Pular para o conteúdo principal

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Odilo Scherer
Dom Scherer diz que descrentes
não deveriam se importar  
Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real.

Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?"

Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”.

O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população.

Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. Ele preferiu ressaltar que os que “creem em Deus também pagam impostos e são a maior parte da população brasileira".

No entendimento de Dias, a expressão “Deus seja louvado” nas cédulas é tão descabida como seriam “Deus não Existe”, 'Alá seja louvado', 'Buda seja louvado', 'Salve Oxossi', e 'Salve Lord Ganesha'.





Com informação das agências.

MPF pede à Justiça que mande tirar do real ‘Deus seja Louvado’
novembro de 2012

Religião no Estado laico

Comentários

Anônimo disse…
Para mim faz diferença não acredito em deus
Anônimo disse…
O padre não apresentou nenhum argumento válido, só expressou o sentimento religioso dele. Que vergonha
André Prado disse…
Cômodo pra ele né? Que argumento mais furado. Se é assim pq faz diferença pra ele tirar essa frase das notas do real?
Anônimo disse…
Fica tranquilo o que depender da dilma e do pt a inscrição fica no dinheiro, o pt é o maior amigo das igrejas.. Nunca se abriu tantas igrejas evangélicas igual se tem abrido no governo do pt tanto do lula quanto da dilma.
Unknown disse…
É muito fácil não se incomodar quanto a frase exposta nas notas é sua opinião pessoal. Pergunto ao bispo, e se não fosse? Será que ele também não se importaria?
Unknown disse…
os que cruxificaram Jesus tbm eram a maioria da população e pagavam impostos
jeff_fake disse…
igreja gosta de dinheiro e quer que o dinheiro fique "abençoado" com a frase...
Unknown disse…
Por mim tudo bem. Desde que eu não precise mais pagar impostos.
Unknown disse…
grande bosta de argumento
Gabriel disse…
Se as igrejas realmente seguissem o que afirmam que Jesus disse, iam ser as primeiras a pedirem pra tirar essa frase das notas.
Anônimo disse…
Hahhaha que tem a ver uma coisa com a outra?
Lucas disse…
Eu queria que tivesse alguma inscrição satânica, demoníaca ou algo assim, nas notas.. Quem sabe assim quem fosse adorador do satã pudesse se sentir à vontade, e quem não fosse, era só ignorar, não é isso? =D

Quanta babaquice e ignorância em uma pessoa só --'
Dante disse…
E eu sou umbandista e defendo "Exu seja louvado" nas cédulas em apoio à minha crença

Mas eu sou muçulmano e defendo "Allah seja louvado" nas cédulas em apoio à minha crença

Eu sou hindu e também quero "Brahma/Sheeva/Ganesh sejam louvados" nas cédulas em apoio à minha crença

Eu cresci numa tribo indígena sou brasileiro e exijo "Tupã seja louvado" nas cédulas em apoio à minha crença

- Já eu não tenho crença e prefiro que as cédulas não tenham inscrições religiosas, pra que se respeite todos as crenças ou a falta dela, seja em maior ou menor número
Kadu DWPL disse…
Concordei com Dias na parte "a expressão “Deus seja louvado” nas cédulas é tão descabida como seriam “Deus não Existe”, 'Alá seja louvado', 'Buda seja louvado', 'Salve Oxossi', e 'Salve Lord Ganesha'."
Anônimo disse…
O pessoal realmente entende democracia como sendo a ditadura da maioria.
Isso só reforça o perigo que é essa crença das pessoas de que se fazem parte de uma maioria eles possuem razão mesmo que não tenham.
Anônimo disse…
O pessoal realmente entende democracia como sendo a ditadura da maioria.
Isso só reforça o perigo que é essa crença das pessoas de que se fazem parte de uma maioria eles possuem razão mesmo que não tenham.
Anônimo disse…
Sim!
Unknown disse…
Tem que tira mesmo sou ateu e sempre risco o nome de deus é boto o de GOKU que é muito melho...
Nosso amigo não sabe diferenciar legislativo, executivo e judiciário.

E repito a pergunta feita acima: qual a relação com o artigo?
Anônimo disse…
Tava demorando muito pra alguém ir contra... Não dúvido nada que a igreja católica consiga arrumar uma brecha na lei pra deixar a frase
Anônimo disse…
Não é porque a maioria é católica no Brasil que tenha que ter escrito "Deus seja louvado" pra bajular a maioria, afinal, o brasil é laico, querendo ou não! Mas por ser laico, não significa ser governo da maioria ou minoria! Significa que religião e estado/política devem ser separados.
Estuprador de padres. disse…
O padre não tem argumentos então cala a boca
Crentoide disse…
Ja que ele quer que continue a expressão "deus seja louvado" sugiro que haja uma revesamento de deuses nas notas que se inclua ai td ! ale satã seja louvado e deus não existe, afinal ja que os cristãos querem ter esse privilegio que seja estendido a todos.
Anônimo disse…
Até eu que não sou um mestre da oratória detono os argumentos de Dom Odilo:

* Quem é descrente não deveria se importar? Se estivesse escrito "Alá seja louvado" aposto que você ignoraria, né? Ops! acho que não...
""Ah! Mas os cristãos são a maioria...""
*Acontece que o Brasil não é ditadura da maioria, é DE-MO-CRA-CIA! E além do mais é Laico, por isso se deve retirar a frase. "Deus não existe" seria tão descabido quanto, só pra você perceber o que é a NEUTRALIDADE que prega o Estado Laico. Estado Laico não é Estado Ateu.

