Pular para o conteúdo principal

Dawkins fez ‘favor’ ao escrever sobre Deus, diz pastor


pastor David Robertson
Robertson faz ironia que
soa como ressentimento 
O pastor David Robertson (foto), da Igreja Livre da Escócia, surpreendeu ao falar em uma feira de livros na Ilha de Lewis que o cientista e militante ateu Richard Dawkins fez um “favor” às igrejas ao escrever um best-seller abordando Deus e a Bíblia, o “Deus — um Delírio” (Cia das Letras, 528 págs., R$ 60).

“O livro abriu uma discussão que muitas pessoas achavam que tinha acabado”, disse. Antes do livro, segundo ele, “milhões de pessoas nunca tinham pensado seriamente sobre Deus e a Bíblia.”

O (pseudo) elogio a Dawkins serviu ao pastor de introito para uma piadinha que ouviu de um comediante. Ele disse que Marcus Brigstocke, em um show, contou que era ateu e que se tornou agnóstico depois que leu o livro de Dawkins. “Eu não quero lê-lo novamente para não correr o risco de se transformar em um cristão”, teria dito o comediante.

Deus, um delírio, de Richard Dawkins
Livro tirou muita gente
do armário ateísta
Dawkins sempre reconheceu que “Deus — um delírio” foi escrito para estimular ateus a saírem do armário. Quanto a isso, o próprio Robertson admitiu que o livro tem alcançado em parte o seu objetivo.

O livro foi lançado há seis anos, e, de lá para cá, coincidência ou não, muita gente saiu do armário ateísta, impulsionando o fenômeno da secularização, principalmente na Europa, o que inclui a Escócia, pais do pastor.

Há ateus que também criticam “Deus — um delírio” por ser, no entendimento deles, um livro excessivamente panfletário. São críticas muito mais consistentes do que a do pastor piadista.

Com informação do Christian Today.

Dawkins mostra na TV como a razão pode substituir a religião
outubro de 2012

Dawkins   Ateísmo



Comentários

Anônimo disse…
Voltaire, Galilei, Bruno, Ingersoll, Paine e tantos outros tambem foram " demonizados" pela critica religiosa…Nao adiantou - a ciencia progride todos os dias e as religioes insistem em continuar com seus dogmas criados ha mais de 2000 anos, quando asseguravam que a terra era plana, era o centro do universo, as doencas eram castigos de deus, os cataclismos geograficos e do tempo eram mandados por deus etc, etc. O livro de Hawkins (a exemplo de Hitchens) realmente arrasa as religioes, de maneira logica, usando a ciencia e nunca a feh, tao ao gosto dos alucinados religiosos.
Um exemplo típico de conceitos que amiúde intimidam os leigos é a seguinte asserção feita por Richard Dawkins: “A teoria de Darwin goza agora do apoio de toda a evidência relevante disponível, e sua verdade não merece dúvidas da parte de qualquer biólogo moderno sério.”

New Scientist, “A Necessidade do Darwinismo”, de Richard Dawkins, 15 de abril de 1982, p. 130.


Mas, é este realmente o caso? De jeito nenhum. Um pouco de pesquisa revelará que muitos cientistas, incluindo ‘biólogos modernos sérios’, não só duvidam da evolução, mas não crêem nela.

Impact (Impacto), setembro de 1981, p. ii.

Crêem que a evidência a favor da criação é muito, muito mais forte mesmo. Assim, declarações taxativas, como esta feita por Dawkins, incidem em erro. Mas, são bem típicas das tentativas de enterrar a oposição sob tal linguagem. Notando isto, um observador escreveu na revista New Scientist (Novo Cientista): “Será que Richard Dawkins tem tão pouca fé na evidência a favor da evolução que precisa recorrer a indiscriminadas generalizações a fim de rejeitar os oponentes das suas crenças?”

New Scientist, “Cartas”, 13 de maio de 1982, p. 450.

pela culatra disse…
Marcus Brigstocke contou que era ateu e que se tornou agnóstico depois que leu o livro de Dawkins. "Eu não quero lê-lo novamente para não correr o risco de me transformar em cristão"

Competência de Dawkins!
MMMM disse…
Muita Manguaça, Meliantes com Mestrado...
Unknown disse…
Não dê comida aos trolls, deixe-os passar fome e frio.
E lá vamos nós de novo.... disse…
RacioSímio:

1. A evolução não é consenso científico.
2. É preciso ter para acreditar na evolução.
3. Logo, Deus existe e o cristianismo é verdadeiro.

(Talvez um 2.1) Apesar de o Universo ter 13,7 bilhões de anos e a Terra 4,5 bilhões, Deus esperou esses bilhões de anos, que para Ele são como alguns dias, e criou todo o Universo, com bilhões de galáxias (cada uma contendo bilhões de estrelas) do modo como consta no Gênesis, sem evolução - ou seja, durante quase 4,5 bilhões de anos a Terra não tinha vida, e Deus magicamente criou-a há menos de 10 mil anos -, e logo depois enviou seu Filho à Terra, especificamente à Galileia, um pedacinho insignificante do Império Romano - depois de bilhões de anos - ao nosso planeta, considerando as outras bilhões de galáxias e sextilhões de estrelas no Universo. Mas os caminhos de Deus são misteriosos...
Anônimo disse…
Cara na boa, xiu...
Evolucionismo é científico, na biblia está escrito que Deus criou tudo como é, não há nada sobre evolucionismo, e vc é ridículo, dono da verdade, a pior coisa é querer distorcer a realidade para incorporar ideias e ter domínio sobre elas assim como as religiões o fazem.
Razão e fé não caminham juntos, só não é isso se você pensar como filósofos de 300 a.C.
Acho que o capeta enterrou uns ossos estranhos pra nos enganar né!!!
Felipe... disse…
huasshuahasuhuas, sinceramente? não foi por causa de um livro que me tornei ateu, até porque quando tinha 16 não tinha esse livro ai...
Anônimo disse…
"Evidencias a favor da criação"??? Quais seriam? Luz que surge sem uma fonte? Acharam uma serpente tagarela? Religião e' um delírio, mesmo. Faz as pessoas como esse troll perderem o senso do ridículo.
Anônimo disse…
Gosto bastante do livro. Digamos que a maior parte de suas ideias batem com as minhas, um ateu já de longa data. Não vejo onde esse pastor achou o livro bom para a religião. Ele faz, sim, questionar a (gi)bíblia - mas não da maneira como ele pensa. Uma das coisas que fortaleceu meu ateísmo, por exemplo, foi a leitura desse livro bizarro adorado pelos cristãos.
Anônimo disse…
Esse cara ta é delirando, na verdade perdeu o rumo. Ta flertando com o inimigo.
Anônimo disse…
Caramba como que os cristãos são ridículos e intolerantes, qualquer coisinha eles já vem cheios de condenações e pedras nas mãos. São ridículos simplesmente ridículos, essas pessoas são tão intolerantes e preconceituosas que deveriam ser banidas da sociedade.

Comentário sobre a foto do artista semi nú dentro da igreja.
Unknown disse…
A EVOLUÇÃO é um fato, queira você ou não, um fato não depende de você acreditar ou não.

ps. não existe deuses ou mágicos na evolução.
Anônimo disse…
tipico do engano e da ludibriação: elogiar e criticar (ao mesmo tempo) alguma coisa a fim de (tentar) minimizar o estrago que ela fez. Mais do mesmo.



Próximo!
Anônimo disse…
Já se ele tivesse lido algum coisa escrita por teu querido astrólogo, ele teria se tornado satanista.

Competência do astrólogo!
Regis disse…
Caramba quanta bobagem com artigos duvidosos do seculo passado. Até parece coisa de testemunha de Jeová. Opa! É testemunha de Jeová.
Conta agora a estória dos 7000 anos para cada dia criativo que levaram as testemunhas de Jeová a esperar o Armagedom novamente em 1972. Depois conta a última piada do significado de "geração".
Regis disse…
Correção: 1975. Embora tenham tido "CERTEZA" de outras datas como 1875 para a "presença" de Cristo", 1799 para começo dos últimos dias, 1914 para o armagedom,assim como 1915, 16, 17, 18, 20, 25 depois um reboot nas datas e 1914 virou "presença" de Cristo reinando no céu e começo dos "últimos dias", 1919 a religião foi investiganda da por Jeová (ha ha ha) e aprovada como unica verdadeira e muito mais bla bla bla.
Tudo isso escrito como sendo uma verdade incontestável.

Com certeza é a Teoria Cientifica da Evolução Biológica que está errada. não sendo digna de confiança.
Anônimo disse…
Olha a cara de psicopata desse pastor... o.0

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
O cara usa textos de 19xx pra criticar coisa atual, Dawkins disse que atualmente e não 30 anos atrás...
Anônimo disse…
Outra obra de Dawkins que agora pode ir para o lixo é o livro "O Gene Egoísta".

As hipóteses abordadas lá podem ser completamente descartadas com base em pesquisas científicas atuais.

Veja o link abaixo:

http://pos-darwinista.blogspot.com.br/2012/09/o-gene-egoista-ja-era.html


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Entidades religiosas vão poder questionar leis, prevê emenda

Autor da emenda é o deputado evangélico João Campos A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara aprovou hoje a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 99/11 que concede às entidades religiosas de âmbito nacional o direito de propor ação direita de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao STF (Supremo Tribunal Federal). O autor da PEC é o deputado João Campos (PSDB-GO), que é também presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Para ser submetida à votação, no plenário, a proposta ainda terá de ser aprovada por uma comissão especial, em prazo não previsto. Caso ela seja aprovada pelo plenário da Câmara, entidades como o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, a Convenção Batista Nacional e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) estarão habilitadas a questionar leis relacionadas ao aborto, concessão de direitos aos homossexuais e outros temas de interesse dos religiosos. Tweet ...

Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção

Título original: O fundamentalismo de cada dia por Daniel Sottomaior para Folha em resposta a Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro Sottomaior é presidente da  Associação Brasileira  dos Ateus e Agnósticos Segundo Ives Gandra, em recente artigo nesta Folha ("Fundamentalismo ateu", 24/11), existe uma coisa chamada "fundamentalismo ateu", que empreende "guerra ateia contra aqueles que vivenciam a fé cristã". Nada disso é verdade, mas fazer os religiosos se sentirem atacados por ateus é uma estratégia eficaz para advogados da cúria romana. Com o medo, impede-se que indivíduos possam se aproximar das linhas do livre-pensamento. É bom saber que os religiosos reconhecem o dano causado pelo fundamentalismo, mas resta deixar bem claro que essa conta não pode ser debitada também ao ateísmo. Os próprios simpatizantes dos fundamentos do cristianismo, que pregam aderência estrita a eles, criaram a palavra "fund...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...