Pular para o conteúdo principal

Rússia está a um passo de se transformar em Estado clerical



Cruz da Igreja Ortodoxa e urubus
combinam com céu cinzento russo
 
O Estado laico já débil russo está prestes a ser substituído pelo Estado clerical. Com o apoio dos quatro partidos do país, começou a tramitar nesta semana no Parlamento um projeto de lei que introduz na legislação a figura do “sentimento religioso”.

É quase certo que o projeto de lei será aprovado com facilidade. Do total de 450 deputados, ele conta com a adesão de 414.

Assim, quando a nova lei entrar em vigor, quem profanar lugares (como templos) ou objetos de culto cometerá crime cuja punição será de cinco anos de prisão. A atual lei já prevê essa condenação, mas apenas nos casos de “vandalismo” e “extremismo”.

Agora, pela proposta da nova lei, será julgado como criminoso quem “profanar lugar e objetos de veneração, lugares destinados à celebração de serviços divinos, outros rituais religiosos e cerimônias de associações que praticam religiões que são parte inseparável da herança histórica dos povos da Rússia”.

Além da prisão, o condenado pagará multa de 500 mil rublos (equivalente a R$ 32,7 mil) ou, se não tiver dinheiro ou preferir não pagar, 400 horas de trabalho forçado.

O projeto de lei foi elaborado com o objetivo de preservar “as bases espirituais e morais da Rússia que se formaram ao longo de séculos”, de modo a impedir a destruição de “valores tradicionais”.

As religiões tidas como tradicionais na Rússia são a ortodoxa, islamismo, budismo e judaísmo.

Com a queda a União Soviética e o seu regime comunista, já se esperava que os tais “sentimentos religiosos” voltassem a ser valorizados. Mas ninguém imaginou que eles pudessem chegar a tanto.

Com informação do Expresso, entre outras fontes.

'Jesus Cristo Superstar' é cancelado por causa de ortodoxos russos.
setembro de 2012

Vinte anos após o fim da URSS, Rússia volta a ter ensino religioso.
agosto de 2012

Russas são condenadas a dois anos de prisão por protesto em catedral.
agosto de 2012



Comentários

Bruno disse…
São corvos...
Anônimo disse…
Coitado do povo da rússia viver sobre um regime totalitário e religioso ,agora por lá tudo é crime vai ficar pior que a coreia do norte.
Anônimo disse…
Russia... apesar de ter pessoas fisicamente bonitas, é um país que está definitivamente riscado de todas as minhas listas!

O banimento da Parada do Orgulho LGBT e também a censura prévia a quaisquer referências LGBT sinalizavam essa iminente teocracia.

O mundo está cada vez menor...
Unknown disse…
pobres russos.
Gabriel disse…
Gostaria de entender esta relação entre alguns ateus e ONG-LGBT. Alguns ateus defendem a todo custo a condição homossexual frente a oposição de religiosos e de quem não concorda com muito do que deseja ser imposto a sociedade em geral. Mas, gostaria que quem for responder não ataque a minha pessoa e sim seja inteligente respondendo as minhas perguntas.
Pergunta:
Nos dois projetos apresentados por ONG-LGBT a PLC122/06 e este projeto do novo código penal (juristas são a capa, mas tem a mão deles e seus apoiadores), tbm propõem protege a religião de ataques, mas quem se opõem a religião e colocar em conhecimento seus podres? Os ateus que protegem a todo custo a ‘’causa’’ LGBT não percebem que seus protegidos estão os traindo, visto que sabem que não conseguiram nada, se não bajular os religiosos e proteger o que eles pressão que é a religião?
Caso esta novo código civil que propõe como crime hediondo o racismo, oposição a sexualidade e religião, passe este site e todos os outros pela net de ateus serão banidos e os ateus que afirmarem sua posição publicamente sobre dogmas religiosos estarão comentado crime hediondo.
Anônimo disse…
O que tem de bom lá na rússia ? Russos??? Então tá bom que vou sair do meu lindo país tropical pra ir pra um país gelado pra ver russos , porque parece que é tudo que eles tem lá. E jamais colocaria meus pés sobre uma nação opressora que mina do ser humano a sua liberdade.
Anônimo disse…
A luta é por direitos humanos não importa o tipo de humano.
Caruê disse…
Ate onde eu sei o preconceito religioso já era punido antes da PLC 122, tando esta ultima como diferencia a discriminação dos gays e idosos.
Anônimo disse…
Bases morais que joga na cadeia por 5 anos quem desrespeitar suas bases morais(tisc..tisc..), com certeza são ótimas suas bases morais antes eles jogavam na fogueira.
Gabriel disse…
Anônimo27 de setembro de 2012 12:58

Seria tbm um direito humano as pessoas seguirem uma determinada religião sem ter que a leve a luz da responsabilidade, visto que a maioria dos religiosos tem um sentimento sincero nisto.

Isto de usa como direito humano para defender a 'causa'' LGBT é uma mascara para passar de ''agredido'' como agressor, pois como disse, existe fatores justos no que eles desejam que é casarem entre si, terem o direito de serem como são (LGBT) e não serem agredido por isto e demonstrarem afetos moderados em publico, como tbm deve fazer o mesmo casal hetero.

Apesar que no Brasil pessoas GLBT podem ter união civil e casamento em seguida com a ajuda da justiça, e andarem de mãos dadas e troca de afeto em lugares publicos que tenha segurança, mas tenho que realçar que a MAIORIA das pessoas que por algum motivo particular vierem a se incomodar não irão a agredir estas pessoas, e temos que compreender pois na nossa tradição afeto entre pessoas do mesmo sexo em publico é novíssimo e tem que da o tempo para se acostumar e tolera. Imagino que será quase impossível aceitar a pratica homossexual e falta de crença em sobrenatural, a mas TOLERA ateus e GLBT moderados é possível.

A ONG-LGBT afirma que o Brasil é o país mais homofobico do planeta, mas aqui a condição LGBT não é crime, não tem perseguição feroz e não tem pena de morte para LGBT.

É para dar muitas gargalhadas, desta afirmação.

Ah, vc não respondeu de uma forma plausível o que perguntei, sobre as propostas que protegem a religião.
Gabriel disse…
Caruê27 de setembro de 2012 13:13

Sim, a CF88 da alguns benefícios a religião e protege o direito de todos a ter, mas não criminaliza sua satirização e exposição. Se o que vc afirma fosse correto, todos os ateus seriam presos e seus veículos de divulgação serão banidos do Brasil a 24 anos. O projeto do ONG-LGBT na PLC122 e no novo código civil é para criminalizar a oposição
ao a religião

Vc ler a proposto de levar o crime de racismo com hediondo e viu o que esta embutido lá?
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
se neguinho não acatar as ordens da igreja era queimado.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
por que os crentalhas odeiam tanto o sexo, será pq a repressão sexual foi justamente criada para adaptar o povo à autoridade da igreja, para que os camponeses não reclamassem das péssimas e lastimáveis condições de vida e trabalholevavam. foi um dos meios de controle social mais bem sucedidos da história.
Unknown disse…
Crente bom é Crente morto.
Isso é preconceito gratuito ou você está com raiva?
Anônimo disse…
A luta continua por direitos humanos , antes negros eram vistos como uma classe inferiora e que podia ser subjulgada , hoje a maioria de ataques a homossexuais não pode ser visto como uma simples agressão quando sabemos que por trás existe a questão da homofobia, tempos atrás um casal de irmãos vindo de um baile foram brutalmente agredidos um morreu eles não conheciam os agressores e não tinham inimigos eles foram agredidos porque foram confundidos com um casal homossexual porque estavam abraçados , certa vez um pai também foi agredido e teve parte da orelha decepada porque estava abraçado com o filho. É claro que a justiça comum podia tratar desses casos e tem tratado , mais é preciso criminalizar a homofobia e proibir igrejas também de destilar ódio e palavras odiosas a essas pessoas.
Anônimo disse…
Crente bom é crente com um crucifixo enfiado no vestíbulo retofuricular
Unknown disse…
foi somento o calor do momento, sorry.
Unknown disse…
deveria se cobrar impostos de igrejas,.
Carrasco disse…
Sinceramente essa tal de Morrigan Aensland só entra nos comentários para escrever lixo, não tem uma opinião sensata e aproveitável, deve ser muito mal amada e insuportável de se conviver. Só faz insultar as pessoas e concordar com opiniões que muitas vezes nem entende, já que só escreve "eu concordo" ou por vezes joga um monte de palavras de baixo calão e insultos contra o pensamento alheio, prova disto é que, o próprio Paulo Lopes remove a maioria dos comentários dela. Tá bom dela procurar ter opinião própria e amor próprio e saber respeitar as pessoas, afinal aqui se discute opiniões, mas se respeita pessoas.
Anônimo disse…
Bom, quem sabe agora a Russia vira uma potencia?

Com o comunismo e o ateísmo só deu na miséria, atraso e gelo.



MURMURADOR
Anônimo disse…
Funda um pais gay pra vc?

ai todo mundo vai te agradar.
Gabriel disse…
Morrigan Aensland27 de setembro de 2012 16:29

Não tenho crença em qualquer tipo de entidade sobrenatural e tbm não sou da turma dos ateus revoltadinhos com religião.


Existe muitos ateus que só querem ser oposição a tudo o que os religiosos tem de valores e moral.
Anônimo disse…
Olha, pensadô racional conciente punk conservador, eu entendo sua carência por aprovação das pessoas atrasadas que você vê como "gente nobre" por causa da postura hipócrita dos mesmos, e sei que no fundo você adoraria que o mundo se libertasse do atraso conservadorista, mas até lá você acha mais fácil repetir discursos conservadores pra ganhar seu precioso afago dos entes queridos. Sendo assim, nem vou ficar perdendo tempo te condenando, mas deixo estas palavras pra você refletir intimamente, mesmo sabendo que isso vai incitar seu lado reacionário pra negar o que eu disse (principalmente por que você precisa constantemente auto-afirmar seu posicionamento conservador para "não cair em tentação" e não perder o "respeito" daqueles que o admiram por ser um papagaio reaça).
Anônimo disse…
Assinado: Pensadô Racional Punk Not Dead frequentador do Sociedade Conservadores Ateus que baba-ovo do discursinho hipócrita defensor da "moral e bons costumes" criados pela religião com finalidade de dominação e controle social.

Não é um "ateu revoltadinho com religião", é um "ateu fascinado pela ilusão do conservadorismo" e que tem preguiça (ou incapacidade) de observar o mundo com mais atenção e pensar por si próprio.
Anônimo disse…
Morrigan Aensland 27 de setembro de 2012 13:51

Foi direto ao ponto. Parabéns!
Anônimo disse…
Mas não é linda a hipocrisia desse Churrasco?
Esculhamba a garota pra depois falar de "respeito a pessoas". Só pode ser um crentelho mesmo...

Ademais, é perfeitamente compreensível que vez ou outra algum ateu perca a linha e solte alguma "pérola" diante de tantos "diamantes" que os crentelhos vociferam por aqui. A diferença é que os crentelhos são irredutíveis, bem diferente de pessoas sensatas que reconhecem que erraram ao dizer algo no calor das emoções e ainda pedem desculpas, como foi o caso da Morrigan!

PS: Quem apagou vários comentários da Morrigan foi ela mesma.
Caruê disse…
Falei preconceito, mas deveria ter dito apenas discriminação, este é o crime do qual os gays não estão protegidos por lei. Preconceito todos temos algum, no entanto não devemos ferir as pessoas com a discriminação.
Unknown disse…
o maior inimigo da gente é a gente mesmo.

Unknown disse…
obrigada anônimo de 27 set 23:26, nunca pensei que seria defendida nesse blog. o crentrouxa faz um ad hominem e depois vem falar de respeito diz que eu não penso por mim mesma, mas otário é ele, que segue um sincretismo de messias judaico com o deus sol mitra.
Anônimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=2cWG8l6AW7s
Anônimo disse…
Murmurador, por que não te calas?! Ela ERA uma potência, seu apedeuta! E, mesmo assim, a privilegiada igreja ortodoxa sempre colocou seus dedos sujos em volta do poder. O próprio Stalin foi enterrado com cerimonial dessa igreja.
Anônimo disse…
A coisa tá ficando russa na Rússia.
Anônimo disse…
Esse MURMURADOR é um grande masoquista!
Ele adora provocar com suas sandices pra então levar umas chibatadas no lombo publicamente!

Anônimo que chegou atrasado disse…
Maldição, vim todo empolgado pra postar essa piadinha infame, mas você chegou primeiro! LOL
Anônimo disse…
Rússia aprovou uma resolução das Nações Unidas que destaca valores tradicionais: Especialistas dizem que a votação no Conselho de Direitos Humanos será usado contra os direitos dos gays, trans e mulheres

http://www.gaystarnews.com/article/un-votes-traditional-values-above-gay-rights270912
Snowmeow disse…
Com as bênçãos do lider máximo da Rússia, Vladmir (Ras)Putin.
Gabriel disse…
Anônimo28 de setembro de 2012 08:56

veja linda!

https://www.youtube.com/watch?v=bqGonr-v4jw
Anônimo disse…
http://darussia.blogspot.com.br/2011/10/blog-do-leitor-urss-que-humanidade.html

Um País, que têm tanto preconceito, discriminação, intolerância as diferenças, uma máfia que é a mais violenta e assassina da Europa, drogas de todos os gêneros,tinha que ser MUITO religioso, não poderia ser diferente. Fatima.
Anônimo disse…
É preciso diferenciar entre o que é defender direitos individuais, privados, ou seja, que devem ser tratados na esfera privada, de impor uma ideologia de gênero contra toda a sociedade.

Não é contra a homofobia. HOMOFILIA. APOLOGIA AO GAYZISMO. PARADA GAY E PROPAGANDAs GAYs FRENTE AS CRIANÇAS. BARBÁRIE, É O QUE VCS QUEREM.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Igreja Católica muda ou acaba, afirma teólogo Mário França

Igreja está desgastada por ser centralizada, disse França Se a Igreja Católica não mudar, se, por exemplo, continuar a condenar a homossexualidade, a camisinha e os contraceptivos e impedir o casamento de padres, ela vai acabar. Essa é a opinião do teólogo Mário França, 76, professor da PUC-Rio e ex-integrante da Comissão Teológica do Vaticano, onde permaneceu por 11 anos. Em entrevista ao jornal “O Globo”, França defendeu o surgimento de uma nova Igreja que esteja sob o controle dos laicos, e não tanto como é hoje, dominada pela hierarquia e ortodoxias de Roma — uma estrutura que representa uma “traição” à Igreja primitiva. “A Igreja não pode excluir, tem de atender a todo mundo”, afirmou. “Todos são iguais, não tem homem, mulher, judeu, gentio ou escravo e senhor”. Ele afirmou que o laicado perdeu importância quando a Igreja adotou uma estrutura monárquica, copiando um pouco o império romano. “Foi consequência da chegada dos príncipes, que começaram a nomear parentes