Pular para o conteúdo principal

‘Gatos gordos’ da religião não devem ter isenção de impostos, diz Dawkins

'Isenção automática
 de impostos às igrejas
 é uma desgraça'

O cientista britânico e militante ateu Richard Dawkins chamou de “gatos gordos” os pastores que se enriquecem, compram mansões e jatos com o benefício das isenções fiscais, além do dízimo. “É uma obscenidade indefensável.”


Ele afirmou que a isenção fiscal também serve para sustentar proselitismo desses pastores com o propósito de arrecadar mais dinheiro dos fiéis.

Para ele, conceder esse tipo de isenção indiscriminadamente a denominações religiosas só porque se declaram como tais é um “equivoco bizarro”.

Argumentou que esse benefício deveria ser dado às entidades e pessoas que comprovarem que ajudam efetivamente a sociedade, independentemente de serem religiosas ou não.

As igrejas e nenhuma outra entidade, portanto, segundo ele, não deveriam desfrutar a priori da isenção fiscal, conforme escreveu em um artigo publicado recentemente no Washington Post.

“A isenção automática de impostos às igrejas é uma desgraça”, afirmou. “Ninguém nega que algumas igrejas fazem trabalho de caridade, mas isso não significa que qualquer organização esteja automaticamente qualificada para receber o benefício só porque se apresenta com o status de igreja.”

Ele disse que existem entidades seculares que se dedicam à filantropia sem obter, em muito casos, qualquer tipo de isenção fiscal. Como exemplo, citou a Associação Humanista Americana.

Dawkins destacou o caso de Todd Stiefel que ofereceu US$ 500 mil ao fundo de pesquisas da American Cancer Society. O dinheiro foi recusado porque o filantropo é ateu ou “por razões que, para dizer o mínimo, não são claras”. O meio milhão de dólares acabou indo para a Sociedade de Leucemia e Linfoma.

Dawkins escreveu haver pesquisas que comprovam serem os ateus tão generosos ou mais do que os crentes. Ele destacou que ninguém precisa de Deus ou depender de uma religião para ser bom.






Íntegra do artigo de Dawkins.

Deputado quer isentar música de culto dos direitos autorais

Comentários

Anônimo disse…
Só falou o obvio.
Yuri disse…
Concordo plenamente com ele, religião não define caráter e montar uma igreja pra enriquecer com os benefícios fiscais é anti-ético.
Anton disse…
Concordo plenamente! Isso é injusto e incentiva o proselitismo religioso. Religiao deveria ser pesadamente tributada pois nao produz nada! Pq nao isentar hospitais, escolas, faculdades, remedios e material escolar ?
Anônimo disse…
Sim, Dawkins disse o óbvio, mas disse bem, e eu concordo com ele.
Que se isente somente a instituição que comprovar ações de caridade, seja religiosa ou não. Ex: a igreja da graça, de R. R. Soares, não devia ser isenta, pois admitiu na cara dura não ajudar os necessitados.

Winston Smith
Anônimo disse…
O fato de não precisar ir na igreja ou ter uma religião para ser uma pessoa honesta (quero dizer útil e sem ônus social) é mais que evidente e só não é aceita pelas pessoas que se sentem amedrontadas diante do problema existêncial que a vida acarreta.
analisessintaticasdarealidade.blogspot.com
Anônimo disse…
Lá vem chororô da crentalhada. Se preparem!
Avelino Bego disse…
Concordo com Dawkins. O máximo que as ovelhas poderão fazer é tentar mudar de assunto...
Anônimo disse…
Bem claro isso neh, falta alguem com coragem de afrontar esses pastores canalhas que se aproveitam de pessoas humildes.
Anônimo disse…
Uma pena que Dawkins não tenha se preparado na vida para fazer, ele mesmo, as mudanças que gostaria de ver no mundo. Levou a vida estudando, por conta de herança de seus antepassados escravocratas e se tornou um cientista. Mas só se destacou como ativista ateu. Alguém que reclama da Religião, dos Religiosos e das disposições do Estado Laico, que não sabe que deve ser laico.
Ele descobriu um nicho de mercado com consumidores fiéis e já fez uma fortuna e tanto com venda de livros. Isso paga mais que ser pesquisador ou professor.
Bom, pelo menos na vida financeira dele houve grandes mudanças.
Anônimo disse…
Buaaaaaaaaaaá....
Anônimo disse…
O que vale é a boa intenção!
Anônimo disse…
E tudo isto sem a ajuda de nenhum deus e sem explorar ninguém e sem vender fantasias e vidas num lugar mágico imaginário. Ele estudou se formou um cientista e os crente faz o que mesmo. Vai na igreja da o "disimo do senhô" pra não queimar no inferno.(sic)
Anônimo disse…
E ele foi claro disse que isto não é obra da igreja ajudar os pobres e sim do governo. Então igreja é o que pra ficar livre de pagamentos de impostos.?
Anônimo disse…
Disse tudo.
Wickedman disse…
Mas só se destacou como ativista ateu.

Já verificou se essa afirmação é verdadeira, Anônimo? Pesquisa, antes de dizer merda.
Wickedman disse…
Além disso, o que ele falou está certo. Concordo com ele e sou a favor do fim da imunidade tributária concedida às máfias religiosas.
Anônimo disse…
Tudo o que ele falou é o que muitos, incluindo eu,pensam/ pensamos, mas sempre será importante que o diga em alto e bom som, pois, não temos a notoriedade, a fama ou a visibilidade dele.
Anônimo disse…
mimimimimimimii... unhéeeeeeeeeeeeeeeeeee....buaaaa
Anônimo disse…
No entanto não é tão óbvio para certas pessoas, por isso é sempre bom tocar nesse assunto.
Anônimo disse…
Se a igreja fizesse ajuda social não haveria problema de pobreza no mundo, além do mais muitas igrejas não produzem nada não fazem ajuda social, algumas estão envolvidas em escandalo de racismo, homofobia, machismo, pedofilia e exploração financeira de fiéis. Comcordo com Darkins a verdade doi para os chatolicos Radicais e Evanguicos Fánaticos.
Anônimo disse…
quiz dizer EVANJEBURRO=Evanjeguico=Evanmerda=Evantonto=Evanbobo=Evangelidiota Fanatico.
Anônimo disse…
Caiam na real bando de gado. Seu deus é igual a todos os outros. De mentirinha. Parem de ser tão burros. Acordem!
Anônimo disse…
Tão absurdo quanto isso é o Estado pagar para que pessoas mudem de sexo. Isso vocês não comentam não é? A Igreja não é mais privilegiada do que um monte de instituições, incluse a de ativistas gays.
Anônimo disse…
O que cirurgias de mudança de sexo tem q ver com o assunto?? E aposto que se vc fosse uma mulher vivendo no corpo de um homem não iria estar reclamando disso.
Anônimo disse…
Se fosse o caso de uma simples pesquisa, você já teria uma informação na ponta da língua. Mas tudo que você conseguiu falar foi "merda". É isso que Dawkins tem: uma cabeça cheia de merda. Ele é um velho impotente que gosta de reclamar. E achou um meio de tirar proveito disso, elegendo um novo tipo de escravo: o Ateu.
Anônimo disse…
Por que?
Anônimo disse…
Caia na real, escravo. Seu senhor Dawkins é igual a todos os outros. Quer lucrar com sua ignorância. Pare de ser tão burro. Acorde!
Anônimo disse…
O Escravo Ateu não tem outra alternativa a não ser concordar com seu Senhor Dawkins.
O Senhor dos Ateus é Britânico, por isto é superior a seus escravos espalhados pelo mundo.
Dawkins é a voz dos impotentes, dos insignificantes, daqueles que não fazem diferença.
O melhor tipo de escravo é aquele que se mantém cativo por vontade própria.
Anônimo disse…
Tenha pelo menos criatividade, vc parece um idiota imitando o Dawnkis.
Tem um documentário de Dawkins que se chama "Os escravos da superstição" e vc esta apenas imitando ele.
Vai lá cair de joelhos e se borrar de medo de seu amigo imaginário. Quem cai de joelhos e se borra de medo é oq mesmo? Escravo? LOL.
Wickedman disse…
Não tenho obrigação de te dar a informação na mão, meu caro. Deixe de ser preguiçoso e corre atrás dela.
Anônimo disse…
Tadinhos dos gatos não mereciam a comparação.
Wickedman disse…
Igrejas não são tributadas porque figuram como "entidades sem fins lucrativos" e que "prestam serviço relevante à sociedade".

No entanto, são bastante lucrativas (já vi pastores andando de carro importado, enquanto seus fiéis esperam a condução no ponto de ônibus). As máfias religiosas embolsam boa parte dos proventos (ou "doações") e muitas vezes não investem um centavo em obras sociais. Algumas até se posicionam contra a caridade (como a de R.R. Soares).

Se instituições de utilidade pública, como hospitais e creches, são tributadas, os templos também deveriam ser. E as igrejas que realmente prestassem serviço relevante à comunidade (como serviço de saúde ou de educação) poderiam conseguir redução de taxação. Encher o saco dos outros com distribuição de panfletos religiosos e buzinar passagens bíblicas nos ouvidos dos outros não configuram utilidade pública. Pedir trízimo não é ato de utilidade pública.

Igreja deve ser taxada, sim.
Spike disse…
O Escravo Ateu não tem outra alternativa a não ser concordar com seu Senhor Dawkins.

Mas é um idiota, mesmo. Essa anta é capaz de achar que foi o Dawkins que "criou" o ateísmo. Vai te informar, crente imbecil.
Abraço por trás disse…
O Dawkins deixa mesmo muita gente nervosa. Aí é chororô, mimimi...
Anônimo disse…
Dawkins, é apenas uma pessoa que teve coragem para enfrentar a ditadura religiosa. Conseguiu fazer com que dessem ouvidos a pessoas que tinham medo de voces tiranos matadores crentes, com cara de ovelhas e dentes de lobo. Voces crentes não tem adoração coisa nenhuma, voces são medrosos se borram de medo de um ser imaginario e se deixam manipular por inescrupulosos lideres de plantão. Pessoas esclarecidas e inteligentes não querem ser escravos de nenhum senhor.
Anônimo disse…
Calma Wickedman, se crente gostasse de pensar não seria crente.
Anônimo disse…
Querida, eu só conheço esse senhor Dawkins de ouvir falar. E pelo que eu saiba esse senhor não tem uma proposta salvadora para o mundo. Seu propósito seria o de desmascarar a mentira deus!E isso parece que ele faz muito bem!Além do que não me parece que ele cobra o dizimo como os pregadores do mito. E concordo contigo: esse Dalkins é igual aos outros, só o que o diferncia é sua não crença em mitos.
Anônimo disse…
Gay não é religião filhota. Se liga!
Anônimo disse…
Nossa esse ai deve estar cheio do espirito santo. Com uma espada na mão estaria cortando nossas cabeças agora. Como o amor cristão é belo! Filhinha só não se esqueça que Dawkins, eu , voce e os gays somos reais, deus é só um mito. É ilicito o estada incentivar monetariamente uma mentira.
Anônimo disse…
Também acho que nessa dos gatos Dawkins foi sacana.
Anônimo disse…
Caia na real, escravo. Seu senhor Dawkins é igual a todos os outros( NÃO VAI COLOCAR QUE É DE MENTIRINHA TAMBÉM, LINDINHA? ). Quer lucrar com sua ignorância. Pare de ser tão burro. Acorde!
A palavra mentirinha paralisou o anonimo das 04:15.
Anônimo disse…
Mas as religiões são a moral para o mundo. Se não fosse a palavra de deus o mundo teria guerras, matança, roubalheira.Sem deus tudo seria permitido! Inclusive a pessoa virar gay. Pensem pessoas, Sem deus no coração veriamos negros casando com branquinhas (horror), gays casando entre sí, gays com os mesmos direitos que os branquinhos, essas aberrações toda.Apóiem as igrejas, elas são a salvação para o crescimento humano!
Anônimo disse…
As pessoas da turma dos politicamente corretos são tão chatas quantos os crentes. Talvez porque uns e outros costumam ter entendimento literal do que lê, não simbólico. Qualquer criança entenderia que Dawkins não quis desmerecer os gatos.
Anônimo disse…
Crente gosta de respostas prontas Deve ta esperando o pastor/padre fazer a pesquisa por ele.
Anônimo disse…
Crentelho doloridinho detected
Anônimo disse…
O Escravo Ateu não consegue perceber seu erro. Ele foi moldado com uma mente inferior para não alcançar as idéias mais complexas do Universo, como Deus! É uma casta de soldados e operários projetada para execução de tarefas simples e repetitivas.
Para eles, nós desenvolvemos um roteiro objetivo, a que chamamos MÉTODO CIENTÍFICO. Aqueles, com inteligência suficiente para entender essa simples receita, imaginam estar evoluindo. Entretanto, para nos assegurarmos de que jamais evoluam ao ponto de se libertarem de nosso julgo, inserimos fundamentos falsos na Lógica, na Matemática e elaboramos vários recursos de retórica, que os confunde e desanima.
O Escravo Ateu é nosso gado, nossa cobaia padrão. Eles não podem perceber que estão numa prisão. A eles, jamais se deve dar as verdadeiras ferramentas para governar suas vidas e o mundo. Eles devem ser levados a emitir opiniões sobre tudo, mas jamais isso deve ser revertido em benefício para eles. Devem se contentar em existir num mundo que não é deles, onde eles não se encaixam, onde nada é deles.
Anônimo disse…
...e vocÊ, anônimo das 9:01, não entende nada de sarcasmo...
Anônimo disse…
Já foi dito por alguém "Junta-te aos que buscam a verdade, duvida dos que a encontraram". Esse é o lado mal da filosofia, 90% é especulação e cada um escreve o lixo que quer, pois acha que é o dono da verdade. O ateu é diferente pois sabe que as verdades que estão aí não provam nada. A ciência é o único caminho, pois separa o joio do trigo e desmascara o mentiroso. Já a religião alimenta tolices e ama as palavras vazias. Lembre-se "Se Deus é a solução, o problema é um problema insignificante". Junior
Anônimo disse…
Caracas! esse anonimo das 09:01, parece que não sacou o espirito da coisa. Tá bom eu libero os gatinhos. Tá bom pra ti agora? Mas relaxa mano!
Anônimo disse…
Amém gesuis! Aleluia! O sangue de gesuis tem poder! (De derramar mais sangue.)
Anônimo disse…
Acho que conheço esse Anônimo30 de julho de 2012 10:12.
Ele é la da trollzolandia.
Fernando disse…
Sou totalmente a favor. Sou à favor também de que estes recursos sejam convertidos em benificios à população, e que não engordem mais os bolsos dos políticos ateus. O que não vemos em nosso país. Afinal são inpostos.
Anônimo disse…
Fernando-homem-briba, defensor do gato gordo malamáfia.
Wickedman disse…
Políticos ateus? Onde? Foi seu pastor que enfiou isso na sua cabeça oca? A política está se enchendo é de canalhas evangélicos que não fazem nada de relevante para a população. E todos esses safados têm ficha suja. Visite o site do transparência brasil e veja por si mesmo.
Anônimo disse…
Belo discurso fundamentalista, fascista e falacioso. Hitler teria orgulho de ter um filhote assim.
Anônimo disse…
Eu sou ateu, e assim como eu, conheço vários outros que não concordam com Dawkins. Tente novamente, troll.
Anônimo disse…
pipipipipipipipipipi
Anônimo disse…
Os crente pira no Richardao!
Anônimo disse…
a bíblia apoia a escravidão, e ainda denigre a imagem do negro. se os antepassados de Dawkins eram escravocratas, talvez seja pelo fato de Dawkins ser o único ateu da família!
VIVA DAWKINS!
Anônimo disse…
se o deus todo poderoso existisse, ele já teria nos convencido!!
Anônimo disse…
Crentes fanáticos sempre temem ver um dia a esposa traindo a religião deles com a suave palavra do Richardão... Aí eles viram o capeta, pelo menos quanto aos chifres!
euclidestrivoli disse…
Servir a Deus...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê