Thaiany disse que não se sente constrangida |
A jovem transcreveu no trabalho acadêmico um poema religioso de sua autoria: “Sua força me fez forte / Sem tempo me fez preparada / Quando eu sabia o nada / O Senhor foi tudo, / Suas lições me fizeram saber / Que o Senhor me guiaria / Só posso sentir a gratidão.”.
Para Melo, que é católica, o poema não desmerece sua dissertação porque, disse, a página de agradecimento é livre. “Se a pessoa quiser fazer uma citação para o seu cachorro, ela tem o direito."
Ela tampouco se sente constrangida em se dedicar às pesquisas de células-tronco, às quais a Igreja Católica impõe restrições. "Não vejo dilemas morais entre as pesquisas que faço e a minha religião”, disse. "Porque todo projeto nesta área tem de passar por um comitê de ética."
Melo não é exceção no Instituto de Biociências, porque 8% das 4,8 mil dissertações de pós-graduação ali apresentadas entre 1943 a 2009 continham referências religiosas nos agradecimentos, dedicatórias ou epigrafes.
De acordo com pesquisa do biólogo Antonio Carlos Marques, que foi coordenador entre 2007 e 2010 da pós-graduação em zoologia do IB, alguns dos exemplos dessas referências são “agradeço a Deus”, “agradeço ao meu anjo da guarda” e “dedico a Jesus”. Há também citações bíblicas, inclusive de Gênesis, segundo reportagem de Herton Escobar, do Estadão.
Marques disse que as referências religiosas na proporção de 8% dos trabalhos acadêmicos estão abaixo da taxa de religiosidade da população brasileira, mas ainda assim, acrescentou, causam estranhamento porque, afinal, trata-se de um curso cuja base é a ciência evolutiva.
É uma inadequação, afirmou. “Questões físicas não devem ser misturadas com questões espirituais. Assim como não espero que um padre pregue ciência, não espero que um cientista ensine religião.”
Em relação à FMVZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia), as citações de cunho religioso aparecem em 38% das dissertações. O índice é elevado, mas ao menos há nesse caso a “atenuante”, por assim dizer, de que o curso não depende da teoria evolucionista.
O que talvez esteja ocorrendo no Brasil é que o sincronismo religioso é tão forte, que ele se compatibiliza até com a teoria evolucionista, sem que, com isso, as pessoas tenham crise existencial, como mostra a pesquisadora Melo.
Isso é o que sugere uma recente pesquisa do biólogo Nelio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP. Ele apurou que a maioria dos estudantes do ensino médio de escolas de todo o país concilia evolução biológica das espécies com a religião, o que, aliás, alguns líderes religiosos também o fazem.
Comentários
_Admiro a coragem que teve mesmo sabendo que seria alvo de críticas: menos ou mais agressivas.
_Existem pessoas que não sabem separar as coisas e colocam toda a sua força em ataques, ofensas e xingamentos.
_Contudo, este fato(3º parágrafo) não é tão absurdo visto que, cada qual exterioriza o que tenta esconder do lado de dentro.
_Às vezes, é tanto lixo acumulado que, na primeira oportunidade, libera-o e solta no ar, todas as suas toxinas.
É completamente desnecessario agradecer a seres imaginarios, pois nao colaboraram em nada, pois estes nao existem e nada podem fazer.
Desde quando Darwin renegou "Deus"?
Talvez ela seja religiosa mais pelo vício da doutrinação infanto- juvenil que ela deve ter sofrido do que pela razão. Uma reprogramaçao neuro linguística ajuda ela se libertar deste vício doutrinal.
A religião esta embutida na mente dessas pessoas deste criança é mais vício do que razão. E como se fosse uma mancha na mente.
Meu muso-troll.
Ricardo
Semana passada era uma psicóloga cristã, agora temos uma bióloga cristã! A Ciência, coitada, suspira.
E o que falar de Gregor Johann Mendel (Heinzendorf bei Odrau, 20 de julho de 1822 — Brno, 6 de janeiro de 1884),o monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Que durante a sua vida, publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas" (Versuche über Planzenhybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial". E é considerado o "Pai da Genética".
Esse caso é ainda pior, pois vai diretamente contra o que a igreja dela prega.
Ah esse pessoal tinha mais criatividade.
Generalizar é feio para ambos os lados, afirmar que todos religiosos são burros é revoltinha, dizer que todos os ateus falam isso é desonestidade.
Acho que sei uma possível referencia: SENSO COMUM.
A "erva daninha" que tem invado cada vez mais o ambiente acadêmico.
Creio que seria muito interessante a todos, conhecerem a delimitaçao didatica dos "tipos" de conhecimento e sua forma de expressao social.
É bem engraçado ver os "crentes" ateus resmungando dos "crentelhos".
P.S.: Sou cético.
Se não enchergam as contradições, não é porque elas não existem ou porque aja compatibilidade entre idéias contráriss, e sim porque não podem.
Os Mestres Gringos, até mesmo Argentinos, fazem uma farra com o Prêmio Nobel, enquanto os Intelectuais Tupiniquins Poliglotas Religiosos vivem da veneração, mais que do conhecimento.
_Quem é mesmo que não tem inteligência???
_Admiro a sua "inteligência"!
_Não disse que admiro tua "inteligência"? _Não gostou? _Achou ironia? _Deve ser porque conseguiu raciocinar, ainda que por breve instante mas..., já é um começo!
Merece um prêmio quem achar alguma tese com tais referências, não?
Agora pode se dizer que o deus oni-bondoso, mais claro bondoso se você o venerar e esquecer as atrocidades que ele já cometeu ,quando mandava seus homens cometer as mais diversas barbaridades. É certo que cristãos são idiotas por não terem nenhuma capacidade lógica de raciocínio. Mais você consegue ser ridícula simplesmente ridícula. Comece ler a bíblia quem sabe pode abrir sua mente cauterizada.
Exatamente como o fez a estudante em seu incoerente e inoportuno agradecimento na dissertação, e também como o fez a comentarista lagartixa através de seu arrogante comentário!
Isso só demonstra o quão intolerantes à diversidade de opiniões são as pessoas crentes iguais a você!
Vocês simplesmente não possuem civilidade para um harmonioso convívio social, e por isso mesmo faz-se necessário um policiamento para impedir que vocês crentes/religiosos retornem com seu tradicional exercício do totalitarismo!
O cinismo de vocês crentes é tanto, que hoje em dia utilizam-se da democrática liberdade de expressão para tentar cercear a liberdade daqueles que não concordam com sua obscura visão de mundo!
A Grande Maioria dos Acadêmicos Brasileiros entendem muito pouco daquilo que pesquisam.
Adolpho Lutz, Oswaldo Cruz, Vital Brazil, Carlos Chagas, Miguel Nicolelis lhe mandaram um oi.
Que mania feia de desvalorizar os profissionais brasileiros.
Ou seja: não é uma questão de ação, mas de omissão. Afinal se o tal Deus é tão tão tão poderoso, bondoso e justo como vocês dizem, não é razoável supor que ele usaria uma ínfima parte deste poder para deter algo tão maligno quanto o abuso sexual contra crianças inocentes?
Omitir-se diante de um crime nos faz tão criminosos quanto os próprios criminosos.
No fim é aquilo que já se sabe há séculos: Deus não existe. Simples. Isso inclusive desonera a obrigação dos cristãos provarem a existência dele e restringe de fato os males do planeta ao nivel terreno, ao nível dos seres humanos. Caso contrário, não.
O que não dá é pra acreditar no Gênesis e em Darwin...
Esse ai pra ser jumento so falta comer mato.
Também é livre o estudo das ciências.
Ciência não é monopólio ou exclusividade de ateus, ainda que, em seus delírios de grandeza, alguns destes se imaginem fodões e intelectualmente "superiores" às pessoas que têm religião.
Sorry.
Postar um comentário