro. :)
Postar um comentário