Pular para o conteúdo principal

Cai número de ateus na Rússia e sobe o de cristãos ortodoxos

Ortodoxos são
 79%, mas poucos
vão à igreja
Em apenas três anos, de 2009 a 2012, o número de ateus na Rússia caiu cinco pontos percentuais, passando a representar 7% da população, de acordo com pesquisa do Instituto de Sociologia da Academia de Ciências.

No mesmo período, o número de cristãos ortodoxos teve aumento de sete pontos percentuais, abrangendo 79% dos russos. O número de muçulmanos aumentou de 3% para 4%.

Do total dos entrevistados, 9% afirmaram acreditar em um "poder maior", mas não seguem nenhuma religião. 6% são adeptos da magia ou de práticas esotéricas.

Entre os ortodoxos, 20% rezam com frequência. Os fiéis que frequentam com assiduidade a igreja também são poucos, 4%.

Com informação do Diário da Rússia.





Vinte anos após URSS, Rússia volta a ter ensino religioso
agosto de 2012

Comentários

Anônimo disse…
malditos cristãos, mal posso ver seus movimentos.
Avelino Bego disse…
Conversão em massa, assim, em tão pouco tempo? Medo de represálias do "teocrata" Putin?

Não tenho como confirmar isso, mas tenho essa opinião...
Anônimo disse…
Talvez seja uma preparação para a profecia de Fátima. O próximo passo é que esses ortodoxos se tornem católicos.
Anônimo disse…
5 pontos em 3 anos? muito suspeita essa pesquisa...
Nelson Thomé disse…
Os russos estão involuindo, pois agora praticam até o capitalismo selvagem. Logo, a religião que representa o capitalismo selvagem crescer faz parte da normalidade.
LucasChaves disse…
Que pena que a União soviética não existe mais,eu iria adorar ver esses religiosos manipuladores nos campos de concentração da Sibéria.
Anônimo disse…
QUAL NADA. OS RUSSOS ESTÃO EVOLUINDO.
- Quando achavam que o MARXISMO seria a solução para tudo, DEZENAS DE MILHÕES de RUSSOS foram assassinados em paredões ou em trabalhos forçados!
Anônimo disse…
Do jeito que eles tratam os que são contrários a sua doutrina por lá, acho que se essa pesquisa for real creio que se converteram por medo, ou nem se converteram, a Russia está caminhando para a teocracia.
Bruno de Moura disse…
Quando a nação vai mal, abre-se as portas da religiosidade.
Darkus disse…
Marxismo é uma bosta, mas o cristianismo também não é a solução.
AC disse…
O ateísmo nunca foi fruto de ceticismo, reflexão filosófica, mas era empurrado goela abaixo como parte de um pacotão "religioso" cego comunista. Lá eles sempre foram crentes. Apenas trocaram de deus.

- O Paraíso: Sociedade Socialista
- O Inferno: Sociedade Capitalista
- O Juízo Final: Revolução Bolchevique
- O Messias: Marx (judeu barbudo, como Moisés e Jesus)
- O Evangelho: Manifesto do Partido Comunista
- O Livro do Apocalipse: O Capital (Marx)
- O Fundador da Igreja (o São Paulo): Lênin
- Os Santos: Trotsky, Che Guevara,
- A cruz: Foice e Martelo
- A ovelha: O Trabalhador

E mais:

- Os Inquisidores: Fidel, Stalin, Mao
- O Padim Ciço (aqui no grotão): Lula
- Fé: Fé
- Obscurantismo: Obscurantismo
- Dogmas: Dogmas
- Index: Censura à Imprensa
- Fariseus: Elites
- Gentio: Burgueses
- Filhos Pródigos: FHC, Paulo Francis
- Pecado: Liberdade

etc.
Catellius disse…
Obs. O último comentário, da lista de semelhanças entre o comunismo soviético e uma religião, foi meu. O perfil saiu errado.
Abs
Anônimo disse…
Conheci muitos Russos esse ano, a maioria jovéns que estão na Alemanha a procura de emprego ou por estudos.

A grande maioria disse que a Russia está vivendo uma ditadura e por isso querem deseperadamente fugir de la.

Tenho certeza que esse "aumento" mágico de cristãos ortodoxos se deve ao medo das pessoas com o governo Putin.
Anônimo disse…
Cristãos só aumentam sob ameaça.
Anônimo disse…
Muito bom, excelente comentário.
Anônimo disse…
O troço é enfiado goela abaixo. Só 4% seguem o negócio pra valer, o resto é cristão da boca pra fora. E isso é assim no mundo inteiro. Esses animais saíram do poder tem pouco tempo, calma que nos vinte anos, fecundaram mentes por lá. Ou, virarão uma Índia, ou mesmo um Brasil.
Bom pra Europa, e principalmente pra China, que monitora e elimina esse escremento.
Mesmo que apenas falácia de apelo da força, onde a mesma nem seria possível existir. "Se não se converter e seguir, estarás fadado ao Inferno..."
O Estado Teocrático dando todo meio necessário para a Igreja fazer a devida manipulação religiosa com "aquela" moral associada. São grandes associados. O Estado com as atribuições da força e Leis e a Igreja a parte ideológica forte, pois há o apelo do sobrenatural, regrinhas para a vida após a morte etc.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...