Argumentos infantis o desse Bispo, quer dizer, argumento não, lamento. Muito sentimento, muita emoção e nenhuma lógica nem coerência.

Winston Smith
Anônimo disse…
Rs, eu acho que essa discussão é banal, o MPF deveria se preocupar mais com a qualidade de vida das pessoas afinal isso também está na constituição. Falta saúde, falta educação. Em quanto se discute uma frase, indios são masacrados em terras indígenas e o nosso extraordinário MPF o que faz? Eu sei o que fazem, nos alienam com essas noticias, e pessoas que se dizem tão cultas tão superiores engolem a isca e ficam se debatendo por migalhas ;) Esse é o País que vivo.
Anônimo disse…
Daqui a pouco aparece outro bispo querendo contestar... ai, ai... Não sei porque a mídia dá ouvidos a essa gente... Ah, esqueci! Porque os convem!

Williams
Anônimo disse…
Na minha cidade a câmara de vereadores, em seu regimento interno, defende que só a bíblia pode ser exposta nos corredores de uso comum. Cadê o estado laico?
Nano Falcão disse…
façamos assim pra contentar os crentelhos, notas para todos os gostos e religiões. vamos pedir para o governo que imprima notas de "ogum seja louvado" para os umbandistas", jeová seja louvado para os judeus, alá seja louvado para os mulçumanos, e deus não existe para os ateus. ah, e não podemos esquecer dos agnósticos, que tal uma nota escrita tanto faz???
Imagine se as pessoas só pudessem resolver um problema quando outro estivesse solucionado.

O MPF não pode resolver o problema da saúde e da educação, logo, não deve tentar resolver esse também. É, faz todo o sentido.
Ah..., acabei de me lembrar de um argumento de uma aluna minha parecido com o seu.

Ela dizia que não valia a pena ter reuniões para discutir políticas para reduzir o aquecimento global, pq crianças morrem de fome na África e ninguém faz nada.
Anônimo disse…
Essa discussão é apenas mais uma maneira de ensinar que precisamos pensar e agir. Não apenas rezar, orar, crer, aceitar.
Alienação é escrever bobagens no dinheiro usado pelo povo, principalmente cultuar algo que não podemos provar.
O Ministério Público não agiu sozinho, alguém o provocou.
Tem gente roubando dinheiro público e orando para agradecer este mesmo Deus.
Uma pergunta: Qual Deus é pra louvar?
Ah, sim. O deus único, não é?
Por acaso é o seu, não é?
Próximo passo?
Parar de escrever Deus com letra maiúscula.
Anônimo disse…
Concordo contigo, Pablo. Essa coisa de “tem coisa mais importante para fazer” só engessa o debate, reduz as demandas a poucos – e muitas às vezes não profundos – temas e serve perfeitamente para os grupos que desejam dominar e se dar bem à custa da população.

É uma ideia que já nasce bitolada. Não faz sentido nenhum, como você apontou... se resume a uma desculpa conservadora e cômoda...

O MPF fazer isso NÃO exclui a possibilidade de se cuidar de outros temas!
Anônimo disse…
Nenhuma novidade. Eles querem que as coisas continuem como estão.
Anônimo disse…
"Religião não merece o respeito de todos, porque:
A - Ela não oferece respeito a todos.
B - Ela não oferece qualquer evidência.
A evidência é realmente inoportuna, uma vez que elimina a necessidade de fé, o que seria um desperdício de toda essa falsa virtude. A fé é uma das três falsas virtudes, sendo as outras: piedade e retidão.
Anônimo disse…
Deus deixará de existir se for retirado a expressão: "Deus seja louvado" ?
Anônimo disse…
Muito bem lembrado. A visão turva desse bispo se encaixa certinho aí.
Anônimo disse…
Eu costumo riscar o D e o 's' . Daí fica 'eu seja louvado'. Pelo menos se louvaria algo que existe...

Ruggero
Anônimo disse…
Deus continuará NÃO existindo. A diferença é que ninguém mais terá de aturar a imposição de uma crença sobre as demais, além de, enfim, haver respeito à CF.

Ruggero
El fodedor disse…
Ele não apresentou nenhum argumento pq provavelmente não tem ou tem pouco conhecimento além das histórias fantasiosas q ele prega ou sejá, e burro e o pouco de inteligência q deve ter, deve ser usada pra arrancar o dinheiro dos ignorantes q seguem a ele
Anônimo disse…
Ele disse que só os crentes devem ter direito de se incomodar ou deixar de se incomodar. A opinião dos demais não têm importância, mesmo quando na verdade são consonantes com um preceito constitucional que está sendo violado!

Foi só mais uma demonstração do TOTALITARISMO da Igreja Cristã.
Anônimo disse…
kkkkkkkk uma troca justa!
Anônimo disse…
Foi totalitarismo, onde só os religiosos devem ter sua voz validada, e os incomodados que fiquem calados!
Anônimo disse…
Pois é, deus é um substantivo comum para designar um tipo de ser metafísico que existe em várias mitologias. O nome do deus judaico-cristão é Jeová.
Anônimo disse…
Piedade e retidão segundo os valores estabelecidos pela própria religião.

A doutrina religiosa é muito PNC!
Anônimo disse…
A propaganda é a alma do negócio.
Se as pessoas começarem a se esquecer de deus, logo, ele desaparece do imaginário popular, único local onde ele "existe".
Anônimo disse…
De que deus falam as notas? O deus dinheiro? Deve ser, por isso o arcebispo está chateado... $$$$$$$$$$$$$$$
Anônimo disse…
Que isso, Felipe!
Quantos anos você tem?
Livre pensador disse…
Mas estavam a espera do que? que ele concordasse com a retirada? ha ha ha isso e o mesmo que esperar que um ateu concorde com a manutenção da frase.

Paremos de perder tempo com futilidades, Brasil precisa de Educação,emprego,segurança,cultura etc etc isso sim e que vai mudar esta nação e a vida do povo. se crentes e ateus parassem de perder tempo com parvoíces e começassem a fazer algo valido e que mudasse a vida do povo isso sim seria o melhor.

o povo precisa de ações que mudem a sua vida e nao de discussões retóricas que simplesmente não mudam nada
Anônimo disse…
Sou cristã, católica e discordo do arcebispo. Acho que o próprio Jesus Cristo deixa seu ensinamento claro em relação a isso nos evangelhos quando diz "Dai a César o que é de César" referindo-se a estampa na moeda. Ele mesmo diz "deixa tudo o que tem e me segue", por que é importante uma descrição "Deus seja louvado" justamente no dinheiro que é uma coisa tão humana/mundana? Tem tantas outras formas de se louvar a Deus, acho que colocar no dinheiro não é a mais positiva delas...
Anônimo disse…
Falacia do apelo ao bem maior
Jonatan Nunes disse…
"Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?"

Sr. arcebispo, vou responder a sua pergunta com outra pergunta:

Questiono por que se deveria MANTER a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas não TIVESSEM essa alusão a Deus?
Anônimo disse…
Vi um filme, certa vez, em que o herói usava uns óculos que o tornavam capaz de ver as mensagens subliminares nas coisas. Em certo momento ele olha, com os óculos, para uma cédula de dinheiro e lê: "Este é o seu deus". Sempre que vejo as notas de real me lembro dessa cena. Por que será?...

Ruggero
Fabiano disse…
Uma coisa não exclue a outra. Para um livre pensador, isso é meio restritivo, não? Quer dizer que se eu lutar pelo estado laico, não posso lutar por educação, emprego, segurança, cultura, saúde? Não existe uma lei que me obrigue (ou obrigue o governo, o MP) a cuidar de apenas um assunto por vez.
Anônimo disse…
Louvado seja Gasparzinho, o fantasma camarada !
Anônimo disse…
Brasileiros adoram esse tipo de falácia...

Nada no Brasil pode ser resolvido, até que a fome das criancinhas tenha acabado.
Anônimo disse…
Diga isso para os evanjegues fiscais do fiofó alheio.
Anônimo disse…
Não existe argumento válido para manter esta bobagem nas notas, tudo que ele tinha para defender a causa ele usou...
Carla disse…
Concordo plenamente. A retirada não deveria fazer diferença nenhuma. Ou vai abalar a fé de alguém?
Hudson disse…
Já que não faz diferença, será se tirar a frase ele vai ficar menos religioso, já que não faz diferença pq ele tá achando ruim.
Unknown disse…
Religiosos não estão preocupados em se ter uma sociedade melhor e mais justa...

...eles só querem a difusão e domínio absoluto de suas fé, impondo-as sobre tudo e sobre todos
Unknown disse…
vai botar a culpa nos Judeus?
Unknown disse…
As religiões não estão nem ai para "jesus", "deus", "bíblia", whatever.

Religião é poder, dinheiro e controle. A ICAR sempre foi assim e agora a IURD está tentando tomar o lugar dela
Unknown disse…
A única forma de haver respeito é se não houver nada
Unknown disse…
Afinal, Goku morreu por nós muuuuito mais do que qualquer outro messias que já foi inventado
Unknown disse…
Onde já se viu religioso com argumento?

É impossível defender qualquer coisa que envolva religião, fé ou deuses sem incorrer em toneladas de falácias
Unknown disse…
São tantos deuses que até voltar para "Deus Seja Louvado" na roleta, o Real já terá deixado de ser a moeda do Brasil
Unknown disse…
Anônimo13 de novembro de 2012 08:27

Acho que é mais o Argumuntum Ad Populum, Apelo à Maioria
Unknown disse…
A única diferença entre um religioso e um delirante é que a loucura do primeiro é socialmente aceita...

Se uma pessoa acredita, ele é louco.
Se um pequeno grupo acredita, são uma seita.
Se muitos acreditam, são uma religião.
Unknown disse…
Engraçado é a hipocrisia deles e de todos os líderes evangélicos... já que:

Mateus 6:24
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. "
Unknown disse…
Se não faz diferença, vamos colocar "Salve Capitão Nascimento"
Ramon disse…
bora botar "salve a pirata espacial ryoko". Ela é a manda chuva do espaço.

Anônimo disse…
Eu acho que todas as autoridades devem estar atentas e que agora como nunca deve se valer de todos os esforços pra se fazer respeitar nosso estado laico antes que seja tarde de mais. Que as autoridades tenham a coragem e o pulso firme pra se fazer valer nossa constituição ,como eu já disse antes que seja tarde demais.
Anônimo disse…
O dinheiro já infectado com tudo que é coisa ruim, manter essa frase não vai alterar nada.
Douglas Flaviano disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Caruê disse…
"salve a pirata espacial ryoko" huahuauhahu concordo.
Douglas Flaviano disse…
Oi, Carla, tudo bem? O enfoque que você está dando não é jurídico. Não se trata de fé, mas sim de flagrante violação da Constituição, segundo a qual a União, Estados, Distrito Federal e Municípios não podem fazer apologética credo algum sob pretexto algum, ressalvada a colaboração de interesse público. Se afeta a fé de alguém não sei, só sei que é vedado ao Estado professar qualquer manifestação religiosa em virtude da laicidade que tem como princípio fundamental. Neste sentido a medida é tão acertada, quanto a retirada de cruzes e imagens de repartições públicas e proibir que escolas públicas obriguem seus alunos a rezarem o pai-nosso.


Ramon disse…
pensei que só eu conhecia ela.
Anônimo disse…
Pois é, a pergunta é '' e ele ia argumentar o quê?'' não há nada pra ele argumentar coitado. Daí fala ''Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?"
E fica a pergunta: Qual seria o problema de não ter? Já que o Estado é laico, vamos deixar tudo correto né?
Douglas Flaviano disse…
Eu faço minha parte, em qualquer discurso meu só digito ou escrevo "deus" e com aspas, pois na minha opinião "deus" é uma concepção humana. não posso fazer o mesmo com Jesus, por ser nome próprio, o português reclamaria.
Luiz Fernando disse…
Será que esses religiosos deixariam imprimir na Bíblia a frase "Presidente do Banco Central seja louvado"?
rdn666 disse…
corrigindo: "suas fézes"
Douglas Flaviano disse…
Desculpe a intromissão, não é trollagem, por favor, não interprete dessa forma, mas por acaso você seguiu o ensinamento de Jesus, deu ao governo tudo o que é do governo e se desapegou de todos os bens materiais? Não?!? Então desculpe, você não é cristã, você é fã dos ensinamentos de Jesus e ponto.
Anônimo disse…
Crentolos e suas crentolices...
Anônimo disse…
Já que não faz diferença, será que se tirar a frase ele vai ficar menos religioso ? Já que não faz diferença pq ele tá achando ruim ? (2).
---------------------------------------------
No mínimo, economizaríamos com a tinta!




Anônimo disse…
A inserção dessa frase nas notas é relativamente recente, nem por tradição deveria ser mantida.
LEGIÃO disse…
Corrigindo: "impondo-as sobre tudo e sobre TOLOS"
Anônimo disse…
Já fizeram isso uma vez, não?
Unknown disse…
Uma sugestão para os que defendem a permanência da inscrição "Deus seja louvado" é a seguinte: já que o sistema de impressão é atualizado e de muito boa qualidade, além da numeração precisa poderia ser utilizado um aplicativo que gerasse, de forma aleatória, a impressão de saudações equivalentes de outras religiões e posicionamentos filosóficos. Então, continuaria a ser vista a frase atual e ainda, por exemplo, "Epa, epa babá." - "Salve, Jorge!" - "Allahu Akbar!!!!!!!"- "Jaya, Sri Ganesha!" - "Deus é um delírio." e muitas outras. Poderiam ser aceitas contribuições de frases mandadas pela população. Eu mandaria a seguinte: Deus pode existir ou não, mas parece não fazer a menor diferença.
LEGIÃO disse…
Dom Odilo me parece alguém bem intencionado, que seguiu sua vocação de forma honesta e sincera (até que se prove o contrário). Entretanto, mesmo um estudioso como ele carece de esclarecimentos em alguns assuntos: com a menção a Deus, nas notas do Real, os Cristãos estão desconsiderando a REGRA DE OURO. A Maioria está fazendo com a Minoria aquilo que ela (Maioria) não gostaria que fizesse consigo mesma.

Se os Cristãos seguissem a Palavra de Cristo, teríamos um mundo laico, sem preconceitos e milhares de anos mais evoluído.
Unknown disse…
Claro que não! A Bíblia é vendida aos milhões com as mesmas coisas escritas. Mas, se em cada rodapé de página for impresso o que você sugere, poucos cristãos irão notar. Eles não leem o livro mesmo.
Unknown disse…
Seria o caso de perguntar se ele se importaria em trocar apenas uma letra: "D" por "Z".
Caruê disse…
Quando convém estes senhores ignoram a constituição.
Ramon disse…
como sempre.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Que maldade, Douglas! A cristão anônima foi tão simpática. Mas, ela quase acertou: penso a frase em tela acaba justificando o pedido de dízimos e ofertas nas igrejas. Então, como bom cristão, louve a deus e devolva seu (dele) dinheiro!

Indyra disse…
Que comparação tosca. rs'
Anônimo disse…
Deus é um termo metafisico que pessoas usam , deus não é um ser , nem uma entidade viva , póis até hoje ninguém prova a existencia de tal ser, para criacionistas ele é um ser, amaterial, atemporal, aespacial, mais ninguém sabe como que eles souberam disso..

Mais o estado diz que devo louvar, o que é louvar? E porque o estado me sugere que devo louvar um deus..que até hoje é apenas questões filosoficas e nada mais que isso..

Mais eu queria saber se este tal deus é o mesmo da inquisição, ou se é o mesmo que entregou o povo judeu a hitler, ou se é aquele que mata seu filho em sacríficio a ele próprio pra perdoar o homem daquilo mesmo que ele orquestrou..bom se for este o deus, louva-lo não me parece nada bom..mais o estado sugere que os deuses sejam louvado, já que deus é todos os deuses, então rá seja louvado..
Anônimo disse…
Realmente não se deve ampliar a voz dos imbecis.
Anônimo disse…
A frase "Deus não existe" iria ficar muito bom no dinheiro HAHAHA
Anônimo disse…
Bom se eles tirarem todas as imagens sacras, e qq outra coisa que remeta a religião de todos os setores públicos, Mas creio que tenhamos que viver em um pais laico, mas como disse sem nenhuma evidencia de religiões.
Anônimo disse…
No dinheiro que representa nosso pais, deveria haver uma frase que representa-se, a verdade, a coragem e o orgulho de ser brasileiro. Nada de conto de fadas, afinal nosso pais é laico.
Anônimo disse…
Como disse um anônimo mais em cima: essa é a falácia do apelo ao bem maior!
Anônimo disse…
Então vamos retira a cruz da Bandeira da Inglaterra da Croácia, vamos também troca o nome dos estados da federação brasileira, como Santa Catarina - RS, São Paulo - SP ou Espírito Santo – ES, vamos retira todos os feriados de santos do calendário brasileiro, pessoal ateísta de MERDA isso esta garantido no artigo 5° da constituição brasileira que cada cidadão brasileiro pode proferi e pratica qualquer religião e também a não ter religião, e que ninguém pode ser descriminado por isso, ou esse cara e um ateísta ou cristofóbicos, DEUS seja louvado.
Anônimo disse…
Então vamos retira a cruz da Bandeira da Inglaterra da Croácia, vamos também troca o nome dos estados da federação brasileira, como Santa Catarina - RS, São Paulo - SP ou Espírito Santo – ES, vamos retira todos os feriados de santos do calendário brasileiro, pessoal ateísta de MERDA isso esta garantido no artigo 5° da constituição brasileira que cada cidadão brasileiro pode proferi e pratica qualquer religião e também a não ter religião, e que ninguém pode ser descriminado por isso, ou esse cara e um ateísta ou cristofóbicos, DEUS seja louvado.
Anônimo disse…
Então vamos retira a cruz da Bandeira da Inglaterra da Croácia, vamos também troca o nome dos estados da federação brasileira, como Santa Catarina - RS, São Paulo - SP ou Espírito Santo – ES, vamos retira todos os feriados de santos do calendário brasileiro, pessoal ateísta de MERDA isso esta garantido no artigo 5° da constituição brasileira que cada cidadão brasileiro pode proferi e pratica qualquer religião e também a não ter religião, e que ninguém pode ser descriminado por isso, ou esse cara e um ateísta ou cristofóbicos, DEUS seja louvado.
Ramon disse…
Goku morreu lutando com piccolo, cell entre outros.
Ramon disse…
qual deus? Jeová? Seu Madruga? Rocky Balboa?
Anônimo disse…
Então vamos retira o símbolo da CRUZ da Bandeira da Inglaterra e da Croácia, vamos retirar os símbolos MAÇONS da nota de dólar e Euro ,vamos também troca o nome dos estados da federação brasileira, como Santa Catarina - RS, São Paulo - SP ou Espírito Santo – ES, vamos retira todos os feriados de santos do calendário brasileiro, esse pessoal ateísta de MERDA entenda uma coisa seus bostas, isso esta garantido no artigo 5° da constituição brasileira que qualquer cidadão brasileiro pode proferi e pratica qualquer religião e também a não ter religião, e que ninguém pode ser descriminado por isso, ou esse cara e um ateísta de BOSTA ou cristofóbicos de MERDA, outra coisa para não esquecer, DEUS seja louvado.
Anônimo disse…
Então vamos retira o símbolo da CRUZ da Bandeira da Inglaterra e da Croácia, vamos retirar os símbolos MAÇONS da nota de dólar e Euro ,vamos também troca o nome dos estados da federação brasileira, como Santa Catarina - RS, São Paulo - SP ou Espírito Santo – ES, vamos retira todos os feriados de santos do calendário brasileiro, esse pessoal ateísta de MERDA entenda uma coisa seus bostas, isso esta garantido no artigo 5° da constituição brasileira que qualquer cidadão brasileiro pode proferi e pratica qualquer religião e também a não ter religião, e que ninguém pode ser descriminado por isso, ou esse cara e um ateísta de BOSTA ou cristofóbicos de MERDA, outra coisa para não esquecer, DEUS seja louvado.
Anônimo disse…
Então vamos retira o símbolo da CRUZ da Bandeira da Inglaterra e da Croácia, vamos retirar os símbolos MAÇONS da nota de dólar e Euro ,vamos também troca o nome dos estados da federação brasileira, como Santa Catarina - RS, São Paulo - SP ou Espírito Santo – ES, vamos retira todos os feriados de santos do calendário brasileiro, esse pessoal ateísta de MERDA entenda uma coisa seus bostas, isso esta garantido no artigo 5° da constituição brasileira que qualquer cidadão brasileiro pode proferi e pratica qualquer religião e também a não ter religião, e que ninguém pode ser descriminado por isso, ou esse cara e um ateísta de BOSTA ou cristofóbicos de MERDA, outra coisa para não esquecer, DEUS seja louvado.
Livre pensador disse…
concordo com o fabiano. o meu comentário foi no sentido de alertar que também deve-se "lutar" para outras coisas mais. Na verdade para mim pouco importa se se tira ou não. São as atitudes que ditam se um estado e laico ou não e na verdade se diga são muito poucos ou nenhum mesmo os estados verdadeiramente laicos.

Anônimo13 de novembro de 2012 15:53

não se trata de falácia nenhuma ou acha que por se tirar a frase o estado brasileiro fica laico? ja leu o inicio da constituição brasileira? e no demais não e os estado ser laico que nos livramos das religiões e os seus males mas sim mudando o pensamento do povo, dando-lhe mais educação , cultura etc etc
Anônimo disse…
DEPUTADO PETISTA QUER CENSURAR A INTERNET:

CENSURA NA INTERNET. DITADURA VELADA


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NIKUcuaGoh4
Anônimo disse…
Não se deve ampliar a voz dos imbecis.
Anônimo disse…
Analfabeto funcional anônimo 13 de novembro de 2012 16:03 "deus seja louvado" qual deus o cristão,então são vocês que são os descriminadores,gostaria que estive escrito "ogum seja louvado"?
Não se deve ampliar a voz dos imbecis 2.
Munrá disse…
Jeová
Dúvida disse…
Quem disse que a Religião deve ser separada do Estado foi a maioria ou a minoria?
Anônimo disse…
Se zangará por não o estarem louvando.
Felipe disse…
Isso o quê?
Zum disse…
Quando existe algum problema mais importante para ser resolvida, esse problema é sentido por quem está com o problema. Quem está com o problema, é quem deve se mexer para resolver o problema.
Zum disse…
Quando existe algum problema mais importante para ser resolvido, esse problema é sentido por quem está com o problema. Quem está com o problema, é quem deve se mexer para resolver o problema.

Anônimo disse…
E o pai da ilegalidade, José Sarney, deu sua "opinião" também:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6296901-EI306,00-Sarney+critica+pedido+de+retirar+Deus+seja+louvado+de+cedulas.html
Anônimo disse…
vc usaria um dinheiro escrito "Zé Pilintra seja louvado"? ou vc ia trocar a nota qd recebesse?
se todos podem professar a fé vc tem q aceitar essa possibilidade.
Unknown disse…
Valeu a dica! Respondeu a uma pergunta sobre a autoria da lambança! Zé Ribamar, dito, Sarnento, digo, Sarney.
Anônimo disse…
A constituição brasileira prega o laicismo?

É porque vcs são burros e n a conhece, diz o preambulo de nossa constituição.

"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte..., promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil"

Vcs ateus além de ridículos são PERDEDOOOOOORES, E vão continuar sendo.

Faz o seguinte : Façam um revolução no Brasil nos moldes dos ateus comunas, matem,persigam e destruam todos os templos religiosos só assim vc vão conseguir retirar "DEUS SEJA LOUVADO"

PERDEDOOOOOORES, PERDEDOOOOOORES
Anônimo disse…
Isto sim é relevante!
Fernando disse…
Os ateus se incomodam porque a religião cristã verdadeira condena os seus pecados o que não é o caso de muitas outras religiões que se omitem.

Vejamos:
"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4"

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4"

Sim, Jesus condena os pecados na esperança se salvar o pecador.

Os ateus se incomodam porque o espírito do erro os governa.

Vejamos:
"Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Salmos 32:2"

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10"

Por isso se incomodam.
Anônimo disse…
É até cômico só porque a maioria é cristã, a minoria tem que se fuder?
Anônimo disse…
Livre Pensador,

Primeiro, respondo sua pergunta se eu já li o início da Constituição: sim, devo ter lido... sei lá... umas 100, 200 vezes toda a Constituição. Leio todos os dias. Até porque seria estranho eu fazer mestrado em direito constitucional e não ler a Constituição, não acha?

E por isso continuo reafirmando que você comete a falácia do apelo ao bem maior: sob o discurso de que o Brasil precisa de “educação, emprego, segurança, cultura etc etc”, você critica uma medida em prol da laicidade, princípio tal que é pilar da democracia moderna e foi uma das responsáveis para a criação de nossa república, mas também não apresenta nada mais profundo do que palavras jogadas ao vento.

Ademais, caro Livre Pensador, é de enorme contrassenso o seu apelido iniciar-se por “livre”, e você aduzir que determinados temas são mais importantes para todo mundo. Basta um mínimo de percepção da realidade para observar que vivemos numa sociedade múltipla, de diversidade enorme de culturas e temas. O que para você pode ser insignificante, para outros pode ser de extrema importância. Esses tópicos que você aponta como problemas, a meu sentir, são pequenos se considerar toda uma cultura de desrespeito às leis existentes no Brasil, onde o interesse privado, ególatra, ainda ataca o interesse público, e o Estado é visto como instrumento de execução das medidas desses interesses puramente privados. E essa cultura tem base nos pequenos desrespeitos, pequenos atos de ilegalidade e de corrupção, que, se não combatidos quando pequenos, ou se ignorados por falta de atenção, serão incontroláveis quando grande.

A expressão “deus seja louvado” é uma ilegalidade... e combater uma ilegalidade é futilidade para você? Porque futilidade, a meu ver, é ficar repetindo discurso clichê como “educação, emprego, segurança, cultura etc etc”, como se as demandas de nossa sociedade se reduzissem a isso.

Por fim, o Promotor está fazendo a parte dele. Se você não se encaixa no perfil que deseja defender essa demanda, você pode procurar outro dentre os que você falou (e, claro, estabelecer uma área de atuação). Reclamar dos outros é mais do que inútil: é covardia! A atuação do Promotor NUNCA impedirá você de correr atrás de corrigir outros problemas, assim como SEMPRE haverá gente disposta a apoiá-lo. Haverá, inclusive, gente que irá congratulá-lo por sua iniciativa, ao invés de criticá-lo; de chamar de “futilidade” sua ação.

Porque ficar de discursinho de botequim é de uma frivolidade só... e eu estou alguns níveis acima dessa coisa de ficar fazendo “filosofia” de copo de cerveja!

Ah, em tempo: eu sei que é comum esse erro, mas a finalidade do Estado laico não é combater religião... é tão somente separá-los da atuação estatal, para a garantia das liberdades de crença, descrença, religião, consciência, culto, expressão e diversos outros que possam ser obstados – tal como já foi milhares de vezes na história.
Anônimo disse…
P.S. E essa coisa de "coisa mais importante" é mais ou menos que dizer que nossa inteligência é baixa; é limitada. Será que a sociedade é tão burra que não tem capacidade de lidar do centenas de temas ao mesmo tempo?
Ramon disse…
lá veeem , lá vem, lá vem o pombo enxadrista.

Ramon disse…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_do_pombo_enxadrista

recomendo à leitura.
Ramon disse…
esses evangélicos e católicos pensam que só eles prestam e os que se lasquem.
Anônimo disse…
Ramon13 de novembro de 2012 19:]

conheço o pombo cagão, mas serve pra vc n pra mim.

Vai ler a constituição cara

Vai alegar a constituição para justificar o estado laico?

PERDEDOOOR.

ps

É verdade, eu to cagando pra vc.



Anônimo disse…
Eu sabia é só procurar que vai descobrir que tudo isto é coisa de comunista.

Anônimo disse…
So tem uma coisa a dizer.....
Hahhahahahahhahahhaahahhahahaahahahahahahahahah

Se interna imbecil
Anônimo disse…
Ramon, cague na cabeça do crentalhao troll, nao o alimente.
Anônimo disse…
Chora mais crentalhao
Anônimo disse…
Anônimo13 de novembro de 2012 20:51

Crente o cacete!

Cago pra vc também e para todos os PERDEDOOOORES.

IN GOD I TRUST
Ecce Homo disse…
O Estado é LAICO. Portanto, tanto não deve manifestar sobre a existência ou a inexistência de Deus(es).

Os governos, no atuar politicamente, não deve seguir, impor, acenar, exaltar, qualquer figura que viole o preceito da laicidade.

Infelizmente, não só o caso das notas, mas também a adoção de imagens nas repartições, cultos no horário e em pleno expediente, além do ensino religioso confessional em escolas públicas, tudo é contrário ao preceito da laicidade.

E Enganam-se quem retira, de apenas um ou outro dicionário, a definição de laicidade como sendo o Estado não dar um caráter religioso (vide dicionários), mas muito mais, em sentido mais amplo, de não religioso e espiritual-filosófico. Assim proíbe-se Buda, Odin, Zeus, Chronos etc.

E para quem aqui ou acolá que pense que isso representa ateísmo, digo que seria se a frase fosse: "deus(es) não existe(m)".
Ecce Homo disse…
Demanda é demanda. Há uma demanda reprimida pelos religiosos, que empurram algo que é simbólico para eles, mas não para uma minoria reprimida.

O MPF é estruturado em diversas áreas, entre elas está a que atua no caso. É obrigação agir pela Lei que vinha sendo desrespeitada há tempos: a Constituição.

O Órgão está inserido dentro do MPU. Possui dezenas de milhares de procuradores e servidores, tem a missão de atuar em diversos seguimentos, com procuradores em cada uma desses. Assim, temos a Procuradorias da Saúde, da Cidadania, da Criminal, Educação, Meio Ambiente, Idoso, Consumidor, Ordem Econômica e Sistema Financeiro, Patrimônio Cultural, Patrimônio Público, Minorias, Direitos Humanos, e, além de tudo isso, fiscaliza as ações cíveis, fundações públicas, abrigos, sistema penitenciário, eleitoral, investigações cíveis e criminais... Cada um no seu quadrado.

Nós, ateus e agnósticos - e outros grupos - respeitamos todas aquelas pessoas que acreditam em deus(es), mas queremos que O Estado Democrático Laico, a Constituição da República sejam observados. Portanto, que as minorias sejam respeitadas.

O fato de existir uma maioria, por maior que seja, que acredita num deus não permite a essa maioria fazer de tudo. É de clareza solar isso. Do contrário, a maioria poderia retirar todos os direitos da minoria, criar privilégios (o que, de fato, sempre fizeram: criar privilégios para elas). A ofensa está aí: deus em notas, crucifixos nas repartições, casamento de homem com mulher, pois assim são considerados elementos da família. Mesmo a Constituição, nas suas normas, pode ser contraditórias uma com as outras, necessitando rigor na interpretação.

Caso tenham uma atenção maior, certamente concluirão que o que se quer é retirar uma frase, uma assertiva, apenas, por ser ela religiosa. Não haverá substituição por outra, antirreligiosa.
Anônimo disse…
Não somos ingleses nem croatas pra interferir no país deles, não somos europeus nem americanos pra dar pitaco no dinheiro deles.
Os nomes dos estados a gente vê depois, os feriados devem acabar sim, estamos atrasando a produção e o desenvolvimento durante um dia inteiro pra comemorar o quê mesmo? N.S. Aparecida? E se eu for evangélico ou qualquer outra coisa que não católico?
O artigo 5º também fala que o Estado não deve se meter com a religião, é um assunto pessoal e ele deve ser o mais neutro possível.
Agora pra revidar as gentilezas: Você é um crentelho idiota e alienado de BOSTA, não sabe nem o nome do seu progenitor e acha que é capaz de dar pitaco em assunto sério, outra coisa pra não esquecer, DEUS NÃO EXISTE!
Anônimo disse…
Foi a constituição, se a maioria mandasse em tudo teríamos pena de morte, de linchamento, seria proibido não ser cristão, etc.
Anônimo disse…
quem sabe fazer montagem coloque um tridente na mão do padre e desenha chifres nele e pinta ele de vermelho .
Anônimo disse…
e o que tem a ver uma coisa com a outra?
Anônimo disse…
este dai é filho do demonio com certeza , pobre , cego e nu.. Tira a trave do teu olho satanás, filho do diabo..endemoninhado
Anônimo disse…
Quantos anos você tem?
Anônimo disse…
Crente troll e chato da desgraça!
Anônimo disse…
Que isso, Felipe!
Quantos anos você tem?
Anônimo disse…
Igreja so serve pra controlar seus pobres adeptos, nao deve se imiscuir no restante da sociedade onde com seus dogmas so atrapalha.
Ramon disse…
passa o rolo compressor por cima desse cabra safado.
Anônimo disse…
Anônimo13 de novembro de 2012 16:02
Você é um fanfarrão!!
Pqdrocha.
Anônimo disse…
Prefiro Ahlá.
Anônimo disse…
esse bispo velho gaga , não apresentou nenhum argumento jurídico que seja favorável a permanência dessa ridícula expressão escrita nas notas de real ,o único pseudo argumento que ele disse foi , o de sempre ¨que a maioria da população brasileira é cristã ¨ só para lembrar esse velho gaga ,não é poq essa maioria é maioria que ,ela pode fazer tudo o que quer com base nas suas convicções religiosas e ,impor aos outros que não fazem parte dessa ¨maioria ¨.
Anônimo disse…
esse bispo gaga disse que,os descrentes não deveriam se importar com a continuidade da frase nas notas mas ,eu faço uma colocação a ele : então os crentes também não deveriam se importar com a retirada da frase das notas ,simples assim .
Anônimo disse…
Deus está presente em tudo ele é salvador agora se vxs naw crê em Deus e naw vem moral suficiente para trocar a frase da cédula problema é de vxs....
Unknown disse…
por acaso o véio jeovaca, é don vito corleone. morreu pobre o poderoso chefão.
stefan disse…
Só em país em que o Estado se diz laico é que acontece isso; se diz, mas não é, sendo intolerante e preconceituoso.
Por que o PT não vai cuidar mais da violencia que grassa por todos os lados, sltando bandidos com 1/6 da pena, ele afrouxou as leis, cidadão em casa e bandido na rua mais rápido, da corrupção a níveis nunca vistos e fica criando caso com as crenças do povo? Um crescimento só acima do Haiti, o + pobre das Américas?
Deveria ser laico, ser neutro nas questões desde que não interferissem na gestão do ir e vir, do bom funcionamento da máquina pública.
O PT é um partido extremamente complicado, materialista, ateu e preconceituoso, especialmente contra a Igreja católica e o cristianismo em geral.
Quem vota no PT ainda favorece ter uma internet controlada e mais: coleira no pescoço e fecho eclair na boca!
Unknown disse…
a stephany cross fox surtoupq não é mais famosa.
Anônimo disse…
Seguindo o argumento do Arcebispo, se tivesse escrito: "Epa Babá" ou Eparrê" “para quem não é Umbandista, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para os Umbandistas, isso significa algo”.


Anônimo disse…
Anônimo 13 de novembro de 2012 16:03, porque os cristãos quando são questionados ficam raivosos como você? essa frase só faz sentido dentro das igrejas.
Unknown disse…
Apenas lembrando que o nome "Deus" pode se referir à qualquer religião, não estamos privando para nós cristãos, ocorreria se estivesse escrito JAVÉ seja louvado...

A Constituição diz que o Estado é laico, concordo plenamente, ninguém merece religião e política se misturando, mas se o Estado laico significar tirar toda e qualquer alisão a crenças de locais públicos, deverá ser tirado também todas as alusões à Estátua da Justiça cega, que é um símbolo pagão e mais um monte a ser listado.

Engraçado que a mesma constituição que defende o Estado laico foi promulgada "sob a proteção de Deus", o que leva à conclusão de que a frase "Deus seja louvado" não fere em nada crenças de ninguém...
Carlos Junior disse…
Mas você já viu algum religioso fazer alguma argumentação coerente!!! É sempre assim, segundo a bíblia... jesus disse.... e por aí vai.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê