Pular para o conteúdo principal

Peregrinos estrangeiros obtêm benefícios da Lei Geral da Copa

A concessão de facilidades de visto
a católicos fere a laicidade do Estado
A Igreja Católica conseguiu que o governo concedesse aos estrangeiros que estarão este ano no Rio para participar da JMC (Jornada Mundial da Juventude) os mesmos benefícios que terão os torcedores da Copa das Confederações, que será realizada em 2013, e os da Copa do Mundo, em 2014.

Mais de um milhão de católicos de 158 países terão facilidades de vistos para entrar no Brasil, inclusive sem ter nenhum gasto. Além do passaporte, eles só vão precisar de um comprovante de que participarão da jornada, de 23 a 28 de julho.

O benefício fere a laicidade do Estado brasileiro porque a Constituição impede — ou deveria impedir — que o governo beneficie direta ou indiretamente credos religiosos, sem exceção. A Igreja tem argumentado que a Jornada vai incrementar o turismo brasileiro.

Os benefícios aos torcedores estão previstos na Lei Geral da Copa. Em relação aos religiosos, não houve a aprovação de nenhum instrumento legal.




A Igreja Católica já está tirando proveito de medidas preparatória da Copa do Mundo. O Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, a 168 km de São Paulo, obteve financiamento de R$ 32 milhões do “BNDES ProCopa Turismo” para a construção de um hotel de romeiros. O Santuário está sendo beneficiado com baixas taxas de juros.

Com informação da Folha de S.Paulo.

Igreja pega dinheiro da Copa para construir hotel de romeiros
agosto de 2011

Religião no Estado laico   Turismo religioso

Comentários

disse…
Sou TOTALMENTE contra, não devem burlar a Constituição !
AspenBH disse…
Em MG o governo estadual está implantando o CRER (Caminho Religioso da Estrada Real), uma trilha de peregrinação católica ligando o santuários da padroeira do Brasil em Aparecida-SP ao santuário da padroeira de Minas em Caeté-MG. Não entendo por que o Estado é que faz manutenção em todos os templos católicos e ainda por cima investe nesse tipo de empreendimento com nosso dinheiro, sendo que a igreja não paga um tostão de imposto.
Isah disse…
O Brasil não é um país sério, politicamente falando, o Brasil é uma piada. Laicismo aqui, é apenas uma palavra dificil que grande parte da população, nem ao menos sabe o que significa.
Quanto mais dinheiro envolvido no processo, mais a politica se dobra e menos se pensa em manter o laicismo. A cada eleição temos mais evangélicos pregando nas campanhas, mais importância se dá à igreja que o candidato frequenta e menos às propostas que ele tem para apresentar. O catolicismo sempre teve privilégios no Brasil. Hoje eles estão disputando favoritismo com os evangélicos e espiritas, com isso a laicidade do Estado passa para segundo plano. Quanto mais adeptos fervoros, menos consciência política. Quanto mais se vende milagres, que só acontecem nas mentes dos coitados que pagam, menos seriedade na gestão das cidades/estados e do país inteiro. Quem vai negar favor politico à autoridades religiosas, quando as campanhas politicas são feitas em cima da fé da multidão de eleitores arrebanhados em igrejas, templos e centros ?
Rubens Mesquita disse…
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança,>>>>>> ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;<<<<<<

ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
eee disse…
Não costumo comentar, mas dessa vez vou fazer, e pra defender o governo. Não se trata de benefício aos católicos, mas de 1 milhão de turistas que trarão mais riqueza ao nosso país. Se cada um gastar em média U$ 500,00 entre alimentação, hotel e passeios, será 500 milhões de dólares que entram no Brasil. Isso é interesse econômico do governo, não religioso. Se houver outras religiões querendo fazer o mesmo, devemos agradecer - Quanto mais turistas vindo para o Brasil, melhor para nós.
Eu disse…
Sob o ponto de vista turistico, contanto que concedam os mesmos benefícios aos participantes do seminário satanista, do jornada pra iemanjá e aos simpósios islâmicos, aí tudo bem, né?
ejedelmal disse…
"ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;"

Interesse público significa interesse do Estado, não do público fiel do Valdemiro.

Isso é para quando há um enterro, por exemplo.
ejedelmal disse…
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
Isso é para casos de enterros, por exemplo.
Interesse público é interesse do Estado, não do público fiel ao filho de mulher palestina com centurião romano.
Ivan disse…
Imagine quantos estrangeiros virão e deixaram milhões de reais aqui no Brasil, quem ganha é o Brasil mesmo sendo Laico isso ajuda o turismo brasileiro, não precisamos ser tão radicais na busca do Estado laico.
Sergio disse…
Ja temos tantos trastes aqui no brasil facilitar a entrada de mais alguns nao vai mudar muita coisa
Ruggero70 disse…
Tenho que concordar, também. Temos que ver como um nicho a ser explorado no turismo. Desde o governo não invente de dar hospedagem gratuita a esses turistas religiosos, está ótimo. É a mesma oportunidade - guardadas as devidas proporções - que a Copa e as Olimpíadas propiciarão ao país. Mas concordo, também, que outros grupos (quem sabe, um congresso de céticos, por exemplo...) devem ter as mesmas facilidades quanto ao visto e outros benefícios dados a essa religião.
Ruggero70 disse…
Pense assim: quanto o Brasil e seus empresários podem lucrar com eles?
Anônimo disse…
O interesse público descrito na Constituição não é no campo religioso!
Anônimo disse…
Sei... então basta haver dinheiro para os empresários que violar a Constituição é valido?

Boa essa lógica capitalista cristã...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...