Pular para o conteúdo principal

Ex-presidente do Banco do Vaticano teme ser morto

Ettore Gotti Tedeschi, ex-presidente do Banco do Vaticano
Tedeschi investigava quem estava
por detrás das contas numeradas
O economista Ettore Gotti Tedeschi (foto), 67, ex-presidente do Banco do Vaticano, elaborou um relatório sobre as irregularidades da instituição para ser entregue a dois seus amigos, um advogado e um jornalista do Corriere della Sera, caso ele venha a ser assassinado. A informação é do jornal El País

Na versão do jornal, Tedeschi teme ser morto por alguém da cúpula do Vaticano desde que começou a investigar algumas contas numeradas do banco, as quais seriam de dinheiro sujo de empresários, políticos e integrantes da máfia.

A convite do papa Bento 16, de quem é amigo, Tedeschi, um membro importante da ordem ultraconservadora Opus Dei, assumiu em 2009 o Instituto para Obras Religiosas (nome oficial do Banco do Vaticano) com a missão de tornar transparentes os seus demonstrativos, o que era (e continua sendo) uma exigência de instituições financeiras internacionais, de modo a evitar a lavagem de dinheiro.

O economista foi demitido sumariamente em maio, um dia depois da detenção de Paolo Gabriele, o mordomo do papa e apontado como um dos responsáveis pelo vazamento de documentos confidenciais do Vaticano.

A rede de intriga no Vaticano que tem vindo à tona se apresenta tão densa, que, só pelo noticiário, é difícil localizar o seu eixo.

Fala-se que, além do dinheiro sujo do Banco do Vaticano, está em jogo o cargo de dom Carlo Maria Viganò, responsável pelas aquisições de suprimentos – ele estaria atolado em casos de corrupção.

Há ainda uma versão de que tudo faz parte de um plano para assassinar Bento 16 e antecipar, assim, a sua substituição. Um dos inimigos de Tedeschi é o cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado e um dos cogitados para suceder Bento 16, que está com 85 anos.

Se tantas implicações fossem apresentadas em um filme sobre o Vaticano, alguém poderia dizer que se trata de um enredo por demais fantasioso.

Pablo Ordaz, correspondente em Roma do El País, escreveu que o Vaticano teme que o relatório confidencial de Tedeschi venha a ser investigado pelo Ministério Público italiano, expondo a feroz luta pelo poder que ocorre na hierarquia da Igreja Católica, além da lavanderia que é o Banco do Vaticano.

Na sexta-feira (8), a propósito do vazamento de documentos, a Santa Sé soltou uma nota onde afirma ter confiança nas autoridades judiciais italianas, mas que a soberania do Vaticano tem de ser respeitada.

"A Santa Sé (...) está analisando com muito cuidado a nocividade possível das circunstâncias", disse a nota. Para o El País, esse trecho quis dizer: “Não se metam em nossos assuntos”.

Tedeschi (à esquerda) foi defenestrado mesmo sendo  amigo do papa
Com informação do El País.

Comentários no Facebook.

Promotoria obriga Vaticano a adotar norma contra lavagem.
junho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
dou 20 anos pro vaticano cair
Anônimo disse…
Seu bozó vai ficar em frangalhos e o Vaticano ainda estará lá.
Vânia Gomes disse…
E mais uma vez a história se repete, perseguição por causa da verdade. Os 2 últimos post desse blog são exatamente sobre isso. Estamos vivendo uma guerra silenciosa, não seria mais uma vez a inquisição? Não aquela que queimava bruxas em praça pública para que todos ali presente pudessem ver que a igreja era poderosa. A inquisição que vivemos hoje é silenciosa, pois o que se deseja é esconder os escândalos, a podridão. Com o avanço da mídia nenhum líder religioso quer ver seu nome e o da sua igreja sendo escandalizado. É como se estivéssemos passando pr aquela fase novamente , em que a bíblia era proibida para o "povão". Estão tentando nos esconder a verdade. Aliás, essa perseguição fanática em nome da "igreja é uma herança religiosa. Desde que o mundo é mundo ela existe. Inquisição, Ditadura militar e ate mesmo o holocausto instalado por Hitler e o fruto dessa herança maldita. Contudo devemos lutar contra isso, não de forma que se instale a 3° guerra mundial, mas abrindo os olhos da pessoas, levando elas a conhecerem a verdade e a ter consciência do perigo do engano.
Já tá virando moda isso?
Rodolfo disse…
Gotti Tedeschi acumulou inimigos poderosos não somente no vaticano, a exemplo do 2º do Deutsche Bank que "coincidentemente" o substituiu. Até o "respeitado" JP Morgan pediu "institucionalmente" a cabeça de Gotti. mas toda essa celeuma é apenas a ponta o iceberg...e os 1,3 bilhões de dólares que "desapareceram" em empresas suspeitas aqui da américa latina são apenas fração do bolo. Se Gotti for morto, os suspeitos estarão por todo o planeta, e nos mais diversos "ramos profissionais"...
Michelle disse…
Ô máfia esse Vaticano. Faz a Cosa Nostra parecer brincadeira de criança.
Anônimo disse…
Chamem o Robert Langdon para investigar!
Anônimo disse…
A italia é brabo.
Conspiratus disse…
Um membro da Opus Dei com medo de ser assassinado por Cardeais?
É claro que os Padres Vermelhos tem tudo nas mãos para isto: A Elite da Guarda Suíça, Gendarmeria, Santa Aliança, Opus Dei!

Parece que nem tudo que dizem por aí é só teoria da conspiração!
Anônimo disse…
Tirando os escândalos, não sobra nada de interessante no Vaticano.
Anônimo disse…
Quem se lembra o que aconteceu com Roberto Calvi, o "banqueiro de Deus"?
Anônimo disse…
E faz Don Corleone parecer um amador.
Michelle disse…
Com toda certeza, Baphomet. hehehe
Mavie disse…
Igreja e política: a desgraça de qualquer nação..são literalmente corruptas, déspotas, nepotistas...
César Moura disse…
Eu chamaria o perito Molina...
Anônimo disse…
Sempre pensando em dinheiro, silêncio devasso, e nunca serviu e nem serve pra nada. Já ouviram dizer que icano fez algo de bom pra humanidade ou um ser humano?
Nem irá ouvir.
Unknown disse…
O MUNDO,que é formado por cada um de nós,precisa estar mais com DEUS,para evitar que o demônio ganhe espaço entre nós. Precisamos rezar mais e ter plena cconsciência que "tudo passa mas a eternidade fica". DEUS NÃO DORME...
Unknown disse…
O MUNDO,que é formado por cada um de nós,precisa estar mais com DEUS,para evitar que o demônio ganhe espaço entre nós. Precisamos rezar mais e ter plena cconsciência que "tudo passa mas a eternidade fica". DEUS NÃO DORME...
Michelle disse…
Eneli Oger,

Para começo de conversa, deus não existe. E o demônio tb não.
Gleydson Góes disse…
Formidável colocação, Vânia... Disse que tudo que eu sentia e tinha vontade de dizer. Parabéns!
valter c barbosa disse…
meu querido irmão não fale isso eu tambem ja pensei asim um dia tamdem mas hoje me arependi e acredito muito que deus existe e o diabo tambem basta olhar en volta pesa perdão a deus e de hoje en diante e siga paz
deus u a pensoe fiquem com deus a partir de hoje
Anônimo disse…
não sou contra nsa suas concepções,porém sinto que vocês não entendem nada desse assunto e o melhor q vcs fazem é ficar em silêncio,no mínimo vcs são protestante. a igreja catolica sofreu sim tudo isso q vcs acham,porem é grande a sua força alicerssada sólidamente na coluna q é nosso senhor jesus cristo, porque nenhuma igreja particular estaria em pé com tanta perseguição, e ela sobrevive, e digo mais com toda a firmesa, se o vaticano vier a cair , antea q isto acon teça haverá uma intervençãol divina e tudo se conssumará.amém?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...