Pular para o conteúdo principal

Papa diz que violência ‘em nome de Deus’ não é culpa da religião

Caricatura do Bento 16
"Causa da violência é o
esquecimento de Deus"
Bento 16 (na caricatura ao lado) disse que as religiões monoteístas não podem ser responsabilizadas pela violência desencadeada supostamente por motivos religiosos

Para ele, o fato de ter havido e continuar a existir violência “perpetradas em nome de Deus” se deve às “causas históricas, principalmente aos erros dos homens”, e não “ao monoteísmo [religioso]”.

Na sexta-feira (7), ao falar na assembleia plenária da Comissão Teológica Internacional, que reuniu emissários de vários países, Bento 16 criticou o discurso relativista que, segundo ele, tem promovido nas sociedades “o esquecimento de Deus”. E essa é, de acordo com ele, a verdadeira causa dos conflitos.

O papa rebateu as acusações de que as religiões monoteístas são “intrinsecamente portadoras de violência”.

Disse que “alguns sustentam que só o ‘politeísmo de valores’ garantiriam a tolerância e a paz civil e seria conforme ao espírito de uma sociedade democrática plural”. Mas, acrescentou, a violência surge “quando se nega a possibilidade para todos de se referir a uma verdade objetiva”.

A percepção de que as religiões monoteístas são geradoras de conflitos por não admitir a diversidade de pensamento e de crença tem sido detectada por pesquisa como a feita em 2011 na Grã-Bretanha. Para 79% das pessoas entrevistadas na época, as crenças religiosas são a causa de muitas guerras e miséria no mundo.

Com informação da Agência Ecclesia.

Religião é origem de conflitos, afirma maioria dos britânicos
outubro de 2011

Politeísmo dá saudades, porque não se matava por religião
por por Helio Schwartsman em setembro de 2012

Comentários

Anônimo disse…
Então Deus não tem culpa nenhuma? e a solução para o problema é mais deus? boa papelho!
Avelino Bego disse…
A boa e velha falácia do verdadeiro Escocês.
"Não eram cristão de verdade".
Anônimo disse…
Se Deus existe, claro que ele tem culpa. Vamos aos fatos: Você tem um filho, e está o ensinando a atravessar a rua, e deixa ele atravessar da maneira que ele quiser. No entanto, você vê que ele está prestes a ser atropelado. Você o ama muito, mas deixou ele atravessar como quiser. Porém, você o salva mesmo assim, por amor à ele. Deus, vendo que a humanidade está sendo atropelada, não faz nada.
Clara dos Santos disse…
a solução é mais Deus sim! Os ateus amam usar a violência que poucas pessoas cometem para atacar a igreja.
Nano Falcão disse…
Pelo contrário, Imperador Palpatine! Deus pode até não ter culpa no cartório, porque quem faz a merda são os homens, mas as RELIGIÕES tem sim! Afinal as RELIGIÕES são criadas pelos HOMENS, e servem aos INTERESSES dos HOMENS, manipulando o que eles dizem ser a "palavra divina".

É justamente ATRAVÉS das RELIGIÕES que os homens são convencidos a MATAREM EM NOME DE DEUS. Não é Deus que manda matar pessoas em seu nome. SÃO AS RELIGIÕES. Ou não foi o Papa Católico que mandou recuperar Jerusalem dos mulçumanos e acarretou nas sangretas cruzadas? Não foi a Igreja Católica que estimulou a Inquisição na Espanha e em Portugal? Isso pra não começar a citar exemplos infinitos envolvendo praticamente TODAS as religiões...
Anônimo disse…
Pelo jeito ele não participou das aulas de história, pois não sabe do nazismo e da santa inquisição.
Anônimo disse…
"poucas pessoas [religiosas] cometem" violência e o mundo está assim.
Imagine então se "muitas" cometessem, hein!

Mas falando sério:

Clara, procure um oftalmologista e um neuropsiquiatra, e depois venha novamente dizer que são "poucos" os religiosos que transformam e mantém o mundo nesse inferno que conhecemos, ok?

É cada uma que aparece...
de verdade disse…
É como os ateístas de hoje se desculpam dos massacres promovidos pelos ateus durante os regimes comunistas, que resultaram em mais de 100 milhões de mortes:

"Não eram ateus de verdade".
Anônimo disse…
O problema dessa "Clara" são as crenças.

1. Deus realmente existe.
2. Fé em deus faz as pessoas praticarem o bem, e não o contrário.

#FeDemais
Anônimo disse…
Poucas pessoas?

Impedir o acesso a contraceptivos e a eutanasia àqueles que a necessitam é uma violência que atinge a centenas de milhões no mundo.

Esta violência é perpetrada pela igreja que você defende, e, são os milhões de fiéis como você que garantem o poder desta igreja de interferir na vida das pessoas de forma tão invasiva e negativa.

Se você não concorda com estes crimes da igreja, o seu crime é o mesmo de Pôncio Pilatos, o de lavar as mãos.
Unknown disse…
As religiões podem ser usadas para qualquer fim. Podem-se promover obras de caridades e massacres em nome de Deus.

Penso que as religiões são instrumentos não apenas para se fazer o religare, mas, também, instrumentos sociais. A função das religiões ultrapassa o aspecto religioso.

Nesse sentido, as religiões não tem culpa de nada. Culpado é quem se utiliza delas para fazer aquilo que classificamos como o mal. Uma faca é culpada de ter degolado alguém? Não seria aquele que usa a faca o verdadeiro culpado?

Há uma palestra muito interessante do professor da UNICAMP Leandro Karnal a esse respeito. Segue, abaixo, o link:

http://www.youtube.com/watch?v=s-AjsDyM-FY
Anônimo disse…
Engraçado que grandes matanças sempre foram feitas em nome do Deus judaico islâmico cristão, idade média lembra papa? O que freiou esta loucura foi exatamente a secularização..as cruzadas não foi culpa da religião , as caças as bruxas , a noite de são bartolomeu. E no oriente onde um homem não tem liberdade pra nada e uma mulher muito menos e isto não é culpa das religiões monoteístas. Tsc tsc
Cogita Tibe disse…
Qual deus, Clara dos Santos? São milhares deles, e cada um deles tem seguidores que aformam ser o deles o "único verdadeiro". Mais Alah, você acha bom? E mais Ganhesh? Que tal mais Iansã, Exu e Oxalá? Mais Belzebu, um deus como qualquer outro, com seus adoradores e seguidores?

Muitos se matam para "provar" isso, que o deus deles é o verdadeiro. Outros se martirizam.

Mais deus-cristão, por exemplo, nos países islâmicos vai causar MAIS violência e mortes e dor e sofrimento. Mais deus-islâmico tem causado mais dor e sofrimento nos países não islâmicos, laicos, civilizados, etc.

Mais deus não significa mais religião, claro, que é a origem dessa dor e sofrimento, mas em geral estão ligados sim. Quem clama por "mais deus", em geral clama por mais do "seu" deus, e não mais do deus dos outros.

Ou vcê acha que "mais deus", os deuses do Candomblé, por exemplo, também é algo bom? Que se o "seu" deus perder espaço, ou desaparecer, e mais dos "outros deuses" tomar esse espaço, isso também é uma boa solução?

Não acha, não é? Como todo seguidor de alguma religião, de algum amigo imaginário especial, vc acha que é o SEU deus que importa, que é "de verdade", etc.

Bobagem, claro.

Ateus não "amam" nada, não devido a serem ateus. Ateus amam seus filhos e entes queridos, amam seus amigos, e amam a justiça. Ou não, isso varia, como variam as pessoas, os seres humanos.

Ateus apenas e tão somente não veem evidência de existência de deuses. Só isso.

A Igreja não precisa da ajuda de ateus para ser atacada, ela faz um bom trabalho sendo tola mesquinha e intolerante, e se colocando em posições que justificam todas as críticas feitas a ela. A elas, na verdade, embora não entenda isso, são milhares de "igrejas", e milhares de amigos imaginários.

Cogita Tibi
Dimitri disse…
"Os ateus amam usar a violência [,]que poucas pessoas cometem[,] para atacar a igreja."

Poucas???

"Para 79% das pessoas entrevistadas na época, as crenças religiosas são a causa de muitas guerras e miséria no mundo."

Acho que só entrevistaram 'ateus'. [irony on]
Anônimo disse…
Ah sim, deve ser verdade. Não, peraí...

Os judeus foram intensamente perseguidos na Europa, porque não acreditavam que X3ÇUÇ era o messias. Mas viviam bem, felizes e contentes, entre os árabes. De repente Surge um documento, Os Protocolos do Priorado de Sião, onde YHWH1 revela que eles tem de retornar à terra prometida.

Durante a 2a. Guerra, quem torna a perseguir os judeus são os europeus (alemães), e assim, como crime de guerra, a Alemanha perde seus direitos à região de Tirol, que passa a se chamar Nova Jerusalem... peraí de novo...

Quem perde o território são os PALESTINOS, que tem o mesmo DNA dos JUDEUS, e a partir dos anos 50 passam a ser eliminados pelos israelenses COM REQUINTES DE CRUELDADE, estes agindo como NAZISTAS, tratando quem tem outra fé como ESCÓRIA DA SOCIEDADE, povos que eram seus IRMÃOS, que os acolheram durante as perseguições dos CRISTÃOS!
inferno total disse…
Oh, religiosos malvados e criminosos são contra a eutanásia!

E é por isto este mundo está um verdadeiro inferno!
Cogita Tibe disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Daniel disse…
Não existe ateu de "verdade" ou de "mentira". Ateu = individuo que não acredita em deuses. Pronto. Simples. É só isso, não há dogmas e outras premissas ou regras a serem seguidas. Eu sou ateu e devo "desculpar" atitudes de outros ateus que nada tiveram a ver comigo ou com minhas ações? Não fazemos parte de uma igreja, e cada um tem suas devidas convicções politicas e tem suas vidas em seus contextos. Agora uma instituição, ou melhor, uma religião e seus seguidores causando massacres em nome de suas premissas, dogmas, regras é outra completa história. E leia mais sobre regimes comunistas e socialistas, por favor, dizer que esses massacres foram feitos "em nome do ateismo" e não de razões sociais e politicas é coisa de crente desinformado ou simplismente de alguém sem conhecimentos de história.
Dass disse…
Meu amigo, um ateu é simplismente uma pessoa que não acredita em deuses, como diabos pode ter um "ateu de mentira?". Só se você estiver dizendo que pra ser ateu existe algum outro pressuposto, o que não existe. Não tem porque desculpar absolutamente ninguém, ateismo não é uma instituição, igreja, religião e não tem dogmas ou regras, e não manda ninguém matar ninguém.
Anônimo disse…
"Para ele, o fato de ter havido e continuar a existir violência 'perpetradas em nome de Deus” se deve às “causas históricas, principalmente aos erros dos homens'..."

"...'o esquecimento de Deus'. E essa é, de acordo com ele, a verdadeira causa dos conflitos."

"...acrescentou, a violência surge 'quando se nega a possibilidade para todos de se referir a uma verdade objetiva'.

Causas históricas, esquecimento de Deus, negar a possibilidade a todos de se referirem a uma verdade objetiva!

Quem será que está preparando os discursos do Papa? Ele está totalmente desorientado!









Hélio disse…
"A percepção de que as religiões monoteístas são geradoras de conflitos por não admitir a diversidade de pensamento e de crença tem sido detectada por pesquisa como a feita em 2011 na Grã-Bretanha. Para 79% das pessoas entrevistadas na época, as crenças religiosas são a causa de muitas guerras e miséria no mundo.

Argumentum ad populum detectado.

"Argumentum ad populum é um raciocínio falacioso que consiste em dizer que determinada proposição é verdadeira ou falsa simplesmente porque muitas pessoas (ou a maioria delas) acreditam que seja assim[1]. A falácia se dá porque é perfeitamente possível que muitas pessoas (ou a maioria das pessoas) estejam equivocadas."

Mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_populum

Anônimo disse…
Os comunistas (chefes), não eram ateus, eram verdadeiros deuses e se achavam acima de todas as virtudes.
O comunismo sendo composto de ateus ou não, é sim responsável por todos os seus atos.
Os ateistas não se desculpam de nada, pois não representam nenhum credo.
Comunismo e religião se equiparam em seu poder letal.
Anônimo disse…
Ignorante, vai estudar para dai você saber que voces, teístas, é que se baseiam num livro sanguinário para tomar suas atitudes. Nós, ateus, não seguimos uma biblia onde os escolhidos de um deus psicótico e orgulhoso são, entre outros, um trapaceiro (Jacó) que engana ao próprio irmão; um líder covarde e pedófilo (Moisés) que manda assassinar prisioneiros e só preservar meninas virgens; um homicida bissexual (Davi) que comete adultério e, ainda por cima, manda à morte o marido da mulher assediada; Josué, outro genocida; Abraão, que cafetina a própria esposa; eis alguns exemplos que motivam os bajuladores de Jeová como você.

Ruggerp
Anônimo disse…
A agressora querendo se passar por vitima, como de costume...
Hélio disse…
Eu gostaria de ver algum militante ateu anti religioso rebater o conteudo deste artigo.

Está lançado o desafio:

Destruindo o mito de que as religiões são as maiores responsáveis pelas guerras

Em seu livro "The Irrational Atheist", Theodore Beale (também conhecido por 'Vox Day') demoliu o mito ateu de que a religião causa guerras.

Tendo como referências as mais variadas fontes, incluindo a "Encyclopaedia of Wars" compilada por C. Phillips e A. Axelrod, Vox Day examina 1.763 guerras levadas a cabo desde 2.325 antes de Cristo até aos tempos modernos.

De todas estas guerras apenas 123, ou 6,98%, podem ser razoavelmente atribuídas às religiões. Como mais de metade destas guerras religiosas - 66 - foram levadas a cabo por muçulmanos, isto significa que, com a excepção do Islã, as religiões do mundo foram responsáveis por 3,23% de todas as guerras durante mais de 4 mil anos.

Portanto, de acordo com Vox Day, "as evidências históricas são conclusivas. A religião não é a causa primária das guerras". Esta porcentagem inclui as infames Cruzadas.

Embora as Cruzadas provavelmente se mantenham como o modelo da guerra santa cristã, a razão pela qual já não estão na linha da frente dos ataques ateus é a de estar a ficar cada vez mais difícil apontar um dedo acusador às ações de homens que se depararam com o desafio de resistir a expansão de uma militante "Ummah" (comunidade muçulmana) nas suas fronteiras.

Vox Day vira então o argumento contra os ateus. Ele mostra que o "Grande Salto em Frente" e o Holocausto, causados por um regime ateu e outro pagão-ateu, resultaram no genocídio de 43 e 6 milhões respectivamente, enquanto que a Inquisição Espanhola causou a morte de 3.230 pessoas durante um período de três séculos e meio.

Não só isso, mas num único ano (1936) ateus espanhóis mataram 6.832 membros do clero católico, "mais do dobro das vítimas da Inquisição durante 345 anos."

Num único ano os ateus conseguiram superar - e dobrar - o número de mortes causado pelo mais horrífica matança feita por cristãos.

Em suma, Vox Day revela que 52 líderes ateus do século XX - entre 1917 a 2007 - foram responsáveis por uma contagem de corpos na ordem dos 148 milhões - "três vezes mais do que todos os seres humanos mortos em guerras nacionais, guerras civis e crime individual durante todo o século XX combinado."

Conclusão:

O registo histórico do ateísmo coletivo é 182.716 vezes pior anualmente do que o pior e mais famoso ato negativo cristão, a Inquisição Espanhola.

Não esperem que a pesquisa do Theodore Beale (Vox Day) seja aludida pelos órgãos de (des)informação esquerdistas.

fonte: http://omarxismocultural.blogspot.com.br/2011/04/destruindo-o-mito-de-que-as-religioes.html
Anônimo disse…
Concordo que religião não passa de uma filosofia do impossivel, e só pode existir mediante a ignorancia humana. Então quando se pratica a violencia em nome da religião, se o faz em nome de uma idéia estúpida, desnecessária e se a usa como o objeto da ação.
Religião, embora difundida como status entre nós, não é necessária para nenhum fim visto que representa apenas uma idéia, cujo motor central não passa de uma fábula.
Anônimo disse…
Ogivas nucleares são culpadas por suas explosões? Não seria aquele que usa a a ogiva nuclear o verdadeiro culpado?

Por que não permitimos que pessoas possam construir e manipular ogivas nucleares? Afinal, assim como a religião, caso alguém as utilize para cometer crimes, também podemos penalizar essa pessoa, não é mesmo?

Liberem as ogivas nucleares, pois elas não fazem mal a ninguém!!!
Anônimo disse…
Perfeito!
Anônimo disse…
Oh religiosos malvados e criminosos, são a favor de queimar pessoas vivas. Mas não sem antes torturá-las até desejarem a morte.

E é por isso sque esse mundo está um verdadeiro inferno!
Pong disse…
Mas o religioso diz que Deus mandou e quem tem fé acredita no que o religioso disse e se torna outro religioso.
Anônimo disse…
Teístas repetem muito essa mentira de "ateus comunistas assassinos" porque têm fé na velha máxima que diz que uma mentira, se contada milhares de vezes, acaba sendo considerada verdade. Há controvérsias quanto ao ateismo de Stalin, muito embora, suas atitudes tenham a ver com política, e não crença ou descrença, como querem fazer crer os apedeutas cristãos como esse que estou respondendo. O fato é que Stalin tinha uma capela onde orava todos os dias (fácil constar, vendo o vídeo "Stalin ateu?", no YouTube) e durante todo o seu governo a igreja ortodoxa russa teve um relacionamento de conchavo escancarado com o ditador. Eu acrescentaria as supostas 50 milhões de vitimas de Stalin aos 12 milhões (números modestos, já que há suposições de que o total seja 7 vezes mais) de mortos na Inquisição e Cruzadas; mais cerca de 40 milhões de indígenas nas Américas durante o genocídio colonialista com o aval 'evangelizador' da Santa Sé; mais uns 30 mi aniquilados pelo bondoso (?) Jeová nos relatos da própria biblia. Somemos a estes os 55 milhões mortos na segunda Guerra Mundial - afinal, Hitler estava cumprindo os desígnios de Deus, segundo palavras do próprio. Citemos, também, o apoio da igreja a Salazar, Franco, Pinochet, musollini e tantos outros ditadores, inclusive da ditadura militar no Brasil. Então, só nas contas do cristianismo, são uns 200 milhões de assassinatos. Há quanto chegará o número de mortos se somarmos aí os assassinatos cometidos pelo islamismo, hinduísmo e religiões animistas africanas?

Ruggero
Paulo Lopes disse…
O blog promoveu o comentário do Cogita Tibi ao post Caridade das religiões não as absolve de suas atrocidades.
Anônimo disse…
...zzzZZZZ
CAMARGO disse…
Cogita Tibi...
.....................
Ateus não "amam" nada, não devido a serem ateus. Ateus amam seus filhos e entes queridos, amam seus amigos, e amam a justiça. Ou não, isso varia, como variam as pessoas, os seres humanos.

Ateus apenas e tão somente não veem evidência de existência de deuses. Só isso.

A Igreja não precisa da ajuda de ateus para ser atacada, ela faz um bom trabalho sendo tola mesquinha e intolerante, e se colocando em posições que justificam todas as críticas feitas a ela. A elas, na verdade, embora não entenda isso, são milhares de "igrejas", e milhares de amigos imaginários.
...........................
Perfeita a sua colocação...
Somos ateus e PONTO...
...........................
Um grande abraço..

CAMARGO

CURITIBANOS - SC

Anônimo disse…
Tá aí: os re(tardados)ligiosos preferem ver uma pessoa sofrer atrozmente, presos a uma cama por uma doença sem cura que lhe corrói a carne, do que ver cessado o seu sofrimentos. Mas, sim, essa gente religiosa e contra a eutanásia é 'boazinha', cheia de amor pelos seus dogm..., digo, pelas pessoas.

Ruggero
Cogita Tibe disse…
Helio: "Eu gostaria de ver algum militante ateu anti religioso rebater o conteudo deste artigo."

Isso já foi feito, mais de uma vez. Não vai, entretanto, aceitar isso, porque a fuga parão já foi preparada por você, ao acusar "a Grande Conspiração Marxista (ou outro inimigo que prefira.:-)" de impedir o reconhecimento das "verdades" de seu amigo, Theodore, um designer de games que ficou maluco com teorias esdruxulas (e que ninguém leva realmente à sério.:-)

O problema básico com esse "argumento" é não entender que, mesmo que fosse verdade que a religião matou menos pessoas ou causou menos guerras do que lhe é creditado, isso NÃO significa que se possa creditar mortes e guerras ao ateísmo.

Sim, ateus podem cometer, e as vezes cometem, atrocidades, mas não devido ao ateísmo. Que é apenas não ver evidências de existência de deuses, qualquer um deles. Não crer em deus não determina regras nem embasa ações, no sentido que a religião faz.

Quando a Icar acendia fogueiras, queimando bruxas e hereges, fazia isso em cumprimento de uma vontade, desejo, divino, superior. Não tinha escolha, nesse sentido, e mesmo que uma pessoa achasse errado, ou doloroso, essa ação, deveria agir mesmo assim.

É algo que deriva das determinação da crença em questão.

Quando um estado teocrático persegue pessoas pelo simples fato de serem de outra crença (e sei que também podem perseguir por outros motivos), isso é efeito e decorrência da religião.

Quando um estado sem uma religião de estado persegue pessoas e organizações, como ditaduras de qualquer tipo (teocracias ou não), não o faz devido a falta de religião ou ao ateísmo. E por isso democracias são melhores que ditaduras, pois tendem a diminuir esse tipo de perseguição. E democracias só podem existir com a separação igreja/estado.

Quando o governo comunista chinês, ou russo, perseguia dissidentes, e organizações que pudessem colocar em risco seu poder totalitário, claro que haveriam organizações religiosas incluídas. Mas não eram perseguidas por determinação do ateísmo, mas da ditadura totalitária dominante.

Tente entender, não é difícil.:-) Dos "lideres ateus" que menciona, e que pensa serem "mronstos do mal" (e está enganado em boa parte), alguns eram canhotos. Creditar o mau que fizerem, ou pelo que são responsáveis, ao "ateísmo" desses lideres, é o mesmo que creditar esse mau ao "canhotismo" destes. Ou ao fato de serem loiros, ou torcerem para o Palmeiras, ou qualquer outra característica que, como o ateísmo, NÃO determina regras ou determina diretrizes, éticas, morais, ou de qualquer natureza.

Sim, de novo, um ateu pode ser um psicopata assassino, um ladrão de bancos, ou uma pessoa decente e honesta. Nenhuma dessas características DERIVA do ateísmo dele.

Já alguém que persegue gays, ou ataca ônibus de crianças hereges, em nome de uma divindade, está atuando de acordo com as diretrizes e regras da divindade, da religião que adotam.

Se não fosse o viés que tolda sua visão, acabaria entendendo isso em algum momento. Mas lavagem cerebral é algo duro de vencer, eu entendo. E acreditar em seres imaginários super-poderoso, e em Grandes Conspirações Mundias Dos Malvados (......), também não ajuda muito, nem estimula o pensamento racional.

E, sério, Theodore Beale?!.:-) Sério?!..:-)

Cogita Tibe

Anônimo disse…
Já ouviu falar em pol pot khmer vermelho ?

khmer Vermelho é lembrado
principalmente pelas mortes de um
número estimado de 1,5 milhão de
pessoas, ou um quinto da população
total do país.

Estude e pare de ficar pagando mico por ai na web, da fonte dessas milhões de mortes ..
Anônimo disse…
pt.m.wikipedia.org/wiki/Khmer_Vermelho
Encosta sua cabecinha no meu ombro e chora disse…
Essa olavete papagaio de astrólogo nunca vai reconhecer que comunismo é diferente de ateísmo, pois esse é um dos poucos pseudo-argumentos aos quais elas precisam se agarrar para combater o ateísmo malvadão.
Argumentar com crentalhão desonesto e cabeça-dura é que nem tentar ensinar uma samambaia de plastico a jogar xadrez.
sem novidades disse…
Cristão em país de maioria cristã querendo se fazer de vitima e tirar suas crenças da reta.

Tá bom.
sem novidades disse…
"Ele mostra que o "Grande Salto em Frente" e o Holocausto, causados por um regime ateu e outro pagão-ateu, resultaram no genocídio de 43 e 6 milhões respectivamente"

Perdeu totalmente a credibilidade e virou uma chuva de fezes falaciosa aqui, não da pra continuar a ler.
Próximo, crentalhão.
Cogita Tibe disse…
Helio: "Em suma, Vox Day revela que 52 líderes ateus do século XX - entre 1917 a 2007 - foram responsáveis por uma contagem de corpos na ordem dos 148 milhões - "três vezes mais do que todos os seres humanos mortos em guerras nacionais, guerras civis e crime individual durante todo o século XX combinado."

E, claro, apenas o Theodore percebeu isso, porque a Grande Conspiração Mundial Ateia impede que todo mundo saiba disso, não?.:-)

Precisa entender, Helio, não é assim que funciona. Só porque um crackpot qualquer escreveu algo, que lhe agrada pessoalmente, isso não significa que seja verdade.:-)

Ainda mais quando todos os outros estudiosos (ateus malvados e religiosos falsos, eu sei, eu sei.:-) discordam, e apresentam evidências contrárias, em dezenas, centenas, de estudos sérios.

O nome disso é "viés pessoal", e está filtrando o que lê, para se encaixar nos preconceitos e ideias preconcebidas que carrega.

Helio: "Ele mostra que o "Grande Salto em Frente" e o Holocausto, causados por um regime ateu e outro pagão-ateu, ..."

Puxa, a cegueira voluntária em que se meteu é mesmo grave! Parece não entender que a Marcha causou danos, porque seu idealizador, um ditador em uma ditadura, não se preocupava com os efeitos daninhos, desde que seu projeto pessoal avançasse. Seria o mesmo ainda que ele tivesse forte crença religiosa, em um ou mais deuses. O dano que causou nada tem a ver com ateísmo dele ou do estado.

Nem vou tentar explicar os erros em relação ao Holocausto, sua confusão quanto a "paganismo" não ser o mesmo que "religião" é triste, mas profunda. E de toda forma a falácia do escocês, "Hitler não era um 'verdadeiro' cristão", já foi explicada ad nauseum.:-)

Também está enganado com relação aos números da Inquisição. Essa distorção, muito usada ela Icar como desculpa parão, se dá porque muitas das mortes eram creditadas ao "braço secular".

Ou seja, a Inquisição perseguia, torturava, condenava a fogueira, mas quem acendia a "matava" era o poder político local (que não tinha muita escolha, claro). Recomendo o livro Maleus Maleficarum, escrito por religiosos, e não por "malvados ateus que querem denegrir a religião".:-)

Mesmo assim, os números que tem são bem incorretos, de acordo com a maioria dos estudos, sérios, inclusive de religiosos que se debruçaram sobre a questão.

Sei perfeitamente que nada disso vai mudar sua certeza, quem tem a "verdade absoluta", não se deixa abalar por coisas irrelevantes como fatos, evidências e realidade.:-)

Mas pelo menos deve tentar pensar sobre o assunto, não?

Cogita Tibe

Anônimo disse…
Tenho a impressão de que esse Hélio é a olavete multi-nomes.
As opiniões menos esdruxulas ele posta como hélio, as fixações em gays posta como anonimo.
CAMARGO disse…
Caro Hélio...
...............
Vou me atrever a rebater sua tese...
...............
TODAS as guerras medievais, e as guerras "santas" foram feitas em nome de deus...sem falar nas conquistas territoriais espanholas, portuguesas e em toda a África colonial...explico...
...............
O Clero sempre esteve ao lado dos monarcas e sempre incentivou as degladiações e conquistas de territórios para se manter ao lado do poder...
...............
Quantas mortes houveram na Europa, na América e na África...exterminaram os índios e muitas tribos de negros, forçando-os ao catecismo cristão...ou não?
...............
Até Hitler dizia agir em nome de deus...kkkk
..............
Se alguém leu Mein Kampf (Minha Luta), ele foi criado em berço católico (sua mãe) e seu pai era protestante...
Ele dizia que tinha uma missão dada por deus...e quando tomou o poder e o nazismo foi instituído na Alemanha, ele "cumpriu" o que lhe foi confiado...purificar a raça Ariana e formar o III Reich, exterminando judeus, ciganos, homossexuais, aleijados, etc....kkkk
..................
Agora dizem que ele era ateu...leiam o que ele escreveu quando estava na prisão...
..................
Os mouros quanto invadiram a Ibéria, Itália, França, etc o fizeram em nome de Alá...
..................
Todos os conflitos da bíblia são em nome de deus, inclusive extermínio de povos inteiros até a mando dele...kkk
..................
As cruzadas e a santa inquisição mataram muitas pessoas em nome do deus judaico-cristão...
..................
Stalin, ao contrário do que muitos dizem, era cristão ortodoxo russo e matou cerca de 12 milhões de pessoas...
..................
As religiões são o instrumento das guerras e do ódio entre povos e países...
..................
CAMARGO

CURITIBANOS - SC
Nano Falcão disse…
Um grande passo que as pessoas crentes em Deus tem que dar (e precisam) é separar DEUS das religiões. Acreditar em Deus não significa seguir cegamente nenhuma religião. São coisas totalmente diferentes. Criticar as religiões não é necessariamente criticar o conceito de Deus. Quem quer que os crentes pensem assim são justamente os proprietários das religiões, aqueles que enriquecem com o suor alheio. Foi eles e para eles que as religiões foram criadas. Deus não precisa de templos, dinheiro, rádios e televisões ou qualquer outra desculpa que padres e pastores inventam para amealhar dinheiro. Pelo contrário, as religiões ao invés de aproximarem as pessoas de Deus, apenas o afastam dele.
Anônimo disse…
Anônimo9 de dezembro de 2012 17:56

Pode ter certeza que sim,se você apostar,ganha fácil.O site professor hariovaldo prado deve ser dele.
Anônimo disse…
Se existisse um deus e queresse pessoas perto dele era só ele aparecer e deixar isto bem claro.
Cogita Tibe disse…
Inferno total: "E é por isto este mundo está um verdadeiro inferno!"

Nosso conceito de "inferno" deve ser bem diferente.:-) Talvez fosse melhor vc definir o que quer dizer com "inferno".

Se é um mundo que não liga mais para as suas superstições ancestrais, e não se submete a seus conceitos da idade do bronze, pode ser que seja mesmo um inferno, para você.

Mas para o resto de nos, as coisas são bem diferentes. A qualidade de vida de hoje supera em larga escala qualquer outro período de nosso passado.

Sua expectativa de vida, por exemplo, é de quase 80 anos, contra menos de 30 de nossos antepassados. A mortalidade infantil, que era de quase 50% (perder metade dos filhos era o normal), hoje é de menos de 10 por mil.

As doenças endêmicas que assolaram nossos antepassados, forma eliminadas ou controladas. Cólera, tifo, varíola, bócio, etc, coisas que você nunca viu, deixaram de ser a norma e se tornaram a exceção.

Ainda há fome no mundo, mas em regiões restritas, quando no passado era o padrão, todo mundo, rico ou pobre, passava fome de tempos em tempos. Desenvolvimentos científicos, como anestésicos, tornaram o evento "sentir dor" raro e episódico, contra um padrão constante de nosso passado (pense em uma ida no dentista do passado para entender melhor).

Agora, sentado em uma confortável cadeira, frente a um computador, com a barriga cheia, os filhos protegidos por vacinas, boa alimentação, medicamentos, e conhecimentos vários, usando uma rede de comunicação global baseada em satélites geo-estacionários, e vivendo em condições de saúde e conforto que a Rainha Vitória consideraria luxuosa em termos de segurança e possibilidades, você fica falando em "inferno".

Sei, sei, sei.:-)

Entendo que a vida de hoje, sem a superstição do passado, sem o poder que a fé religiosa tinha, pode ser assustadora para você, e que a idealização do passado pode comprometer a análise isenta da vida moderna.

Mas já houve um tempo como o que tem saudades, em que todos acreditavam em deus, e a igreja mandava com poder total. Chamamos esse período de Idade das Trevas. E nem você iria gostar de voltarmos para lá.

Cogita Tibe



Hélio disse…
"Isso já foi feito, mais de uma vez. Não vai, entretanto, aceitar isso, porque a fuga parão já foi preparada por você, ao acusar "a Grande Conspiração Marxista (ou outro inimigo que prefira.:-)" de impedir o reconhecimento das "verdades" de seu amigo, Theodore, um designer de games que ficou maluco com teorias esdruxulas (e que ninguém leva realmente à sério.:-)"

"Excelente" forma de iniciar um debate. Com um argumento "ad hominem" ao retratar o Theodore como "um designer de games que ficou maluco com teorias esdruxulas (e que ninguém leva realmente à sério.:-)"

"O problema básico com esse "argumento"..."

Ele não argumentou. Ele apresentou dados baseados em fatos históricos. Aprenda a diferença entre argumento e exposição de fatos.

"...é não entender que, mesmo que fosse verdade que a religião matou menos pessoas ou causou menos guerras do que lhe é creditado, isso NÃO significa que se possa creditar mortes e guerras ao ateísmo."

Isso é o que vamos ver...

"Sim, ateus podem cometer, e as vezes cometem, atrocidades, mas não devido ao ateísmo. Que é apenas não ver evidências de existência de deuses, qualquer um deles. Não crer em deus não determina regras nem embasa ações, no sentido que a religião faz."

Em uma tentativa desesperada você procura blindar o ateísmo de qualquer crítica possível. Um ditador ateu mata um opositor, você conclui: Matou por qualquer motivo, menos por ser ateu. O teocrata mata e é cristão, você conclui: Matou por que é cristão.

O seu duplo critério de julgamento é muito interessante, mas isso não passa de uma farsa, conforme demonstrarei logo adiante.

"Quando a Icar acendia fogueiras, queimando bruxas e hereges, fazia isso em cumprimento de uma vontade, desejo, divino, superior. Não tinha escolha, nesse sentido, e mesmo que uma pessoa achasse errado, ou doloroso, essa ação, deveria agir mesmo assim.

Aqui você alega e não prova absolutamente nada. Sua tentativa é demonstrar que a Igreja Católica era uma máquina de matar, que trucidava todos aqueles que lhe opunham o caminho. Esse é o resultado de ter sido educado com professores que mais se preocupavam em cumprir uma agenda política da esquerda do que apresentar fatos bem como o consenso histórico de historiadores sérios (sejam eles ateus, judeus, cristãos ou buditas) sobre a Igreja Católica e a sua trajetória durante a Idade Média.

Mas eu entendo você. Muito provavelmente foi educado em escolas de péssima qualidade e só teve contato com livros e apostilas de ensino médio.

Continua...
Hélio disse…
"É algo que deriva das determinação da crença em questão."

Para você maldade só deriva quando alguém acredita em algo, mas nunca quando não acredita em algo. Que farsa...

"Quando um estado teocrático persegue pessoas pelo simples fato de serem de outra crença (e sei que também podem perseguir por outros motivos), isso é efeito e decorrência da religião."

Quanto à isso eu não tenho dúvidas. Isso é tão verdadeiro quanto saber que, mesmo na ausência da religião, os homens continuarão cometendo atrocidades uns contra os outros pelos mais variados motivos. E se isso é verdade (e de fato é) concluímos que a religião não pode ser a causa fundamental dos homens cometerem atrocidades entre si.

Continua...
Hélio disse…
"Quando um estado sem uma religião de estado persegue pessoas e organizações, como ditaduras de qualquer tipo (teocracias ou não), não o faz devido a falta de religião ou ao ateísmo. E por isso democracias são melhores que ditaduras, pois tendem a diminuir esse tipo de perseguição. E democracias só podem existir com a separação igreja/estado."

Aqui você dá prosseguimento ao seu show de mentiras e desonestidade. Você é muito superficial. E é a partir daqui que eu esfarelo o seu argumento.

O comunismo ateu em seu auge de revolução pelo mundo até meados do século passado dizimou mais de 100 milhões de vidas - Stalin, Mao Tsé-Tung, Pol Pot são alguns nomes... Essa matança de gente em nome de uma utopia é muito maior do que todas as guerras promovidas pelos religiosos na história da humanidade.

Exatamente! Não são somente os religiosos que cometem atos terroristas ou promovem guerras em nome daquilo que acreditam. Os ateus também o fazem, apesar de tentarem nos vender a idéia de que a cosmovisão ateísta não é responsável pelas milhares de mortes ocorridas em paises ditadores comunistas (seja por motivos religiosos ou políticos) tentando lançar os (des)créditos das atrocidades cometidas por seres humanos somente nas costas da religião .

Vocês, ateus militantes, tentam rebater esses fatos afirmando que as perseguições e as milhares de mortes ocorridas em países comunistas não foram frutos do ateísmo. Tem quem afirme que ateísmo e comunismo (ou ateísmo e humanismo) nada tem em comum. Isso é falso, comprovadamente falso. Existem citações dos próprios lideres revolucionários sobre suas fortes ligações com o ateísmo e seu combate feroz contra a religião, e por tabela os religiosos (e olha que estou desconsiderando ao escrever estas linhas o que acontecia com aqueles que discordavam do regime comunista, para não citar os campos de concentração e os fuzilamentos em massa de desafetos políticos, me limitando somente às perseguições de cunho religioso).

Nas palavras do próprio Marx - o principal mentor do comunismo ateu - "A luta contra a religião implica a luta contra o mundo do qual a religião é o aroma espiritual". MARX, KARL HEINRICH, "Der Kampf gegen die Religion ist also mittelbar der Kampf gegen jene Welt, deren geistigen Aroma die Religion est". cf. G. M. M. Cottier, op. cit. p.162.

E ainda "O comunismo começa onde começa o ateísmo" MARX, Karl. Terceiro Manuscrito econômico e filosófico, XXXIX , V.

Lenin - ateu confesso e líder da Revolução Russa de 1917 - confirmou isso ao escrever que "a nossa propaganda compreende necessariamente a do ateísmo". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, De la religion.p.8.

Ligando o marxismo comunista ao ateismo Lenin deixou claro seu forte preconceito contra a religião: "O marxismo é o materialismo. Por este título ele é tão implacavelmente hostil à religião". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, Marx, Engels, marxisme, op. cit.,p.250.

"Devemos combater a religião. Isto é o a-b-c de todo o materialismo e, portanto, do marxismo". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, Sur le rapport du parti ouvrier à la religion, Pss.vol.17.p.418.

Formada as bases teóricas da revolução justifica-se toda sorte de perseguição politica e religiosa resultando nas milhares de mortes promovidas por ditadores comunistas, conforme o racicionio lógico perpetuado na mente ateísta revolucionária:

- Deus não existe.

- Logo, não existem conceitos morais absolutos.

- Os conceitos morais absolutos pregados pela burguesia e pelos religiosos é estratégico e possui a intenção de controlar o proletariado.

- Os conceitos morais devem ser orientados visando o bem social de uma nação.

- O maior bem social é a revolução.

- Portanto, qualquer ato para alcançar um mundo socialmente melhor está a priori justificado e isso inclui o aniquilamento total da religião, dos religiosos e de todos aqueles que fazem oposição ao regime.

Continua...
Hélio disse…
Agora, para jogar uma pá de cal de uma vez por todas em seu falso argumento sugiro a leitura de um texto intitulado "ATEISMO E COMUNISMO" disposto no seguinte link:

http://www.caosdinamico.com/2011/10/supostamente.html

E ai, já leu?

Você deve ter se surpreendido com essa parte que diz:

"O sucesso do comunismo depende do sucesso do ateísmo, e é a partir dessa relação que se entende a alegação de Marx de que "o comunismo começa desde o início com o ateísmo" (Karl Marx, Private Property and Communism, em Economic and Philosophic Manuscripts, 1844). O comunismo não pode existir sem o ateísmo, portanto, o ateísmo é uma condição para que o comunismo possa, de fato, existir. Marx via no ateísmo a solução de todos os problemas da sociedade: "A forma mais rígida de oposição entre o judeu e o cristão é a oposição religiosa. Como uma oposição é resolvida? Tornando-se impossível. Como a oposição religiosa torna-se impossível? Abolindo-se a religião" (Karl Marx, On the Jewish Question, publicado originalmente em Deutsch-Französische Jahrbücher, 1844).

Como eu disse no início dessa postagem, não é meu objetivo culpar nenhum ateu pelos crimes comunistas. É meu objetivo, porém, combater a noção popular e amplamente divulgada de que o comunismo suprimiu religiões e perseguiu religiosos por mera coincidência, como se o ateísmo não tivesse um papel fundamental em todos esses eventos. O fato de o ateísmo desempenhar esse papel fundamental, no entanto, não compromete, de forma alguma, nenhum ateísta. Ironicamente, qualquer eventual comprometimento decorrerá da imprudência do próprio ateísta, caso tente culpar o cristão de hoje por algo que se julga ter sido um crime no passado, ou o muçulmano pacífico por algum comportamento suicida dos muçulmanos terroristas."


Se convenceu do seu engano?

Continua...
Hélio disse…
"Quando o governo comunista chinês, ou russo, perseguia dissidentes, e organizações que pudessem colocar em risco seu poder totalitário, claro que haveriam organizações religiosas incluídas. Mas não eram perseguidas por determinação do ateísmo, mas da ditadura totalitária dominante."

Depois de tantas evidências que eu te apresentei repletas de referências bibliográficas, e presumindo que você é um ateu que segue as evidências (pois esse é o discurso do neo-ateu), eu acredito que você mudou de opinião.

"Tente entender, não é difícil.:-) Dos "lideres ateus" que menciona, e que pensa serem "mronstos do mal" (e está enganado em boa parte), alguns eram canhotos. Creditar o mau que fizerem, ou pelo que são responsáveis, ao "ateísmo" desses lideres, é o mesmo que creditar esse mau ao "canhotismo" destes. Ou ao fato de serem loiros, ou torcerem para o Palmeiras, ou qualquer outra característica que, como o ateísmo, NÃO determina regras ou determina diretrizes, éticas, morais, ou de qualquer natureza."

Esse é o resultado de ficar dando ouvido às falácias de Dawkins sem a devida investigação bibliográfica e pesquisa de consenso entre historiadores sobre este ou aquele assunto.

"Sim, de novo, um ateu pode ser um psicopata assassino, um ladrão de bancos, ou uma pessoa decente e honesta. Nenhuma dessas características DERIVA do ateísmo dele.

Vocês só chegam nessa conclusão se o sujeito psicopata assassino for um cristão, judeu ou muçulmano, mas nunca um ateu.

"Já alguém que persegue gays, ou ataca ônibus de crianças hereges, em nome de uma divindade, está atuando de acordo com as diretrizes e regras da divindade, da religião que adotam.

A título de exemplo o cristianismo não ensina que devemos perseguir gays ou atacar ônibus de crianças hereges. Vamos imaginar a seguinte situação hipotética: Se um cristão perseguir um homossexual ou atacar um ônibus com crianças hereges você irá concluir que isso é culpa do cristianismo.

Você fazem isso o tempo todo.

"Se não fosse o viés que tolda sua visão, acabaria entendendo isso em algum momento. Mas lavagem cerebral é algo duro de vencer, eu entendo. E acreditar em seres imaginários super-poderoso, e em Grandes Conspirações Mundias Dos Malvados (......), também não ajuda muito, nem estimula o pensamento racional."

Ah sim, somente o ateísmo ajuda a estimular o pensamento racional. Teístas são todos burros e ignorantes.

Seria possível da parte de vocês, ateus militantes, argumentar em torno de um tema sem destilar esse tipo de preconceito que coloca todos os teístas como pessoas irracionais?

ps.: Depois eu responderei aos seus outros comentários. Por enquanto é só.
Anônimo disse…
A religião é uma construção humana, como tal recebeu conteúdo humano e um propósito. Seu propósito social original foi cumprido nos primeiros séculos para unir e dar consistência jurídica a povos.
O tempo passou, seus dogmas são incompatíveis e sua promoção implica em violência contra a sociedade que continuou seu progresso.
A religião incentiva seus membros a uma prática de intolerância a inobservância de seus dogmas.
Anônimo disse…
As atividades da Igreja ditas de caridade podem ser substituídas pelo Estado Laico na forma de serviços sociais, hospitalares e educação. A Europa onde se conhece melhor esta solução erode rapidamente a presença da Igreja.
Corvo disse…
Sou a ateu e não vejo mal algum em admitir que regimes ateo-comunistas mataram mais do que qualquer outro regime no mundo. As religiões perto dos comunistas, no quesito mortes, são umas anjinhas. Mas querer atribuir as mortes causadas pelos comunistas aos ateus, é muita desonestidade intelectual. Pois veja, mais do que ateus, os grandes genocidas eram comunistas, e matavam em nome deste ideal e não do ideal ateísta. Querer atribuir as mortes causadas pelos comunistas aos ateus é o mesmo que atribuir as mortes causadas pelo regime fascista alemão ao cristianismo, já que o regime nazista era declaradamente cristão.
Anônimo disse…
Veja só,a causa é o esquecimento de deus!Por ser ateu eu já esqueci de deus varias vezes.Vai ver que a culpa dos padres pedofilos etc é minha .Tem que mandar papa, padre tudo a merda mesmo.Mas um dia a religão sumíra do planetaForça ateus..
Cogita Tibe disse…
Helio: "ps.: Depois eu responderei aos seus outros comentários. Por enquanto é só."

Nãos e de ao trabalho.:-) Pelo menos se for mais do mesmo, repetição ad nauseum de ad nominens, dados distorcidos, e trechos de outros autores como o Theodore.:-)

Sei que é difícil entender, mas pensamento, debate, racional não funciona assim, com base em "autoridades" e repetição de alegações.

Funciona com base em argumentos, e evidências, coisa que seus autores não tem.

Repetindo para ver se entende, não é porque alguém escreveu algo, que você acha 'certo", que isso se torna verdade.:-)

E vou tentar apenas mais uma vez esclarecer um ponto importante, embora pense que sabe que está errado, apenas se recusa a dar o braço a torcer (não imagine que não seja capaz de entender isso, não é complicado.:-)

Helio: "Vocês só chegam nessa conclusão se o sujeito psicopata assassino for um cristão, judeu ou muçulmano, mas nunca um ateu."

Sim. Sim, é isso mesmo..:-) E está correto que seja assim, pois não crer NÃO gera diretrizes, e portanto não crer NÃO é causa desses comportamentos daninhos. A crença, por sua vez, é.

Não estou desculpando um ateu, de forma alguma. Um ateu que comete um criem deve ser responsabilizado, punido, etc, por seu ato. O que estou demonstrando, com lógica e argumentos, é que o ato criminoso ou daninho NÃO deriva do ateísmo deste, como NÃO deriva do canhotismo, cor do cabelo, falta de crença em Papai Noel, etc.

Não crer não é uma crença invertida.:-)

O comunismo, como já lembrado, e demonstrado por outros neste post, não depende do ateísmo. Existem socialistas cristãos, comunistas cristãos, e tudo o mais (sei, sei, não são "verdadeiros cristãos").

Helio: "Depois de tantas evidências que eu te apresentei repletas de referências bibliográficas,..."

Não, não apresentou nada disso.:-) Apenas textos de outros que, pensa você, concordam com você e suas ideias preconcebidas, e acusou os discordantes, que tem suas prórpias bibliografias e evidências, de serem macomunados na Grande Conspiração.

Vale o que o Theodoro escreveu, embora ele seja apenas um designer de games (maluco, dado importante, e que ninguém leva a sério, dado importante.:-), mas Dawkins é bobagem.:-)

Não funciona assim. Felizmente, não funciona assim.:-)

Suas "teorias" sobre comunismo malvado e ateístas conspiradores precisa ser sustentada por mais que sua palavra, e um punhado de textos de outros crackpots.

Vou desenhar, quem sabe entende: eu discordo dos textos que apresentou, e não estou sozinho, a maioria dos estudiosos dessas questões discorda (sim, os malvados ateus estão infiltrados em todo lugar.:-).

Porque alguém escreve que "comunismo depende do ateísmo", isso não se torna verdade automaticamente, por mais que deseje que seja assim.

Além disso, mesmo que o comunismo, em algum formato mais específico, achasse conveniente adotar o ateísmo, isso NÃO afeta o conceito em sí.

Ser ateu continua sendo apenas a constatação da falta de evidências de existência de deuses. Pode ocorrer a qualquer pessoas, de comunista extremo a direita extrema.:-)

Cogita Tibe

PS: Desconsiderei todos os ad hominens sobre minha cultura, leitura, estudo, etc, já ouvi isso de todo maluco na rede, de toda crença ou fé, de mórmons a TJs, passando por capitalistas extremos, marxistas fanáticos, etc.:-) Você é só mais um.:-)

Assim é, se lhe parece.:-)


Anônimo disse…
Poooh.Eu nunca ví deus!Kuaskuaskuaskuas.Vai vê que ele só gosta de profetas.Tipo aqueles que matam em nome dele.
Anônimo disse…
Deus é algo que não existe,ponto.
Cogita Tibe disse…
Helio:(sobre as fogueiras da Icar) "Aqui você alega e não prova absolutamente nada. Sua tentativa é demonstrar que a Igreja Católica era uma máquina de matar, que trucidava todos aqueles que lhe opunham o caminho. "

Risos, sério? Eu devo provar, apresentar evidências, de que a Icar acendia fogueiras e queimava pessoas com base no desejo de deus, do deus cristão? Devo provar que considerava esses atos "cristãos"? Sério?.:-)

Se eu não "provar" isso, então a Icar acendia fogueiras, com hereges, bruxas e dissidentes, por outros motivos, um churrasco talvez?.:-) Para iluminar as noites em dias de festa?

Isso fica cada vez mais ridículo, esse esforço de justificar o injustificável.:-)

Sim, a Icar trucidava os que ficavam em sua frente, dissidentes, contestadores, hereges, apóstatas, etc, etc. Eu preciso "mesmo" "provar" isso?.:-)

Cara, a cada mensagem sua, eu preciso escrever menos em resposta, tal o grau de maluquice que apresenta.:-)

Cogita Tibe
Anônimo disse…
Parem de contar cadáveres, e entendam de uma vez por todas que Deus não existe, e se virando por nós mesmos haverá mais amor entre as pessoas.
Hélio disse…
"Nãos e de ao trabalho.:-) Pelo menos se for mais do mesmo, repetição ad nauseum de ad nominens, dados distorcidos, e trechos de outros autores como o Theodore.:-)"

"Repetição ad nauseum de ad nominens" - seja lá o que isso possa significar - é somente uma alegação sua sem suporte por evidências. Não se rebate um argumento, um dado histórico ou uma referencia bibliográfica somente afirmando que o oponente usou determinada falácia. Antes você deveria transcrever o meu argumento supostamente falacioso, apontar nele a falha lógica e mostrar logo em seguida a verdade dos fatos. Algo que você simplesmente não faz, talvez por preguiça de pensar...

"Dados distorcidos". Eu te apresentei dezenas e dezenas de dados bem como as referências bibliográficas de onde esses dados foram tirados. O que você fez? Nada, absolutamente nada. Somente afirmou que os dados são distorcidos, mas não nos apresentou onde estão as distorções bem como algum contraponto que prove que eu errei. Falar qualquer um fala, até papagaio...

"E trechos de outros autores como..." E qual o problema em trazer para o debate fatos elencados por determinado pesquisador? Em diversos debates que eu já participei você foi o único que se sentiu incomodado com isso. Já vi que debate não é o seu forte...

Poderia ser o Tiririca o autor de determinada pesquisa. A validade da mesma não é posta abaixo só por que foi o Tiririca o seu autor. É o básico que você aprende quando estuda o guia de falácias.
Hélio disse…
“Sei que é difícil entender, mas pensamento, debate, racional não funciona assim, com base em "autoridades" e repetição de alegações.”

Pirou de vez... Você não precisa ir longe para notar o seu equívoco. Entra no You Tube e pesquise alguns debates sobre os mais variados temas. Trazer a opinião de outras pessoas, conclusões de especialistas em determinados temas, referencias bibliográficas, consenso entre historiadores, dentre outros, são atitudes extremamente comuns e contribui para o enriquecimento do debate.

Você confunde tudo isso com “apelo a autoridade” e “repetição de alegações”, mas não se trata disso.
De duas a uma. Ou você não sabe absolutamente nada de como se portar em debates ou todos os grandes debatedores do mundo estão enganados e só você esta certo.

E “apelo a autoridade” é você forçar uma opinião ao seu favor com base no parecer de uma autoridade favorável à sua opinião. É você afirmar que algo é verdadeiro, por que o presidente da republica falou que é verdadeiro e ponto final. Apelo à autoridade NÃO É, por exemplo, você apresentar um especialista sobre um tema que nos fornece dados concretos e objetivos (fatos comprovados) sobre determinado assunto foco do debate. Nesse sentido os fatos apresentados (estou falando em fatos, e não argumentos) poderiam vir de qualquer um, seja do Tiririca, da Carla Perez ou do Albert Einstein. Aprenda essa sutil diferença.
Hélio disse…
“Funciona com base em argumentos, e evidências, coisa que seus autores não tem.”

Mais uma alegação sem a devida comprovação por vias lógicas e racionais. Por favor prove que os autores que eu apresentei, munidos com argumentações suportadas por fatos devidamente referenciados, estão enganados. Onde estão os seus contrapontos e suas referências que sugerem o inverso do que eles afirmaram?

Prometo analisar suas evidências, pois até agora você não nos apresentou nenhuma, apenas acusa o oponente de possuir “falsas evidências” e “dados distorcidos”, mas nada faz para apontar onde essas evidencias são falsas mostrando as verdadeiras e onde estão as distorções dos dados mostrando dados reais. Pelo jeito que fala me parece que você já tem tudo pronto. Então mostre.
Hélio disse…
“Repetindo para ver se entende, não é porque alguém escreveu algo, que você acha 'certo", que isso se torna verdade.:-)”

Concordo plenamente. Da mesma forma que não é porque alguém escreveu algo que você acha errado que isso se torna mentira.

Mas uma coisa é apresentar um argumento e outra é apresentar fatos. Se você não concorda com o argumento deverá colocar o seu contraponto, apresentando um outro argumento, munido com suas premissas e conclusão lógica, apontando a incongruência do seu oponente.

Mas quando alguém apresenta um fato e você afirma que esse fato apresentado na verdade é uma mentira deverá apresentar um novo fato que represente a verdade deixando latente o erro do seu oponente.
Hélio disse…
“E vou tentar apenas mais uma vez esclarecer um ponto importante, embora pense que sabe que está errado, apenas se recusa a dar o braço a torcer (não imagine que não seja capaz de entender isso, não é complicado.:-)”

Interessante. Esse debate foi iniciado com o intuito de provar que a religião não é a maior causadora de guerras e atrocidades entre os homens conforme alegado por este site e diversos comentaristas. Até agora você não me apresentou um único contraponto ou uma única evidência que sugere o inverso. Nenhum dado, nenhuma tabela referenciada, nenhuma referencia bibliográfica, nenhuma enciclopédia de guerras, absolutamente nada.

Por que então a sua alegação de que eu me recuso “a dar o braço a torcer”? E por que deveria “dar o braço a torcer” se você não me apresentou nada até agora?
Hélio disse…
“Sim. Sim, é isso mesmo..:-) E está correto que seja assim, pois não crer NÃO gera diretrizes, e portanto não crer NÃO é causa desses comportamentos daninhos. A crença, por sua vez, é.”

Olha só a sua afirmação. “Não crer não gera diretrizes”. Isso é falso, nitidamente falso.

Um sujeito pode perfeitamente não acreditar em Deus, odiar quem acredita em Deus e matar teistas somente por que eles acreditam em Deus.

Duvida? Assista ao vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5Socz0AFfVs#at=398

Agora Repare no minuto 3:41 - 3:54 desse vídeo:

Repórter: Elas morriam porque elas não eram pessoas puras, é isso?
Ateu: Isso e porque elas acreditavam em Deus.
Repórter: Então você não acredita em Deus?
Ateu: Não.
Hélio disse…
"O que estou demonstrando, com lógica e argumentos, é que o ato criminoso ou daninho NÃO deriva do ateísmo deste, como NÃO deriva do canhotismo, cor do cabelo, falta de crença em Papai Noel, etc."

Já que você falou em lógica, vamos lá:

Se alguém mata uma pessoa pelo simples fato dela acreditar em Deus e diz: Eu matei essa pessoa por que ela acredita em Deus, o que você conclui desse alguém:
a) Ele é ateu.
b) Ele é canhoto.
c) Ele é loiro.
d) Ele não acredita em Papai Noel.

Para onde a sua lógica ira apontar, alternativa a, b, c ou d?

Engraçado que depois que o sujeito disse que matava as pessoas por que elas acreditavam em Deus logo o repórter perguntou “Então você não acredita em Deus?”

Ele não perguntou “Então você é canhoto”?

“Não crer não é uma crença invertida.:-)”

O inverso de acreditar em Deus é “não acreditar em Deus” ou “acreditar que Deus não existe”.

Quanta baboseira da sua parte.
Hélio disse…
“O comunismo, como já lembrado, e demonstrado por outros neste post, não depende do ateísmo.”

Ah, quer dizer então que comunistas cristãos conseguiram florescer o comunismo sem o ateísmo? Onde foi que isso aconteceu? Eu nunca tive conhecimento de uma “revolução comunista cristã” em alguma parte desse mundo...

“ “Existem socialistas cristãos, comunistas cristãos, e tudo o mais (sei, sei, não são "verdadeiros cristãos").”

Sim, existem “comunistas cristãos”. Mas isso não prova que o sistema comunista pregado por Marx, Engels e Lênin não necessitavam do ateísmo como condição necessária para florescer. Nunca existiu, em nenhum lugar desse planeta, uma “revolução comunista cristã”. Todos os principais líderes comunistas e marxistas deixaram perfeitamente claro que para o devido florescimento do comunismo o ateísmo era estritamente necessário. Um dos maiores inimigos dos comunistas era e é a religião e qualquer noção de um deus espiritual legislador moral da humanidade pregado pelas religiões. Uma coisa é existir um pingado de “comunistas cristãos” aqui e ali, outra totalmente diferente é o comunismo enquanto ideologia que ela é, conforme articulado pelos seus principais idealizadores no final do século XIX e início do século XX.

“Não, não apresentou nada disso.:-) Apenas textos de outros que, pensa você, concordam com você e suas ideias preconcebidas”

Em meus comentários estão inseridos diversas frases e textos escritos pelos próprios líderes comunistas ligando o avanço da ideologia à promoção do ateísmo junto com o combate contra a religião. Todas as referências devidamente com suas bibliografias. Logo depois compartilhei um texto com o mesmo molde onde foi apresentado textos escritos pelos próprios comunistas alegando a promoção do ateísmo junto com o combate à religião para o devido sucesso da Revolução Comunista. Está tudo lá, preto no branco.

E você, o que fez? Nada. Segue papagaiando que as referências são inválidas, somente isso.
Hélio disse…
“e acusou os discordantes, que tem suas prórpias bibliografias e evidências, de serem macomunados na Grande Conspiração.”

Onde estão essas bibliografias e evidências que sugere o inverso do que venho apresentando desde então? Nos mostre por favor.

“Vale o que o Theodoro escreveu, embora ele seja apenas um designer de games (maluco, dado importante, e que ninguém leva a sério, dado importante.:-), mas Dawkins é bobagem.:-)"

“O maluco que ninguém leva a sério” se baseou em uma enciclopédia sobre guerras a fim de levantar e compilar seus dados. E se Dawkins escreveu algo a fim de contradizê-lo em que ele se baseou? Poderia nos falar?

“Suas "teorias" sobre comunismo malvado e ateístas conspiradores precisa ser sustentada por mais que sua palavra, e um punhado de textos de outros crackpots.”

Mas se nem mesmo as palavras dos próprios comunistas ateístas contentam você o que eu deveria fazer? Ir para a União Soviética, invadir o tumulo do Vladimir Lenin, ressuscita-lo, leva-lo até a sua residência para que ele repita “ipis literis” tudo aquilo que ele escreveu sobre comunismo, ateísmo e anti-religiosidade?

Vou desenhar, quem sabe entende: eu discordo dos textos que apresentou, e não estou sozinho, a maioria dos estudiosos dessas questões discorda (sim, os malvados ateus estão infiltrados em todo lugar.:-).

A maioria quem? Que estudiosos? E baseado em que discordam? Quais são as evidencias contrárias que eles possuem que desligam o comunismo pregado por Marx, Engels e Lênin do ateísmo e da luta contra a religião?

“Porque alguém escreve que "comunismo depende do ateísmo", isso não se torna verdade automaticamente, por mais que deseje que seja assim.”

O que você não entende é que os próprios comunistas elencaram diversos motivos pelo qual o ateísmo é condição necessária para a implantação de uma revolução marxista.

Os teóricos marxistas foram devidamente cristalinos quanto à isso e não será a sua opinião contrária que mudará isso.

“Além disso, mesmo que o comunismo, em algum formato mais específico, achasse conveniente adotar o ateísmo, isso NÃO afeta o conceito em sí.”

E nem é para afetar. O ateísmo enquanto aliado do comunismo não é para ter o seu conceito “afetato” mas sim para afetar outros conceitos, principalmente conceitos religiosos que travavam revoluções marxistas.

Ser ateu continua sendo apenas a constatação da falta de evidências de existência de deuses. Pode ocorrer a qualquer pessoas, de comunista extremo a direita extrema.:-)

Mas isso não significa que um ateu, pelo nível do seu ateísmo, não possa ser duramente hostil, preconceituoso e intolerante para com a religião, os religiosos ou mesmo os teístas.

ps.: Minha resposta ficou extensa. Se você prolongar o debate usando as mesmas rotinas já dantes usada sem apresentar algum fato ou contraponto devidamente referenciado vou parar por aqui a nossa amistosa conversa.
Anônimo disse…
Se o velho tirano usar gardenal eu volto a ler o que ele escreve.
Anônimo disse…
Quando o velho ditador, inocenta deus e culpa os homens, na verdade não esta errado, afinal deus é apenas mais uma ferramenta usada pela humanidade. Deus foi criado pelos homens e com ele conquistou outros homens. Simples assim.
O tirano da ICAR, ao argumentar esta querendo na verdade afirmar que deus existe, porem sua fala so funciona com os ingenuos participantes do seu clube decadente.

Anônimo disse…
"Isso" é um troll, não alimente essa "coisa".
Pqdrocha.
Anônimo disse…
O ateísmo é a origem da violência e de tudo o que é mau e pernicioso.
Anônimo disse…
Clarinha...
Poderia fazer mil e uma inferência nas suas poucas palavras, mas você está tão mal informada, que não vale o esforço.
Pqdrocha.
Anônimo disse…
como sempre,o papa gaga tenta sem sucesso ,sair pela tangente e pelo ,cotangente mas , mesmo com os seus santos e cultos discursos , ele se enrola cada vez mais .
Anônimo disse…
Não tem saida geometrica que de jeito.
Anônimo disse…
Sua proposta é muito cômoda para quem acredita eu deus(es): dissociá-las das religiões. O maior problema em sua proposta é que a crença na existência de deus(es) nada mais passa de um conjunto de ideias, e esse ideário passa pelo tempo até chegar a você através das religiões.

Algum tempo após você nascer, o conjunto de ideias sobre a existência de deus(es) é praticamente lhe imposta (na maioria dos casos), e a partir daí que lhe vem a sua visão primária sobre deus(es). Se você futuramente irá mudar essa visão, passar a moldar um novo deus (ou novos deuses) e tentar dissociá-lo das religiões, é outra história, mas sua crença divina é necessariamente ligado a alguma religião. Isso é fato!

Fosse você nascido em um país mulçumano, muito provavelmente a imagem divina que você teria na cabeça teria traços do deus mulçumano. Fosse numa sociedade politeísta, você provavelmente teria a ideia de deus(es), e não de deus monoteísta (como você apresentou em seu comentário). Sendo você nascido numa sociedade com maioria de pessoas declaradas cristãs, e com maior intromissão dessa religião na vida social, seu deus imaginário, se não for aquele barbudo de roupas largas brancas, tem características bíblicas das religiões cristãs. Os valores que você acredita ser do deus da sua crença são, na verdade, uma mescla de valores pregados por religiões cristãs há séculos.

Para você ter noção, até mesmo a forma como você se refere à divindade, lhe chamando de Deus (com inicial maiúscula, diga-se de passagem), e sendo monoteísta, já conota a influência da religião cristã na sua crença! Só que você não notou isso...

Com isso, eu volto ao início do que disse: sua proposta é muito cômoda. Cômoda porque é uma tentativa de ignorar os problemas pertinentes a seu ideário; que estariam ligados a sua crença divina. Tenta camuflar esses problemas, ao invés de assumi-las, analisá-las criticamente e posicionar-se sobre eles. Tal como é o “cristão de verdade” quando um cristão comente crime em nome de deus: livra-se da mácula deste cristão dizendo que ele “não é cristão de verdade”. Só que o crime desde cristão que “não é cristão de verdade” está em nome do mesmo deus dos demais cristãos. E esse é também seu deus, pois sua crença, por mais que desvinculada seja das religiões atualmente, veio até você através delas! Os padres e pastores que você critica são figuras que acreditam no mesmo deus que você acredita, mesmo que com características mais fidedignas que as suas (pois se fundamentam mais no livro sagrado). Então, é a crença no seu deus que faz com que eles hajam assim, assim como o seu deus é quem os criou assim – considerando a suposta e não provada teoria de que deus existe e é o criador.

Então, se você acredita em deus, não queira só o lado que você vê como bonito, ou seja, o “bônus”: assuma a responsabilidade do ônus; do lado feio! Para não assumir essa responsabilidade, você terá que confrontar criticamente sua crença divina, o que muito provavelmente irá te levar a alternativas a crença na existência de deus(es). Ou então esconder o lado feio, propondo separar deus das religiões...
Cogita Tibi disse…
Helio: "O que você não entende é que os próprios comunistas elencaram diversos motivos pelo qual o ateísmo é condição necessária para a implantação de uma revolução marxista."

Puxa, viver a vida com base em crenças realmente danifica a mente humana.:-) Sério, vc, não percebe mesmo os problemas de acreditar sem pensar, e do dano que o viés religioso causa a seus "argumentos"?

Comunistas dizem que o ateísmo "é fundamental" para o comunismo, e você acredita. Comunistas dizem (e elencam motivos e "provas") que o comunismo vai salvar o mundo, e que o capitalismo está falido, mas você não acredita.:-)

Conte os acertos, ignore os erros, a característica máxima da mente crédula. E fundamental para o trabalho de cartomantes, médiuns e religiosos.:-).

Já ouviu falar nos comunistas cristãos (não devem ser "verdadeiros cristãos", claro.:-)? E socialismo cristão?

E todas as diversas variantes dessas posições ideológicas, ligadas a diferentes religiões, mas principalmente ao cristianismo?

Nenhum deles pensa que o ateísmo seja necessário a sua posição política/ideológica. Tente começar por aqui: http://anglicanhistory.org/academic/brown1987/

Helio: "Mas isso não significa que um ateu, pelo nível do seu ateísmo, não possa ser duramente hostil, preconceituoso e intolerante para com a religião, os religiosos ou mesmo os teístas."

Claro que não.:-) E eu nunca afirmei isso, pelo contrário, uma teu pode ser, e se posicionar, de qualquer forma, pois o ateísmo NÃO dá nenhuma diretriz que ele deve seguir.

Conheço ateus fortemente contra religiões, outros até favoráveis. Ateus apenas não acreditam, não veem evidências, em deuses.:-)

Talvez esteja começando a entender, finalmente.:-)

Cogita Tibi

Hélio disse…
“Puxa, viver a vida com base em crenças realmente danifica a mente humana.”

Você não acredita em absolutamente nada então? Não acreditar em um deus não significa ser cético em relação a outras coisas.

Pelo visto você, supostamente, duvida de absolutamente tudo. Quem sabe um dia, de tanto duvidar, você não passe a duvidar de você mesmo e das suas convicções ideológicas.
Hélio disse…
“Sério, vc, não percebe mesmo os problemas de acreditar sem pensar, e do dano que o viés religioso causa a seus "argumentos"?”

Querendo se vender no debate como “cético universal”. Sem esse truque camarada.

Como você pode provar que pensa mais do que eu antes de acreditar ou não em algo?

Você não tem como provar isso. Salvo se você for um vidente se pousando de ateu.
Hélio disse…
“Comunistas dizem (e elencam motivos e "provas") que o comunismo vai salvar o mundo, e que o capitalismo está falido, mas você não acredita.”

Eu não acredito por que as teorias comunistas sobre economia e propriedade privada são “furadas”. E o colapso da União Soviética, a resistência dos anticomunistas que viveram sob o regime e a ascensão de potencias capitalistas ocidentais são fortes evidências do fracasso do comunismo.

Mas ainda existem países comunistas que sobrevivem “à mão de ferro”. Promover o ateísmo e vetar a religião são cruciais se eles quiserem manter a ideologia marxista deles acesa. Vide a Coréia do Norte como exemplo.

E sabe por que o comunismo marxista e ateísmo são parceiros nesses países?

Enquanto que o ateísmo nega a crença e em um deus deixa caminho livre para os comunistas instituírem a crença no homem como base da sociedade. Por essa razão o Estado em países socialistas, com seu time de burocratas, é alçado à posição de autoridade máxima. Já para o religioso, acima do Estado esta o seu deus.
Hélio disse…
“Conte os acertos, ignore os erros, a característica máxima da mente crédula. E fundamental para o trabalho de cartomantes, médiuns e religiosos.”

???????????????????????????????????????????????

”Nenhum deles pensa que o ateísmo seja necessário a sua posição política/ideológica .”

Mas que picareta você. rsrsrsrs

Olha só a sua lógica, que absurda:

Premissa 1 – Existe o comunismo cristão.
Premissa 2 – O comunismo cristão não depende do ateísmo.
Conclusão – Qualquer forma de comunismo não depende do ateísmo.

Não é por que o comunismo cristão não depende do ateísmo que o comunismo marxista-leninista também não depende.

Como você poderia provar que na Revolução Russa a propaganda massiva em favor do ateísmo não era condição necessária para derrubada dos Czares?

A história prova isso. O que você faz? Não contente em atropelar regras lógicas básicas, atropela o consenso histórico sobre o tema.

Você não percebe o quanto de absurdos ilógicos você desfere em seus comentários?

“Claro que não. E eu nunca afirmei isso, pelo contrário, uma teu pode ser, e se posicionar, de qualquer forma, pois o ateísmo NÃO dá nenhuma diretriz que ele deve seguir.”

Nem o ateísmo e nem o teísmo nos dá alguma diretriz que devemos seguir.

Já filosofias e ideologias que derivam do ateísmo ou do teísmo...

“Conheço ateus fortemente contra religiões, outros até favoráveis. Ateus apenas não acreditam, não veem evidências, em deuses.”

E você acha que isso é aplicado somente ao ateísmo?

“Conheço teístas fortemente contra religiões, outros favoráveis. Teístas apenas acreditam em um deus. Nada mais que isso.”

Não existe relação alguma entre teísta e ser obrigatoriamente religioso. Da mesma forma que não existe obrigação alguma entre ser ateu e ser obrigatoriamente antireligioso.
Anônimo disse…
A é deve ser mesmo...desde que o mundo é mundo a igreja mata impondo seu deus como verdade, pra acordar da sua ignorancia vai ler um pouco pequise sobre, Inquisição, Companhia de Jesus, e muitas outras que vc vai entender quem é a origem da violencia de verdade!Como ateus podem ser um mau prenicioso..se sempre fomos os condenados?!
de verdade disse…
Como tem ateísta que gosta de se fazer de (ou ser) besta.

Não sou eu quem se esforça em dizer que há "ateus de verdade", "ateus de mentira" ou "ateus não exatamente ateus".

São os ateístas que gostam de fazer rodeios e malabarsimos desse tipo, quando lhes convém tirar o ateísmo da reta.

Como alguns ateístas aí, se esforçando em "demonstrar" que Stalin e outros líderes comunistas ateus genocidas não eram "ateus de verdade" e que o ateísmo não tem nada a ver com seus crimes.

Como de costume.
inferno total disse…
Um ateu de carteirinha e de nickname em mau latim, falador desatento e viciado em recitar frases feitas de militância ateísta, mostra-se preocupado em me "explicar" que o mundo hoje é uma maravilha (obra de ateus, certamente), e não um inferno.

O recitador de mantras ateístas deveria gastar seu latime e seu blablablá explicando o mesmo para seu/sua colega ateísta que, lá antes de mim, garantiu que hoje vivemos num "inferno" construído por cristãos.

Assim, o ateu falador poderia, talvez, conseguir acalmar a sua colega cristofóbica espumante.

O que seria mais um grande gesto de benfeitoria secular humanista, mais um grande feito a ser registrado no currículo ateísta.
Dante disse…
P...! Stalin não fez aquilo por ser ateu e sim porque era um psicopata sem altruísmo e sentimento de culpa! Mas pessoas "morais" quando tem a "mandamento e autorização" de deus, podem matar e oprimir não por 10 anos mas por 600! (inquisição...)
Carlos Maçaranduba disse…
esses cara babam tanto as tolices daquele velho ex-astólogo conspiracionista senil.
Anônimo disse…
A verdade objetiva do cristianismo é o dinheiro... muito dinheiro, em notas e moedas.
Síndrome de Messias disse…
"Desonerar as religiões dos atos hediondos cometidos pelos seus seguidores fanáticos é, para dizer o mínimo, desonesto. A religião impele os seus seguidores mais apaixonados a fazerem isso. Por não investir no pensamento lógico e racional e investir no pensamento irracional, fantasioso, alucinante as religiões são responsáveis, sim, pela criação de seguidores insanos e pelos atos deles. A religião tem feito mal ao homem e à sociedade. É terrível essa idéia de que a religião não possa ser suprimida sem que a humanidade pereça. É pela religião que a sociedade perece."

Autor: Willian Papp (sim, o próprio)

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/05/ateus-defensores-das-religioes-tem.html#ixzz2FBwPP2MF
_______________________________

É inacreditável que alguém tenha mudado de ideia e postura tão rapidamente, transformando-se justamente naquilo que ele mais criticava! Chega a ser uma mudança até $u$peita!

Que lástima!!!
Anônimo disse…
Esses religiosos não percebem que são iguais aos comunistas. Temtam de todas as formas eliminarem qualquer fonte de poder que lhes façam frente.
Se os comunistas (safados por sinal) mataram milhões, então os milhões que as religiões mataram e ainda matam ficam justificados. São tão safados quanto.
Por isso odeio a ambos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs