Pular para o conteúdo principal

Estudante denuncia escola por promover proselitismo católico

Estudantes foram obrigados a participar
de atividades como preces e clamores
O estudante Mustafa Jean Muksen, entre outros, denunciou a direção do tradicional Colégio Estadual Regente Feijó, de Ponta Grossa (PR), ao Núcleo Regional de Educação por promover proselitismo católico disfarçado de atividade pedagógica. A cidade tem mais de 300 mil habitantes e fica a 103 km de Curitiba.

Muksen disse que na semana passada e em parte desta a direção da escola obrigou os estudantes a assistirem às palestras da “Semana do Secretariado”. A atividade foi usada para uma lavagem cerebral, porque o que se apresentou foi   uma visão de mundo apenas do ponto de vista religioso, algo incompatível com a natureza de uma estabelecimento de ensino público.

“Se fosse apenas uma palestra, eu não reclamaria, mas foram todos os dias”, disse Muksen. “E tudo pela ótica cristã. Não houve representação de outras religiões.”

Pelo relato que o estudante fez ao Núcleo Regional, as atividades incluíram, além das palestras, orações, preces e clamores, em desacordo com a laicidade do Estado brasileiro.

Muksen. afirmou que, além do proselitismo religioso, um palestrante difundiu discriminação por gênero, ao rebaixar as mulheres em relação aos homens, como se elas fossem as culpadas por uma suposta decadência da juventude.

“A mulherada está perdendo seu valor, tem menina com 12, 13 anos que já beijou muito”, disse o palestrante, que foi gravado pelo celular de Muksen.

O palestrante, cujo nome não foi divulgado, argumentou: “Por que as mulheres querem se igualar aos homens, se o homem tem direito a pegar menina por que eu não posso ficar com quem eu quero? Não, não é assim gente”.

O Colégio Regente Feijó foi fundado em fevereiro de 1927. Oferece ensino médio e profissionalizante. Ele leva o nome do padre e político Diogo Antonio Feijó (1784-1843).

O Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, informou que a direção do colégio não tinha se manifestado até quarta-feira (17) sobre a denúncia de proselitismo religioso. Cleozi Santos, diretora-auxiliar, disse ao jornal que ainda não tinha sido notificada pelo Núcleo Regional de Educação, e Claiton Antônio Bentivenha, o diretor, não foi localizado.

Com informação do Jornal da Manhã.

Professores impõem suas crenças em escolas laicas.
por Lenne Ferreira em julho de 2012

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
É a "igregização" de tudo. Realmente, é o fim dos tempos HAHAHAHA. Bora correr pra algum país europeu antes que nos excluam totalmente da sociedade brasileira. Mas isso não vai acontecer, é claro. O ateísmo também tá crescendo muito no Brasil.
Pry Foxy . disse…
Mais um pouco e vamos ser queimados em fogueiras como na santa inquisição.
Anônimo disse…
é sempre a mesma merda
Egeu disse…
Eu estudei em Londrina (PR), na década de 80, em escola pública. Também fui obrigado a rezar a fé cristã na aula de "religião". É triste...
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Nenhuma novidade ai. vale do paraíba em peso... Pratica isto.
Principalmente nas cidades onde a canção nova elegeu ou reelegeu prefeitos.
Afinal. O Brasil assinou o bendito tratado delegando ao vaticano a prerrogativa de controlar o ensino religioso no brasil com o público
Lia de Souza disse…
Mustafá, Mustafá, Mustafá, abre-te, Sésamo!

Abre aí, Musta, uploada' (risos) o vídeo no YouTube para gente se divertir com eles.
Anônimo disse…
O colégio onde eu estudei da 1ª à 6ª série era uma porcaria no quesito violência, sem falar que só alguns professores de lá realmente prestavam, mas pelo menos o proselitismo religioso não era tão acentuado como nesse aí.
Anônimo disse…
Que todos alunos tomen a atitude dele
Nao deixe o brasil voltar a era do domincao das trevas da igreja catolica.
Anônimo disse…
No Paraná tem um cara que se chama Bidu, ele é do movimento carismático da Igreja Católica, o sujeito fica fazendo palestras nas escolas de religião, fazendo proselitismo. Tem diretores que pagam pela palestra e a estadia e hospedagem. Essa prática proselitista é muito comum no estado do Paraná.
Se observarem as denúncias esse estado é campeão e o governo não faz nada para pararem com isso.
O secretário da educação é um religioso carola da família de religiosos Arns, nunca fará nada para pararem com esses abusos.


Henrique, professor de escola pública do Paraná
Anônimo disse…
O brasil é laico, é necessário respeitar a constituição doa a quem doer chega de camaradismo com os religiosos.
Anônimo disse…
Para mim, esses proselitistas não passam de criminosos que atacam o Estatuto da Criança e do Adolescente, com suas táticas de doutrinação e lavagem cerebral. São um insulto ao ensino no Brasil.
_Só se pronuncia algo acerca de alguma coisa, estando-se devidamente bem informado do fato e, a matéria não deixa claras todas as falas dos envolvidos.
_Uma coisa é certa: se alguém se sente constrangido em algum lugar e se for seu desejo..., mude-se! Nem todos pensam dessa forma..., claro: é melhor polemizar e chamar atenção sobre si, especialmente quando não se tem a capacidade de se destacar por sua simples presença!
Gustavo disse…
Ótima descrição dos crentes-propagandísticos. Obrigado.
Anônimo disse…
Aposto q agora o coitado do aluno vai ser perseguido. Se a Escola faz paletras focalizando somente os pensamentos da religiao catolica, pode-se imaginar a mentalidade dos q trabalham alì.. O Aluno vai ser crucificado pra dar exemplos aos outros a nao criticarem!
E estou sendo, embora tenhamos denunciado em 4 alunos de diferentes segmentos teológicos...

Concordo que na matéria deu-se enfase ao meu nome,algo que não me agradou muito, por todos os oficios que enviei ao Núcleo Regional de Educação estarem findados com nomes de 4 pessoas diferentes.. mas vá la, não vou morrer por isso...

Os professores fiscais do núcleo foram absurdamente competentes, me surpreendendo pela agilidade, afinal, levou menos de 24 horas para comparecerem ao colégio... e em menos de 2 dias ja tinha sido tudo esclarecido ^^

Com as promessas de que a direção tomará mais cuidado ao "escolher" palestrantes, para não fugir das diretrizes pedagógicas.... tomara, né?

lembrando que houve uma certa confusão quanto aos nomes dos eventos, sendo que a "Semana do Secretariado" é um, e a "semana da integração" é outro, mas como foi um atras do outro, acredito que minhas colegas tenham se confundido na hora de falar sobre... ^^

M.J, Muksen
hahahahaha então você está sugerindo que 10% dos alunos deve se mudar do colégio por ter um credo diferente dos de matriz cristã (nem estou considerando os ateístas)e que eles tem menos direito de qualquer coisa?

Quer novamente que o mundo todo desse blog explique o que é um estado LAICO?

e a matéria tem videos. pra que mais que isso né...queria o que? 3 horas de depoimentos??


Mas me abstenho de mais, IURD é isso mesmo ;)

daqui uns dias vão fazer o mesmo que os nazistas fizeram com os judeus..
Anônimo disse…
O que não me mata, me fortalece, escreveu o Nietzsche... ;-)
Anônimo disse…
Mustafa, a título de curiosidade: houve entre tantos "ousados" defensores e propagadores do cristandade, pelo menos um ou dois que resolveram sair do rebanho e apoiar sua determinação?
paulo disse…
Quero saber qual e o problemar de ensina a palavra de Deus nas escolas se não acredita problemar de quem não acredita pena que essa presedantar Dilmar não represnta cristianismo nenhum a Igreja Católica e a verdadeira Igreja de Cristo,as outras são para en ganar os ignorantes a palavra de cristo tem quer entra nas escolas nas casas de que quem for não devemos deixar ateus tomar lugar de cristãos isso seria muito ruim para todos.
Coberto de razão, a denuncia tem que ir para o MP, responsabilizando o governo pela cumplicidade.
deus, qual deus ? Estado laico, sabe o que isto significa ? Vamos ensinar o alcorão, tudo bem pra você ?
Anônimo disse…
O que me deixa pasmo é que os religiosos sempre dizem que suas determinadas religiões são as certas e as outras uma mentira.

Mas que saco!







pior que duas garotas amigas minhas, cristãs, também não concordaram..

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...